EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Na época das ECU multicombustível, bem que poderia ter sido pensado um motor que suportasse os dois
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Sistema digital de injeção, regula o motor pra queimar qualquer coisa.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- joao fernando
- Sênior
Agora...pousa um KC 390, na frente, Depois descem dezenas de C-390 carregados de Urutus III. Uma logistica só, para facilitar a movimentação. Já as outras FA´s, ficariam paradas esperando diesel
- Paulo Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
Bobagem do mais alto nível.
Uma reedição do FeBeAPá!
É interessante como o maior jornal de um dos mais importantes Estado da Federação se disponha a desinformação. É certo que os mineiros são extremamente bairristas (falo isso com a autoridade de quem morou mais de metade da vida lá), mas daí da fazer devaneios e apresenta-los como notícia é demais.
Uma reedição do FeBeAPá!
É interessante como o maior jornal de um dos mais importantes Estado da Federação se disponha a desinformação. É certo que os mineiros são extremamente bairristas (falo isso com a autoridade de quem morou mais de metade da vida lá), mas daí da fazer devaneios e apresenta-los como notícia é demais.
Isso beira a insanidade, nota-se que foi escrito por alguém sem conhecimentos mínimos de engenharia, e eu diria que tambem lhe falta boa parte de massa encefálica. Um total absurdo.A mecânica é um turbodiesel Iveco Cursor 9 9.0 de 390cv de potência e 153kgfm de torque já a 1.400rpm movido a combustível de aviação F34 ou F55, querosene mesmo. Nada de diesel na dieta do rancho militar: o negócio é usar o mesmo combustível na maioria dos veículos para simplificar a logística.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
- joao fernando
- Sênior
Paulo, esse motor até pode não queimar querosene, mas a injeção com sonda lambda, pode acertar o volume injetado e a pressão do turbo, o que possibilitaria queimar qualquer coisa
Assim poder pode, mas esse ai foi cogitado a opção. E não foi usada. Ou está em estudos
Assim poder pode, mas esse ai foi cogitado a opção. E não foi usada. Ou está em estudos
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Amigosjoao fernando escreveu:Paulo, esse motor até pode não queimar querosene, mas a injeção com sonda lambda, pode acertar o volume injetado e a pressão do turbo, o que possibilitaria queimar qualquer coisa
Diante de um texto que escreve
"O Exercito está prosa com o novo veiculo de transporte de tropas...."
"Trata-se de um parrudo blindado...."
"Nada de diesel na dieta do rancho militar..."
Voces ainda vão perder tempo verificando se o texto tem credibilidade????????????????
Hélio
- Paulo Bastos
- Sênior
- Contato:
Caro João Fernando, vamos por partes.
Primeiro o citado "jornalista" escreveu:
"A mecânica é um turbodiesel Iveco Cursor 9 9.0 de 390cv de potência e 153kgfm de torque já a 1.400rpm movido a combustível de aviação F34 ou F55, querosene mesmo. Nada de diesel na dieta do rancho militar: o negócio é usar o mesmo combustível na maioria dos veículos para simplificar a logística"
De cara, mesmo quem não entende nada de motor pode ver que tem algo errado.
Um motor 'turbodiesel' (sic) que utiliza 'combustível de aviação F34 ou F55, querosene mesmo' tem um problema, no mínimo, de semântica. Outra coisa é dizer que esse querosene aeroespacial é o 'combustível na maioria dos veículos para simplificar a logística', em uma frota predominantemente a diesel.
Segundo, esse é um motor diesel, projetado e produzido para utilizar esse combustível, agora existem alguns motores militares (que não sei se esse se enquadra nisso) que possuem a capacidade de utilizar, em situações excepcionais, outro combustível, mas isso interfere não só na sua performance como na vida útil do mesmo.
Não me lembro (estou no meu escritório e não tenho acesso ao meu banco de dados) se dentro dos requisitos do EB, onde a questão custo foi fundamental, exige um motor assim.
De qualquer forma, essa reportagem é digna do Premio Fezes 2012!
Abraços,
Paulo
Primeiro o citado "jornalista" escreveu:
"A mecânica é um turbodiesel Iveco Cursor 9 9.0 de 390cv de potência e 153kgfm de torque já a 1.400rpm movido a combustível de aviação F34 ou F55, querosene mesmo. Nada de diesel na dieta do rancho militar: o negócio é usar o mesmo combustível na maioria dos veículos para simplificar a logística"
De cara, mesmo quem não entende nada de motor pode ver que tem algo errado.
