NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24286 Mensagem por alex » Sáb Abr 14, 2012 4:00 pm

Pergunta: a FAB vai tercerizar a manutenção do F-5? Por que a RUAG e TAP estão querendo prestar a manutenção deste caça para a FAB?




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24287 Mensagem por alcmartin » Dom Abr 15, 2012 12:36 am

Túlio escreveu:Sei não, Alc véio, os ianques também andam meio bambas das pernas... :wink: 8-]
Cupincha, cada vez mais acredito que o que observamos no universo micro, nas nossas relacoes pessoais, se reflete tambem no macro. No caso, dos paises, vejo que aquela maxima "eu sai da favela, mas a favela nao sai de mim", funciona bem para o Brasil e no inverso para os americanos. Bom, saindo do campo filosofico etilico :mrgreen: , podem precisar, mas continuam a mandar... :|

Abs!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#24288 Mensagem por Túlio » Dom Abr 15, 2012 11:54 am

Talvez tenhas razão: eu achava que os caras aprendiam rápido mas, poucas décadas após o fiasco do Vietnã se atolaram de novo, apenas dessa vez conseguiram manter sua imprensa de rédea curta, pois o resto... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#24289 Mensagem por GDA_Fear » Seg Abr 16, 2012 9:32 am

E a visão que eu tive se confirmou:



Pela primeira vez, Força Aérea Brasileira faz exercício de guerra com helicóptero AH-2 Sabre no Sul de SC


Aeronave, utilizada em missões de ataque, impressiona pelo porte e pela capacidade de combate






O helicóptero AH-2 Sabre, da Força Aérea Brasileira (FAB) participa pela primeira vez de uma manobra no sul do país. Faz parte da frota de 12 helicópteros do exercício operacional da Segunda Força Aérea, o XII FAEX, com sede na Base Aérea de Florianópolis. A aeronave impressiona pelo porte e pela capacidade de combate. É utilizado em missões de ataque, em casos de alvos de superioridade aérea, como aeronaves em solo e radares. Escolta em missões de resgate em combate, interceptarão e defesa aérea contra inimigos de baixa performance e que voam a baixa altura.

O helicóptero tem a maior capacidade de armamento dos utilizados atualmente pela FAB. Possui um canhão em torreta na proa, com capacidade de tiro em diferentes direções. Conta ainda com a possibilidade de emprego de foguetes e mísseis.

— Devido a possibilidade de utilização de armamento este helicóptero dispõe, intimida qualquer um — afirma o capitão-aviador Márcio André Almeida Coutinho, piloto do Sabre e integrante do Esquadrão Poti.

É utilizado desde 2010 na região norte do país pelo Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, o Esquadrão Poti, sediado em Porto Velho (RO). A Segunda Força Aérea (II FAE), organização responsável pelas atividades de Patrulha, Busca e Resgate, Operações Especiais e dos helicópteros da Força Aérea Brasileira, realiza, até o dia 20, a partir da Base Aérea de Florianópolis e com voos programados para o litoral Norte do Estado, bem como para as localidades de Jaguaruna, Imbituba, Laguna e Criciúma, a décima segunda edição do exercício FAEX.

Trata-se de um treinamento regularmente executado pela II FAE. O objetivo é treinar os esquadrões envolvidos, desenvolver e validar novas técnicas e táticas de emprego para melhorar a capacidade da Força Aérea Brasileira em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo.

É importante destacar o contexto multifuncional de exercícios desta natureza pois, na medida em que são treinados procedimentos focados na defesa do país, também o são aqueles com vistas ao apoio de nossa população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle de nosso intenso tráfego mercante, de policiamento do nosso espaço aéreo e de busca e resgate, dentre outros.

De forma a permitir a realização da FAEX XII, estruturas de comando e controle foram implementadas com a visualização de todos os voos que ocorrerão no Estado, cerca de 770 militares, incluindo-se também os da Marinha e do Exército, foram desdobrados nas cinco localidades, 12 helicópteros, 12 aviões, dentre eles os novos P-3AM e os aviões radares (E-99), além de seis aviões de apoio para o transporte do efetivo desdobrado. O cenário de treinamento é simulado mas o aumento da capacidade de vigiar nossos mares e resgatar vidas em perigo será real.


Fonte : ClickRBS/Guto Kuerten




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24290 Mensagem por Marino » Seg Abr 16, 2012 12:03 pm

Entrevista do embaixador americano no Brasil para nossa musa da FÔIA (extrato):


Dilma fez gestão junto a Obama contra a suspensão da venda dos aviões Super Tucanos para a Defesa dos EUA?
O presidente Obama explicou que estamos num processo de aperfeiçoar o sistema de contratos da nossa Força Aérea e, no momento que abrirmos de novo esse contrato, a Embraer terá a oportunidade de participar mais uma vez.
Sem compromisso?
É um processo competitivo de um contrato, mas a embraer tem nossa confiança.
Obama falou sobre a proposta da Boeing para vender 36 aviões de caça para a FAB?
Sim. A venda dos caças é importante para nós.
Quais os próximos passos a partir da visita de Dilma?
A vinda da secretária Hillary será importante. Depois, virá o secretário de Defesa, Leon Panetta, para um novo diálogo nessa área.
Em que direção?
Há a visão de um Brasil que está modernizando as Forças Armadas, especialmente na área de sistemas importantes, como submarinos, caças e capacidade de o Exército controlar as fronteiras. Há oportunidades na área comercial. O Brasil está assumindo um papel importante na manutenção da paz. Isso aumenta o perfil das Forças Armadas do Brasil no palco global de maneira positiva.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24291 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Abr 16, 2012 2:49 pm

Celso Amorim encontrará ministro argentino em Brasília

Os ministros da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, e do Brasil, Celso Amorim, vão se reunir na próxima terça-feira em Brasília para discutir a agenda bilateral, informaram autoridades de Buenos Aires.

Puricelli e Amorim manterão um encontro de agenda aberta e as duas delegações participarão de uma reunião de trabalho para debater "temas de interesse mútuo", acrescentou o Ministério da Defesa argentino, por meio de um comunicado oficial, de acordo com a ANSA.

A comitiva argentina ainda irá visitar uma fábrica da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e o Centro Tecnológico Aeroespacial, na cidade de São José dos Campos (SP). O ministro argentino virá ao Brasil acompanhado de uma delegação formada, entre outros, pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Jorge Chevalier.

Defesanet


Amigos,

Alguma notícia sobre aquele provável interêsse argentino em participar/adquirir o Guarani???????




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24292 Mensagem por WalterGaudério » Seg Abr 16, 2012 4:05 pm

thelmo rodrigues escreveu:Celso Amorim encontrará ministro argentino em Brasília

Os ministros da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, e do Brasil, Celso Amorim, vão se reunir na próxima terça-feira em Brasília para discutir a agenda bilateral, informaram autoridades de Buenos Aires.

Puricelli e Amorim manterão um encontro de agenda aberta e as duas delegações participarão de uma reunião de trabalho para debater "temas de interesse mútuo", acrescentou o Ministério da Defesa argentino, por meio de um comunicado oficial, de acordo com a ANSA.

A comitiva argentina ainda irá visitar uma fábrica da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e o Centro Tecnológico Aeroespacial, na cidade de São José dos Campos (SP). O ministro argentino virá ao Brasil acompanhado de uma delegação formada, entre outros, pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Jorge Chevalier.

Defesanet


Amigos,

Alguma notícia sobre aquele provável interêsse argentino em participar/adquirir o Guarani???????
Pois é..., tb estou interessado nisso. ACHO, que este tema será tratado no encontro.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
brisa

Re: NOTÍCIAS

#24293 Mensagem por brisa » Seg Abr 16, 2012 4:08 pm

A verdade, é que os caras não tem dinheiro nem pra comprar choripan.....ainda mais agora que expropiaram a YPF. Serão os novos parias mundiais :shock:




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24294 Mensagem por alcmartin » Seg Abr 16, 2012 4:54 pm

GDA_Fear escreveu:E a visão que eu tive se confirmou:



Pela primeira vez, Força Aérea Brasileira faz exercício de guerra com helicóptero AH-2 Sabre no Sul de SC


Aeronave, utilizada em missões de ataque, impressiona pelo porte e pela capacidade de combate






O helicóptero AH-2 Sabre, da Força Aérea Brasileira (FAB) participa pela primeira vez de uma manobra no sul do país. Faz parte da frota de 12 helicópteros do exercício operacional da Segunda Força Aérea, o XII FAEX, com sede na Base Aérea de Florianópolis. A aeronave impressiona pelo porte e pela capacidade de combate. É utilizado em missões de ataque, em casos de alvos de superioridade aérea, como aeronaves em solo e radares. Escolta em missões de resgate em combate, interceptarão e defesa aérea contra inimigos de baixa performance e que voam a baixa altura.

O helicóptero tem a maior capacidade de armamento dos utilizados atualmente pela FAB. Possui um canhão em torreta na proa, com capacidade de tiro em diferentes direções. Conta ainda com a possibilidade de emprego de foguetes e mísseis.

— Devido a possibilidade de utilização de armamento este helicóptero dispõe, intimida qualquer um — afirma o capitão-aviador Márcio André Almeida Coutinho, piloto do Sabre e integrante do Esquadrão Poti.

É utilizado desde 2010 na região norte do país pelo Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, o Esquadrão Poti, sediado em Porto Velho (RO). A Segunda Força Aérea (II FAE), organização responsável pelas atividades de Patrulha, Busca e Resgate, Operações Especiais e dos helicópteros da Força Aérea Brasileira, realiza, até o dia 20, a partir da Base Aérea de Florianópolis e com voos programados para o litoral Norte do Estado, bem como para as localidades de Jaguaruna, Imbituba, Laguna e Criciúma, a décima segunda edição do exercício FAEX.

Trata-se de um treinamento regularmente executado pela II FAE. O objetivo é treinar os esquadrões envolvidos, desenvolver e validar novas técnicas e táticas de emprego para melhorar a capacidade da Força Aérea Brasileira em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo.

É importante destacar o contexto multifuncional de exercícios desta natureza pois, na medida em que são treinados procedimentos focados na defesa do país, também o são aqueles com vistas ao apoio de nossa população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle de nosso intenso tráfego mercante, de policiamento do nosso espaço aéreo e de busca e resgate, dentre outros.

De forma a permitir a realização da FAEX XII, estruturas de comando e controle foram implementadas com a visualização de todos os voos que ocorrerão no Estado, cerca de 770 militares, incluindo-se também os da Marinha e do Exército, foram desdobrados nas cinco localidades, 12 helicópteros, 12 aviões, dentre eles os novos P-3AM e os aviões radares (E-99), além de seis aviões de apoio para o transporte do efetivo desdobrado. O cenário de treinamento é simulado mas o aumento da capacidade de vigiar nossos mares e resgatar vidas em perigo será real.


Fonte : ClickRBS/Guto Kuerten
Ontem (domingo), decolando do galeao, fiquei atras de um P3, mas que ia inicialmente para S.Cruz. Devia estar indo para ai, Floripa. Salvo minha vista tenha me enganado, era o 3702(ou 3207). Mais tarde, em Congonhas, um CASA, parou para pernoite. Nao e' comum, em SP. De repente estava indo para la', tambem.

abs!




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24295 Mensagem por WalterGaudério » Seg Abr 16, 2012 5:11 pm

brisa escreveu:A verdade, é que os caras não tem dinheiro nem pra comprar choripan.....ainda mais agora que expropiaram a YPF. Serão os novos parias mundiais :shock:

Essa da YPF me chegou na sexta, via e-mail. Triste demais. A nação mais orgulhosa do início do sec XX na América Latina, se torna justamente pária...no inicio do ´seculo do conhecimento.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24296 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 16, 2012 6:11 pm

alcmartin escreveu:Ontem (domingo), decolando do galeao, fiquei atras de um P3, mas que ia inicialmente para S.Cruz. Devia estar indo para ai, Floripa. Salvo minha vista tenha me enganado, era o 3702(ou 3207). Mais tarde, em Congonhas, um CASA, parou para pernoite. Nao e' comum, em SP. De repente estava indo para la', tambem.

abs!
Deve ter sido legal ver um desses P-3 com o cocar da FAB :)


Provavelmente o '02' porque o '07' não foi entregue ainda. :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24297 Mensagem por saullo » Seg Abr 16, 2012 6:39 pm

WalterGaudério escreveu:
brisa escreveu:A verdade, é que os caras não tem dinheiro nem pra comprar choripan.....ainda mais agora que expropiaram a YPF. Serão os novos parias mundiais :shock:

