Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#1891 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Mai 12, 2012 9:00 am

"usado para transmissão de notícias entre as diversas aldeias"

Tenho certeza que fariamos nos ouvir com uma dessas... :twisted:




Imagem
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceram: 320 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1892 Mensagem por NettoBR » Sáb Mai 12, 2012 9:28 am

henriquejr escreveu:Esse "tambor" deve fazer um barulhão, hein!!!
:lol: :lol: :lol:




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
coringa1
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 245
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 3:11 pm
Localização: Rio Claro - SP
Agradeceram: 9 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1893 Mensagem por coringa1 » Sáb Mai 12, 2012 2:46 pm

thelmo rodrigues escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Este nome pode vir de alguma coisa como essa...
Me parece ser um tipo de tronco, sei lá... :roll: e tem certa semelhança com a bomba em questão.

trocano

Significado de Trocano
sm (tupi torokána) Espécie de tambor guerreiro dos índios, feito de um toro de madeira, inteiriço, escavado a fogo, de uns dois a três metros de comprimento, usado para transmissão de notícias entre as diversas aldeias indígenas de algumas tribos brasileiras.
Quando tinha por volta de 14 anos de idade (já faz tempo :lol: ), visitei o Museu do Ipiranga em São Paulo, e se não estou enganado, existe um exemplar em exposição. Uma anotação ao lado dizia que o som podia ser ouvido a grande distancias.




Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: Modernização dos AMX!!!

#1894 Mensagem por Tupi » Sáb Mai 12, 2012 8:15 pm

Muito legal as contribuições, o DB e pura cultura!!!
PS .: também acho que com as explicações o nome da bomba se encaixou como uma luva.





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1895 Mensagem por alcmartin » Sáb Mai 12, 2012 8:20 pm

Eu ja estava pensando tudo diferente: "trocano" o alvo por po'... :mrgreen:




adriano de paulo geraldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 9:43 am
Localização: sao paulo/brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Modernização dos AMX!!!

#1896 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Ter Mai 15, 2012 9:02 am

Será que depois da modernização o turbina do A-1 vai parar de soltar tanta fumaça...rsrs :mrgreen:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1897 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mai 15, 2012 1:09 pm

Skyway escreveu:
sapao escreveu: Gauderio,
depois que a "casca" esta homologada, ela pode ser o que vc quiser: Fins Gerais, Termobarica, Ar-COmbustivel, PEM...
:wink:
PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).

O Pod/corpo da bomba estar homologado , é uma coisa, a ogiva PEM/Morsa é outra coisa.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1898 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Mai 15, 2012 1:13 pm

WalterGaudério escreveu:
Skyway escreveu: :wink:
PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).

O Pod/corpo da bomba estar homologado , é uma coisa, a ogiva PEM/Morsa é outra coisa.

MORSA???? Que diabos é isso Chefe-de-máquinas???? È algo parecido com o dentuço do Ártico???




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1899 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mai 15, 2012 1:18 pm

thelmo rodrigues escreveu:
WalterGaudério escreveu: PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).

O Pod/corpo da bomba estar homologado , é uma coisa, a ogiva PEM/Morsa é outra coisa.

MORSA???? Que diabos é isso Chefe-de-máquinas???? È algo parecido com o dentuço do Ártico???
É o "apelido" em inglês(a tradução foi minha) que os engenheiros eletricistas dão ao dispositivo gerador de pulso eletromagnético. Aliás algumas universidades aqui no Brasil Possuem. Em Brasília, na UNB, os testes são monitorados pela .... FAB. [005] :wink:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1901 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 5:26 pm

WalterGaudério escreveu:
PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).

O Pod/corpo da bomba estar homologado , é uma coisa, a ogiva PEM/Morsa é outra coisa.
Mas eu não disse que estava homologada para a PEM, sim que poderia ser utilizada neste sentido.

E não acho que seja o A-1 o vetor de lançamento, já que o artefato é do tamnaho do motor do mesmo; pelo menos não na Trocano.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1902 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mai 15, 2012 8:02 pm

sapao escreveu:
WalterGaudério escreveu:
PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).

O Pod/corpo da bomba estar homologado , é uma coisa, a ogiva PEM/Morsa é outra coisa.
Mas eu não disse que estava homologada para a PEM, sim que poderia ser utilizada neste sentido.

