Um substituto para os Esquilo da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Qual melhor subsituto para os Esquilo da MB?

AW109/AW139
51
32%
EC-135/EC-145
55
34%
EC-655 Dauphin
24
15%
KA-60 Kasatka
21
13%
Outros
10
6%
 
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#151 Mensagem por gingerfish » Qua Mai 16, 2012 10:14 pm

[[]]'s! Belo discurso!




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#152 Mensagem por binfa » Qui Mai 17, 2012 9:04 am

Acho bonito as linhas dos helis da eurocopter/helibras, mais esse esboço do que pode ser o futuro utilitário leve nacional ficou muito bonito com linhas bem futuristas (esta certo que haverá várias modificações no design), segundo meu critério de qualidade.

Parabéns aos projetistas!




att, binfa
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#153 Mensagem por jumentodonordeste » Qui Mai 17, 2012 10:41 am

Tem que ver agora se vai pra frente né...

Eu torço muito por ele.




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#154 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 19, 2012 11:00 am

FCarvalho escreveu:Russian Helicopters apresenta o novo Ka-62

Imagem
O novo helicóptero Kamov Ka-62 apresentado nessa sexta-feira, dia 18 de maio, na HeliRussia 2012. (Foto: Russian Helicopters)

A Russian Helicopters apresentou hoje o novo helicóptero multimissão médio Ka-62 na 5ª Exposição Internacional de Helicópteros HeliRussia 2012.


Construído através da utilização de novas tecnologias e materiais, o Ka-62 é um projeto de rotor único, com um rotor de cauda fechada e com a estrutura das lâminas e hélice consistindo em mais de 50% de materiais polímeros compósitos. O Ka-62 será produzido na empresa Progress Arsenyev Aviation no Extremo Oriente da Rússia. O primeiro vôo está previsto para agosto de 2013, com a certificação pela Comissão Interestadual de Aviação e as primeiras entregas previstas para 2015. A Russian Helicopters também planeja receber o certificado do tipo pela Agência Europeia da Segurança Aérea (EASA) para o Ka-62.

A versão apresentada hoje pode ser equipada com dois motores Turbomeca Ardiden 3G, fornecendo 1.680 hp. O design modular e o FADEC dual channel tornam o Ardiden 3G altamente confiável e fácil de usar, com o benefício do consumo de combustível excepcionalmente baixo. O helicóptero vai também incluir uma cabine no conceito glass desenvolvida pela empresa Transas baseada em São Petersburgo.

Outras características incluem um rotor de cinco lâminas, um circuito hidráulico secundário, rodas do trem de pouso com eficiência energética, fuselagem reforçada e pontos de fixação na fuselagem e assentos com absorção de choque para a tripulação e passageiros.

O Ka-62 foi concebido para operações de transporte de carga, MEDEVAC e busca e salvamento, e também pode ser utilizado no setor offshore para as empresas de petróleo e gás.

fonte: Blog Kavok




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#155 Mensagem por NettoBR » Sáb Mai 19, 2012 11:21 am

Sonhar ainda não paga nada?? Então desce 50 KA-62, por favor!! [100]




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#156 Mensagem por sapao » Sáb Mai 19, 2012 7:55 pm

FCarvalho escreveu:O MD está trabalhando com a questão da comunalidade onde e quando possível para as ffaa's.

Ao falarmos de um helo para o treinamento básico das ffaa's, de quantos estaríamos falando hoje? Já que eventualmente, para este projeto ou outro qualquer sair da incubadora, a demanda pelo produto necessariamente deve ser contado na casa das dezenas, no mínimo.

abs
Ja esta em estudo a definição de onde seria o centro conjunto de instrução das FFAA, para ser efetivado daqui uns 10 anos.
Acho que só ali seriam necessários umas 2 duzias.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#157 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 19, 2012 8:20 pm

Esse projeto nacional, o AlphaOne, é uma aeronave da categoria do R22, ou seja, uma aeronave de instrução, repórter aéreo, lazer e etc. Tomara que exista depois alguma versão do porte de um Esquilo para que possa ser utilizado no "grosso" da aviação de asa rotativa no Brasil, até mesmo nas forças armadas.




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#158 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 19, 2012 10:25 pm

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:O MD está trabalhando com a questão da comunalidade onde e quando possível para as ffaa's.

