Guerra escreveu:Vou dizer de novo. O EB optou pelo guarani para fugir de uma doutrina motorizada. Já estava vergonhoso todos os paises da america do suldesenvovendo uma doutrina blindada e a gente desembarcando de caminhãoparafazer ataque frontal. As tropas blindadas (e não as mecanizadas) são prioridade maxima para o EB, porque são a base da nossa doutrina. Cara, esse negocio de braço forte e esse monte de papel, isso é coisa para se ganhar eleição. vamos falar sobre o que esta sendo feito na pratica.
Não, guerra!! As tropas mecanizadas HOJE são a prioridade do EB! A estratégia Braço Forte é do Exército, feita pelo Exército e com o mínimo de ingerência do "nove dedos-apedeuta" ou da "búlgara-vermelho-petista-comuno-trotkista-lenilista-stalinista-guerrilheira"!! Não tem nenhuma relação com ganhar votos e eleições. Como se o Braço Forte do EB fosse gerar votos numa sociedade que caga e anda para o tema defesa. Menos, por favor! O ideal para o exército seria equilibrar as forças mecanizadas com as forças blindadas. Mas se uma caminha num ritmo mais forte que a outra, e não o inverso, o sinal foi dado, meu caro. Não digo que estamos caminhando para a doutrina dos Países Baixos, mas que existe uma reflexão sobre a doutrina anterior existe, aaaaah se existe! É como as bruxas; "não acredito em bruxas, mas que elas estão por aí não tenho dúvidas" por mais que você negue. Você não achou estranho priorizar o Leo 1A5 quando há Leo 2 aos montes por aí, até pelo mesmo preço?? Pode ter certeza que não é só pelo custo de manutenção, é pela leveza do CC. Nosso próximo MBT vai estar muito mais próximo do Tamoyo do que do Altay turco, pelo menos em relação ao peso. Não tenha dúvida disso. Quanto mais agilidade, mais próximo da doutrina dos generais. O Leo 1A5 é o nosso laboratório para um novo CC leve. Talvez em parceria com a própria KWM.
O EB tenta a dez anos ter uma tropa blindada decente. Isso é fato o resto é papel em gaveta.
Se vamos ter uma tropa blindada decente só em 2022 então só seremos respeitados como exército em 2022. Isso se o pacote for completo, porque só CC não resolve o problema.
Você quer dizer que o EB tenta há uma VIDA, não?? Porque eu desconheço quando foi que o EB em toda sua história teve uma força blindada de envergadura. Como disse antes, o "pacote completo" envolve força mecanizada (família Guarani) e MBTs, mas a prioridade é desenvolver a força mecanizada: leve, ágil, flexível e -acima de tudo- AEROMECANIZADA!! É só ver o que está sendo feito e juntar as peças: família Guarani + KC-390 + helicópteros de transporte + mísseis anti-tanques + COBRA =
prioridade para as FORÇAS AEROMECANIZADAS/AEROTRANSPORTÁVEIS como essas:
estou curioso para saber que sistema de armas é esse que vai dar o mesmo (pelo menos o mesmo) poder de fogo, a mesma proteção blindada, e mesma mobilidade para a manobra e não vai ser um CC.
Vai ser um CC de nova geração, talvez revolucionário. Os russos estão trabalhando a 7 chaves, pode esperar que algo novo vai surgir daí. Talvez ao ponto de termos que repensar MBTs como o Leo 2, ou o Merkava. Em nenhum momento insinuei que os russos abandonariam os CC. Não é parte da filosofia deles.
Sds.