TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6309 vezes
Agradeceram: 6658 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65716 Mensagem por Túlio » Qua Mai 16, 2012 12:00 am

Nem me fales daquele episódio, conseguiram calar a boca de um Presidente Eleito e com esmagadora aceitação popular ainda por cima. Queria ver fazerem isso com a Presidente Dilma... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#65717 Mensagem por knigh7 » Qua Mai 16, 2012 1:18 am

Boss escreveu:O resultado pode "sair", mas o que importa são as cerimônias de anúncio e assinatura, etc. Evidentemente, aberta para o público em geral através da mídia...

O Rafale "venceu" em 2009 e estamos aqui até hoje... :lol:
E olha que saiu até nota oficial naquele dia...

Mas eu estou animado. Deu uma boa perspectiva quanto ao processo.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#65718 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 16, 2012 3:08 am

Túlio escreveu:Sabe-se lá o que foi posto na mesa de negociações. Para mim está 50/50. E está ótimo, qualquer dois dois cumpre com folga a missão.
x2.

Não serei eu quem irei reclamar. :mrgreen:

Mas como tudo o que se refere ao F-X...

[029]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
julio_cmb
Júnior
Júnior
Agradeceram: 3 vezes

#65719 Mensagem por julio_cmb » Qua Mai 16, 2012 8:38 am

Valdemort escreveu:
knigh7 escreveu:O que eu sei, eu falei, Luís Henrique. Mas vamos esperar mais. Estou esperando informação sobre qual a aeronave. Mas acho difícil ser outra que não o Rafale.
De acordo com o Roberto Silva do Blog Defesa BR esta sendo preparado um amplo acordo Brazil / USA que envolveria todas as areas. E olha que ele e Flanckero de carteirinha igual ao CM aqui .

Sei não, me deu a impressão que esse acordo, se é que existirá mesmo, beneficiará mais a MB. Será que estão fazendo o meio de campo para anunciar algo do PROSUPER?

abcs

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#65720 Mensagem por sapao » Qua Mai 16, 2012 10:16 am

Túlio escreveu:Nem me fales daquele episódio, conseguiram calar a boca de um Presidente Eleito e com esmagadora aceitação popular ainda por cima. Queria ver fazerem isso com a Presidente Dilma... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Gauderio,
tem a outra versão da historia (até porque ninguem consegue calar o ex-presidente).
Existe a maxima que decisão tomada não se discute, correto?

MAS tem outra maxima que dita que o subordinado deve lealdade ao superior, principalmente quando ele sabe de algo que o superior não tem ciencia e que possa influenciar no resultado final de uma decisão.

Então pode acontecer (não digo que foi este o caso, mas sim que é uma versão possivel) de alguem ter tomado uma decisão e depois um subordinado ter ASSESSORADO (diferente de pressionado) que tal decisão/ato tivesse complicações legais/diplomaticas/comerciais que o mais antigo não estivesse ciente. Alias, algo semelhante aconteceu quando da "greve" dos controladores militares.

Vale notar que quem estava lá continua lá até hoje...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#65721 Mensagem por sapao » Qua Mai 16, 2012 10:31 am

Túlio escreveu:Sabe-se lá o que foi posto na mesa de negociações. Para mim está 50/50. E está ótimo, qualquer dois dois cumpre com folga a missão.
Minha opinião pessaol é de que se o Rafale (assim como o MRTT) fosse favoritissimo, ele já teria sido escolhido há algum tempo.
Vale lembrar que o lobbie americano atua em 2 frentes: F-18 e NG (ele está mais vivo do que se pensa).

No meu entender, a presidenta pensa muito mais com racionalidade do que com ideologia.

Então eu descarto uma compra do Rafale somente porque o governo lá é de "esquerda" ( isso existe ainda, essa divisão?) sem que haja uma discussão séria sobre bens e serviços e a barreira comercial aos produtos brasileiros, cuja a França é um de nossos maiores adversários na Europa.

Tem gente que não gosta de americanos?
Bom, ninguem vai casar com um e sim fazer negocio com um.
Deixar de comercializar com eles por birra não é algo que podemos nos dar ao luxo de fazer, nem hoje nem em um futuro distante.
Ideologicamente acho até valido e entendo o porque do discurso de certas areas do GF, mas não acho que isso vá influenciar em nada a decisão.
O que vai contar sim (e ela já deixou isso claro na visita que fez) serão os termos que serão colocados na mesa e o respeito aos acordos assinados.
Em resumo, vão nos tratar como o país que nós fomos ou o que queremos ser?

Sobre o NG (sobre cujo corpo virtual já estão rezando missa) não vamos esquecer que tem lobbie americano ali tambem; e para um certo setor com MUITA, mas MUITA influencia politica (leia-se empresariado do sudeste) ele pode vir a ser um produto interessante devido ao seu desenvolvimento total ou em parte por aqui.

Só acho que sai, mas qual deles... só quem decide mesmo!

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

#65722 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 16, 2012 10:59 am

Não ficaria exatamente surpreso se a zebra pintar nesta decisão e o Gripen NG sair-se vencedor.

