http://www.cavok.com.br/blog/?p=48433#more-48433Chile prestes a lançar competição para substituir seus caças F-5
Os fabricantes de equipamentos de defesa que estavam exibindo os seus produtos na FIDAE no Chile, tem uma nova esperança de garantir um espaço no que parece ser o início de um novo concurso de caças na região, com a Força Aérea do Chile (FACh) possivelmente aposentando sua frota de 16 antigos caças F-5E/Fs que foram modernizados pela Northrop, e designados Tiger III Plus no Chile. A competição visa colocar em operação os novos caças até 2020.
Grande parte da frota de caças F-5 do Chile já foi substituída por caças F-16 MLU que vieram da Holanda, mas os remanescentes F-5 Tiger III, apesar de serem da década de 1970, estão equipados com radares Elta EL/M-2032 de Israel. A ideia original do Chile era de aposentar todos até 2009.
O Chile não conseguiu substituir todos caças F-5, e continou comprando caças F-16AM/BMs (MLU) da Real Força Aérea da Holanda. De um plano inicial para compra de 18 aeronaves, acabou adquirindo 36, além de 10 outros caças F-16C/Ds Block 52 adquiridos da Lockheed Martin.
Durante a FIDAE, o Cavok pode ver a presença da Boeing, que levou um demonstrador simulador do F/A-18F Super Hornet, equipado com as novas telas sensíveis ao toque que está sendo oferecido na versão International Roadmap do caça. Mas assim como não comentou sobre o F-X2, também não divulgou informações sobre uma possível competição no Chile.
A outra empresa que esteve presente foi a Saab, que também levou um simulador do caça JAS39 Gripen C, informando que participará da competição caso o Chile realmente confirmar a possível compra de novos caças. A Saab já substitiu os F-5 na Tailândia e também venceu a competição na Suíça para também substituir os F-5 Tiger II.
A Lockheed, que já possui vendas de aeronaves de caça para o Chile, também esteve na FIDAE, mas embora estivesse divulgando mais o KAI T-50, não divulgou informações sobre suas aeronaves, apenas informando que vai manter o apoio prestado a frota de caças F-16 da Força Aérea do Chile.
As empresas Dassault da França, e a BAE Systems, embora com menos destaque na feira, por não divulgarem seus respectivos caças Rafale e Eurofighter, são consideradas potenciais candidatas caso a competição seja realizada.
NOTÍCIAS
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Re: NOTÍCIAS
Se bobear, eles vão trocar os F-5 remanescentes antes de anunciarmos o FX-2. Capaz deles nos oferecerem esses F-5...
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Re: NOTÍCIAS
Eu acho que dá mais um lote de 10 F-16 (novos ou usados) ou aquele T-50 coreano.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: NOTÍCIAS
Apesar da lógica indicar o F-16, seria interessante um projeto mais novo. Porém, não estou convencido que um Rafale/Eurofighter seja tão superior às últimas versões do F-16.
Abraços,
Wesley
Abraços,
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"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Re: NOTÍCIAS
Também acho que é por aí. Por outro lado mais F-5 no mercado é um perigo ...Bolovo escreveu:Eu acho que dá mais um lote de 10 F-16 (novos ou usados) ou aquele T-50 coreano.
[].
Re: NOTÍCIAS
O F-16 já fez sua história na aviação militar e não há duvida que foi um dos melhores caças táticos do mundo durante quase 30 anos. E é claro que um block 52 ou 60 ainda dá muito caldo. No entanto o F-16 já chegou ao limite de seu desenvolvimento, muito ao contrário do Rafale ou do Eurofighter.FIGHTERCOM escreveu:Apesar da lógica indicar o F-16, seria interessante um projeto mais novo. Porém, não estou convencido que um Rafale/Eurofighter seja tão superior às últimas versões do F-16.
Abraços,
Wesley
Qualquer modificação de maior monta fará com que ele fique parecido com um F-18E/F: avançado eletronicamente, mas quanto ao desempenho como caça ...
[].
Re: NOTÍCIAS
Valor Econômico
Aeronáutica investe em inovação com apoio do MIT
Virgínia Silveira
São José dos Campos (SP) - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, em São Paulo, está fazendo um acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, para estabelecer um novo modelo de educação em engenharia para cursos de engenharia no Brasil e criar um centro de inovação, com a participação de várias empresas brasileiras e o envolvimento do MIT. A informação é do o reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, que estima investimento de US$ 100 milhões para atender a essas iniciativas.
