Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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delmar
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#65371
Mensagem
por delmar » Qui Mar 29, 2012 3:43 pm
Snowmeow escreveu:*Olha o rodapé*
Vou deixar a minha opinião:
Voto pelo Gripen
.......
Se eu falei besteira, me corrijam.
Falou pouco mas disse tudo. Persista na boa luta companheiro e não ceda às pressões do lado negro da força que tentará atraí-lo para o Rafale ou, quiçá, algo muito pior, para o SU-35.
Por aqui o Gripen já foi declarado morto inúmeras vezes mas sempre retorna para desespero dos seus detratores.
Avante Gripen! A passo de vencedor.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Katkkar
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#65372
Mensagem
por Katkkar » Qui Mar 29, 2012 3:52 pm
Snowmeow escreveu:*Olha o rodapé*
*4358 páginas*
*
*
Vou deixar a minha opinião:
Voto pelo Gripen
Por quê:
-É um caça monoturbina, portanto, mais econômico, e não é muito diferente do que a FAB tá acostumada a operar (Leia-se: Mirage).
-É o caça mais barato dos três.
-A Suécia está promovendo os melhores acordos de desenvolvimento de tecnologia, fazendo acordos com universidades e criando o CISB.
-O Gripen pode decolar até de estradas, o que é uma vantagem estratégica.
Todo caça é capaz de decolar de estradas. E apenas que a força aérea sueca costuma fazer esse tipo de exercicio.
-O Gripen NG é só projeto? O AMX também era!
-Já foi cogitada a substituição da turbina em caso de embargo dos EUA, acho que por uma alemã.
-O Brasil pode passar a vender o Gripen para os mercados latino-americano e africano.
Venda brasileira de Rafale para AL também faz parte da proposta francesa. Mas honestamente, qual pais sul americano ou africano vai bancar esse tipo de caça ?
-O Rafale, segundo um relatório suíço que vazou (Peguei isso de outro fórum), é o que voa menos alto, o mais lento, seu radar não é tão eficiente e alguns requisitos pedidos pela FAB não estão disponíveis nele (GMTT, GMTI, HMD).
Mistura de mentira e distorção de fatos. O Rafale foi avaliado como o melhor dos 3 candidatos (Rafale/Typhoon/Gripen) em todos os tipos de missões (ar/ar como ar/solo) enquanto o Gripen não atingiu os requisitos minimos estabelecidos pela FA suiça, inclusive na sua versão mais moderna. Nada consta no relatorio sobre supostas deficiências do radar. A versão AESA do radar RBE2 do Rafale vai entrar em serviço operacional na França em 2013 enquanto o radar AESA do Gripen esta em desenvolvimento e, que eu saiba, não ha prazo nem para seus primeiros ensaios. O HMD do Rafale não tem nada a ver com o radar, ele esta disponivel para a exportação (é requisito na India e no Brasil), a França não o usa por motivos financeiros. Se me permite um conselho, é melhor tomar cuidado com as afirmações de certas pessoas...
-A transferência de tecnologia do Rafale é suspeita, e a da Boeing é para inglês ver.
Se eu falei besteira, me corrijam.
Bem vindo,
Sds
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guilhermecn
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#65373
Mensagem
por guilhermecn » Qui Mar 29, 2012 4:16 pm
Snowmeow escreveu:Grato pelas boas-vindas.
Contrapontos bem-colocados.
guilhermecn escreveu:
O F-5 é biturbina, então a FAB também sabe operar caças com dois motores
Tá, perdoe o meu lapso de memória, é que pela "finura" do F-5, quem não vê direito pensa que ele é mono, também.
O barato as vezes sai caro . A diferença de preços entre os três não é tão gritante assim.
Então, por que o pessoal reclama tanto do preço do Rafale? xD
O pacote do Rafale caiu para 6,2 Bi. O pacote da Boing está em 5,7 Bi. A diferença não é tão grande. Ah! Mais o do Gripen está 4,5 Bi! mas o caça é menor e monoturbina. Um pacote do F-16 Viper também deve sair por volta disso XD. Além disso, a escolha da Índia pelo Rafale pode ajudar a reduzir os custos.