Ao falarmos de um helo para o treinamento básico das ffaa's, de quantos estaríamos falando hoje? Já que eventualmente, para este projeto ou outro qualquer sair da incubadora, a demanda pelo produto necessariamente deve ser contado na casa das dezenas, no mínimo.

abs
Ja esta em estudo a definição de onde seria o centro conjunto de instrução das FFAA, para ser efetivado daqui uns 10 anos.
Acho que só ali seriam necessários umas 2 duzias.
Se contarmos com um não eventual redimensionamento da força de asas rotativas das três ffaa's planejado no PAED, e se este vier a ser concretizado integralmente, podemos pensar talvez em até o dobro disso, suponho.

Salvo engano, só o EB hoje trabalha ao menos com 16 Esquilo na formação de seus pilotos. A FAB possui também mais de uma duzia do modelo e a MB necessita substituir também mais que uma dezena de IH-6. se formos considerar um esquadrão para cada uma, poderemos antever 36 undes, considerando-se apenas a parte operacional. Se levarmos em consideração a logística e manutenção, podemos chegar até 54 undes, o que já consideraria um número comercial e industrialmente factível para a proposição de uma linha de montagem.

Espero que na próxima década, estes nossos apêndices financeiros, se não resolvidos, ao menos tenham sido minorados, pois seria por demais vexatório o MD ficar mendigando verbas com o pires na mão para um projeto tão estratégico para o país como este.

Quem sabe o tempo traga-nos mais do que esperanças de maturidade.

abs




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#159 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 19, 2012 10:50 pm

NettoBR escreveu:Sonhar ainda não paga nada?? Então desce 50 KA-62, por favor!! [100]
Bom, realmente no Brasil, até o presente momento, :wink: não está custando nada mesmo. Mas é melhor não dá ideia...

Quanto ao Kamov, acredito que as coisas com o tempo vão sendo esclarecidas e melhoradas. No mundo dos negócios, principalmente aquele envolvendo governos, paises e interesses, tudo e nada pode ser mudado. O mundo político costuma dar mais voltas do que o nosso mundinho normal de meros mortais.

Tecnicamente o Ka-62 não deixa a desejar a nenhum possível concorrente, e certas "desconfianças" quanto a capacidade dos russos apresentarem um produto e uma proposta comercial/industrial que venha de encontro ao atendimento integral das demandas e requisitos da MB para seu novo helo de emprego geral estão aos poucos sendo sanadas. A presente notícia ilustra bem isso.

Se a MB tinha/tem alguma desconfiança com relação aos equipamentos/ofertas dos russos, o tempo trará e/ou está trazendo elementos suficientes para que sejam superadas, ainda que aos poucos. Se a MB faz questão de manter um padrão ocidental em sua logística/manutenção, esta configuração última do Ka-62 com certeza deve ter respondido a muitas dúvidas da força sobre a capacidade dos russos se imiscuirem na seara da integração e desenvolvimento de alta tecnologia industrial, eletrônica e de materiais, ainda que com padrões ocidentais.

Interessante notar que a aeronave acima estará entrando em serviço daqui a três anos, justamente na mesma época em que a MB estará lançando sua RFI para a substituição, enfim, de seus helos de emprego geral.

Nada mal para um russo, ein. 8-]

abs




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#160 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 19, 2012 10:52 pm

Skyway escreveu:Esse projeto nacional, o AlphaOne, é uma aeronave da categoria do R22, ou seja, uma aeronave de instrução, repórter aéreo, lazer e etc. Tomara que exista depois alguma versão do porte de um Esquilo para que possa ser utilizado no "grosso" da aviação de asa rotativa no Brasil, até mesmo nas forças armadas.
Sky, se o projeto sair do papel, teremos com certeza uma boa, se não ótima oportunidade de manutenir as ffaa's, ao menos no que compete ao treinamento básico, com uma aeronave boa, bonita e barata, e sobretudo, nacional.

O que vier depois disso, sinceramente, já acho que estamos no lucro.

abs




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#161 Mensagem por Skyway » Seg Mai 21, 2012 8:18 pm

FCarvalho escreveu:
Skyway escreveu:Esse projeto nacional, o AlphaOne, é uma aeronave da categoria do R22, ou seja, uma aeronave de instrução, repórter aéreo, lazer e etc. Tomara que exista depois alguma versão do porte de um Esquilo para que possa ser utilizado no "grosso" da aviação de asa rotativa no Brasil, até mesmo nas forças armadas.
Sky, se o projeto sair do papel, teremos com certeza uma boa, se não ótima oportunidade de manutenir as ffaa's, ao menos no que compete ao treinamento básico, com uma aeronave boa, bonita e barata, e sobretudo, nacional.

