FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#136 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Abr 28, 2012 1:05 pm

Skyway escreveu:Entendo...

Porém, todas essas aeronaves que citei, podem ser armadas e cumprir missões de ataque ao solo, e muitas delas até Ar-Ar. Acho que a tendência é utilizar uma aeronave Lift para ataque quando necessário, e não o caminho inverso, uma aeronave de ataque como treinamento. O ST é uma aeronave de treinamento com grande capacidade de ataque, porém ela faz as duas coisas muito bem, ou seja, tem baixo custo de operação e grande capacidade de combate inerente ao projeto, e ai fica essa linha tênue se ela é mesmo uma aeronave de treinamento usada pra ataque ou uma aeronave de ataque usada pra teinamento.

Acredito que essa tendência de ver uma aeronave de um jeito ou de outro seja fruto de como seu país utiliza tal modelo e qual versão utiliza.

Por exemplo o BAE Hawk, se perguntar na RAF ou na África do Sul, o Hawk é um treinador Lift e ponto final. Mas se perguntar na Malásia ou em Oman, é uma aeronave de combate pura.

O ST no Chile é uma aeronave de treinamento, na Colômbia é uma aeronave de ataque. No Brasil é as duas coisas.

Essa proposta do caminho inverso já existiu com o AMX-T, e não deu certo justamente por que uma aeronave de combate é em sua natureza uma aeronave mais cara de se operar. Se for fazer treinamento com ela, vai ter um treinador desnecessariamente caro.

Mas falando em termos mais atuais mesmo, na minha humilde opinião a tendência é utilizar um treinador turbohélice como lift, que tenha capacidade de ataque se necessário. Vide a Espanha trocando o C101 pelo PC-21, a Suíça trocando o Hawk pelo PC-21...

Um abraço!
Ok. O que eu estou propondo é que a Embraer desenvolva uma aeronave de CAÇA/ATAQUE.
Não um LIFT.
Pronto, agora acho que deu para entender a diferença.

Como você mesmo disse, o LIFT você pode armar e operar como aeronave de ataque e até mesmo caça. Você também disse que uma aeronave de caça/ataque quando utilizada no treinamento, apresenta custos superiores do que uma aeronave LIFT.
Que seja.

O mercado para uma aeronave de caça/ataque BARATA e menos complexa é GRANDE.
Muitos países não poderão comprar o F-35 ou o Rafale.
Poderão comprar um caça da Embraer que é BARATO e fazer par com o A-29.

Por ser um caça mais barato de comprar e de manter(operar), poderá ser usado como LIFT. Evitando gastos com aeronaves dedicadas.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#137 Mensagem por gogogas » Sáb Abr 28, 2012 10:06 pm

Seria bom ver um lift na FAB ...meu candidato seria o T-50 ,um caça leve e lift .....nada de AMX-T ,Pampa ...mas nessa década acho improvavel ,Programa FX-II ,KC-390 entre outros projetos na FAB..
Para mim deveria substituir os surrados T-25 ,progamar a substituição dos T-27 por uma nova aeronave ou continuar a produção do T-27 com novas melhorias ,e um Lift para 2020 ....




Gogogas !
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#138 Mensagem por denilson » Seg Abr 07, 2014 9:29 am

Brasil poderá adquirir aviões Yak-130 UBS

Funcionários da Rosoboronexport, a maior empresa estatal de vendas de armamentos e veículos militares russos para o exterior, encontraram-se recentemente com representantes de mais de 20 países interessados na aquisição de tanques, fuzis e aviões russos, entre eles o Brasil. A informação é do jornal russo Kommersant.
Segundo o jornal, o governo brasileiro deverá firmar em junho ou julho com a Rússia o acordo para a compra dos sistemas de defesa antiaérea Pantsir-S1 e Igla-s. Além dos mísseis, o Brasil também deverá adquirir os aviões Yak-130 UBS, de acordo com o Ministério da Defesa brasileiro. :shock: :shock: :shock:
Com os militares chilenos, os servidores da Rosoboronexport discutiram a venda de caminhões Kamaz e Ural, de aviões Yak-130 e de fuzis Kalashnikov-100. Os chilenos também mostraram interesse em radares Podsolnukh-E e sistemas de defesa antiaérea Igla-S. Os dois países confirmaram, também, a possibilidade de continuar as negociações sobre a venda de helicópteros: em 2010, assinaram contratos para a venda de seis aeronaves Mi-17, mas após o terremoto no Chile, a cooperação foi congelada.
Já os peruanos querem ampliar a cooperação militar com a Rússia e, de imediato, pretendem adquirir tanques T-90S e, em seguida, um lote de 100 veículos blindados BTR-80.
Imagem

Do Diário da Rússia




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#139 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2014 11:24 am

É esperar para ver. Notícia que levanta suspeitas, já que a FAB não emitiu nenhum RFI sobre o assunto, ou mesmo deu indicações disso em alguma fala oficial.
Pode ser simplesmente marketing, ou alguma coisa que esteja acontecendo num nível acima do processo decisório militar. Ou seja, tem algum político(s) decidindo decidir isso passando por cima e ignorando da FAB. :roll:
Nestes dias de comissões e verdades parciais e passionais, não me surpreenderia.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#140 Mensagem por denilson » Seg Abr 07, 2014 1:26 pm

Acho estranho o fato de ser bi-turbina, pois o caça de primeira linha é mono.... Treinar em bi-turbina para que?




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#141 Mensagem por joao fernando » Seg Abr 07, 2014 1:41 pm

denilson escreveu:Acho estranho o fato de ser bi-turbina, pois o caça de primeira linha é mono.... Treinar em bi-turbina para que?
E desde qdo primeira linha é bi turbina???

