sapao escreveu:
Minha opinião pessaol é de que se o Rafale (assim como o MRTT) fosse favoritissimo, ele já teria sido escolhido há algum tempo.
Vale lembrar que o lobbie americano atua em 2 frentes: F-18 e NG (ele está mais vivo do que se pensa).
No meu entender, a presidenta pensa muito mais com racionalidade do que com ideologia.
Então eu descarto uma compra do Rafale somente porque o governo lá é de "esquerda" ( isso existe ainda, essa divisão?) sem que haja uma discussão séria sobre bens e serviços e a barreira comercial aos produtos brasileiros, cuja a França é um de nossos maiores adversários na Europa.
Tem gente que não gosta de americanos?
Bom, ninguem vai casar com um e sim fazer negocio com um.
Deixar de comercializar com eles por birra não é algo que podemos nos dar ao luxo de fazer, nem hoje nem em um futuro distante.
Ideologicamente acho até valido e entendo o porque do discurso de certas areas do GF, mas não acho que isso vá influenciar em nada a decisão.
O que vai contar sim (e ela já deixou isso claro na visita que fez) serão os termos que serão colocados na mesa e o respeito aos acordos assinados.
Em resumo, vão nos tratar como o país que nós fomos ou o que queremos ser?
Sobre o NG (sobre cujo corpo virtual já estão rezando missa) não vamos esquecer que tem lobbie americano ali tambem; e para um certo setor com MUITA, mas MUITA influencia politica (leia-se empresariado do sudeste) ele pode vir a ser um produto interessante devido ao seu desenvolvimento total ou em parte por aqui.
Só acho que sai, mas qual deles... só quem decide mesmo!
Bem por aí. O interessante é que, enquanto vários de nós, foristas, ficam "decidindo" com o fígado ou com o coração, quem está com a caneta decide com o CÉREBRO.
Um dia todos vão entender que um caça é apenas um componente de um sistema muito maior chamado FAB. E que esta é um componente de um sistema muito maior chamado Defesa Nacional. E, por fim, que esta é um componente de um sistema muito maior chamado singelamente BRASIL!
Quem decide sabe disso. Ao menos deveria saber...