TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65896 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 20, 2012 1:03 am

Justin Case escreveu:Amigos, boa tarde.

Vale a pena ler:

http://oglobo.globo.com/mundo/estamos-n ... do-4940940
Estamos no melhor dos mundos em relação ao que está ocorrendo
Bustani diz que Hollande terá mais identificação com Dilma e brigará por vaga na ONU
Fernando Eichenberg - Correspondente

Imagem
O embaixador brasileiro na França, José Maurício Bustani Foto: Fernando Eichenberg

.....


BUSTANI: Este dossiê terá de avançar em algum momento, no momento em que nossa presidente decidir que há condições orçamentárias que permitam esta decisão. E terá de avançar simplesmente porque nós temos de ter um substituto para os aviões que saem proximamente de funcionamento. Estamos com um prazo até meio curto, porque é aparentemente em 2013 que os atuais Mirages não poderão mais voar. O interesse da venda do avião por parte da França não é um interesse de partido, mas do Estado francês. Era tão importante para Sarkozy quanto é para Hollande, disso não há nenhuma dúvida. Não sei se esta será a opção do Brasil, mas aqui há um compromisso do país, da opinião pública francesa. É o orgulho da tecnologia francesa. E é um grande avião. A vantagem do Rafale é que eles poderiam estar em condições de entregar pelo menos alguns aparelhos antes de começar a fabricá-los no Brasil, para já poder fazer a transição e o treinamento. O cenário também mudou com a entrada da Índia neste processo, pois a encomenda deles é três ou quatro vezes superior a nossa. Mas acho que isto não deverá afetar, pois os franceses têm como dar conta. E o Brasil é um parceiro diferente da Índia, é uma outra concepção de parceria. A Índia é um país militarmente armado, é um outro tipo de dinâmica. O compromisso de transferência de tecnologia integrada é o aspecto mais importante da oferta francesa, de modo que o avião se torne franco-brasileiro no processo. O Gripen tem a desvantagem de ainda precisar ser inventado. Este que voa atualmente não é o que precisamos, é pequeno e não tem autonomia, teria de ser desenvolvido um avião adequado equivalente ao americano e ao francês. E o desenvolvimento de um avião desses demora. O Rafale levou de oito a nove anos para ser criado. E esta escolha significaria uma espera muito grande. É o mais barato, porque como não existe pode ser feito de acordo um preço mais adequado, mas como se sabe, o próprio Rafale e o avião americano começaram com um orçamento e terminaram com outro diferente.
Abraços,

Justin


Apenas como uma informação adicional sobre o embaixador Bustani: até 2003 ele chefiava a OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas). Ele teve de deixá-la por pressão dos Estados Unidos. E ele, naquel período foi muito criticado pela mídia norte-americana. Chegaram até a dizer que ele era homossexual inrustido...

Por esses motivos, ele "adora" os americanos e seus caças (e caças meio americanos...)




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65897 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 20, 2012 1:42 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Olá, Luis Henrique. Desculpe-me pela demora em te responder. Só agora eu vi esse seu post.

Se políticas entre nações visam a prosperidade de uma outra, é porque no fundo, visa o bem para si mesmo pois as políticas entre nações giram em torno de interesses próprios.

Então, ao meu ver, essa declaração do Mangabeira, notadamente em sentido absoluto, foi infeliz.

É evidente que as afinidades de uma nação para com as outras nunca são iguais. Variam. Mas não servem de exclusão para o conceito que eu escrevi.

O sentido da frase é muito mais estratégico do que comercial.
Nações possuem interesses.
Os EUA podem ter muito interesse em vender e comprar do Brasil.
A questão é: Eles têm interesse em transferir tecnologias militares avançadas de modo que em um futuro próximo possamos produzir equipamentos militares no estado-da-arte?
A resposta é NÃO para os EUA e para qualquer OUTRO país, incluindo ai a França ou a Rússia.
Mas a segunda pergunta é: Por muito dinheiro, ou por benefícios, por algum outro interesse, eles aceitariam transferir estas mesmas tecnologias???
Na minha opinião, os EUA NÃO, a França, a Rússia e 90% do mundo, SIM.

Creio que ele pense estrategicamente O MESMO.
Mas aspectos econômicos influem em estratégicos e vice-versa. Vou colocar um exemplo pertinente ao tópico.

Se analisarmos as tecnologias requeridas pela FAB e oferecidas pelos franceses, é algo excelente.