"Os centros de inovação do MIT possuem uma taxa de 'spin-off' [criação de uma empresa a partir de outra] de cerca de 12%, ou seja, para cada cem projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, 12 se tornam negócios e empresas. Esse deve ser o modelo de referência para o ITA", afirmou Pacheco.
O reitor disse que o ITA tem interesse em colaborar com o MIT em áreas de eficiência energética, uso de biocombustível na aviação, engenharia aeronáutica, engenharia de sistemas, computação e sistemas críticos embarcados, sistemas de controle para veículos aéreos não tripulados, veículos subaquáticos e sistemas inerciais.
O MIT, por sua vez, segundo Pacheco, teria interesse nos temas de sustentabilidade, engenharia de sistemas e energias renováveis, e automação de plataformas de petróleo em águas profundas, que serão muito usadas no processo de exploração do pré-sal.
A parceria entre as duas instituições se estende também para outras iniciativas. O Brasil sediará, pela primeira vez, o Encontro Internacional de Design para Desenvolvimento Social (IDDS, na sigla em inglês), promovido por alunos do MIT. O foco do evento é no desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades da população de baixa renda.
Com duração de 30 dias, o encontro reunirá 60 estudantes de engenharia no Brasil, dos quais 40 da Universidade de São Paulo (USP) e 20 do ITA, além de 20 colaboradores estrangeiros. Durante esse período, os alunos vão trabalhar no desenvolvimento de tecnologias que melhorem a vida de comunidades carentes previamente selecionadas por eles, em São Paulo e em São José dos Campos, explica um dos coordenadores do IDDS Brasil, professor da disciplina de Humanidades do ITA.
O evento acontece em um momento em que o ITA e o MIT trabalham em um processo de intensificação da cooperação internacional existente desde a década de 50.
Segundo o professor Kleba, em abril do ano passado 15 alunos do ITA e dois da USP já haviam realizado um projeto social em conjunto com alunos do MIT. Eles desenvolveram um filtrador de óleo vegetal para catadores de lixo reciclável em vários municípios de São Paulo. Denominado WVO (Waste Vegetable Oil), o projeto foi elaborado em um dos laboratórios do ITA e deu origem a um protótipo, que reduziu o custo de uma minifábrica de R$ 470 mil para R$ 1,3 mil, mantendo a mesma capacidade de produção.
Para Denis Costa Herrmann, aluno do terceiro ano de engenharia mecânica-aeronáutica do ITA e um dos organizadores do evento, a parceria com o IDDS gerou uma expectativa positiva entre os alunos da escola, pois oferece uma oportunidade real de colocar em prática o conhecimento da engenharia aprendido em sala de aula, desenvolvendo soluções inovadoras para comunidades carentes.
"Temos poucas oportunidades dentro da universidade para praticar aquilo que aprendemos durante o curso. A proposta do IDDS cria uma motivação diferente para os alunos, que aprendem a utilizar o conhecimento da engenharia no desenvolvimento de soluções de caráter social", destaca o estudante Marcus Ganter, do ITA e também um dos organizadores do IDDS 2012.
Aeronáutica investe em inovação com apoio do MIT
Virgínia Silveira
São José dos Campos (SP) - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, em São Paulo, está fazendo um acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, para estabelecer um novo modelo de educação em engenharia para cursos de engenharia no Brasil e criar um centro de inovação, com a participação de várias empresas brasileiras e o envolvimento do MIT. A informação é do o reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, que estima investimento de US$ 100 milhões para atender a essas iniciativas.
"Os centros de inovação do MIT possuem uma taxa de 'spin-off' [criação de uma empresa a partir de outra] de cerca de 12%, ou seja, para cada cem projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, 12 se tornam negócios e empresas. Esse deve ser o modelo de referência para o ITA", afirmou Pacheco.
O reitor disse que o ITA tem interesse em colaborar com o MIT em áreas de eficiência energética, uso de biocombustível na aviação, engenharia aeronáutica, engenharia de sistemas, computação e sistemas críticos embarcados, sistemas de controle para veículos aéreos não tripulados, veículos subaquáticos e sistemas inerciais.
O MIT, por sua vez, segundo Pacheco, teria interesse nos temas de sustentabilidade, engenharia de sistemas e energias renováveis, e automação de plataformas de petróleo em águas profundas, que serão muito usadas no processo de exploração do pré-sal.
