TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65851 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2012 4:13 pm

Para ficar bem claro: não estou dizendo que o Knight7 nem o Baschera estão MENTINDO, apenas estou recomendando CAUTELA a todos quanto a notícias bombásticas mas sem qualquer confirmação. :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65852 Mensagem por ELSONDUARTE » Sex Mai 18, 2012 4:15 pm

Para definir F-X2 neste ano, Dilma quer que Hollande dê desconto no Rafale

Em nota publicada anteontem na revista Época, o colunista Felipe Patury escreveu que a presidente Dilma Rousseff está disposta a atender ao apelo da Aeronáutica e definir o fornecedor de caças ainda neste ano.

Segundo o colunista a definição depende, em grande parte, de uma nova proposta do presidente da França, François Hollande. O governo brasileiro está incomodado com o fato de a francesa Dassault, fabricante dos caças Rafale, ter oferecido preços à Índia melhores do que os apresentados ao Brasil. Dilma espera que Hollande reveja a proposta e ponha na mesa um desconto.

FONTE: Época FOTO: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

NOTA DO EDITOR: o título da matéria é nosso – o título original da nota está no subtítulo. Mas fica a pergunta: já que o argumento de não definir a escolha antes da eleição francesa para não influenciar a mesma já faz parte do passado, a nova “desculpa” para esperar ainda mais será a postura do novo presidente francês a respeito desse negócio? Em que pese a informação do colunista de que realmente há a disposição de definir o vencedor da disputa neste ano, relembramos o editorial do alto da lista de links a seguir: talvez a lista de desculpas não acabe tão cedo. Continuamos torcendo, contudo, para que o programa F-X2 finalmente chegue a uma definição.




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65853 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Mai 18, 2012 4:32 pm

Túlio escreveu:SÁVIO - Respeito tua crença. Eu mesmo não duvido, o que estou dizendo que duvido é que deixem alguém sair por aí espalhando as boas novas via email - ainda mais quem já o fez antes - e expliquei a razão: como manter um boquirroto próximo a altas esferas decisórias? É gol contra na certa, a não ser que esta suposta fuente seja plantada, e isso se faz geralmente para DESINFORMAR... :wink: 8-]
Também entendo seu ponto de vista cupincha, mas ninguem do forum iria receber um e-mail de alguem que não conhece, ou que desconfia por algum motivo, receber uma informação e sair por ai jogando esta informação, desta fonte nada confiavel a todos nós. Se o Knigh disse que recebeu um e-mail com esta informação e ele esta dando a cara pra bater por isso é porque ele confia na fonte dele, resta a nós confiar nele também.

Alem do mais, se por algum motivo a informação for furada oque importa? Estamos nesse loop eterno a mais de 10 anos...Vamos dar um credito ao camarada Knigh e parabeniza-lo pela coragem e companheirismo em contribuir com esta informação.

EEEEE.. se ele guarda a informação pra si, quando resolvesse e o loop chegasse ao fim ele nos dissesse que sabia por este e-mail???

Um monte iria falar que ele deveria ter compartilhado a informação, isso e aquilo...

Ele responderia que teve medo das pessoas não acreditarem nele e ainda o rotularem de ingenuo por acreditar em qualquer fonte...

No que varios o replicariam:
"Que isso...nunca fariamos isso com vc, vc deveria ter compartilhado conosco."

Enfim..

O cara teve coragem, de qualquer forma seria taxado de alguma coisa...optou pela alternativa mais arriscada, deu a cara pra bater. Eu confio nele, e não na fonte dele, e isso pra mim basta.

Forte Abraço




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65854 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2012 4:47 pm

Sem dúvida, nenhuma desconfiança SOBRE O KNIGHT e sua boa fé. :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65855 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 18, 2012 6:25 pm

Uma coisa é certa...

Qualquer coisa que lermos por aí, eu já sugiro a um bom tempo (e agora MAIS AINDA).

FILTRO = ON !!!

Além disso existe um problema 'legal' seríssimo em divulgar informações pela metade... o motivo de estarem pela metade é que se não saiu da boca da Dilma ou do CA ou do Saito, fica díficil levar 1000% de fé.

