NovaTO escreveu:Decolagem do Super Hornet hoje:
Ah nós com esses aí...
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
NovaTO escreveu:Decolagem do Super Hornet hoje:
Osolamalua, boa noite.osolamaalua escreveu:Vejam os videos que tem no youtube, apesar da qualidade baixa, da para ver a nevoa da transição sonica, caracteristica no F18, chegando próximo ao mach 1. Acho que quem viu o F18 voando vai achar que ele deve ser o F-X.
JL escreveu:Eu também vi!. Minha experiência é pequena em ver demonstrações deste tipo, antes tinha visto o nosso F 5 que eu achava o máximo, Skyhawk da MB (uma vez), os A 1 que fazem manobras (curvas) a baixo nível muito bem e só. Agora o que estes caras fizeram falta palavras. Principalmente os dois primeiros voos do piloto chefe da Boeing e do primeiro canadense, de manhã. Com um pé d'agua. Meu Deus, cansei de ir em domingo aéreo que o cara ficava falando no som, vamos aguardar o F5, vamos aguarda o F5, ele não vem porque não tem teto. Olhava para as nuvens lá no alto e pensava caramba, que difícil. Aí ontem, uma chuva absurda, caindo água do cara ficar molhado até a cueca, nuvens baixas, vento etc. O cara sobe no F 18 e faz tudo aquilo, que eu nunca vi um caça fabiano fazer com sol. Fiquei muito impressionado, não só com o avião, mas também com os pilotos, principalmente os dois primeiros.
Bem claro que a questão de escolha do FX, que já nem aguento falar, depende de outros fatores muito complexos, como considerações sobre a futura política internacional, apoio técnico e logístico pós venda, parque de manutenção etc.
Agora só deixo uma observação essa história de transferência de tecnologia total e irrestrita é balela, ninguém faz e não temos nem quem absorva tudo isso no Brasil.
Claro que o Brasil, precisa ter um avião em que possa fazer modificações, integrar armas etc.
Todos sabemos que só quem faz demonstração aérea na FAB são os T-27, e futuramente os A-29, do EDA. Não podemos nos dar ao luxo, em minha opinião, de ter "um outro EDA" com caças a jato nesse penúria que enfrentamos, e também acho injustificável gastar horas de treinamento com uma atividade que não esteja na lista de missões da Unidade Aérea, e muito menos seria admissível fazer manobra arriscada e que pode ocasionar um acidente com perdas incalculáveis, seja pela perda de uma aeronave operacional, pela vida de um piloto extremamente especializado, pela imagem da FAB pós-acidente em uma atividade que não é o fim de um avião operacional de caça. Se alguns países podem se dar a esse luxo, e ter em seus times de demonstração aeronaves a jato e pilotos que só fazem isso, parabéns e só me resta invejá-los.NovaTO escreveu:JL escreveu:Eu também vi!. Minha experiência é pequena em ver demonstrações deste tipo, antes tinha visto o nosso F 5 que eu achava o máximo, Skyhawk da MB (uma vez), os A 1 que fazem manobras (curvas) a baixo nível muito bem e só. Agora o que estes caras fizeram falta palavras. Principalmente os dois primeiros voos do piloto chefe da Boeing e do primeiro canadense, de manhã. Com um pé d'agua. Meu Deus, cansei de ir em domingo aéreo que o cara ficava falando no som, vamos aguardar o F5, vamos aguarda o F5, ele não vem porque não tem teto. Olhava para as nuvens lá no alto e pensava caramba, que difícil. Aí ontem, uma chuva absurda, caindo água do cara ficar molhado até a cueca, nuvens baixas, vento etc. O cara sobe no F 18 e faz tudo aquilo, que eu nunca vi um caça fabiano fazer com sol. Fiquei muito impressionado, não só com o avião, mas também com os pilotos, principalmente os dois primeiros.
Bem claro que a questão de escolha do FX, que já nem aguento falar, depende de outros fatores muito complexos, como considerações sobre a futura política internacional, apoio técnico e logístico pós venda, parque de manutenção etc.
Agora só deixo uma observação essa história de transferência de tecnologia total e irrestrita é balela, ninguém faz e não temos nem quem absorva tudo isso no Brasil.
Claro que o Brasil, precisa ter um avião em que possa fazer modificações, integrar armas etc.
Seu comentários bate com o de outros que viram: esse similie talvez seja o melhor:
Todos ficaram impressionados com as demonstrações do Hornet e SuperHornet, e ao mesmo tempo tristes com o que a FAB apresentou que foi a exposição estática dos caças. Aliás o M-2000 foi?
[]'s