A parceria entre as duas instituições se estende também para outras iniciativas. O Brasil sediará, pela primeira vez, o Encontro Internacional de Design para Desenvolvimento Social (IDDS, na sigla em inglês), promovido por alunos do MIT. O foco do evento é no desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades da população de baixa renda.
Com duração de 30 dias, o encontro reunirá 60 estudantes de engenharia no Brasil, dos quais 40 da Universidade de São Paulo (USP) e 20 do ITA, além de 20 colaboradores estrangeiros. Durante esse período, os alunos vão trabalhar no desenvolvimento de tecnologias que melhorem a vida de comunidades carentes previamente selecionadas por eles, em São Paulo e em São José dos Campos, explica um dos coordenadores do IDDS Brasil, professor da disciplina de Humanidades do ITA.
O evento acontece em um momento em que o ITA e o MIT trabalham em um processo de intensificação da cooperação internacional existente desde a década de 50.
Segundo o professor Kleba, em abril do ano passado 15 alunos do ITA e dois da USP já haviam realizado um projeto social em conjunto com alunos do MIT. Eles desenvolveram um filtrador de óleo vegetal para catadores de lixo reciclável em vários municípios de São Paulo. Denominado WVO (Waste Vegetable Oil), o projeto foi elaborado em um dos laboratórios do ITA e deu origem a um protótipo, que reduziu o custo de uma minifábrica de R$ 470 mil para R$ 1,3 mil, mantendo a mesma capacidade de produção.
Para Denis Costa Herrmann, aluno do terceiro ano de engenharia mecânica-aeronáutica do ITA e um dos organizadores do evento, a parceria com o IDDS gerou uma expectativa positiva entre os alunos da escola, pois oferece uma oportunidade real de colocar em prática o conhecimento da engenharia aprendido em sala de aula, desenvolvendo soluções inovadoras para comunidades carentes.
"Temos poucas oportunidades dentro da universidade para praticar aquilo que aprendemos durante o curso. A proposta do IDDS cria uma motivação diferente para os alunos, que aprendem a utilizar o conhecimento da engenharia no desenvolvimento de soluções de caráter social", destaca o estudante Marcus Ganter, do ITA e também um dos organizadores do IDDS 2012.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: NOTÍCIAS
Bolovo escreveu:Eu acho que dá mais um lote de 10 F-16 (novos ou usados) ou aquele T-50 coreano.
[x2]
Talvez no caso dos F-5E modernizados:
1)Mais F-16 -> versão Viper?
2)KAI T-50 -> mini-F-16
[]'s
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Re: NOTÍCIAS
Esses F-5 da FACh estam muito bem conservados não tem a cara da FAB!Lord Nauta escreveu:F5 do Chile. Uma boa oportunidade de compra para o FX.2 da FAB.
Sds
Lord Nauta
F-5 pra força aerea phodona tem que estar ralado, sujo e empoeirado....
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Re: NOTÍCIAS
Vamos guardar eles pro FX3.binfa escreveu:Esses F-5 da FACh estam muito bem conservados não tem a cara da FAB!Lord Nauta escreveu:F5 do Chile. Uma boa oportunidade de compra para o FX.2 da FAB.
Sds
Lord Nauta
F-5 pra força aerea phodona tem que estar ralado, sujo e empoeirado....
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Re: NOTÍCIAS
Aii, aii.... vão acabar cancelando o FX2 e pegando os F5 chilenos.
Converte para o padrão F5-M e ... mais 15 anos sem equipamento novo.
kkkkkkk
Brincadeira!
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kkkkkkk
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Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
- guilhermecn
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Re: NOTÍCIAS
Putz, vira essa boca pra láLord Nauta escreveu:F5 do Chile. Uma boa oportunidade de compra para o FX.2 da FAB.
Sds
Lord Nauta
Não joga mais urucubaca em um processo que já tá todo zicado....
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill
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Re: NOTÍCIAS
Não nos esqueçamos dos F-5 Suiços que estão em excelente estado. Acho que a FAB deveria pensar em ter novas células para logística.
Re: NOTÍCIAS
Ou para usar como treinadores e/ou "agressores".
"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
- kekosam
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Re: NOTÍCIAS
Acho que não... pra usar como linha de frente mesmo...Snowmeow escreveu:Ou para usar como treinadores e/ou "agressores".
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...