É como o Tulio disse, o knight7 pode até estar correto na escolha que lhe foi passada (33%), mas existe 66% de chance dele está errado por conta das duas outras prováveis opções. ;)

FILTRO = ON... e quando a escolha sair... mais cuidado ainda, porque vai ser 'Épico'. 8-]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65856 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 18, 2012 9:32 pm

Túlio escreveu:
SE isso ocorre em nível de informar amigos via MSN, o assento ejetor da tua fuente deve ter sido acionado há séculos. Quem quer um "boca-de-gamela" em volta de programas sigilosos? Só se for para DESINFORMAR, o que, aí sim, não deve ser desconsiderado...



É lamentável ver vc atacar oficiais das FFAA que postam em fóruns. Qual é o problema, por exemplo, do Marino dizer, como já havia dito, que a MB já estava aprendendo a falar italiano, em referência a eminente decisão do PROSUPER em favor deles, e outras informações do tipo? Ou que o Macegueiro coloca? Por acaso são oficiais de baixa patente, que não lidam com informações delicadas? Por acaso um forista falar numa vitória num fórum, perjudica tanto o negócio ou algo estratégico? O estaleiro Navantia iria se doer porque um forista do DB disse aquilo e iria fazer um estardalhaço?
Túlio escreveu:Aumenta a minha desconfiança: no Fórum-Irmão tem um forista nicknamed BASCHERA pagando a mesma, ou seja, que tem uma fuente (presume-se que altamente colocada) que "informa" o FX foi decidido.

Coincidência demais dois foristas diferentes nos dois melhores espaços de discussão em Português na net dizerem o mesmo ao mesmo tempo e até ambos usando metáforas... 8-]


(((Isto NÃO É uma campanha de desmoralização/descredibilização de qualquer forista, apenas um apelo à CAUTELA...)))

:arrow: Eu participo pouco do BM. Áliás, o último post meu lá mei foi em 18/03.

:arrow: Nunca troquei MP ou algo do gênero com esse Baschera

:arrow: Minha fonte veio de um e-mail. Vc conhece algum forista que escreve como ele por algum fórum?

:arrow: Se vc está me criticando por informações iguais. Evidentemente, iria criticar mais ainda se a informação fosse divergente...

Eu já disse que não queria continuar a discutir isso com vc. Mas vc continua colocando um monte de posts em relação a mim. Tive de responder. Faça-me o favor de me deixar em paz.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65857 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 18, 2012 9:53 pm

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu::lol: :lol: Magabeira Unger!

Bom, se vc teve o enorme privilégio de trabalhar com diante figura, deve ter visto referências a ele por distintíssimas alcunhas de "sealopra", "fora da realidade".

Ele foi um dos rresponsáveis por algumas pérolas da END, como a manutenção do SMO....
Ele da aula em Harvard, é muito respeitado.
Teria TUDO para apoiar uma maior aproximação com os EUA.
Por quê será que ele disse isto: Se quisermos ser potência, temos que largar os EUA porque eles não nos querem como potência???

Os americanos que pagam o salário dele. Ele fala inglês, muito melhor do que fala português. Mas alguma coisa ele viu....
Olá, Luis Henrique. Desculpe-me pela demora em te responder. Só agora eu vi esse seu post.

Se políticas entre nações visa a prosperidade de uma outra, é porque no fundo, visa o bem para si mesmo pois as políticas entre nações giram em torno de interesses próprios.

Então, ao meu ver, essa declaração do Mangabeira, notadamente em sentido absoluto, foi infeliz.

É evidente que as afinidades de uma nação para com as outras nunca são iguais. Variam. Mas não servem de exclusão para o conceito que eu escrevi.




Editado pela última vez por knigh7 em Sex Mai 18, 2012 10:07 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65858 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 18, 2012 10:00 pm

Gerson Victorio escreveu:
sapao escreveu: Mas isso todo mundo sabe, a culpa e da FAB!

Por isso todos os projetos das outras FFAA estão indo para frente e a FAB não recebe nada, F-X foi para o fundo da gaveta e a aeronautica está de castigo desde então...

Tem que ter muita inocencia mesmo para achar que essa decisão será tomada com base em TOT, capacidade de BVR, maior ou menor coleira ou custo de manutenção.
Essa discussão já teria que estar no Topico de Geopoliticas a tempos...