A Embraer (e suas sub-contratadas) podem utilizar tecnologias passadas no FX2 (processos metalúrgicos, elaboração de superligas, processos compostos, micro sistemas eletro-mecanicos, etc) para aplicar na linha comercial, atingindo em cheio a Dassault, no único segmento de aviação executiva na qual a empresa nacional ainda não domina.

Para pensar: quando o então VP da Embraer para a área de Defesa, o Orlando Ferreira Neto, emitiu declarações na mídia de apoio ao Gripen, qual seria a dose de ceticismo da Embraer no tocante as extraordinárias ToTs francesas que pode ter influído nesse apoio ao outro caça?

Concorremos com a Boeing? Nós não temos, e tampouco é fácil ter, tecnologia e orçamento para o desenvolvimento de um caça de superioridade aérea. O agregado tecnológico de um çaca moderno é gigantesco. KCs 390 nem se comparam.

Embraer entrando no mercado dos 2 gigantes da aviação comercial (Airbus e Boeing) ? Acho difícil. Iria ser um osso....

A Dassault é, sem dúvida, a empresa dentre os 3 caças da Short List, a potencialmente a ser a mais prejudicada com as ToT aeronáuticas. E vale ressaltar que ToT, em especial quando envolvem alta tecnologia, é um processo complicado, onde é necessário a cooperação entre vários fatores para ser efetiva. Um fabricante, por exemplo, pode aceitar cedê-las, mas se mostrar com má-vontade no tocante a tutoria ao polo receptor.




mat
Júnior
Júnior
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 1:04 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65898 Mensagem por mat » Dom Mai 20, 2012 3:33 am

Luís Henrique escreveu:Knigh7,

afinal, ninguém vai te crucificar depois se você estiver certo ou errado.
Mas, traduza os códigos. A informação que teve, não precisa dizer de quem foi, mas é o SH?

Por quê as pessoas falam que você merece a credibilidade, eu concordo, mas não entendo, porque até agora você não disse o vencedor. Ou disse?

Deu a entender que foi o SH. Ai um forista colocou jorrar mel, e vc disse que não era bem assim, que as palavras não estava juntas, etc....

Até agora estou boiando aqui. :?
To com a mesma duvida na cabeça ... o baschera o outro cara que tambem disse que a dilma ja bateu o martelo , não disse com todas as letras que o f-18 ganhou , mas disse que o rafale perdeu .




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65899 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 20, 2012 4:48 am

[029]

É bom colocar o Filtro = ON x 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000!

Muito cuidado nessa hora... e quando sair o resultado... é aguardar porque vai ser 'épico'.

:wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65900 Mensagem por GIL » Dom Mai 20, 2012 7:58 am

Se USA já disse de antemão, que não vai liberar a abertura de codigos fontes, condição si ne quanon pra ser escolhido.
Eu me pergunto então o que é que o SH ainda esta fazendo aí?

Sou sincero quando digo que esse FX já esta mais do que prostituido, ja desde do seu ponto de partida, com pedidos absurdos e com enfoque equivocado

diziam que queriam um caça já feito

Porque botaram entao gripen NG ai?

nao teria sido mais correto nao ter essa especificação

logo tiveram pressas pra tirar o caça russo da competiçao, por algo que no mes sequinte já nao justificaria a sua desclassificação.

Não é novidade que se USA quiser a Embraer para de funcionar no dia sequinte, que temos que sequir uma linha posta por ela, e que podemos sair dela um pouquinho, mais somente um pouquinho.
podemos ser muito rebelde no nosso discurso, mais nao nas nossas ações.

Eu me pergunto então o que realmente deseja esse governo, aparte de nos demonstrar que sao extremamente amadores, já nao falo da FAB que nos tem dado uma demonstração de manejo das coisas bem diferente da marinha.

desejam um rafale pelo preço da india, será que eles não sabem o que significa a palavra escala.

desejam um caça com ToT integral, ou pelo menos isso dizem, o que comprova que toma os brasileiros por estupidos, porque todos sabemos que isso nunca vai ocorrer e ainda que por algum milagre da natureza ocorrerá nao teriamos a capacidade pra assimilar tudo, que por muito que nao nos guste somos um querer e nao poder.

e por ai vai.

sobre o vazamento de info de que ja temos um caça escolhido, eu nao vou discutir aqui a credibilidade do informador, eu discuto a credibilidade do nosso governo que diz uma coisa e muda a mesma quando volta do banheiro.

Se esta decidido como dizem, nao faltará muito para anunciarem, e se demoram em anunciar e porque realmente nao tem nada decidido.

se alquem pode me dar alguma luz, que me explique porque nao logro entender as coisas mais basicas de todo esse processo.




