FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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faterra
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Re: FAB NEWS

#2716 Mensagem por faterra » Ter Mar 27, 2012 7:25 pm

Alcantara escreveu:
Um bom exemplo disso, acontece agora mesmo, com a visita da presd. Dilma à India. Salvo melhor juízo, ao invés de fazer um vôo non-stop BSB-Nova Delhi, ela com certeza teve que fazer um pouso técnico na Europa ou na Àfrica. Tal situação compete não só para o maior stress e o tempo de vôo, como o dispêndio com burocracias, deslocamento de pessoal, autorizações diplomáticas para sobrevoo, etc... tudo isso poderia ser evitado, por exemplo com uma aeronave maior e de longo alcance, como o A340.
Pouso técnico Europa. Na Espanha, pra ser mais preciso.
Uai! Como ela e seus penduricalhos conseguiram o visto para entrar na Espanha? 8-] :twisted: :mrgreen:




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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
evertonsnascimento
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Re: FAB NEWS

#2717 Mensagem por evertonsnascimento » Qua Mar 28, 2012 2:14 am

Atech atualiza sistema de controle do Cindacta I
Por Virgínia Silveira | São Paulo

SANTIAGO - A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a operação de uma nova versão do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional, conhecido por Sagitário, no Cindacta I (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), de Brasília.

O sistema, desenvolvido pela Atech, empresa vinculada à Embraer Defesa e Segurança, também já vem sendo utilizado no controle do espaço aéreo dos Cindacta II, em Curitiba e Cindacta III, no Recife. Segundo a Atech, a nova versão do Sagitário representa uma evolução do controle de tráfego aéreo padronizado durante a primeira década do século 21, com avanços na comunicação, navegação e vigilância para o comando e o controle do tráfego aéreo nacional.

Desenvolvido num período de dois anos, o Sagitário confere maior segurança e autonomia operacional , além de assegurar o comando e o controle para a tomada de decisões, segundo explicou o presidente da Atech, Tarcísio Takashi Muta. A tecnologia incorporada ao Sagitário segue as recomendações da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea.

A Atech é a responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema para o gerenciamento do espaço aéreo brasileiro.

(Virgínia Silveira | Valor)




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Re: FAB NEWS

#2718 Mensagem por talharim » Qua Mar 28, 2012 8:07 am

COMANDO-GERAL DE APOIO

CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATO DE CONTRATO No- 7/CELOG/2012
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: ESCOLA PARANAENSE DE AVIAÇÃO
LTDA. No- DO CONTRATO: 007/CELOG/2012. ORIGEM:
Inexigibilidade No- 013/CELOG/2011. OBJETO: Prestação de serviços
de treinamento em simulador de vôo. VALOR: R$ 337.066,86
(trezentos e trinta e sete mil e sessenta e seis reais e oitenta e seis
centavos).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
20602134353560026/05151062129160001/339039. EMPENHOS:
2011NE001805, de 28/03/11; 2011NE001806, de 28/03/11;
2011NE001811, de 28/03/11, 2011NE001868, de 30/03/11; e
2011NE001869, de 30/03/11. ASSINATURA: 05/03/2012. VIGÊNCIA:
28/03/2012.


EXTRATO DE CONTRATO No- 10/CELOG/2012
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: MAPDATA - TECNOLOGIA, INFORMÁTICA
E COMÉRCIO LTDA.
No- DO CONTRATO: 010/CELOG/
2012. ORIGEM: Pregão no- 001/CELOG/2012. OBJETO: Aquisição
de pacotes para atualização das versões do software AUTODESK
INVENTOR. VALOR: R$ 58.098,00 (cinquenta e oito mil e
noventa e oito reais).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05151205820480001/339030. EMPENHOS: 2011NE000107, de
08/03/12. ASSINATURA: 15/03/2012. VIGÊNCIA: 15/03/2012


EXTRATO DE CONTRATO No- 11/ CELOG/ 2012
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: FIAT AUTOMOVEIS S/A. No- DO
CONTRATO: 011/CELOG/2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico No- .
045/CELOG/2011. OBJETO: Aquisição de Veículos Automotores.
VALOR: R$ 156.000,00 (Cento e cinquenta e seis mil reais).
PROGRAMA/
NATUREZA DE DESPESA: 0388000000 /
0100000000/449052. EMPENHOS: 2012NE000128, de 15/03/12; e
2012NE000151, de 16/03/12. ASSINATURA: 19/03/2012. VIGÊNCIA:
19/03/2012


