SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pablo
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Mai 04, 2012 9:08 pm

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#106 Mensagem por Pablo » Dom Mai 13, 2012 5:14 pm

Amigos,se possivel,depois postem e comente como foi o show hoje,só pude assistir ele ontem,e foi espetacular os f18 hornet canadenses e o super hornet,queria hoje ver o que os pilotos de f-5 e amx,fizeram,por que passaram vergonha ontem.
Sempre que ia no campo de marte,falavam que não tinha teto,o super hornet ontem, voo sem teto e sobre um pé d'agua que mal dava pra olhar pra cima,e eu não tenhoi palavras pra expressar como essa apresentação foi incrivel para mim.




Ed SP
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:00 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#107 Mensagem por Ed SP » Dom Mai 13, 2012 6:16 pm

Colegas de fórum, boa tarde.
Estive nos 2 dias do evento mas hj sai mais cedo.
Confesso que ontem de manhã ao acordar, achei que o evento iria pro saco com a tremenda chuva que caia.
Mas foram 2 dias espetaculares. A Apresentação do Super Hornet foi bastante técnica, não houve muitas passagens a altavelocidade, o foco era demonstrar a manobrabilidade e potência do avião.

Conversei com diversos pilotos da Marinha que estavam ao redor do SH (todos eles instrutores no VFA-106) e eles estavam adorando a experiência no Brasil (hj 2 deles estavam, em cima do SH, fotografando e filmando a demonstração da Fumaça). Conversei rapidamente com o Cap. Lordelo, do GDA, e o mesmo me disse que estava ciceroneando eles por aqui.
Conversei com um outro americano, LCDR (tenente comandante - mesmo nível de Major) chamada Steve, muito atencioso. Ele me disse que os SH irão para Anápolis a partir de amanhã para DACT com os M2000. O Cap. Lordelo me disse tb que os F-18 canadanses, 6 M2000 estarão em Santa Cruz nesta semana para DACT tb.

O M2000 apareceu por volta do meio dia, fez 2 passagens em alta velocidade e uma subida em vertical de tirar o folego e sumiu para não voltar mais. Muito pouco na minha opinião pois o M2000 é um senhor avião de demonstração (é só olharem os videos no youtube para saberem o que estou falando).

Agora na minha opinião quem roubou o evento foi o CF-18...ES-PE-TA-CU-LAR. O Capitão "Paco" demonstrou técnica e toda a potência do F-18, foi fantástica (Um outro piloto da USN, um comandante, equivalente a Tenente Coronel, me disse que o legacy ainda tem muita lenha pra queimar - o cara tinha um "patch" no macacão de 3.000 horas de hornet - então ele deve saber o que fala). Além disse o piloto canadense soube cativar o público e virou a celebridade do evento. O assédio em cima dele após as apresentações era enorme.

Não vi o F-5 nem o A-1 mas pelo que um tenente do Adelphi me disse, o A-1 decolaria faria 2 passagens e iria direto para Santa Cruz.

Valeu cada pedágio que paguei, e não foram poucos, rsrs




Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#108 Mensagem por Helton2042 » Dom Mai 13, 2012 6:24 pm

Bom, sobre nossos caças o AMX e o F-5 só deram um rasante apenas que foi muito bonito más apenas um rasante e isso é muuuito pouco... Dizem que é apenas o que foi liberado devido o horário pois logo em seguida o C-130J decolou. Agora o destaque e para mim o melhor rasante que já vi foi o Mirage 2000B que chegou de surpresa em uma velocidade impressionante fazendo o "efeito das ondas de choque", infelizmente foi somente três rasantes porém todos impressionantes com a condensação e com uma subida descomunal realmente fantástico, os pilotos e pessoal do Super Hornet estavam sobre a aeronave e quase caíram do avião, logo pegaram suas máquinas e começaram a filmar. Super Hornet e Hornet impressionantes e impecáveis, Esquadrilha Extreme (antiga Oi) sempre muito bem, os Halcones com cruzamentos magníficos, o Blackhawk imponente e o C-130J voava rasante com uma decolagem vertical linda. Resumindo, outro dia para jamais se esquecer...




