Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Uma dúvida. Pelo que sei a linha de produção do UH-60L foi fechada, sendo os adquiridos pela FAB os últimos exemplares novos desta versão que saiu da fábrica. Caso realmente venha a ser adquirido mais unidades, as mesmas terão que ser da versão UH-60I, com aviônica totalmente digital além de outros melhoramentos, estou correto?
Sapao escreveu: Correto, a menos que se instale outra (como a da Elbit) e se faça o mesmo com todos os modelos.
Alias, a propria fabricante do H-60 ja tem kits de conversão de analogico para digital.
Se isso for verdade vai ficar complicado pra FAB manter duas linhas logística para um mesmo tipo de helicóptero, apenas de versões diferentes!
Até hoje não consegui entender o que fez o EB adquirir os UH-3 Cougar com aviônica analógica, quando o padrão para este modelo já era aviônica digital, e a FAB adquirir o UH-60L sabendo que este estava para sair de produção, já existindo a opção pela versão mais moderna, o UH-60I! Tem coisas que realmente não consigo entender!
Sapao escreveu: Não sei dizer pelo EB, mas pela FAB você mesmo já respondeu: teriamos hoje 2 linhas de suprimento diferentes. Isso se tivessemos comprado o I ou M, que são outras aeronaves.
Ter um modelo L com avionica digital não implica em tanto problema assim, haja vista o C-98 que a propia FAB opera.
Sapao escreveu: Correto, a menos que se instale outra (como a da Elbit) e se faça o mesmo com todos os modelos.
Alias, a propria fabricante do H-60 ja tem kits de conversão de analogico para digital.
Se isso for verdade vai ficar complicado pra FAB manter duas linhas logística para um mesmo tipo de helicóptero, apenas de versões diferentes!
Até hoje não consegui entender o que fez o EB adquirir os UH-3 Cougar com aviônica analógica, quando o padrão para este modelo já era aviônica digital, e a FAB adquirir o UH-60L sabendo que este estava para sair de produção, já existindo a opção pela versão mais moderna, o UH-60I! Tem coisas que realmente não consigo entender!
Sapao escreveu: Não sei dizer pelo EB, mas pela FAB você mesmo já respondeu: teriamos hoje 2 linhas de suprimento diferentes. Isso se tivessemos comprado o I ou M, que são outras aeronaves.
Ter um modelo L com avionica digital não implica em tanto problema assim, haja vista o C-98 que a propia FAB opera.
Editado pela última vez por sapao em Ter Abr 17, 2012 11:03 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Mas sapão, a partir de agora a FAB será obrigada a adquirir UL-60I ou M se quiser aumentar a frota desses helis, substituindo toda frota de UH-1H. Só restará duas alternativas: 1) Comprar as versões mais modernas, de fábrica, e que são bem diferentes das atuais; 2) Adquirir UH-60L usados.
.
- marcelo bahia
- Sênior
- Agradeceu: 16 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
Henrique,
Não quero me meter, mas -já dando pitaco- Sapão disse que as diferenças não são tão grandes assim, portanto, não vai gerar nenhum pesadelo logístico para a FAB.
Abraço.
Não quero me meter, mas -já dando pitaco- Sapão disse que as diferenças não são tão grandes assim, portanto, não vai gerar nenhum pesadelo logístico para a FAB.
Abraço.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Sem problemas, marcelo, mas como não são grandes as diferenças? Segundo o próprio sapão as novas versões são praticamente outro heli!marcelo bahia escreveu:Henrique,
Abraço.
Não sei dizer pelo EB, mas pela FAB você mesmo já respondeu: teriamos hoje 2 linhas de suprimento diferentes. [destacar]Isso se tivessemos comprado o I ou M, que são outras aeronaves.[/destacar]
.
-
- Sênior
Você está correto.henriquejr escreveu:Mas sapão, a partir de agora a FAB será obrigada a adquirir UL-60I ou M se quiser aumentar a frota desses helis, substituindo toda frota de UH-1H. Só restará duas alternativas: 1) Comprar as versões mais modernas, de fábrica, e que são bem diferentes das atuais; 2) Adquirir UH-60L usados.
Mas veja bem, o I não muda muito em relação ao L.
Ja o M é outra aeronave, sendo testada inclusive uma nova sersão com fly-by-wire.
E isso é normal, porque se formos comprar mais helis TEREMOS que abrir uma nova cadeia logistica de qualquer maneira. Isso pode ocorrer com qualquer equipamento.
Lembre que quando a FAB iniciou a compra não havia nem o L e nem o M.
O que se pode tentar fazer é reduzir ao maximo a diferença logistica para tentar baratear um utilização conjunta; coisa que o fabricante CERTAMENTE já pensou pois o numero de operadores do Black e imenso e o vendedor tem todo o interesse em aumentar isso.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Eita bicho robusto!!!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Sapão
Qual helicóptero você está pilotando atualmente?