O que vier depois disso, sinceramente, já acho que estamos no lucro.

abs
Não só as Forças Armadas como a aviação civil também, que hoje só tem R22 para instrução, com uma hora/voo "padronizada" em um valor que vai acima do custo real da aeronave + lucro aceitável do proprietário.

O que pega é que a maior parte dos serviços que um helicóptero executa nas cidades(aviação civil) hoje é feita por aeronaves do porte do Esquilo, e esse enorme nicho ainda seria dominado pelo mesmo modelo.

Um abraço!




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#162 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mai 21, 2012 8:24 pm

Skyway escreveu:
FCarvalho escreveu: Sky, se o projeto sair do papel, teremos com certeza uma boa, se não ótima oportunidade de manutenir as ffaa's, ao menos no que compete ao treinamento básico, com uma aeronave boa, bonita e barata, e sobretudo, nacional.

O que vier depois disso, sinceramente, já acho que estamos no lucro.

abs
Não só as Forças Armadas como a aviação civil também, que hoje só tem R22 para instrução, com uma hora/voo "padronizada" em um valor que vai acima do custo real da aeronave + lucro aceitável do proprietário.

O que pega é que a maior parte dos serviços que um helicóptero executa nas cidades(aviação civil) hoje é feita por aeronaves do porte do Esquilo, e esse enorme nicho ainda seria dominado pelo mesmo modelo.

Um abraço!
SE a cabeça do rotor principal, cem como a engrenagem redutora forem fabricadas aqui no Brasil, já me dou por satisfeito.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#163 Mensagem por Skyway » Seg Mai 21, 2012 8:29 pm

WalterGaudério escreveu:
Skyway escreveu: Não só as Forças Armadas como a aviação civil também, que hoje só tem R22 para instrução, com uma hora/voo "padronizada" em um valor que vai acima do custo real da aeronave + lucro aceitável do proprietário.

O que pega é que a maior parte dos serviços que um helicóptero executa nas cidades(aviação civil) hoje é feita por aeronaves do porte do Esquilo, e esse enorme nicho ainda seria dominado pelo mesmo modelo.

Um abraço!
SE a cabeça do rotor principal, cem como a engrenagem redutora forem fabricadas aqui no Brasil, já me dou por satisfeito.
Assino embaixo!




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#164 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jun 04, 2012 10:01 pm

Informações básicas referentes ao heli oferecido pela Helibras para substituir no futuro os Esquilos.
Estão estudando a possibilidade de dobrar as pás do rotor principal. Os mesmos devem ser produzidos aqui no Brasil.

The EC645 is the brand new military version of the successful EC145, the latest medium-sized (3.5 ton), twin-engine Eurocopter helicopter.
It is the answer to an increasing demand for a cost effective multi-role helicopter common to both military and paramilitary forces. The modern and versatile EC645, with its large range of optional equipment, provides outstanding flexibility for all missions (from light utility to armed).

The EC645 combines Eurocopter’s latest design with proven technology including an advanced cockpit, avionics and the sophisticated electronic systems. The EC645 ensures minimum pilot workload, so that the crew can focus on the mission ahead with optimal safety. In harsh flying environment, the EC645’s inlet barrier filter will preserve its already incredible mechanical reliability and therefore provide an extension of operational deployment. Built with the future in mind, the EC645 is the sum of highly performing, sophisticated technologies offering increased mission performance and reduced crew workload.

Topped off by a proven hingeless rotor head with a monolithic titanium hub, the EC645 has enhanced rotor blades giving it maximal performance with low noise and vibration levels. The EC645 is the quietest helicopter in its class at 6.7 decibels below ICAO (annex 16 limit) noise standards.

As a true workhorse, the EC645 excels in utility missions, with a ratio between maximum take-off weight and empty equipped weight of almost 2 to 1. Moreover, its spacious and unobstructed cabin gives the EC645 unrivaled modularity and makes it easily reconfigurable, using the two rows of rails in the flat floor, for maximum mission flexibility. Installation of seats, hoist, stretchers, medical equipment and cargo hook give to the EC645 an unmatched flexibility for utility missions. Based on the civil EC145 cousin, the EC645 comes with a wide range of options to ensure a safe and comfortable transport of authorities and dignitaries.