EXTRATO DE CONTRATO No- 14/CELOG/2012
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: VOLKSWAGEN DO BRASIL INDÚSTRIA
DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
. No- DO CONTRATO:
014/CELOG/2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico No- . 012/CELOG/
2011. OBJETO: Aquisição de Veículos Automotores. VALOR:
R$ 967.743,00 (novecentos e sessenta e sete mil, setecentos e quarenta
e três reais).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.151.2058.2923.0001/449052. EMPENHOS: 2012NE000153, de
16/03/12; 2012NE000170, de 19/03/12; e 2012NE000174, de
20/13/12. ASSINATURA: 22/03/2012. VIGÊNCIA: 22/03/2012.

EXTRATO DE CONTRATO No- 33/CELOG/2012
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: IBQ INDÚSTRIAS QUÍMICAS LTDA.
No- DO CONTRATO: 033/CELOG/2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico
No- . 063/CELOG/2011. OBJETO: Prestação de serviços de
Descarregamento e Carregamento de Bomba de Fins Gerais MK 82.
VALOR: R$ 634.100,00
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.151.0621.2890.0001/339039. EMPENHO: 2011NE003075, de
14/12/2011. ASSINATURA: 05/03/2012. VIGÊNCIA: 28/03/2012.

EXTRATO DE CONTRATO No- 35/CELOG/2012-C
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. No DO CONTRATO: 035/CELOG/2012-C. ORIGEM:
Pregão No- 018/CELOG/2011. OBJETO: Aquisição de EXPLOSIVOS
E DETONANTES,
visando atender as necessidades do Centro Logístico da Aeronáutica e Comando da Aeronáutica. PROGRAMA/
NATUREZA DE DESPESA: 05.151.0621.2890.0001/339030.
EMPENHO: 2011NE003066, de 14/12/2011. ASSINATURA:
29/02/2012. VIGÊNCIA: 28/03/2012

EXTRATO DE CONTRATO No- 39/CELOG/2012
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: DE NIGRIS DISTRIBUIDORA DE
VEÍCULOS LTDA.
No- DO CONTRATO: 039/CELOG/2012. ORIGEM:
Pregão Eletrônico No- . 045/CELOG/2011. OBJETO: Aquisição
de Veículos Automotores. VALOR: R$ 774.690,00 (Setecentos e setenta
e quatro mil setecentos e seiscentos e noventa reais).
PROGRAMA/
NATUREZA DE DESPESA:
05.2111.3831.4M20.101/449052. EMPENHOS: 2012NE000127, de
15/03/12. ASSINATURA: 16/03/2012. VIGÊNCIA: 16/03/2012.

EXTRATO DE CONTRATO No- 76/ CELOG/ 2011
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: TRIEL-HT INDUSTRIAL E PARTICIPAÇÕES
S/A.
No- DO CONTRATO: 076/CELOG/2011. ORIGEM:
Pregão Eletrônico No- . 001/CELOG/2010. OBJETO: Aquisição de
veículos contra-incêndio. VALOR: R$ 2.779.000,00 (dois milhões
setecentos e setenta e nove mil reais).
PROGRAMA/NATUREZA DE
DESPESA: 05781063131190001/449052. EMPENHOS:
2010NE002097, de 09/12/2011. ASSINATURA: 30/12/2011. VIGÊNCIA:
28/03/2012.

RESULTADO DE HABILITAÇÃO
LICITAÇÃO No- 120007
A Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington
(CABW), através da Comissão Permanente de Licitação, torna público
o Resultado do Julgamento de Habilitação Técnica e Logística
da Concorrência No- 120007, para fornecimento de 04 (quatro) estações
Terra/Ar de VHF/UHF, integradas nos "trailers" móveis, destinadas
ao 1o- /1 o- Grupo de Comunicações e Controle - GCC - Base
Aérea de Santa Cruz - Rio de Janeiro-RJ. A Comissão, após parecer
da CISCEA habilita a licitante Park Air Systems, por cumprimento
dos requisitos do edital,
ficando a abertura da Proposta Comercial
agendada para o dia 12 de abril de 2012 as 10h00min.
Ten Cel FELIPPE CARLOS FERRAIOLO AGOSTINI
Presidente da Comissão




