Justin Case escreveu:Sapão, boa noite.
Acho que a preocupação específica nesse programa F-X2 não seria uma grande empresa alimentando um concorrente menor.
Tanto no caso das empresas francesas como da Saab, o interesse é criar alianças com empresas afins, brasileiras, para não serem varridas ou virarem apenas "fornecedoras" de partes menos nobres ou de serviços para as empresas americanas. É questão de crescimento ou mesmo de sobrevivência em longo prazo.
Abraço,
Justin
Boa noite Justin,
eu acredito nisso tambem.
O ponto que quis ressaltar e que temos uma crise economica no ocidente, e normalmente nessas horas a Defesa é uma das primeiras a ser congelada.
Para manter as suas empresas vivas, já que sabem a importancia delas, acredito que os paises produtores irão fazer de tudo para nós empurrar o material deles, principa,mente aqueles que estão esbarrando no orçamento.
Pirmeiro para manter a chama de lá acesa, e segundo para matar qualquer intenção de produção indigena por aqui.
Logico que lá existe muita concorrencia (inclusive espionagem industrial das brabas entre empresas do mesmo ramo com agentes no melhor nivel do mundo) e para algumas se juntar as nacionais não deixa de ser uma oportunidade.
Não é com elas que eu me preocupo, e sim com aquelas que vêm nas nossos projetos atuais e futuros uma concorrencia nessa hora de aperto de cinto.
Meu medo reside ai, em preços muito camaradas e prazos a perder de vista...