Um motor 'turbodiesel' (sic) que utiliza 'combustível de aviação F34 ou F55, querosene mesmo' tem um problema, no mínimo, de semântica. Outra coisa é dizer que esse querosene aeroespacial é o 'combustível na maioria dos veículos para simplificar a logística', em uma frota predominantemente a diesel.
Segundo, esse é um motor diesel, projetado e produzido para utilizar esse combustível, agora existem alguns motores militares (que não sei se esse se enquadra nisso) que possuem a capacidade de utilizar, em situações excepcionais, outro combustível, mas isso interfere não só na sua performance como na vida útil do mesmo.
Não me lembro (estou no meu escritório e não tenho acesso ao meu banco de dados) se dentro dos requisitos do EB, onde a questão custo foi fundamental, exige um motor assim.
De qualquer forma, essa reportagem é digna do Premio Fezes 2012!
Abraços,
Paulo
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
- joao fernando
- Sênior
Não vou entrar em discusão cm vcs que manjam disso, já que não sei nada
Mas...Paulo (não é o caso em questão), tecnicamente, os motores antigos queimavam em emergencia oleo e combustiveis, com ocorrencia de pré ignição (batidas de pino) e superaquecimento, exigindo controle de temperatura e não exigindo potencia do motor, para evitar furar pistão
No entanto, num motor turbodiesel, abaixando ou aumentando a pressão do turbo aliado a injeção do volume correto, se pode sim queimar diversos combustiveis. E sendo um recurso eletronico e até simples hoje em dia, não seria impossivel de se ver no uso militar (até queimando álcool combustível, exigiria redução da pressão do turbo e aumento do volume injetado)
Mesmo caso do Ipanemão a alcool
Mas...Paulo (não é o caso em questão), tecnicamente, os motores antigos queimavam em emergencia oleo e combustiveis, com ocorrencia de pré ignição (batidas de pino) e superaquecimento, exigindo controle de temperatura e não exigindo potencia do motor, para evitar furar pistão
No entanto, num motor turbodiesel, abaixando ou aumentando a pressão do turbo aliado a injeção do volume correto, se pode sim queimar diversos combustiveis. E sendo um recurso eletronico e até simples hoje em dia, não seria impossivel de se ver no uso militar (até queimando álcool combustível, exigiria redução da pressão do turbo e aumento do volume injetado)
Mesmo caso do Ipanemão a alcool
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Participo à todos os colegas meu orgulho e satisfação pelo inicio da produção do Guarani. Estou feliz como filho de um Oficial do EB, como cidadão brasileiro, e como engenheiro.
BZ Mineiros!
BZ Mineiros!
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Então a produção foi oficialmente iniciada? Esses são protótipos? ou Pré-série?WalterGaudério escreveu:Participo à todos os colegas meu orgulho e satisfação pelo inicio da produção do Guarani. Estou feliz como filho de um Oficial do EB, como cidadão brasileiro, e como engenheiro.
BZ Mineiros!
Bz EB!!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Paulo Bastos
- Sênior
- Contato:
Oficialmente não, mas esta proxima de começar a produção dos pré-series.Carlos Lima escreveu:Então a produção foi oficialmente iniciada? Esses são protótipos? ou Pré-série?
Então para os mais exaltados que acreditam em tudo o que é escrito, guardem os confetes!!!!
Abraços,
Paulo
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Paulo Bastos escreveu:Oficialmente não, mas esta proxima de começar a produção dos pré-series.Carlos Lima escreveu:Então a produção foi oficialmente iniciada? Esses são protótipos? ou Pré-série?
Então para os mais exaltados que acreditam em tudo o que é escrito, guardem os confetes!!!!
Abraços,
Paulo
Valeu pelo esclarecimento!!!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- tykuna
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Paulo,Paulo Bastos escreveu:Oficialmente não, mas esta proxima de começar a produção dos pré-series.Carlos Lima escreveu:Então a produção foi oficialmente iniciada? Esses são protótipos? ou Pré-série?
Abraços,
Paulo
Alguma informação sobre o andamento das primeiras avaliações?
[]´s
- Paulo Bastos
- Sênior
- Contato:
Ainda não, mas vamos retomar os contatos com o pessoal do programa para tentar nos atualisar sobre o programa.tykuna escreveu:Paulo,
Alguma informação sobre o andamento das primeiras avaliações?
[]´s
Abraços,
Paulo
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Matéria: cafezinho requentado com biscoitinhos devaneios.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.