Se você já disse isto por aqui, me desculpe por perguntar novamente.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- marcelo bahia
- Sênior
Sapão,sapao escreveu:O que eu sei e que existe uma autorização de compra, mas não sei de quantas unidades, alem das 16 que compramos.
Hoje temos do FAB 8901 ao 8916, sendo que este ultimo esta a caminho.
Admitindo que vamos executar toda a atual autorização de compra por FMS de 21 unidades. Estas 5 unidades restantes iriam supostamente para onde?? Para o 2°/10°, para o 3°/8°??
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Estes últimos receberão o EC-725(full para o "Pelicano)marcelo bahia escreveu:Sapão,sapao escreveu:O que eu sei e que existe uma autorização de compra, mas não sei de quantas unidades, alem das 16 que compramos.
Hoje temos do FAB 8901 ao 8916, sendo que este ultimo esta a caminho.
Admitindo que vamos executar toda a atual autorização de compra por FMS de 21 unidades. Estas 5 unidades restantes iriam supostamente para onde?? Para o 2°/10°, para o 3°/8°??
Sds.
de volta a Campo Grande - MS.
- marcelo bahia
- Sênior
Obrigado, Gerson!
Então para onde iriam esses 5 BH adicionais??
Sds.
Sds.
- Gerson Victorio
- Sênior
marcelo,marcelo bahia escreveu:Obrigado, Gerson!
Sds.
se for feita a opção, acredito que seriam redistribuidos aos esquadrões já operativos da aeronave.
Gerson
-
- Sênior
E eu concordo, seria mais logico.
Lembrar que a opção pode ser utilizada para outra força, já que as 3 operam o H-60.
Lembrar que a opção pode ser utilizada para outra força, já que as 3 operam o H-60.
Editado pela última vez por sapao em Qua Abr 18, 2012 11:36 pm, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
Faterra,faterra escreveu:Sapão
por razões pessoais eu nunca falei aqui que heli voava. Alias nem se sou piloto ou muito menos da FAB!
Alguem um dia supôs isso e foi aceito como verdade; e eu particularmente não tenho intenção de entrar nessa seara por 2 razões:
1- Ao me identificar profissionalmente, imediatamente vou estar associado a um "grupo" (na mente daqueles que julgam pela aparencia e não pelo argumento) e acho isso ruim pois transforma o debate em algo raso e vazio;
2- Ao me identificar pessoalmente, vou estar associado a uma geração (na mente das mesmas pessoas) e isso tambem acho ruim pelo mesmo motivo.
Espero que você entenda minha posição.
Talvez no dia em que eu não escute mais "vocês da FAB" ou "na sua idade" de pessoas que NÃO tem como dizer se sou da FAB e muito menos a minha idade, ou seja, agem por pura dedução e MESMO ASSIM demonstram seu preconceito, talvez ai eu me sinta a vontade para debater pois sei que não vou ser julgado pelas aparencias e sim pelos meus argumentos.
Foi mal pelo off,
so digo que tenho algum conhecimento em aviação, por isso se você queria perguntar algo sobre helis pode mandar aqui ou por MP que se eu não souber certamente conheço alguem que saiba alguma coisa...
abraço
Editado pela última vez por sapao em Qua Abr 18, 2012 7:40 pm, em um total de 1 vez.
- Gerson Victorio
- Sênior
sapao escreveu:Faterra,faterra escreveu:Sapão
por razões pessoais eu nunca falei aqui que heli voava. Alias nem se sou piloto ou muito menos da FAB!
Alguem um dia supôs isso e foi aceito como verdade; e eu particularmente não tenho intenção de entrar nessa seara por 2 razões:
1- Ao me identificar profissionalmente, imediatamente vou estar associado a um "grupo" (na mente daqueles que julgam pela aparencia e não pelo argumento) e acho isso ruim pois transforma o debate em algo raso e vazio;
2- Ao me identificar pessoalmente, vou estar associado a uma geração (na mente das mesmas pessoas) e isso tambem acho ruim pelo mesmo motivo.
Espero que você entenda minha posição.
Talvez no dia em que eu não escute mais "vocês da FAB" ou "na sua idade" de pessoas que NÃO tem como dizer se sou da FAB e muito menos a minha idade, ou seja, agem por pura dedução e MESMO ASSIM demonstram seu preconceito; talvez ai eu me sinta a vontade para debater pois sei que não vou ser julgado pelas aparencias e sim pelos meus argumentos.
Foi mal pelo off,
so digo que tenho algum conhecimento em aviação, por isso se você queria perguntar algo sobre helis pode mandar aqui ou por MP que se eu não souber certamente conheço alguem que saiba alguma coisa...
abraço
sabonetada básica...