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65901 Mensagem por marcelo bahia » Dom Mai 20, 2012 8:13 am

mat escreveu:... o baschera o outro cara que tambem disse que a dilma ja bateu o martelo , não disse com todas as letras que o f-18 ganhou , mas disse que o rafale perdeu .
mat,

Esqueça o que diz Baschera e o mestre dele, também conhecido como "Jesus", são dois aloprados. O FX-2 realmente já está decidido, mas eles não sabem PN sobre quem foi o vencedor, apenas pouquíssimas pessoas no governo tiveram acesso ao resultado. Acho que ocorreu justamente o contrário do que eles dizem, porque não vejo espaço para que nenhum outro caça além do Rafale tenha vencido. Continuo acreditando na minha fonte.

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65902 Mensagem por GIL » Dom Mai 20, 2012 8:55 am

marcelo bahia escreveu:
mat escreveu:... o baschera o outro cara que tambem disse que a dilma ja bateu o martelo , não disse com todas as letras que o f-18 ganhou , mas disse que o rafale perdeu .
mat,

Esqueça o que diz Baschera e o mestre dele, também conhecido como "Jesus", são dois aloprados. O FX-2 realmente já está decidido, mas eles não sabem PN sobre quem foi o vencedor, apenas pouquíssimas pessoas no governo tiveram acesso ao resultado. Acho que ocorreu justamente o contrário do que eles dizem, porque não vejo espaço para que nenhum outro caça além do Rafale tenha vencido. Continuo acreditando na minha fonte.

Sds.
Tambem penso o mesmo, seria ademais de um grande contra senso pensar em USA como ganhador é mais depois das útlimas ckgs feitas encima da nossa cabeça.

Porém nunca substime nossa capacidade de sermos capachos e pau mandado deles.




moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65903 Mensagem por moura » Dom Mai 20, 2012 9:25 am

Com a mulher que está como comandante suprema das FFAA acho quase impossivle esse negocio de lacaio, sim senhor, toma lá dá cá.
O buraco agora é muito mais ao sul do equador, o problema é que muita gente qua não faz a menor ideia de como ela é e fica especulando fantasias.
Gente se já está decidido e essa decisão sai logo depois das eleições na França e o candidato vencedor é de extrema esquerda como ela o que vocês acham? Tá preto no branco.
Acho muito dificil sair F18 ou NG , o NG então é carta fora do baralho depois do que esta acontecendo na Suiça e as declarações daqule diplomata.
Algumas pergunta simples:
Qual dos programas estratégicos das FFAA, Guarani, PROSUB, KC390, MANSUP, A-DARTE, R-DARTE, VLS, AAER, PROSUPER, VANT, MAR, RADAR M60 e o novo M200, EC725, tem como base a parceria dos americanos, qual parceria estratégica do país e em que area está sendo feita com os EUA?
Qual contrato foi ou está para ser fechado com os americanos que nos garanta ToT estratégica para o país.
Quem da alta cúpula do governo está defendendo ou acha possivem o fechamento desses contratos?
Para qual lugar no palneta, Europa, Asia, Oriente Medio, Africa ou EUA, se direciona nossas parcerias em projetos militares?

Se alguem souber por favor diga.




Editado pela última vez por moura em Dom Mai 20, 2012 6:51 pm, em um total de 1 vez.
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65904 Mensagem por helio » Dom Mai 20, 2012 9:52 am

brisa escreveu:
helio escreveu:
Não gostei das palavras do embaixador
Como funcionário do Itamarati, ele não tinha nada que colocar defeitos num concorrente. Quero só ver se um dia ele for transferido para ser embaixador da Suécia.

Enfim.... toca o barco!

Hélio
Triste o seu comentário....por essas e outras que a revista não vende....y sai balaio... [006] [004]

Aliás, coisa boa ta aqui... :twisted:

Imagem

Imagem

Imagem

Baratin baratin.... y con trabajo científico :shock:

saludos :mrgreen:

PD: A T&D sempre con erros ... :twisted:
Bom Brisa

Ao ver que outros foristas concordaram com o meu comentário achei que a sua provocação foi desnecessária e ofensiva.
Apertei o icone (!) para que os moderadores tomassem uma providencia. A minha preocupação era de emitir uma resposta que embora seja uma réplica de sua acusação, seja considerada off topic e consequentemente ser advertido. Pensei inicialmente responder por mensagem privada (mp) mas percebi que vc não permite receber mensagens privadas (talvez de forma proposital).
Como já se passaram mais de 12 horas após a postagem de sua mensagem, e os moderadores não se manifestaram , nem ao menos em relação ao icone (!) que cliquei, vejo-me no direito de responder as suas provocações. Aliás, ao contrário de mim, sequer posso saber a quem dirijo de verdade, pois vc se esconde por trás de um pseudônimo. É muito cômodo de sua parte fazer provocações desta forma.