Dúvido ele decolar das estradas cheias de buracos aqui do Brasil
Estradas "estratégicas" seriam mantidas bem-conservadas para esse fim, suponho. Se bem que o justo seria manter
TODAS as estradas bem-conservadas.
Ai que está o grande problema . E como o Katkkar falou, qualquer caça pode pousar em uma estrada, desde que ela seja plana e bem conservada.
O problema é que precisamos de um novo caça para ontem! Na época do AMX, o F-5 e o Mirage 3 estavam na ativa. É arriscado entrarmos nesse projeto.
Entendo essa colocação. Mas até chegar o vencedor, será necessário MAIS UM tampão.
Infelizmente isso pode acontecer . Mas o tempo até um Rafale ser produzido para o Brasil (já que 06 serão montados na França) é menor do que entrar no projeto e termina-lo para então começar a produção. O risco é menor
Você compraria um carro sabendo que haveria a possibilidade da fábrica colocar um motor alternativo por que tem a chance da fabricante do motor original não ir com a sua cara?
Se a Embraer tivesse pensado nisso, teria conseguido driblar o veto americano ao Super Tucano para a Venezuela. Um ST com motores Lotarev tchecos não seria assim uma aberração...
Mas isso não é lá muito agradável para o comprador. Uma coisa é você oferecer a possibilidade da utilização de um motor de outro fabricante. Outra é avisar o comprador que talvez o fabricante do motor não permitirá a venda para ele.
Mercado Latino-americano até pode ser mas o africano? Os caras mal conseguem comprar caças usados, imagina um de quarta geração novo? Além do que, com as taxas e impostos no Brasil, é bem provável que o nosso gripen fique mais caro que o sueco (vide o caso da Foxcon que montou uma fábrica de Iphone em SP. O preço é o mesmo do importado)
África do Sul comprou Gripen. Países do norte da África e até mesmo Angola poderiam ser mercados. Quanto ao preço, depende dos impostos relativos à importação de insumos e componentes (E da ambição do fabricante).
A África do Sul é um caso a parte. Angola talvez. Mas o resto da África não tem lá grandes condições para comprar um caça desse porte tecnológico. A situação está mudando, mas até lá...
Relatórios vazados não são muito confiáveis
Tá, me calo nessa.
Nenhuma transferência de Tecnologia é perfeita. Nunca podemos esperar que nos passem a nata de sua tecnologia. A do Rafale é a mais consistente. A da Boeing parece conto da Walt Disney. A do Gripen é boa mas tem uma monte de bandeiras. Quem nos garante que esses fabricantes não suecos vão deixar a "tecnologia" ser passada?
Só o fato de não serem americanos/britânicos já facilita muito a coisa.
O motor é americano. Tem partes da BAE Systems, se não estou enganado. O radar é da Itália. E vai indo. É arriscado
Abraços!
Editado pela última vez por
guilhermecn em Qui Mar 29, 2012 4:25 pm, em um total de 1 vez.
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
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guilhermecn
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#65374
Mensagem
por guilhermecn » Qui Mar 29, 2012 4:20 pm
delmar escreveu:Snowmeow escreveu:*Olha o rodapé*
Vou deixar a minha opinião:
Voto pelo Gripen
.......
Se eu falei besteira, me corrijam.
Falou pouco mas disse tudo. Persista na boa luta companheiro e não ceda às pressões do lado negro da força que tentará atraí-lo para o Rafale ou, quiçá, algo muito pior, para o SU-35.
Por aqui o Gripen já foi declarado morto inúmeras vezes mas sempre retorna para desespero dos seus detratores.
Avante Gripen! A passo de vencedor.
O lado negro da força é o Fx-2 ser cancelado e novas compras de F-5 usados surgirem.
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Strider
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#65375
Mensagem
por Strider » Qui Mar 29, 2012 4:31 pm
concordo com as letrinhas azuis e assino embaixo
guilhermecn escreveu:
O F-5 é biturbina, então a FAB também sabe operar caças com dois motores
Tá, perdoe o meu lapso de memória, é que pela "finura" do F-5, quem não vê direito pensa que ele é mono, também.