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

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Re: FAB NEWS

#2719 Mensagem por talharim » Ter Abr 03, 2012 8:46 am

COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 6/ CABE/ 2011
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: COMISSÃO AERONÁUTICA
BRASILEIRA NA EUROPA. CONTRATADA: Martin-
Baker Aircraft Co. Ltd.
No- DO CONTRATO: 006/CABE/2011.
ORIGEM: Ficha de Inexigibilidade nº 06/PAMALS/2011. Enquadramento
Legal: Caput do Art. 25, da Lei 8.666/93. OBJETO: Fornecimento
de bens e serviços para assentos ejetáveis dos seguintes
projetos da Força Aérea Brasileira: F-5 Tiger, A-1 AMX, T-27 Tucano,
A-29 Super Tucano e CADPADS. VALOR: £11,569,614.66.

PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 001391/339030 e
339039. NOTA DE EMPENHO/DATA: 2011NE002068 de
02/12/2011. VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2012- £
482,340.74, 2013 - £5,168,854.65, 2014 - £3,049,945.43, 2015 - £
2,868,473.84. DATA DE ASSINATURA: 30/03/2012. VIGÊNCIA:
03/08/2016




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Re: FAB NEWS

#2720 Mensagem por talharim » Qua Abr 11, 2012 8:10 am

COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
EXTRATO DE CONTRATO
ESPÉCIE: CONTRATO DE DESPESA No 006/CISCEA/2012 - FT
AUTOMAÇÃO.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: FT AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA.
No DO CONTRATO: no 006/CISCEA/2012.
ORIGEM: CONCORRÊNCIA No 007CISCEA/ 2011.
OBJETO: Fornecimento de 4 (quatro) lotes de Sistema de Datação,
compostos de "hardware" e "software", para datação e saída "IP" para
radares de fabricação Raytheon Company e Alenia Systems, incluindo
os serviços de instalação e a integração em cada estação radar,
testes de aceitação em fábrica e em campo, sobressalentes, treinamento,
documentação técnica, transporte, seguro e garantia técnica.
VALOR: R$ 3.331.198,00 (três milhões, trezentos e trinta e um mil e
cento e noventa e oito reais).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.3133.0001 /
3.3.90.39 e/ou 4.4.90.39, 4.4.90.30 e 4.4.90.52.
NOTAS DE EMPENHO/DATA: 2012NE000094, 2012NE000095 e
2012NE000096, todas de 26/03/2012.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2012: R$
3.331.198,00. DATA DA ASSINATURA: 02/04/2012.
VIGÊNCIA: 02/04/2012 a 07/02/2013.




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Re: FAB NEWS

#2721 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 12, 2012 7:08 pm

Carlos Lima escreveu:Olá Carvalho,

valeu mesmo pelos seus comentários [100] e desculpe pela demora.

Honestamente eu acho que vale muito mais a pena a FAB ter uma aeronave como o A330 tanto VVIP quanto MRTT mesmo servindo em esquadrões diferentes (GTE - 2/2) mas sendo a mesma aeronave do que 2 aeronaves diferentes com duas cadeias logísticas diferentes aonde quando o A340 não tivesse disponível teríamos que correr para o A330 mesmo.

Com relação a viagens de longa distância essas escalas são sempre aconselhadas até porque ficar 16/20horas em um avião não é dose não.

Por mim a preferência por um só modelo A330 serve acima de tudo para termos consistência logística (maior disponibilidade), uma aeronave com um P... alcance e que em um caso extremo ainda pode ser utilizada em outras tarefas a um preço rasoável a curto/médio/longo prazo (já que pelo visto a produção do A340 vai acabar muito antes por conta da pouca demanda).

[]s
CB_Lima
Lima, eu bem que gostaria também de ver os A330 MRTT fazendo o papel de VVIP e Revo/Cargo. Mas desde que pudessemos operar mais do que míseras 4 undes que hora é o que a FAB preconiza no KC-X. Porque se for pra continuar na mesma pendenga de hoje e só mudar o vetor, é preferível continuarmos com o A-319. Mas isso sou eu.