Como já disse aqui diversas vezes, a presidente é uma mulher mais pragmática do que política. E por fim, é um burocrata de carreira do Estado, e a visão que ela tem das coisas vai longe da que o antigo presidente tinha da gestão dos interesses nacionais.

Tenho certeza que se o Gripen vier, temos muito a ganhar operacional, comercial e industrialmente. Assim como os demais.

Ficar como está é que não pode.

abs

Carpe Diem
pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#65723 Mensagem por pampa_01 » Qua Mai 16, 2012 11:01 am

knigh7 escreveu:
Valdemort escreveu: E, mas refiseram a concorrencia e agora exige esperiencia em combate, e so o Tucano possui...
Nas novas exigências, a USAF retirou um item fortemente a favor da Embraer, que era a "exigência de demonstração de desempenho dos sistemas", tipico de aeroanves que já estão prontas, caso do Super Tucano, o que não era o caso da versão do Pilatos da Beech Aircraft.

Se bem que pode ter havido um acordo do tipo: a gente compra os SH e vocês compram os ST depois das eleições...
E claro o Brasil anunciando a compra ANTES dos US. Dai, depois, eles compram OUTRO avião e não o ST.
A famosa negociação caracu.

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#65724 Mensagem por pampa_01 » Qua Mai 16, 2012 11:10 am

Que a decisão seja pela aeronave que melhor atende ao que o BRASIL quer e deseja.
O resto é o resto.

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#65725 Mensagem por Boss » Qua Mai 16, 2012 12:02 pm

pampa_01 escreveu:
knigh7 escreveu: Nas novas exigências, a USAF retirou um item fortemente a favor da Embraer, que era a "exigência de demonstração de desempenho dos sistemas", tipico de aeroanves que já estão prontas, caso do Super Tucano, o que não era o caso da versão do Pilatos da Beech Aircraft.

Se bem que pode ter havido um acordo do tipo: a gente compra os SH e vocês compram os ST depois das eleições...
E claro o Brasil anunciando a compra ANTES dos US. Dai, depois, eles compram OUTRO avião e não o ST.
É caracu mesmo comprando ao mesmo tempo. O valor do FX-2 é muito maior que o do LAS...

Aceitar o SH e todos os defeitos da proposta só porque os EUA vão comprar o ST é bancar o trouxa.

(Fora que, a França deixou oficialmente na sua proposta a compra de no mínimo 10 KC-390 caso o Rafale vença enquanto os EUA não só deram a rasteira na Embraer em prol da falida lá, como essa troca [LAS x FX-2 ] é somente um devaneio do fórum).

Claro que para os amantes do SH sempre tem aqueles argumentos que tentam derrubar todos os concorrentes ao mesmo patamar dele. "Coleira é coleira", "Com qualquer um estaremos melhor", etc... Mas confio que quem escolhe não pensa assim. 8-]

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
NettoBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

#65726 Mensagem por NettoBR » Qua Mai 16, 2012 2:07 pm

Boss escreveu:
pampa_01 escreveu: E claro o Brasil anunciando a compra ANTES dos US. Dai, depois, eles compram OUTRO avião e não o ST.
É caracu mesmo comprando ao mesmo tempo. O valor do FX-2 é muito maior que o do LAS...

Aceitar o SH e todos os defeitos da proposta só porque os EUA vão comprar o ST é bancar o trouxa.

(Fora que, a França deixou oficialmente na sua proposta a compra de no mínimo 10 KC-390 caso o Rafale vença enquanto os EUA não só deram a rasteira na Embraer em prol da falida lá, como essa troca [LAS x FX-2 ] é somente um devaneio do fórum).

Claro que para os amantes do SH sempre tem aqueles argumentos que tentam derrubar todos os concorrentes ao mesmo patamar dele. "Coleira é coleira", "Com qualquer um estaremos melhor", etc... Mas confio que quem escolhe não pensa assim. 8-]
O jeito de negócios dos EUA é que desnivela a balança. Eu particularmente não tenho nada contra eles, pelo contrário, os equipamentos deles são os melhores, se for possível que venham todos!! Mas a proposta deles não é melhor que a da França, e essa negociação deles parece mais uma "conversa pra boi dormir."
Acredito que o Brasil vai fazer uma boa escolha, é esperar para ver e tomara que não nos decepcione.

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#65727 Mensagem por talharim » Qua Mai 16, 2012 2:20 pm

Pessoal depois de 14 anos resolvi entrar nesse topico novamente .

Alguma novidade ?

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#65728 Mensagem por NovaTO » Qua Mai 16, 2012 2:22 pm

talharim escreveu:Pessoal depois de 14 anos resolvi entrar nesse topico novamente .

Alguma novidade ?
O Alto Comando já foi notificado da decisão sobre o FX-2 serve??? 8-]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6309 vezes
Agradeceram: 6658 vezes
Contato:

#65729 Mensagem por Túlio » Qua Mai 16, 2012 2:59 pm

EXTRA - EXTRA - EXTRA

O teor da notificação:

De - Ministro da Defesa
Para - Alto Comando
Assunto - Programa de aquisição de aviões de caça para a FAB

NOTIFICAÇÃO

AGUARDEM A LAAD.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#65730 Mensagem por Boss » Qua Mai 16, 2012 3:00 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder