Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Andre Correa
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Re: Super Hornet News

#4981 Mensagem por Andre Correa » Dom Abr 15, 2012 11:28 am

EDSON escreveu:Quase sempre sem armas.
O interesse de cada país varia. O do Brasil, por exemplo, é de utilizar suas próprias armas (mísseis), o que é o caminho natural para um país com o poder económico como o Brasileiro...

Do mais, é excusado as tradicionais brincadeiras provocativas aos demais...


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knigh7
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Re: Super Hornet News

#4982 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 15, 2012 11:32 am

alcmartin escreveu:
Boss escreveu: O melhor pós-venda inclui aquelas características típicas da coleira ? 8-]
Mas e' coleira "muderna", "uareless" e com "brutuff"... :mrgreen:
Se for para gastar bem mais, tanto e, aquisiçào quanto operação, compra-se um 5a geração então.
O que não dá é comprar uma aeronave de 4,5a geração com um custo de 5a.

Se num dos telegramas da embaixada do Estados Unidos, em 2008, no qual reportava a Washington que a FAB estava reclamando do preço do F-35 (e olha que é via FMS), que dirá do Rafale então...uma aeronave de geração anterior e cara.




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Carlos Lima
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Re: Super Hornet News

#4983 Mensagem por Carlos Lima » Dom Abr 15, 2012 4:03 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Na minha opinião a logística tem como ser ótima para qualquer uma dessas aeronaves mediante os contratos de compra serem bem redigidos e saibamos exatamente o que queremos fazer no Brasil e avaliemos bem o que pode não ser feito no Brasil.

O FMS fornece uma opção muito boa, mas de maneira nenhuma é a única, já que mesmo os nossos F-5M possuem diversos contatos logísticos que nada tem a ver com o FMS.

Uma coisa que mudou muito desde o tempo do primeiro F-5E nos anos 70 é que hoje em dia essas grandes empresas consideram o serviço pós-venda uma fonta tão ou mais importante do que o valor inicial das compras, pois os serviços contratados no pós-venda mantém as fábricas funcionando a longo prazo.

Antigamente a coisa não era necessariamente assim, pois esses fabricantes tinham muitas encomendas e pouco tempo para ser preocupar com o pós-venda porque a cada 5 / 10 anos apareciam com uma aeronave nova em folha e essa é uma gigante diferença para os tempos de hoje.

Para os americanos o FMS sempre foi conveniente porque centralizava a oferta/demanda de equipamentos militares de todos os tipos tendo como intermediárias as FAs americanas, além de ser uma maneira ótima de se livrar de material 'antigo' e fazer um 'soft control' sobre o que os países signatários possuiam (daí as inspeções e outros artifícios).

Outro ponto diferente hoje é que ao você comprar um caça desses de 4 Geração +, você está comprando uma aeronave que já sai de fábrica com a necessidade de upgrades constantes e evolução constante, e isso mantém os fabricantes muito mais atrelados a essas aeronaves a médio e longo prazo do que antigamente.

Eu acho que temos que ver que o mundo mudou desde o tempo em que assinamos o contrato do F-5 via FMS e que hoje em dia a compra de uma aeronave de 4 geração é bem diferente e a logística será bem diferente de 40 anos atrás.

É só saber o que quer... e exigir.

[]s
CB_Lima
Acho que vc se esqueceu que o suporte logístico via FMS contempla aeronaves novas na FAB. Não precisa tentar recorrer a aeronaves que estão na Força há 40 anos para demonstrar que o que ocorria não é o que ocorre agora.:wink:

A questão de disponibilidade, manutenção, a frescura de certas aeronanves é importante, e muito, principalmente para Forças Aéreas que tem um orçamento reduzido. Tirando a panfletagem politico-partidária :wink: do wonderfull world do partido que está no poder, qualquer semelhança com a FAB não é mera coincidência. :wink:
Bom, se é isso então não se pode elogiar tanto o FMS e utilizar o F-5 como exemplo...

De resto é aquela boa e 'velha idéia' (de mais de 40 anos atrás) de dizer que tal aeronave é 'fresca' ou dizer que a culpa de uma eventual compra dessas aeronaves é do partido político no poder o que é lamentável pois tem o potencial de jogar o nível de qualquer discussão lá no ralo.

Além disso é só ler um pouquinho e é fácil ver que existiram razões para determinadas aeronaves serem tidas como mais 'frescas' ao invés de programas criados para suprir os países pobres do 3 mundo. :wink:

E para todos os efeitos, avião de primeira linha sempre vai ser mais fresco e acho que a própria FAB desde o AM-X já sabe disso em primeira mão, e ele pagou o preço porque não era um "P-47", daí infelizmente só agora ele está recebendo o tão merecido carinho.

E podem crer que aeronaves de 4 geração são ultra 'frescas' não importa a origem. :wink:

Como referência, leitura recomendada para quem tem um pouco de interesse no assunto é "The Modern Super Hornet Guide" - Jake Melampy - que é um livro ultra completo e mostra que sem o devido cuidado (como qualquer aeronave de 4 geração) ele tem os mesmos riscos de problemas de qualquer outra aeronave de 4 geração (o que é meio que óbvio :) ).

Acabei de ler e é um livrinho muito bom e me fez gostar mais ainda do S Hornet, mas não me iludo.

[]s
CB_Lima




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Re: Super Hornet News

#4984 Mensagem por bcorreia » Dom Abr 15, 2012 6:03 pm

knigh7 escreveu:
alcmartin escreveu: Mas e' coleira "muderna", "uareless" e com "brutuff"... :mrgreen:
Se for para gastar bem mais, tanto e, aquisiçào quanto operação, compra-se um 5a geração então.
O que não dá é comprar uma aeronave de 4,5a geração com um custo de 5a.

Se num dos telegramas da embaixada do Estados Unidos, em 2008, no qual reportava a Washington que a FAB estava reclamando do preço do F-35 (e olha que é via FMS), que dirá do Rafale então...uma aeronave de geração anterior e cara.
Então você diz que a FAB deveria adquirir os Pak-FA? Por que se for a questão preço, o F35 já está quase nos US$200 milhões e subindo (o F35B já passou disso), isso sem falar no custo operacional, que também tem tudo pra ser bem maior, nenhum dos 4,5g do FX2 tem custos de aquisição e operação tão altos quanto os do F35.




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Re: Super Hornet News

#4985 Mensagem por henriquejr » Dom Abr 15, 2012 8:56 pm

Gosto muito dos equipamentos militares americanos, em termos de logistica e confiabilidade são, sem dúvidas, os melhores, o problema é isso:

Imagem

Imagem




.
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Re: Super Hornet News

#4986 Mensagem por GDA_Fear » Dom Abr 15, 2012 9:08 pm

Andre Correa escreveu:
GDA_Fear escreveu: André, na minha humilde opinião as coisas se completam, uma boa tática, com uma boa logística é combinação perfeita, até porque a Tática visa chegar no objetivo com menor tempo possível, sem imprevistos e a logística está ai para apoiar a Tática.

:)
Exacto!
O que o ditado expressa é que Amadores dão toda atenção à tática e deixam de lado a Logística, e sem uma boa logística, bem definida, nenhuma operação é capaz de almejar a vitória...

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Verdade agora, entendi o que vc quis dizer :mrgreen:

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Re: Super Hornet News

#4987 Mensagem por sapao » Dom Abr 15, 2012 9:28 pm

GDA_Fear escreveu:
sapao escreveu: Moderna não, TODAS as guerras.
O simbolo da Intendencia na FAB e a folha de Acanto, que já era citada na Iliada como simbolo dos responsaveis pela gestão financeira e logistica das tropas do rei Agamenon.
E praticamente todos os grandes generais e pensadores militares (Sun Tzu, Napoleão, Rommel, etc...) tem citações sobre a importancia da logistica para o esforço da guerra.

Sapão véio, sempre foi assim concordo, mas em uma aula de logística vimos que para cada soldado hj se tem muito, mas muito mais soldados dando suporte para este que está em combate do que antigamente, quando logística era algo meio que renegado, totalmente diferente de hoje.
Olha, ate onde sei a logistica sempre foi uma parte importante; a diferença e que não dava para o soldado ficar a milhares de quilometros dando suporte, tinha que estar la mesmo.

Então para cada guerreiro de Esparta havia cinco ou seis servos que o ajudavam a se vestir, cuidavam dos ferimentos, das armaduras, etc...
A diferença e que quando o "pau cantava", eles iam para o combate junto, ja que não fazia muito sentido ele ficar la na barraca dormindo. Então apesar de fazer parte do exercito, esse servo era mais um intendente do que um infante.

Sun Tzu fala de confrontos com milhares de soldados de cada lado, e da importancia de se planejar as caravanas de mantimentos tanto para manter a moral como a capacidade de combate.

Roma tinha especial cuidado com suas estradas pois sabia que o deslocamento era crucial.

Ricardo manteve seus exercitos perto da costa onde sabia que podia contar com suprimento por mar e que assim não teria suas linhas logistica em ameaçadas.

Concordo com o que você disse, so quis acrescentar que até onde sei não houve um exercito vitorioso ( e consequentemente um Imperio por tras disso) na historia que não tivesse dado atenção a Logistica.

abraço




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Super Hornet News

#4988 Mensagem por Andre Correa » Dom Abr 15, 2012 10:20 pm

[quote="henriquejr"]Gosto muito dos equipamentos militares americanos, em termos de logistica e confiabilidade são, sem dúvidas, os melhores, o problema é isso:


[img]http://i267.photobucket.com/albums/ii30 ... oEng16.jpg[/img]

[img]http://i267.photobucket.com/albums/ii30 ... oEng17.jpg[/img][/quote]



Entretanto, apesar de tudo, o principal vem maioritariamente de lá... se os riscos fossem superiores aos ganhos, já lá não buscávamos nada. Só não corre tais riscos quem faz em casa, e para isso é necessário um comprometimento e seriedade que o GF nunca teve. E tenho certeza que não somos os únicos a ter problemas, além de que vivemos a darr opiniões contrárias, muitas vezes sem total conhecimento de causa, ou de vontade de procurar saber mais, e tais actos devem contribuir para gerar desconfiança.


Cumprimentos




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Re: Super Hornet News

#4989 Mensagem por Justin Case » Dom Abr 15, 2012 10:23 pm

Amigos, boa noite.

Acho que os equipamentos inerciais do KC-390 não serão americanos. :roll:
Boa semana,

Justin




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Re: Super Hornet News

#4990 Mensagem por Luís Henrique » Seg Abr 16, 2012 12:02 am

knigh7 escreveu:
EDSON escreveu:Quase sempre sem armas.
Há a proposta deles bem detalhada, incluindo o armamento, no site do DSCA. :wink:

E bem realista, e não propostas mirabolantes inexequíveis, como ToT irrestrita, de um certo concorrente. :wink:
knigh7 escreveu: Se for para gastar bem mais, tanto e, aquisiçào quanto operação, compra-se um 5a geração então.
O que não dá é comprar uma aeronave de 4,5a geração com um custo de 5a.

Se num dos telegramas da embaixada do Estados Unidos, em 2008, no qual reportava a Washington que a FAB estava reclamando do preço do F-35 (e olha que é via FMS), que dirá do Rafale então...uma aeronave de geração anterior e cara.
Esquece Knigh7,

A primeira nuance é a política/estratégica.
Não vamos firmar parceria com um país que não nos respeita.
As aeronaves americanas podem possuir o melhor custo/benefício por serem produzidas em grande quantidade. Mas politicamente/estrategicamente são uma PÉSSIMA opção.

Para não radicalizar de vez, ficaremos com os franceses. Senão o próximo caminho seria aeronaves russas.

Eu também gosto e respeito muito os americanos, mas acho que deve existir um LIMITE.
Desculpem a gíria, mas somos muito paga-pau dos americanos.

Um grande amigo meu fez uma viagem recente para Portugal e disse que lá o canal History Channel se chama Canal História.
Aqui no Brasil, se você fala isso, você é analfabeto, burro, ignorante porque não sabe falar inglês.
Lá nos Estados Unidos deram o nome de Maçã para uma das maiores empresas de tecnologia. Aqui seria motivo de piada. Apple pode. É lindo. Maçã não pode.
São exemplos bobos mas ilustram bem a nossa subserviência HISTÓRICA.

ps.: quando o Lula fez seu primeiro discurso internacional e o fez em português, tiraram sarro dele, olha lá o presidente ignorante, tínhamos FHC que falava vários idiomas e o Lula fala em português. E o Lula disse, falo para o povo brasileiro vou falar em qual idioma? Parece óbvio mas se nós não nos respeitarmos não seremos respeitados por ninguém.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Super Hornet News

#4991 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 16, 2012 12:05 am

bcorreia escreveu:
knigh7 escreveu: Se for para gastar bem mais, tanto e, aquisiçào quanto operação, compra-se um 5a geração então.
O que não dá é comprar uma aeronave de 4,5a geração com um custo de 5a.

Se num dos telegramas da embaixada do Estados Unidos, em 2008, no qual reportava a Washington que a FAB estava reclamando do preço do F-35 (e olha que é via FMS), que dirá do Rafale então...uma aeronave de geração anterior e cara.
Então você diz que a FAB deveria adquirir os Pak-FA? Por que se for a questão preço, o F35 já está quase nos US$200 milhões e subindo (o F35B já passou disso), isso sem falar no custo operacional, que também tem tudo pra ser bem maior, nenhum dos 4,5g do FX2 tem custos de aquisição e operação tão altos quanto os do F35.
Você está completamente desatualizado, e é melhor vc prestar atenção no DB, pois já foi colocado aqui algumas vezes, qual foi o valor do F-35 recentemente para a Austrália. :wink: .
Estou cansado de entrar em debates de loops.




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Re: Super Hornet News

#4992 Mensagem por Andre Correa » Seg Abr 16, 2012 12:15 am

Luis Henrique, concordo com a 1° parte, mas querer desculpar a incapacidade brasileira como subserviencia é desviar o foco do problema real.

Cá chama-se Canal de História, mas não por escolha nossa, e sim dos Espanhóis, que são os proprietários da licença em ambos países, pois do resto, Portugal utiliza, e em demasia, expressões diárias em inglês, inclusive em meios estatais.

A cadeia logística do SH pode servir de modelo para futuras aeronaves nacionais, exclusivas, ou em parceria.

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Re: Super Hornet News

#4993 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 16, 2012 12:18 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Há a proposta deles bem detalhada, incluindo o armamento, no site do DSCA. :wink:

E bem realista, e não propostas mirabolantes inexequíveis, como ToT irrestrita, de um certo concorrente. :wink:
knigh7 escreveu: Se for para gastar bem mais, tanto e, aquisiçào quanto operação, compra-se um 5a geração então.
O que não dá é comprar uma aeronave de 4,5a geração com um custo de 5a.

Se num dos telegramas da embaixada do Estados Unidos, em 2008, no qual reportava a Washington que a FAB estava reclamando do preço do F-35 (e olha que é via FMS), que dirá do Rafale então...uma aeronave de geração anterior e cara.
Esquece Knigh7,

A primeira nuance é a política/estratégica.
Não vamos firmar parceria com um país que não nos respeita.
As aeronaves americanas podem possuir o melhor custo/benefício por serem produzidas em grande quantidade. Mas politicamente/estrategicamente são uma PÉSSIMA opção.

Para não radicalizar de vez, ficaremos com os franceses. Senão o próximo caminho seria aeronaves russas.

Eu também gosto e respeito muito os americanos, mas acho que deve existir um LIMITE.
Desculpem a gíria, mas somos muito paga-pau dos americanos.

Um grande amigo meu fez uma viagem recente para Portugal e disse que lá o canal History Channel se chama Canal História.
Aqui no Brasil, se você fala isso, você é analfabeto, burro, ignorante porque não sabe falar inglês.
Lá nos Estados Unidos deram o nome de Maçã para uma das maiores empresas de tecnologia. Aqui seria motivo de piada. Apple pode. É lindo. Maçã não pode.
São exemplos bobos mas ilustram bem a nossa subserviência HISTÓRICA.

ps.: quando o Lula fez seu primeiro discurso internacional e o fez em português, tiraram sarro dele, olha lá o presidente ignorante, tínhamos FHC que falava vários idiomas e o Lula fala em português. E o Lula disse, falo para o povo brasileiro vou falar em qual idioma? Parece óbvio mas se nós não nos respeitarmos não seremos respeitados por ninguém.
Realmente, eu concordo com parte que vc escreveu aí.