O barato as vezes sai caro . A diferença de preços entre os três não é tão gritante assim.
Então, por que o pessoal reclama tanto do preço do Rafale? xD
Dúvido ele decolar das estradas cheias de buracos aqui do Brasil
Estradas "estratégicas" seriam mantidas bem-conservadas para esse fim, suponho. Se bem que o justo seria manter TODAS as estradas bem-conservadas.
O problema é que precisamos de um novo caça para ontem! Na época do AMX, o F-5 e o Mirage 3 estavam na ativa. É arriscado entrarmos nesse projeto.
Entendo essa colocação. Mas até chegar o vencedor, será necessário MAIS UM tampão.
Você compraria um carro sabendo que haveria a possibilidade da fábrica colocar um motor alternativo por que tem a chance da fabricante do motor original não ir com a sua cara?
Se a Embraer tivesse pensado nisso, teria conseguido driblar o veto americano ao Super Tucano para a Venezuela. Um ST com motores Lotarev tchecos não seria assim uma aberração...
Mercado Latino-americano até pode ser mas o africano? Os caras mal conseguem comprar caças usados, imagina um de quarta geração novo? Além do que, com as taxas e impostos no Brasil, é bem provável que o nosso gripen fique mais caro que o sueco (vide o caso da Foxcon que montou uma fábrica de Iphone em SP. O preço é o mesmo do importado)
África do Sul comprou Gripen. Países do norte da África e até mesmo Angola poderiam ser mercados. Quanto ao preço, depende dos impostos relativos à importação de insumos e componentes (E da ambição do fabricante).
Relatórios vazados não são muito confiáveis
Tá, me calo nessa.
Nenhuma transferência de Tecnologia é perfeita. Nunca podemos esperar que nos passem a nata de sua tecnologia. A do Rafale é a mais consistente. A da Boeing parece conto da Walt Disney. A do Gripen é boa mas tem uma monte de bandeiras. Quem nos garante que esses fabricantes não suecos vão deixar a "tecnologia" ser passada?
Só o fato de não serem americanos/britânicos já facilita muito a coisa.
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NovaTO
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#65376
Mensagem
por NovaTO » Qui Mar 29, 2012 5:26 pm
delmar escreveu:Snowmeow escreveu:*Olha o rodapé*
Vou deixar a minha opinião:
Voto pelo Gripen
.......
Se eu falei besteira, me corrijam.
Falou pouco mas disse tudo. Persista na boa luta companheiro e não ceda às pressões do lado negro da força que tentará atraí-lo para o Rafale ou, quiçá, algo muito pior, para o SU-35.
Por aqui o Gripen já foi declarado morto inúmeras vezes mas sempre retorna para desespero dos seus detratores.
Avante Gripen! A passo de vencedor.
Também voto pelo Gripen NG(E/F)C1
Voto mais pela proposta, do que digamos pelo caça em SI. Mas, a prioridade no momento, é definir o FX-2 mais do qualquer coisa.
[]'s
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GDA_Fear
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#65378
Mensagem
por GDA_Fear » Qui Mar 29, 2012 8:29 pm
Se o Gripen morre e retorna tem tudo haver com o projeto FX, essa porra morre toda hora e ressurge do nada e já o gripen é igual ao FX......... ta sempre no projeto.
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cassiosemasas
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#65379
Mensagem
por cassiosemasas » Sex Mar 30, 2012 12:15 am
desculpe pela insistencia, mas, acho que os americanos, vão arreganhar as pernas, mas terão de provar...é ai que esta o coelho da cartola, vamos ver se eles sabem jogar, ou querem jogar, pois nós ja o conhecemos, e não temos motivos para crer em promessas...mas sim em atitudes concretas que mostre as nossas forças(no caso a FAB)que o acesso a melhor tecnologia realmente vai acontecer, caso o contrário...só "Deus" sabe.
...
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marcelo bahia
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#65380
Mensagem
por marcelo bahia » Sex Mar 30, 2012 3:16 pm
Alguém sabe dizer qual é a proposta russa de transferência de tecnologia que teria trazido de volta o SU-35 ao páreo do FX-2?? Ou é apenas boato??