Quem sabe se o A350 não atrasar mais do que o devido, a tia Dilma não se empolga numa Le Bourget da vida e trás uns dois para nós, pois não... [082]

abs




Carpe Diem
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Re: FAB NEWS

#2722 Mensagem por Brigadeiro » Qui Abr 12, 2012 10:43 pm

Eu prefiro ver os A330 MRTT substituindo os KC-137 como reabastecedores e transporte, tanto de carga quanto de pessoal. Há necessidades mais importantes como para o transporte de grandes contingentes como vem sendo feito para a MINUSTAH ou outro tipo de mobilização puramente militar ou, no máximo, para ações de misericórdia. Desviar a função para VIP vai acabar tirando da FAB um reabastecedor para se tornar a "airline" governamental... Aí quando precisarem do bicho pro que realmente interessa...

Sei lá, deixa o VIP para as unidades do GTE... Deviam ter pensado no problema do A319 antes...

Até mais!




Thiago
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Re: FAB NEWS

#2723 Mensagem por saullo » Sex Abr 13, 2012 2:27 pm

Gente, eu prefiro Boeing KC-767, porque o tal de Airbus dá um medo.
São cismas desde o vôo que se estatelou no Atlântico.

Abraços




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Re: FAB NEWS

#2724 Mensagem por sapao » Sex Abr 13, 2012 10:21 pm

saullo escreveu:Gente, eu prefiro Boeing KC-767, porque o tal de Airbus dá um medo.
São cismas desde o vôo que se estatelou no Atlântico.

Abraços
Você não é o unico, tem mais gente no alto escalão que pensa igual e acho que isso pode ser uma desvantagem para a AIRBUS.
Eu pessoalmente discordo da desconfiança, pois acho que o acidente teve outros fatores contribuintes mais importantes naquela noite do que a sonda do pitot.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: FAB NEWS

#2725 Mensagem por sapao » Sex Abr 13, 2012 10:34 pm

Para que tiver interesse em historia de aviação e puder se deslocar para o RJ em julho:
http://www.unifa.aer.mil.br/seminariohi ... /?p=inicio




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: FAB NEWS

#2726 Mensagem por Ed SP » Sex Abr 13, 2012 11:44 pm

Estava fora de SP e ao retornar para minha casa, moro na Zona Norte, me deparei com um Mirage IIIE colocado em um pedestal bem em frente a entrada principal da PAMA. Eu vi a noite. Amanhã tirarei fotos. Ficou muito bonito.




Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
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Re: FAB NEWS

#2727 Mensagem por saullo » Sáb Abr 14, 2012 4:48 pm

sapao escreveu:
saullo escreveu:Gente, eu prefiro Boeing KC-767, porque o tal de Airbus dá um medo.
São cismas desde o vôo que se estatelou no Atlântico.

Abraços
Você não é o unico, tem mais gente no alto escalão que pensa igual e acho que isso pode ser uma desvantagem para a AIRBUS.
Eu pessoalmente discordo da desconfiança, pois acho que o acidente teve outros fatores contribuintes mais importantes naquela noite do que a sonda do pitot.
Justo, você compreendeu quando escrevi cisma.
Se pensar racioalmente, não há o que temer, mas fica uma pulguinha lá trás da orelha a lembrar daquela queda.

Abraços




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Re: FAB NEWS

#2728 Mensagem por sapao » Dom Abr 15, 2012 8:40 pm

Passou batido aqui pelo pessoal do DB o DOU do dia 27 de março, tava sem tempo e achei que iam acabar postando; se estiver repetido por favor me avisem.
ps: devagar a coisa vai mudando...

O CHEFE DE LOGÍSTICA DO ESTADO-MAIOR CONJUNTO
DAS FORÇAS ARMADAS DO MINISTÉRIO DA DEFESA,
no uso das atribuições que lhe confere o § 4º do art. 3º da
Portaria nº 698/MD, de 3 de dezembro de 2002, resolve:
Art. 1º Designar representantes para comporem as Subcomissões,
no âmbito da Comissão de Logística Militar (COMLOG), de
programas e projetos comuns às Forças Armadas, que tem por fim
estabelecer, coordenar e propor medidas que visem a elevar os níveis
de cooperação e de interoperabilidade logística entre as Forças Armadas,
tendo como base os trabalhos desenvolvidos pelos Grupos de
Trabalho (GT) instituídos pela Portaria nº 1.065/MD, de 28 de junho
de 2010...

b) Subcomissão de implantação de projeto-piloto, na Base
Aérea de Belém (BABE), para compartilhamento de infraestrutura
para unidades aéreas (S-I):