E não acho que seja o A-1 o vetor de lançamento, já que o artefato é do tamnaho do motor do mesmo; pelo menos não na Trocano.
Correto. Mas falava da PEM no A-1.

A trocano, deve ser coisa para o 130/390.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1903 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 10:11 pm

Ok.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#1904 Mensagem por Túlio » Ter Mai 15, 2012 10:35 pm

Ainda acho que essa bomba lembra demais a Daisy-Cutter. Se for do gênero, examinemos seu uso:

:arrow: Dado o violentíssimo sopro da carga, foi usada no Vietnam para abrir clareiras na selva para o pouso de helis.

:arrow: Dada a violentíssima explosão, foi usada em espaços mais abertos - Iraque - para causar um morticínio daqueles entre tropas em campo aberto/mal-abrigadas. Um relato diz que foram usadas numa ilha a 18 km do Kwait e deu para ver os clarões e ouvir os estrondos dessa distância. Segundo o mesmo relato, morreram todos os Iraquianos num raio de uns 5 km - mas sem explicar se foi uma só ou várias bombas. Ainda no mesmo relato, o pessoal do Kwait pensou que estavam lançando armas nucleares na ilha...

:arrow: Além do uso antipessoal, teve também uso na abertura de brechas em campos minados. A força da explosão, a forte vibração/reverberação do solo e o sopro "limpavam" grandes trechos em campos minados.

:arrow: Suas características aterradoras também criaram uma inédita capacidade desmoralizante sobre os combatentes inimigos.

:arrow: Por fim, no Afeganistão mostrou sua capacidade contra insurgentes ocultos em cavernas: lançada contra a encosta dos morros, desmoronava tudo de oco por dentro (é uma bomba de impacto direto não-perfurante).

Tem sido substituída pela termobárica MOAB, que ademais é guiada, sendo mais leve e precisa. Mas ainda existe nos arsenais da USAF e é ainda uma das armas aerolançadas mais poderosas que existe. Olhem o efeito do bichim em ação:

http://img641.imageshack.us/img641/1561/blu82daisycutterfirebal.jpg

Descrição da Daisy-Cutter (English, sorry):

http://www.nd.edu/~techrev/Archive/Spring2002/a8.html

Ou estou muito enganado mas pelo peso e dimensões o KC-390 poderia levar pelo menos duas...

Se for uma Daisy-Cutter brazuca, já estou pra lá de satisfeito. Talvez um dia os nossos amigos Colombianos nos deixem testar uma ou duas nas FARC... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Modernização dos AMX!!!

#1905 Mensagem por Sideshow » Ter Mai 15, 2012 11:14 pm

Informações oficiais retirados do pdf que tirei a foto do Trocano
Gerador de Pulso Eletromagnético (THOR)

Este projeto visa à capacitação de recursos humanos na área de interferência eletromagnética. O projeto é dividido em quatro sistemas denominados: Gerador de Pulso; Gerador de Compressão de Fluxo (GCF); Fonte de Microondas de Alta Potência; e Antena Transmissora.
No período de 2005 a 2008 foram desenvolvidos modelos de engenharia do Gerador de Pulso, do Gerador de Compressão de Fluxo (GCF), da Antena Transmissora e modelos matemáticos para realizar simulações da Fonte de Microondas. No período de 2009 a 2012 pretende-se desenvolver modelos de engenharia do gerador de pulso, do gerador de compressão de fluxo (GCF), da fonte de microondas e da antena transmissora.

Bomba de Efeito de Sopro (TROCANO)

Este projeto tem por finalidade projetar, certificar e qualificar na aeronave C-130H um dispositivo de baixo custo para emprego contra
equipamentos sensíveis ao efeito de sopro. O Sistema Trocano, lançado da aeronave C-130H, é composto de Bomba, Sistema de Lançamento e Plataforma tipo V. Uma vez qualificado, o sistema TROCANO poderá ser utilizado para interdição de grandes áreas, contra tropas agressoras, contra equipamentos sensíveis ao sopro e para abertura de clareiras que possibilitem o pouso de aeronaves de asas rotativas em área de mata fechada. O projeto teve início em 2008 e será concluído em 2011.




Responder