Mas vamos lá, depois de quase 5.000 paginas tem gente que ainda gosta de jogar super-trunfo.
:wink: ...mas é duro largar o osso do custo, assistência, o mais testado, blá, blá, blá...
Olá, Gerson,

É até meio óbvio isso. Geralmente as decisões de políticos são orientadas por questões...políticcas.
Mas as discussões sobre preço, ToT, etc, não são sobre quem vai ganhar, mas sim qual seria a melhor alternativa para o país. Aí, se insere corretamente ToT, preço, geopolítica, etc.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65859 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2012 11:11 pm

Tá, Knight7 nem vou mais repetir que NÃO estou numa campanha contra ti, ou entendeste o que eu quis dizer ou não tem Cristo que dê jeito. A vida é assim.

Quanto ao resto, nem vale um comentário...

Abração e desculpes qualquer coisa. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
mat
Júnior
Júnior
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 1:04 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65860 Mensagem por mat » Sex Mai 18, 2012 11:14 pm

http://www.aereo.jor.br/2012/05/18/supe ... -anapolis/ sera isto mas uma prova do possivel vitoria do f-18 ?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65861 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 18, 2012 11:19 pm

mat escreveu:http://www.aereo.jor.br/2012/05/18/supe ... -anapolis/ sera isto mas uma prova do possivel vitoria do f-18 ?
Só a Boeing fazendo o Marketing dela... normal e esperado. :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65862 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 19, 2012 12:10 am

pampa_01 escreveu:
Boss escreveu:O F-18 só vence se:

- O governo é completamente burro;
- Os EUA ofereceram mundos e fundos que não sabemos.
Vai saber, Boss. Vai saber.
No mais, estamos no mundo das especulações. Somente isso.
Ainda acredito no Rafale.
Também aposto no Rafale.
Pelo que se divulgou durante todos estes anos, da END, de TOTs, de autonomia, independência, etc.
Acho muito difícil os americanos ganharem por estes quesitos.
Em contrapartida, acho muito FÁCIL os americanos ganharem por vários outros motivos, como preço, qualidade do equipamento e muiiito poder de barganha.
Só espero que tenhamos feito um ÓTIMO trabalho, e qualquer que seja o vencedor, que seja um ÓTIMO negócio para o Brasil.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65863 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 19, 2012 12:12 am

Até agora não entendi os códigos.

Alguém pode CLAREAR???

Estão dizendo que foi decidido, mas alguém está dizendo QUEM VENCEU???

Foi realmente o Super Hornet?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
mat
Júnior
Júnior
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 1:04 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65864 Mensagem por mat » Sáb Mai 19, 2012 12:15 am

O Knight disse que aqueles codigos que ele postou estavam fora de ordem , embora eu acho que deu f-18 . So pelo codinome do rafale ja da para perceber , que ele não levou essa . Mas enfim vamos ter que esperar ...




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65865 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 19, 2012 12:17 am

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Ele da aula em Harvard, é muito respeitado.
Teria TUDO para apoiar uma maior aproximação com os EUA.
Por quê será que ele disse isto: Se quisermos ser potência, temos que largar os EUA porque eles não nos querem como potência???

Os americanos que pagam o salário dele. Ele fala inglês, muito melhor do que fala português. Mas alguma coisa ele viu....
Olá, Luis Henrique. Desculpe-me pela demora em te responder. Só agora eu vi esse seu post.

Se políticas entre nações visa a prosperidade de uma outra, é porque no fundo, visa o bem para si mesmo pois as políticas entre nações giram em torno de interesses próprios.

Então, ao meu ver, essa declaração do Mangabeira, notadamente em sentido absoluto, foi infeliz.

É evidente que as afinidades de uma nação para com as outras nunca são iguais. Variam. Mas não servem de exclusão para o conceito que eu escrevi.

O sentido da frase é muito mais estratégico do que comercial.
Nações possuem interesses.
Os EUA podem ter muito interesse em vender e comprar do Brasil.
A questão é: Eles têm interesse em transferir tecnologias militares avançadas de modo que em um futuro próximo possamos produzir equipamentos militares no estado-da-arte?
A resposta é NÃO para os EUA e para qualquer OUTRO país, incluindo ai a França ou a Rússia.
Mas a segunda pergunta é: Por muito dinheiro, ou por benefícios, por algum outro interesse, eles aceitariam transferir estas mesmas tecnologias???
Na minha opinião, os EUA NÃO, a França, a Rússia e 90% do mundo, SIM.

Creio que ele pense estrategicamente O MESMO.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder