EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2296 Mensagem por Clermont » Sex Abr 27, 2012 12:46 pm

Brasileiro escreveu:Mas ainda não está muito claro para mim qual seria a função de um veículo como o Guará no EB ou em qual tipo de tropa ele aturia. Talvez nos batalhões de fronteira?
Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#2297 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Abr 27, 2012 1:23 pm

Clermont escreveu:Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.
Me parece o mais logico. Eu também tinha pensado nisto.

Bacchi

hotm
Avançado
Avançado
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#2298 Mensagem por hotm » Sex Abr 27, 2012 3:46 pm

Caros colegas, podem indicar um artigo que descreva com promenor as capacidades deste novo blindado?

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#2299 Mensagem por Paisano » Sex Abr 27, 2012 4:23 pm

hotm escreveu:Caros colegas, podem indicar um artigo que descreva com promenor as capacidades deste novo blindado?
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/GUARANIMG.pdf

http://www.army-technology.com/projects/ivecovbtpmr/

:wink:

hotm
Avançado
Avançado
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#2300 Mensagem por hotm » Sex Abr 27, 2012 5:37 pm

Obrigado

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5716 vezes
Agradeceram: 3259 vezes

#2301 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 27, 2012 9:49 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Clermont escreveu:Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.
Me parece o mais logico. Eu também tinha pensado nisto.

Bacchi

O Guará tem além da possibilidade de realizar reconhecimento, também servir nas om's de cav para ligação/obs. avançada, porta radar, AAe leve, anti-carro, EW/C4IR, dentre outras funções hoje exercidas por jipes e/ou caminhões adaptados para tais missões.

Ainda acredito que tanto o VBTP-MR, quanto a familia de blindados da Avibrás, com a modularidade de seus veículos sejam capazes de dotar completamente as necessidades das OM's de cav e Inf Mec do EB, - e mesmo outras armas - e para tal, o próprio exército terá que fazer uma tremenda revolução doutrinária nestas duas armas, em termos doutrinais.

Até porque, para uma tropa que mal acostumada a utilização de veículos motorizados para missões mec e bldas, tais novidades não serão de pronto recebidas e integradas.

Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.

abs

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2302 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Abr 27, 2012 10:08 pm

FCarvalho escreveu:
Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.
abs
Durante as varias reportagens em que participei sobre o programa Guarani, eu passei a ter certeza absoluta de que o futuro dos veiculos blindados no Brasil está não só em boas mãos, como no caminho certo.

Bacchi

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#2303 Mensagem por gribel » Sex Abr 27, 2012 11:15 pm

Bom ouvir isso do Sr, mestre.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5716 vezes
Agradeceram: 3259 vezes

#2304 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 28, 2012 7:20 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:
abs
Durante as varias reportagens em que participei sobre o programa Guarani, eu passei a ter certeza absoluta de que o futuro dos veiculos blindados no Brasil está não só em boas mãos, como no caminho certo.

Bacchi
Quero crer que sim, Bacchi. E que isto se reverta para uma futura família de bldos SL. [009]

abs

Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#2305 Mensagem por Lord Nauta » Dom Abr 29, 2012 4:38 pm

Em relação aos futuros veículos que incluirão a ''família'' do VBTP-MR acredito que depois do desenvolvimento da versão de combate de infantaria, em minha opinião, deveriam ser priorizadas as de socorro/engenharia, ambulância e comando/controle/comunicações.
Quanto a versão de reconhecimento penso que seria desnecessário o seu desenvolvimento. Em função da parceria com a IVECO sou da opinião que deveria ser nacionalizada a produção do Centauro 8x8 armado com canhão de 105 mm. Os recursos do desenvolvimento de um VBTP-MR 8X8 poderiam ser otimizados para outro projeto, uma vez que já existe um projeto pronto com a mesma origem intelectual dos atuais Guaranis que acredito atenderiam as demandas do EB referentes a esta categoria de veículo.

Sds

Lord Nauta

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6304 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#2306 Mensagem por Túlio » Dom Abr 29, 2012 5:17 pm

Ou simplesmente adaptar uma torre de 76 ou 90 mm à versão de 3 eixos, simplificaria e baratearia.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2307 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 29, 2012 7:27 pm

Lord Nauta escreveu:Quanto a versão de reconhecimento penso que seria desnecessário o seu desenvolvimento. Em função da parceria com a IVECO sou da opinião que deveria ser nacionalizada a produção do Centauro 8x8 armado com canhão de 105 mm. Os recursos do desenvolvimento de um VBTP-MR 8X8 poderiam ser otimizados para outro projeto, uma vez que já existe um projeto pronto com a mesma origem intelectual dos atuais Guaranis que acredito atenderiam as demandas do EB referentes a esta categoria de veículo.
Lord Nauta
Diante disto, depois disto, não sei como começar!!!

Vou tentar.

Desde que apareceu o Guarani 6X6 eu tenho lido criticas sobre a necessidade de 8X8 mobiliado com canhão 105 mm da série L7/M68.

Eu sempre achei que a decisão do EB de 6X6 mobiliado com o 90 mm Mk 8 da Cockerill, uma excelente decisão.

Todavia sempre respeitei aqueles que pediam um Guarani 8X8 com o 105 mm, porque se fosse adotado este veiculo a padronização de produto não sofreria muito. Teríamos ainda a mesma suspensão, o mesmo motor (possivelmente), a mesma transmissão e mais outros itens.

A padronização é tão importante que a OTO Melara-IVECO, derivou um VBTP do Centauro: o Freccia.

Ou seja, a OTO Melara-IVECO reconhece a necessidade de comunização, de diminuir ao máximo o numero de itens diferentes !!!

Outra coisa importante é que o projeto do Guarani é mais moderno do que o projeto do Centauro (1º protótipo é de Janeiro 1987).

O projeto do Centauro não leva em consideração um fator que foi considerado no Guarani: a ameaça das minas e EADs.

A introdução do Centauro só serviria para o EB se desviar da padronização que é um ponto importantíssimo no custo total do programa.

Você sabe muito bem como o dinheiro é algo difícil de ser conseguido pelo EB.

Se vocês acham imprescindível um Guarani 8X8 mobiliado com o 105 mm, defendam esta ideia e não introduzam produtos estranhos que só servirão para aumentar preços sem necessidade, e complicar a manutenção, também sem necessidade.

Bacchi

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6304 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#2308 Mensagem por Túlio » Dom Abr 29, 2012 7:38 pm

Ainda acho mais fácil seguir com o 6x6, não é um MBT sobre rodas que se planeja, é?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gribel
Sênior
Sênior

#2309 Mensagem por gribel » Dom Abr 29, 2012 7:38 pm

Dinheiro que poderia ser focado nas artilharias....aí depois, pensar num 105 ou CC.

gribel
Sênior
Sênior

#2310 Mensagem por gribel » Dom Abr 29, 2012 7:44 pm

Sr Bacchi....venho repetidamente falando da altura da torre do Guarani...em desgosto.
Provavelmente, já deves ter disposto vossa opinião no fórum....mas......por gentileza: Não achas que a Torre de 30 tá alta demais? E se concorda....acha possível um "rebaixamento", na "altura do campeonato"?

Obrigado.

Responder