Editado pela última vez por Helton2042 em Seg Mai 14, 2012 11:20 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#109 Mensagem por faterra » Dom Mai 13, 2012 6:31 pm

Poxa! Cadê os vídeos? :(




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#110 Mensagem por Skyway » Dom Mai 13, 2012 6:36 pm

Não sei qual a realidade dos P-3 da FAB, mas quanto aos cabides, eles são removíveis e seus encaixes tampados quando não presentes.

Então, assim como a maioria das aeronaves que tem cabides e esses são removíveis, quando não estão sendo utilizados a asa fica mesmo lisinha, sendo visíveis apenas as portas que cobrem os encaixes dos mesmo.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0f/US_Navy_030322-N-7535G-011_Aviation_Ordnanceman_Airman_Tyrone_D._Evans_is_removing_screws_and_plugs_on_a_P-3C_Orion_in_preparation_to_loading_bomb_racks_on_the_aircraft.jpg/548px-US_Navy_030322-N-7535G-011_Aviation_Ordnanceman_Airman_Tyrone_D._Evans_is_removing_screws_and_plugs_on_a_P-3C_Orion_in_preparation_to_loading_bomb_racks_on_the_aircraft.jpg

http://data3.primeportal.net/hangar/michael_block/p-3c_161594/images/p-3c_161594_21_of_25.jpg

http://data3.primeportal.net/hangar/sal_provenzano/mcas_p-3b/images/mcas_p-3b_05_of_80.jpg

http://data.primeportal.net/hangar/bill_spidle/p-3c/P-3C_161010_017.JPG




AD ASTRA PER ASPERA
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#112 Mensagem por helio » Dom Mai 13, 2012 6:47 pm

brisa escreveu:
helio escreveu:Mais um detalhe Brisa

Os cabides são fixos por meio de furos que se fazem sob as asas. A parte inferior das asas do Orion da FAB são mais lisas que bunda de nenê (A não ser é claro que talvez eles sejam fixados com silvertape!!!!!!)
Eles sequer adquiriram cabides esta que é a verdade. (não adquiriram ainda também botes de borracha que podem ser transportados no bomb bay e muito menos o pod com searchlight)
Os torpedos como disse o texto a seguir foram emprestados pela MB
O P3A por enquanto é banguela...........

Hélio
Helio, tem uma chapinha de forma retangular, que é retirada para para a fixaçãodos cabides na super estrutura da asa. Apenas um olhar muito atento para detectar-la.

Quanto aos harpoons, acho que o Talha postou a muito , o DOU dos Harpoons. Tem que procurar no topico específico.

Quanto as sonoboias, fique tranquilo que elas estão aí....

sds
Brisa
Não há chapinha nenhuma debaixo das asas, ela é completamente lisa, cheque pelas fotos e perceberá.
Os Harpoons estavam na intenção de aquisição na época que estavam na Espanha, mas até agora não se concretizou.
Diga-me: por que um tripulante do 7º, com toda sinceridade disse isto para nós ao ser questionado?

Hélio




brisa

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#113 Mensagem por brisa » Dom Mai 13, 2012 6:55 pm

Tem que achar o DOU que o Talha postou aqui no DB, sobre a compra dos Harpoon...e creio que voce não percebeu as chapas.

Otra coisa, eu não sei quem é o tripulante....mas vai contra a palestra proferida pelo Ten Cel Av Wilson Tomaz da Silva, adjuntoda Gerencia do Projeto P3 BR, do subdepartamento e Programas (SDPP), do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento(DEPED) proferida na sede da ABRAPAT.

Ficamos assim.....voce acredita no seu interlocutor e eu no meu.

sds




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#114 Mensagem por Skyway » Dom Mai 13, 2012 6:58 pm

helio escreveu:
brisa escreveu: Helio, tem uma chapinha de forma retangular, que é retirada para para a fixaçãodos cabides na super estrutura da asa. Apenas um olhar muito atento para detectar-la.