I) Coordenação: Aeronáutica.
II) do Comando da Marinha:
- C.
III) do Comando do Exército:
- Cel
IV) do Comando da Aeronáutica:
- Cel
V) Objetivos:
- estudar as alterações infraestruturais e organizacionais necessárias
para que a Base Aérea de Belém (BABE) passe a atuar, a
partir de 2015, como uma Base Aérea Compartilhada entre as três
Forças;
- coordenar a elaboração dos Projetos Básicos e Executivos
para a implantação das UAE da Marinha do Brasil (MB) e do BAVEX
do Exército Brasileiro (EB), bem como das demais necessidades
da Força Aérea Brasileira (FAB);
- avaliar as necessidades adicionais de Próprio Nacional Residencial
(PNR) para atendimento, em cada Força, aos militares que
terão que ser movimentados para Belém (PA); e
- elaborar um cronograma físico-financeiro preliminar, já a
partir de 2012, para a implantação da Base Compartilhada.


c) Subcomissão de implantação de compartilhamento de infraestruturas
de apoio entre a Agência Fluvial da Marinha do Brasil
(MB) e a Companhia de Embarcações do Exército, em Tefé (AM) -
(S-II):

I) Coordenação: Marinha.
II) do Comando da Marinha:
- CF.
III) do Comando do Exército:
- Maj
IV) Objetivos:
- aprofundar os estudos apresentados no relatório final do GT
03 da Portaria nº 1.065/MD, de 28 de junho de 2010, para implantar
as alterações infraestruturais e organizacionais necessárias para o
compartilhamento de apoio entre a Agência Fluvial da Marinha do
Brasil e a Companhia de Embarcações do Exército, em Tefé (AM);
- coordenar a elaboração dos Projetos Básicos e Executivos
para a implantação das infraestruturas compartilhadas; e
- coordenar e elaborar um cronograma físico-financeiro preliminar,
já a partir de 2012, para a implantação de uma Companhia de
Embarcações do EB e a elevação da atual Agência da Capitania dos
Portos para Capitania Fluvial de 2ª Classe, em Tefé (AM).


d) Subcomissão para estruturação da transferência, para a
região central do país, da Brigada de Infantaria Paraquedista, do EB
e do 1º Grupo de Transporte de Tropa, da FAB - (S-III):

I) Coordenação: Exército.
II) do Comando do Exército:
-
III) do Comando da Aeronáutica:
-
IV) Objetivos:
- avaliar as condições do tráfego aéreo no Rio de Janeiro
(RJ) e seus impactos nas atividades operacionais, sugerindo um cronograma
preliminar para a construção das instalações e transferência
das organizações militares envolvidas;
- analisar as conclusões e propostas do GT 04 e levantar
ações a realizar; e
- avaliar os custos envolvidos.


e) Subcomissão de integração de ações para otimização de
construção e modernização de pistas de pouso (S-IV):

I) Coordenação: Aeronáutica.
II) do Comando do Exército:
- Cel .
III) do Comando da Aeronáutica:
- Cel .
IV) Objetivos:
- avaliar os diversos pareceres do GT 06 à luz das prioridades
do EB para a construção de pistas de pouso em pelotões e destacamentos de fronteira; elevantar as medidas de implementação adotadas pelas Forças,
propondo, se for o caso, prazos e outras providências coerentes
com a situação existente.


f) Subcomissão para o estabelecimento de Requisitos Operacionais
Conjuntos (ROC) para VANT/ARP (S-V):

I) Coordenação: Aeronáutica.
II) do Comando da Marinha:
- .
III) do Comando do Exército:
- Cel
IV) do Comando da Aeronáutica:
- Cel .
V) Objetivos:
- estudar e propor os Requisitos Operacionais Conjuntos
(ROC) para os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) destinados
aos múltiplos empregos das Forças Armadas; e
- propor uma estrutura integrada para a capacitação de pessoal
e para operação e manutenção do sistema VANT.


g) Subcomissão para implementação de projeto de desenvolvimento
conjunto de míssil superfície-ar de média altura (S-VI):

I) Coordenação: Aeronáutica.
II) do Comando da Marinha:
- CF
III) do Comando do Exército:
- Cel
IV) do Comando da Aeronáutica:
- Cel
V) Objetivos:
- analisar as conclusões e propostas do GT 09 e levantar
ações a realizar; e
- avaliar os custos envolvidos.


h) Subcomissão para implantação de um Centro Conjunto de
instrução básica para pilotos de helicópteros e para o estabelecimento
de ROC para helicóptero comum de instrução (S-VII):

