O RFI para a substituição dos UH-50 só deve sair por volta de 2015/2016 quando a mB pensa começar a encostar as variantes mais antigas do Esquilo e ter já alguns modernizados, talvez no mesmo padrão dos do EB. A intenção é que eles possam operar mais uns 10 anos, e operarem concomitante aos novos helos, até sua plena substituição, a fim de que não haja um hiato na capacidade operacional da AN em termos de helos leves, coisa que faria muito mal a MB posto estas aeronaves serem seu atual "pônei de batalha".
A ver se a AW, ainda fecha a questão de sua fabrica no Brasil em tempo para participar desta licitação. Os russos como sempre digo, correm por fora, e se souberem fazer o dever de casa, talvez possam levar esta.
Qualquer empresa fabricante de helos hoje se interessaria por esta licitação, haja vista a qte de helos a operar no medio/longo deve chegar a mais de 60 aeronaves, só para a MB, sem considerar as demais forças e o próprio mercado civil nacional, que potencialmente poderá absorver a mesma ou maior quantidade do helo escolhido.
abs