FCarvalho escreveu:Sapão, corrija-me se estiver errado, mas o FX não é e nem nunca foi uma concorrência. Ele sequer se encaixa dentro dos padrões normativos das compras civis do governo. É uma outra situação.sapao escreveu:A presidenta que foi lá dentro dos USA cobrar respeito as leis e contratos, JUSTAMENTE porque o governo cancelou uma concorrência no meio; vai cancelar o F-X e fazer uma compra direta?
Ademais, não temos nem compromisso e nem contratos com quaisquer dos concorrentes neste progrma. Salvo engano, o que há são ofertas comerciais para as quais as industrias apresentaram suas propostas e nós, caso as consideremos propícias aos nossos interesses, cabe o direito de exercer a seleção de uma delas, ou não.
Se a Pres. resolver cancelar, revisar, adiar, alterar ou mesmo anular o FX, como já fizeram várias vezes, isto será feito sem problema nenhum. Não há jurisprudência que limite ou negue qualquer das alternativas acima ao comando da presidenta.
Portanto, não temos nada a temer quanto a esta questão. As ofertas inclusive já estão vencidas e me parece não foi pedido sua revalidação. Então não temos nada com ninguém ali no FX. A questão já faz tempo, passou para a esfera política, e esta não respeita prazos e nem a lógica da gestão pública e menos ainda as necessidades das ffaa's. Se der na cabeça dela que um único requisito não foi atendido, por nenhum dos três e ela entender que um quarto competidor, ainda que excluido na primeira fase pode cumprir com tal requisito, qual o problema de cancelar o FX por inépcia das ofertas e negociar diretamente com outro governo a escolha de um caça? Nenhum. Estamos dentro da lei, da nossa lei, claro.
Bom, isto tudo na verdade não passa de mera especulação. Mas dou-me por satisfeito se eventualmente a pres. mudar as cartas no baralho e reabilitar os russos. Ao menos teremos um caça definido, que é bem melhor do que esta pantomima que virou este FX.
abs
Mas foi exatamente o que falei FC.
A presidenta vai lá nos USA e esculacha não só o governante como os empresarios por causa da sacanagem que fizeram com a EMBRAER; e 2 meses depois faz a mesma coisa aqui no Brasil?
E obvio que do ponto de vista legal isso não teria consequencia nenhuma, mas será que faz sentido?
Eu acho que esse não seja o modus operandi dela...