The large sliding side doors and rear clamshell doors, along with its high-set main and tail rotors, offer 360° approachability which provide unparalleled safety, access and space utilization – for the loading/ unloading of armament, passengers or cargo.

For MEDEVAC/CASEVAC missions, the EC645 has a spacious and unobstructed cabin with a flat floor and rear access doors capable of loading and unloading stretchers and medical equipment. Developed from its world beating cousin, that sets the standard for civil MEDEVAC and EMS work, the EC645 offers this outstanding capability to the battlefield commander, in an armed helicopter

ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance) missions can be easily performed thanks to a selection of equipment.

A choice of stabilized EO/IR system /sights from various suppliers is available. The images can be then analysed by the weapons system officer (WSO) on the copilot side. The avionics system or the optional HMSD can cue the sight, and by employing target tracking and a laser range finder, the target coordinates can be acquired and retained while maintaining helicopter manoeuvrability.

The derived coordinates of the target of interest can be overlaid on the digital map. Targeting data can be transmitted by data/video link to other assets (e.g. ground forces, headquarters, UAV, airborne C³ platforms) supporting the scouting operation. The onboard digital video recorder allows for the simultaneous playback and annotation of a video, while video recording continues.

To deal with the modern, asymmetric battlefield, the EC645 can be equipped with state-of-the-art counter-measure suite.

The Electronic Warfare System (EWS) automatically warns of missile launches, targeting lasers and radars.

The system may be preprogrammed or programmed in flight to cope with emerging battlefield threats, greatly improving the crews’ situational awareness, and thus, their safety.

The aircraft is equipped with wire strike protection and an armor kit against small arms threats.

This additional ballistic protection can be mounted on the floor and in the cockpit, ensuring maximum survivability for the personnel.

The EC645 has a crashworthiness fuselage and energy absorbing seats for crew and troops.

Additional features such as crash resistant, self-sealing fuel tanks and emergency floatation ensure that the EC645 is one of the safest helicopters.

System redundancy:

Fuel system
Hydraulic system
Electric system
Lubrication for the main transmission
AFlight control systems


The long flight endurance of the EC645 makes it an ideal platform for SAR. Moreover, the day and night capability is complemented by a fully autonomous navigation system. Equipped with:

Redundant hydraulic system and electrical circuits
3-axis autopilot
Hoist system with 90 m cable and 272 kg (600 lbs) capacity
Search and weather radar


The EC645 is an excellent platform for Command/Control/Communication (C3) and Airborne Battlefield Management (ABM), bristling with the latest in communication equipment.

The large cabin space within the EC645 allows for one or two Tactical Coordinators (TACCO), with their respective system consoles, to operate comfortably and effectively, for assessing the overall battlefield.

Equipped with a full sensor suite, the EC645 can easily obtain a digitalization of the battlefield and coordinate with friendly air, ground and naval forces


The maritime missions cover: Anti-Surface Warfare (search, identify, classify, mark and attack), naval utility, vertical replenishment, protection of economic strategic assets, protection of coastline, territorial waters and international waterways, inspection and boarding (e.g. anti-piracy/anti-smuggling) and search and rescue. Equipped with a search radar and Anti-Surface Warfare systems (ASuW), the EC645 can extend the ship’s radius of action well over the horizon.

Moreover, its high endurance and payload capacity make it an ideal helicopter for operations at sea: coast guard, maritime patrol, littoral warfare and search and rescue. The EC645 can be equipped with the appropriate options, such as emergency floatation, an external hoist system and much more in order to fill out any mission requirements. Moreover, the ergonomic design of the EC645 allows for quick and easy modifications so as to tackle any specific need.

In the air assault or troop transport configuration, the EC645 can be equipped with a variety of defensive armaments and systems, in order to meet any battlefield or peacekeeping challenge.

The classical door gunners’ positions with two 7.62 mm machine-guns provide arcs of almost 360° for suppressive fire (alternatively one 12.7 mm machine-gun can be fitted).

The EC645 takes advantage of its large cabin volume to transport up to 10 fully equipped troops.


Fast, flexible, quiet, compact, manoeuvrable, and with a massive cabin, the EC645 is the ideal aircraft for Special Operations (rapid roping, abseiling or direct assault).

Its small footprint gives safe and easy access to confined areas.

The typical Special Operations configuration combines machine-guns and accomodation for a fully-equipped combat team, able to operate by day and night.




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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#165 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Jun 05, 2012 3:45 pm

Do mesmo tamanho dos Panteras também?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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