Vamos discutir item por item o que vc postou:

1) Triste o seu comentário...
Sim, concordo , alegre ela não é ! e tanto assim que outros colegas ao contrário de vc concordaram comigo.

2) ..e por estas e outras que a revista não vende
Saiba Brisa, que a revista Tecnologia & Defesa é a que tem maior vendagem no gênero, o índice de retorno de encalhes é baixíssimo, e a tiragem é semelhante a muitas revistas famosas de aviação (que é maior do que as de defesa). Saiba também que a T&D é a única do genero que tem registro ISSN, comprovando de forma oficial a tiragem. Tem até revista do genero que até o penúltimo numero nem empresa registrada tinha.
Este comentário simplista apenas mostra o quanto vc está mal informado.

3) Aliás, a coisa está boa aqui....
Muito infeliz a sua tentativa de provocação, pois nada tenho contra o autor destes livros que vc ilustrou, pelo contrário respeito muito o seu trabalho. Fico muito contente que ele tenha podido publicar todos estes livros e faço votos que ele consiga publicar mais.
Eu ao contrário do citado autor, não vivo disto, nem tenho esta pretensão, apenas escrevo por hobby e nada recebo pelas vendas. Por que? Por opção, pois como pesquisadores sem fins lucrativos não dependemos de patrocinadores, prazo para entrega de trabalhos e muito menos de lobby de industrias .
Alías o nosso segundo livro está pronto, entretanto só irá ser publicado no ano que vem por conta do cronograma da editora. E mais um terceiro livro está sendo escrito

4) Baratin..baratin...y con trabajo científico
Fico feliz em achar que o preço dos livros citados é barato. Eu ao contrário, não acho o livro barato em nosso país. Existem formas de baratear o preço deste tipo de livro, uma delas é ilustrar com fotos pequenas e de pouca resolução , que não é o nosso caso. Alias, o preço do nosso livro é coerente com o mercado, porém repito , os livros no Brasil ainda são muito caros. Aliás tenho certeza que vc não leu o nosso livro, pois contem trabalho cientifico também.

5) A T&D sempre com erros...
A T&D não é perfeita, ficaria grato com o ônus da prova, entretanto como sou a parte ofendida, coloque os erros das matérias que assinei, pois caso vc tenha razão, terei o máximo prazer em admitir pois não sou perfeito. Voce com certeza, pelo visto, nunca errou!!!

Passe bem !


Hélio




brisa

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65905 Mensagem por brisa » Dom Mai 20, 2012 10:17 am

Não se ofenda Hélio, não foi a minha intenção...delírios alcoólicos diria....

minhas sinceras desculpas. :oops:




Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65906 Mensagem por JT8D » Dom Mai 20, 2012 10:25 am

brisa escreveu:Não se ofenda Hélio, não foi a minha intenção...delírios alcoólicos diria....
Bem que eu desconfiei :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

JT




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65907 Mensagem por prp » Dom Mai 20, 2012 11:06 am

Cachaça anda braba. :lol:

Quer dizer que o Obama mandou uma banana pro RIo+20, não vem, e o francês, por outro lado, estará aqui, o anúncio será logo após o Rio+20, e mesmo assim tem gente achando que deu SH?

Faz sentido? Puerra nenhuma.




brisa

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65908 Mensagem por brisa » Dom Mai 20, 2012 1:25 pm

Malbec con Cabernet Sauvion.... aquela coisa francesa pois pois..... :oops: :roll:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65909 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 20, 2012 3:32 pm

Brisa... Cachaça ou não cachaça os seus comentários foram bem inapropriados e por isso você está sendo ADVERTIDO. Obrigado por ter pelo menos pedido desculpas ao Helio porque concordando ou não esse é um espaço para debates e vamos evitar provocações desnecessárias.

Vamos encerrar esse assunto por aqui.

[]s
A Moderação




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65910 Mensagem por marcelo bahia » Dom Mai 20, 2012 3:42 pm

moura escreveu:depois das eleições na França e o candidato vencedor é de extrema esquerda como ela o que vocês acham?
:shock:

No restante eu concordo com você, Moura. :wink:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Responder