Quanto aos harpoons, acho que o Talha postou a muito , o DOU dos Harpoons. Tem que procurar no topico específico.

Quanto as sonoboias, fique tranquilo que elas estão aí....

sds
Brisa
Não há chapinha nenhuma debaixo das asas, ela é completamente lisa, cheque pelas fotos e perceberá.
Os Harpoons estavam na intenção de aquisição na época que estavam na Espanha, mas até agora não se concretizou.
Diga-me: por que um tripulante do 7º, com toda sinceridade disse isto para nós ao ser questionado?

Hélio
Helio, checa as fotos que postei logo acima do seu post. As chapas existem sim, e estavam lá, acredite amigo.

Quanto a ter as armas ou não, ai não sei nada e não vou opinar.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#115 Mensagem por osolamaalua » Dom Mai 13, 2012 7:11 pm

Quanto ao P3 fique tranquilo, pois terão seus equipamentos, em numero limitado mas terão. Esse ano tem os teste do armamento, não sei se com os misseis. Quanto a tripulação dizer que não tem nada é para despistar. Durante a passagem de comando do Comgar esse ano o P3 estava com 2 pilones vazios em cada asa nos treinamentos. Se alguem tiver o video poste. Quanto as passagens do Mirage, o avião é o que temos de melhor, porém como planejado estão acabando suas horas e essa é uma dor de cabeça grande. A Boeing vem fazendo um papel forte no Brasil, principalmente em cima da indústria. Lembrem-se do Sivam, a França ja era tida como vencedora e no anúncio saiu Raytheon. Sinceramente gostaria de que o F-18 ganhasse pois é muito fácil de operar com os americanos. O que voce contratou é o que vai levar, nem mais nem menos. Já os outros não sei. Seria bom que tivessemos alguma fonte da Marinha para dizer como está o negócio dos Subs, este é um bom parametro.




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#116 Mensagem por Paulo Bastos » Dom Mai 13, 2012 7:15 pm

Amigos, eu estava lá quando conversamos com os oficiais da FAB.

Realmente, por enguanto, a FAB não adquiriu nenhum sistema de armas para os Orion.

Atualmente esta en negociação com a MB o emprestimos de 2 torpedos para testes.

Esse é um sistema novo, com uma uma função que a muito perdemos a expertise, então ele estara sendo utilizado operacinalmente para detecção e não para combate.

Agora quem quiser achar que a FAB tem Harpoon, Ataka ou arma nuclear escondida, ou que os militares querem apenas "disfarçar", fique a vontade!


Abraços,
Paulo Bastos




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Dom Mai 13, 2012 7:18 pm, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
brisa

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#117 Mensagem por brisa » Dom Mai 13, 2012 7:18 pm

Pois é...tem tambem uma reportagem na revista "Asas" anunciando a compra.

Aqui, da Janes....

http://articles.janes.com/articles/Inte ... RAZIL.html

....mas o oficial é o DOU que o Talha postou :D




brisa

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#118 Mensagem por brisa » Dom Mai 13, 2012 7:20 pm

mmmmm :roll:
Durante a passagem de comando do Comgar esse ano o P3 estava com 2 pilones vazios em cada asa nos treinamentos.
Alguem poderia postar a Foto?




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#119 Mensagem por Paulo Bastos » Dom Mai 13, 2012 7:21 pm

brisa escreveu:Pois é...tem tambem uma reportagem na revista "Asas" anunciando a compra.

Aqui, da Janes....

http://articles.janes.com/articles/Inte ... RAZIL.html

....mas o oficial é o DOU que o Talha postou :D
Assim como tem uma reportagem da Asas dizendo que a FAB havia negociado a compra de Oerlikon Skyshield, ou como o Janes que possuo dizendo o Peru tem T-72!!!


Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
brisa

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#120 Mensagem por brisa » Dom Mai 13, 2012 7:24 pm

Como eu disse acima, acreditem na sua fonte que eu acredito na minha :D




Responder