Realmente, os americanos eram absurdamente arrogantes e desrespeitosos conosco, até 1 década atrás.
Eles vem mudando (aliás estava vendo na TV hoje, no domigno, um analista internacional fazendo uma comparação de tratamento dispensado pelo Brasil quando da visiita do Obama a nós no ano passado. Eles nos trataram na visita a eles do mesmo modo que nós o tratamos.

Os americanos desrespeitaram a FAB no passado. Os franceses também, e muito.
Eu já coloquei aqui alguns relatos de oficiais sobre o mau tratamento que os franceses deram a FAB. Comece a garimpar mais por aí.




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Re: Super Hornet News

#4994 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 16, 2012 12:34 am

em vermelho
Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Acho que vc se esqueceu que o suporte logístico via FMS contempla aeronaves novas na FAB. Não precisa tentar recorrer a aeronaves que estão na Força há 40 anos para demonstrar que o que ocorria não é o que ocorre agora.:wink:

A questão de disponibilidade, manutenção, a frescura de certas aeronanves é importante, e muito, principalmente para Forças Aéreas que tem um orçamento reduzido. Tirando a panfletagem politico-partidária :wink: do wonderfull world do partido que está no poder, qualquer semelhança com a FAB não é mera coincidência. :wink:
Bom, se é isso então não se pode elogiar tanto o FMS e utilizar o F-5 como exemplo...
nãao entendi nada do que vc quis dizer.
De resto é aquela boa e 'velha idéia' (de mais de 40 anos atrás) de dizer que tal aeronave é 'fresca' ou dizer que a culpa de uma eventual compra dessas aeronaves é do partido político no poder o que é lamentável pois tem o potencial de jogar o nível de qualquer discussão lá no ralo.
Levar a discussão para o ralo é vir com desfaçatez, como se os outros não acompanhassem o processo do FX2. Ah sim, a FAB é Rafale desde criancinha. Não dá para perceber o contrário
Além disso é só ler um pouquinho e é fácil ver que existiram razões para determinadas aeronaves serem tidas como mais 'frescas' ao invés de programas criados para suprir os países pobres do 3 mundo. :wink:
E para todos os efeitos, avião de primeira linha sempre vai ser mais fresco e acho que a própria FAB desde o AM-X já sabe disso em primeira mão, e ele pagou o preço porque não era um "P-47", daí infelizmente só agora ele está recebendo o tão merecido carinho.

E podem crer que aeronaves de 4 geração são ultra 'frescas' não importa a origem. :wink: Ah, sim todas as aeronaves 4,5g tem o mesmo grau de exigência de manutenção. Os processos são os mesmos...putz.. :? Vc está correto, a discussão foi mais para o ralo ainda...

Como referência, leitura recomendada para quem tem um pouco de interesse no assunto é "The Modern Super Hornet Guide" - Jake Melampy - que é um livro ultra completo e mostra que sem o devido cuidado (como qualquer aeronave de 4 geração) ele tem os mesmos riscos de problemas de qualquer outra aeronave de 4 geração (o que é meio que óbvio :) ).

Acabei de ler e é um livrinho muito bom e me fez gostar mais ainda do S Hornet, mas não me iludo.
Nem eu me iludo. Só que existe diferenças sim com relação com a logística. Envolve diferenças na questão de ferramentais, revisões, o custo do Euro frente ao Dólar, etc

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Re: Super Hornet News

#4995 Mensagem por bcorreia » Seg Abr 16, 2012 12:45 am

knigh7 escreveu: Você está completamente desatualizado, e é melhor vc prestar atenção no DB, pois já foi colocado aqui algumas vezes, qual foi o valor do F-35 recentemente para a Austrália. :wink: .
Estou cansado de entrar em debates de loops.
Sei, então é por isso que a maioria dos países interessados em comprar o avião estão diminuindo a quantidade de aviões a serem comprados.... :roll:

edit: Será que sou eu mesmo que não tenho acompanhado o DB???




Editado pela última vez por bcorreia em Seg Abr 16, 2012 12:54 am, em um total de 2 vezes.
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