Essa da YPF me chegou na sexta, via e-mail. Triste demais. A nação mais orgulhosa do início do sec XX na América Latina, se torna justamente pária...no inicio do ´seculo do conhecimento.
Sinceramente, tenho medo de associações com esses nossos vizinhos do sul, pois não duvido nada de eles fazerem uma cadeirinha de plástico e duas maçanetas para o blindado e depois dizer ao mundo que o blindado inteiro é deles, e ainda cobrar do Brasil algum direito em cima da criança.
Gostaria de uma distância sanitária deles.
A entrada deles no KC-390 não me agrada de forma alguma, pois, e se o programa der errado como o CBA-123 ?
Parece que tem sapo enterrado lá naquelas terras.

Abraços




Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#24298 Mensagem por Snowmeow » Seg Abr 16, 2012 7:44 pm

A Embraer já fez limonada com esse tipo de limão. O CBA-123 acabou sendo a base pro ERJ-145, que praticamente abriu as portas do mundo para a empresa Brasileira.

O jipe Gaúcho é um exemplo bem-sucedido de parceria militar Brasil-Argentina. Não é nenhum Hummer, mas serve a seu propósito (Sem falar que é estiloso! :mrgreen: ).

Vai ver eles estão pensando em convidar a Embraer a tomar parte na fabricação do Pampa, devido às encomendas da Grob, acho que eles não vão dar conta da encomenda no prazo e vão precisar de um parceiro, sei lá.

Quanto à questão YPF-Repsol, se a Espanha for como o Brasil, cuja Bolívia nacionalizou unilateralmente uma refinaria da Petrobras, não vai dar em nada. Pois um conflito é a última coisa que a Argentina precisa.




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24299 Mensagem por alcmartin » Seg Abr 16, 2012 11:10 pm

Carlos Lima escreveu:
alcmartin escreveu:Ontem (domingo), decolando do galeao, fiquei atras de um P3, mas que ia inicialmente para S.Cruz. Devia estar indo para ai, Floripa. Salvo minha vista tenha me enganado, era o 3702(ou 3207). Mais tarde, em Congonhas, um CASA, parou para pernoite. Nao e' comum, em SP. De repente estava indo para la', tambem.

abs!
Deve ter sido legal ver um desses P-3 com o cocar da FAB :)


Provavelmente o '02' porque o '07' não foi entregue ainda. :)

[]s
CB_Lima
E foi legal porque havia uns membros da embaixada americana* a bordo e nos paramos no patio militar do galeao e neste domingo calhou de ter muitas aeronaves ali. Contei uns 5 ou 6 C130, mais uns 145. Isso do lado esquerdo do nosso aviao. E no lado direito o P3 decolando. Entao, apesar disso nao nos fazer uma potencia militar, mas pelo menos fazia uma presenca... :D

abs, CB!

* nao e' que o consul, embaixador, sei la', ficou cantando a minha chefe das comissarias!!?!! :twisted: :mrgreen:




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3215
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 215 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24300 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Abr 16, 2012 11:20 pm

Snowmeow escreveu:
O jipe Gaúcho é um exemplo bem-sucedido de parceria militar Brasil-Argentina. Não é nenhum Hummer, mas serve a seu propósito (Sem falar que é estiloso! :mrgreen: ).
É também um grande exemplo de como essa parceria pode dar errado, produção desse "Jipe" que ninguém sabe como será utilizado, quando e ainda atrapalhou a produção de um projeto nacional do tipo, além de ter sido lenta e estranha a incorporação desse veículo, isso se é que ela já está acontecendo.
Snowmeow escreveu:Vai ver eles estão pensando em convidar a Embraer a tomar parte na fabricação do Pampa, devido às encomendas da Grob, acho que eles não vão dar conta da encomenda no prazo e vão precisar de um parceiro, sei lá.
Disso eu não sei.
Snowmeow escreveu:Quanto à questão YPF-Repsol, se a Espanha for como o Brasil, cuja Bolívia nacionalizou unilateralmente uma refinaria da Petrobras, não vai dar em nada. Pois um conflito é a última coisa que a Argentina precisa.
Espanha não é o Brasil, Argentina não é a Bolívia - embora esteja se tornando tão ridícula politicamente quanto essa - e a Europa não é a América do Sul.

:D




Responder