Se for verdade, vai entubar um caça russo (tá certo, é um lift) na FAB




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#142 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 07, 2014 2:25 pm

Melhor o Yak-130, que é derivado do M-346, do que... Nada!

Não temos nada do tipo e ainda tem gente reclamando... Não consigo entender...




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#143 Mensagem por denilson » Seg Abr 07, 2014 5:01 pm

gabriel219 escreveu:Melhor o Yak-130, que é derivado do M-346, do que... Nada!

Não temos nada do tipo e ainda tem gente reclamando... Não consigo entender...
Te explico, não são só reclamações, são dúvidas inclusive quanto à veracidade da notícia. Outra coisa, o Yak-130 não é o único.... Existem vários lifts no mercado e vários são monoturbina da mesma forma que o Gripem NG, afinal o lift é para treinar para a primeira linha, na minha cabeça, se a primeira linha foce o F-18 ou o Rafale, nada mais natural que o lift ser biturbina, mas nada que impeça o treinamento...




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#144 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 07, 2014 5:14 pm

Sim, Denilson, entendo, mas não temos nada e quando vão comprar (?) algo ainda reclamamos? Que venham os Yak-130, irá cobrir uma lacuna na FAB. A mesma coisa sobre a possível compra de alguns CH-47D usados.

Agora não entendi porque precisa ser Monoturbina, poderia me explicar melhor. Sou bem leigão nisso.

Abs.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#145 Mensagem por denilson » Seg Abr 07, 2014 5:29 pm

Se precisa ser monoturbina eu também não sei ao certo... Acontece que o lift é a aeronave que vai treinar os pilotos para a primeira linha, no caso nossa primeira linha vai ser mono, então entendo eu que o lift tem (pode) que ser monoturbina, na verdade pelo que tenho acompanhado, é mais complicado voar biturbina, tanto que o piloto tem que passar por um treinamento para multimotor (por favor me corrijam se eu estiver errado), então seria gastar tempo e dinheiro com um treinamento que não será utilizado, além de o piloto poder chegar na primeira linha com os "cacoetes" de uma aeronave biturbina, sei que a discussão é longa a respeito disso. Tem inclusive a linha de pensamento que diz que o piloto pode passar direto do ST para a primeira linha e tal (acho que é o que hoje ocorre na FAB) mas aparentemente isso não esta dando muito certo pois os pilotos não aprendem a voar na mesma velocidade e "arena" de voo da primeira linha, e ai volta o papo, se é p ser treino para voar na primeira linha.... tem que ter o mesmo numero de motores.... bla bla bla...
Abraço




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#146 Mensagem por BrasilPotência » Seg Abr 07, 2014 5:33 pm

Particularmente duvido muito.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#147 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 07, 2014 6:16 pm

Obrigado Denilson.

Caso esteja correto, então uns bons candidatos são o Tejas-T, T-50 e mais algum?

Abs.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#148 Mensagem por Luís Henrique » Seg Abr 07, 2014 7:21 pm

Eu creio que a opção por mono ou bi-turbina não muda em nada o treinamento.

Os concorrentes que oferecem produtos bi-turbina defendem que a aeronave é mais segura, pois caso um motor falhe, possui outro para um pouso de emergência.
Os concorrentes que oferecem produtos mono-turbina defendem que na atualidade as turbinas são tão confiáveis que não existe esta necesidade. E com um único motor o custo de operação acaba sendo menor.

Da mesma forma que fazem os concorrentes para os caças de primeira linha.
Oras, como adquirimos um caça de primeira linha (Gripen) monoturbina não deve existir problemas em adquirir um LIFT monoturbina. Mas isto também não implica que os biturbinas sejam descartados.
Não tem nada a ver.

Aquele que oferecer o melhor pacote deve vencer. Sendo mono ou biturbina. Isto é o de menos.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#149 Mensagem por denilson » Seg Abr 07, 2014 8:23 pm

Luís Henrique escreveu:Eu creio que a opção por mono ou bi-turbina não muda em nada o treinamento.

Os concorrentes que oferecem produtos bi-turbina defendem que a aeronave é mais segura, pois caso um motor falhe, possui outro para um pouso de emergência.
Os concorrentes que oferecem produtos mono-turbina defendem que na atualidade as turbinas são tão confiáveis que não existe esta necesidade. E com um único motor o custo de operação acaba sendo menor.

Da mesma forma que fazem os concorrentes para os caças de primeira linha.
Oras, como adquirimos um caça de primeira linha (Gripen) monoturbina não deve existir problemas em adquirir um LIFT monoturbina. Mas isto também não implica que os biturbinas sejam descartados.
Não tem nada a ver.

Aquele que oferecer o melhor pacote deve vencer. Sendo mono ou biturbina. Isto é o de menos.
Buenas, só para eu saber com quem estou falando e poder filtrar as informações, tu é piloto, instrutor de Vôo? É proficiente na Área?
Grato




Editado pela última vez por denilson em Seg Abr 07, 2014 10:00 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#150 Mensagem por Brasileiro » Seg Abr 07, 2014 9:43 pm

Os russos fazem alguma oferta à FAB, sabe-se lá se ela não chega a enviar direto para um arquivo cheio de poeira, e os russos já saem cantando aos quatro ventos que já estão NEGOCIANDO com a FAB a venda de um equipamento x.v :lol:

Não que eu duvide da compra e tal. Até torço rsrs


abraços]




----------------
amor fati
Responder