Saiu no
www.defesanet.com.br hoje 21 de maio
"Em entrevista a jornalistas brasileiros, o governo norte-americano confirmou que não poderá ceder em um ponto considerado estratégico pela presidente. O principal secretário assistente do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Thomas Kelly, afirmou que, embora o Brasil tenha sido incluído no "grupo de elite" dos parceiros comerciais do país, ao lado de economias como Reino Unido e Japão, os Estados Unidos não repassarão o código-fonte — que dá acesso irrestrito às informações da aeronave — do caça F-18 Super Hornet caso a Boeing vença a licitação. "O Brasil está no nível de transferência de tecnologia mais alto que podemos oferecer. Mas não fornecemos os códigos fontes a qualquer país do mundo", disse."
Fica muito difícil. Se eu por milagre fosse transportado para o lugar daquele ou daquela que fosse dar o veredito desta concorrência, não saberia o que escolher. Esta afirmação para mim mata o F 18, pois salvo engano meu, não ter acesso aos códigos fontes implica em não poder integrar nenhum dos novos armamentos desenvolvidos no Brasil, como os mísseis da Mectron e bombas guiadas, gerando total dependência do armamento made in USA. Isto é inaceitável.
Já o Rafale sofre com os custos absurdos de aquisição, manutenção "hora de voo nas alturas", preço das armas, li em algum lugar que o Mica seria vendido para India a 2 milhões de dólares a unidade! Como a FAB tem dificuldade de fazer voar um F5 que custa US$ 4.000 por hora de vou, sendo que opera mesmo é A29 cuja a hora de vou é de algumas centenas de dólares, ou seja somente consegue operar para valer aeronaves de baixo custo de operação. Como é que operaria o Rafale.
Já o Gripen NG, parece ser muito duvidoso e até agora não entendi o que a FAB deseja um caça monomotor ou um bimotor, não da para comparar uma aeronave leve e pequena com os gigantes.
Ainda existe um forte, mas muito forte fator político de relações internacionais.
Ou seja esta concorrência é um abacaxi.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.