I) Coordenação: Aeronáutica.
II) do Comando da Marinha:
- CF
III) do Comando do Exército:
- Cel .
IV) do Comando da Aeronáutica:
- Cel
V) Objetivos:
- propor a implantação de um centro conjunto de instrução
básica de pilotos e mecânicos de helicópteros para as Forças Armadas,
com implementação a partir de 2020;
- estabelecer um currículo básico para a formação dos pilotos
de helicópteros das três Forças;
- definir requisitos operacionais para um único modelo de
helicóptero de instrução; e
- definir requisitos operacionais ao sistema integrador logístico
definitivo.


i) Subcomissão de embarcações anfíbias e lanchas de combate
(S-VIII):
I) Coordenação: Marinha.
II) do Comando da Marinha:
- CF .
III) do Comando do Exército:
- Cel .
IV) Objetivos:
- elaborar os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) para
aquelas embarcações, passíveis de aquisição e de desenvolvimento
conjunto, apresentados no relatório final do GT 13 da Portaria nº
1.065/MD, de 28 de junho de 2010; e
- acompanhar a realização das avaliações operacionais das
embarcações que serão adquiridas para testes.


j) Subcomissão de desenvolvimento e aquisição de equipamentos
de visão noturna (S-IX):

I) Coordenação: Exército.
II) do Comando da Marinha:
- CF .
III) do Comando do Exército:
- Cel
IV) do Comando da Aeronáutica:
- Cel
V) Objetivos:
- elaborar os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) para
aqueles equipamentos de visão noturna, passíveis de aquisição e de
desenvolvimento conjunto, apresentados no relatório final do GT 14
da Portaria nº 1.065/MD, de 28 de junho de 2010; e
- aprofundar os estudos relacionados com a criação de um
laboratório nacional de optoeletrônica.


l) Subcomissão de desenvolvimento e aquisição conjunta de
armas leves (S-X):

I) Coordenação: Exército.
II) do Comando da Marinha:
- CF .
III) do Comando do Exército:
- Cel .
IV) do Comando da Aeronáutica:
- Cel .
V) Objetivos:
- avaliar os diversos pareceres do GT 16 e acompanhar as
medidas de implementação propostas pelo mesmo GT junto aos setores
responsáveis, propondo, se for o caso, prazos e outras providências
coerentes com a situação existente.


m) Subcomissão de simuladores (S-XI):
I) Coordenação: Marinha
II) do Comando da Marinha:
- CC
III) do Comando do Exército:
- Cel
IV) do Comando da Aeronáutica:
- Cel .
V) Objetivos:
- propor um programa de desenvolvimento e obtenção de
simuladores de interesse comum às três Forças Singulares;
- efetuar um levantamento de objetivos comuns, análise de
viabilidade e integração de simuladores entre as três Forças Singulares;
- propor um padrão comum de arquitetura para o desenvolvimento/
aquisição de simuladores, a fim de garantir a integração
na troca de informações entre os mesmos;
- estimular a contínua promoção do conhecimento mútuo na
área de simulação entre as três Forças Singulares;
- buscar o domínio de tecnologias não existentes no país; e
- apresentar as necessidades de modernização/manutenção
dos simuladores existentes.


Art. 2º A participação nas Subcomissões não ensejará qualquer
remuneração para os seus membros e os trabalhos nelas desenvolvidos
serão considerados como prestação de relevante serviço
público.

Art. 3º As Subcomissões terão o prazo até 25 de maio de
2012, para apresentar o resultado dos trabalhos, durante a Reunião da
COMLOG seguinte ao encerramento do prazo.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: FAB NEWS

#2729 Mensagem por marcelo bahia » Dom Abr 15, 2012 10:14 pm

Excelente notícia, Sapão!!! :D Aos poucos vamos amadurecendo.

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
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Carlos Lima
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Re: FAB NEWS

#2730 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 16, 2012 12:21 am

:shock: :D :D :D :D :D :D :D :D !!!

Cara... nem acredito que estou lendo esse tipo de coisa no Brasil!!!

Fantásticas notícias!!! [100] [009] [009]

Muito obrigado por compartilha-las conosco sapao!!

Putz!!! Não vejo a hora de aos poucos essas determinações gerarem resultados!!! :)

Dentre outras novidades se eu entendi bem pelo visto teremos mais um BAvex e mais um Esquadrão da Marinha em Belém, com o H-36, correto?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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