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
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Boss
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#65381
Mensagem
por Boss » Sex Mar 30, 2012 3:29 pm
Boato.
Aliás, quase tudo sobre o FX-2 é boato, oficial só temos o discursinho lenga lenga de sempre a cada 2 meses.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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crubens
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#65382
Mensagem
por crubens » Sex Mar 30, 2012 4:48 pm
Marino escreveu:Blá,blá,blá.
English translation Ver em Português
FIDAE 2012
Frederik Gustafson, director para América de SAAB: No estamos fuera de la disputa del FX-2, todo lo contrario
29/03/2012
(Infodefensa.com) R. Caiafa, Santiago de Chile.- En servicio en Suecia, República Checa, Hungría, Sudáfrica, la Real Fuerza Aérea Tailandesa y en la Escuela de Pilotos de Pruebas del Reino Unidos, además de recientemente haber sido seleccionado por Suiza, el avión de combate Gripen también es uno de los finalistas del concurso FX-2 para reequipar los escuadrones de caza de la Fuerza Aérea brasileña.
Infodefensa.com entrevistó durante FIDAE 2012 a Frederic Gustafson, director regional para las Américas y un especialista en el caza Gripen del que asegura con firmeza que ?no esta fuera de la disputa del FX-2, sino todo lo contrario?.
La prensa brasileña en las últimas semanas ha publicado que el FX-2 se ha polarizado en torno de la probable elección entre el Dassault Rafale y Boeing Super Hornet F-18. ¿Qué opina SAAB en relación a esta situación, ya que el concurso parece próximo a su finalización?
No guiamos nuestras acciones por la repercusión de parte de los medios brasileños, pero sí en la base de una elaborada propuesta de asociación entre SAAB, empresas y el Gobierno brasileño. Entendemos que nuestro avión ofrece una capacidad operacional basada en tecnologías punto, pero al mismo tiempo, está vinculada a una visión de costes de adquisición perfectamente dentro de las posibilidades presupuestarias de la Fuerza Aérea Brasileña. Además, nuestro modelo de desarrollo está fuertemente comprometido con la capacitación de mano de obra local y bajo coste de ciclo de vida del producto. Se engañan aquellos que entienden que el Gripen está fuera de la disputa, todo lo contrario, nuestra propuesta está siendo mejorada continuamente, en el campo de las asociaciones, el Centro de Investigación e Innovación Sueco-Brasileño (CISB) es ya una realidad.
¿Podría comentar si las naciones que ya cuentan con el Gripen, estos clientes están satisfechos con la aeronave?
Ciertamente. El caza Gripen es un sistema de armas avanzado, adaptado para cumplir las misiones polivalentes requiriendo un bajo empeño de recursos para su mantenimiento. SAAB cree que su visión de transferencia de tecnología es la más realista, pues además de actuar en esta asociación con las industrias del país operador, capacitando empresas en las áreas de investigación y desarrollo, producción y apoyo, también entendemos que la libertad de elección significa que la Fuerza Aérea que utiliza el Gripen tiene total autonomía para seleccionar qué armamento serán utilizados en la plataforma. La capacitación, entre otros requisitos, va a posibilitar al país usuario utilizar armamento de su interés, integrando nuevos misiles, bombas, etcétera. En el caso de Brasil, el Gripen está homologado para utilizar prácticamente todos los armamentos que constan en el inventario de la FAB. No condicionamos a la compra de la aeronave el uso de un paquete cerrado. Pregunte a los países que ya utilizan el Gripen, y tendrá una respuesta positiva sobre la aeronave.
¿Qué tecnologías agregadas tiene la nueva versión NG del Gripen y en qué estado de desarrollo se encuentran?
Desde 2006, fecha del lanzamiento del concepto NG, el proyecto evolucionó hacia un caza avanzado que incorpora capacidad de múltiple empleo, alcance operacional, aumento de carta y recursos para Guerra Centrada en Red (NCW). El Gripen NG atiende a todos los requisitos operacionales y logísticos de la FAB. Los recursos NCW brasileños serán significativamente incrementados con la combinación de las capacidades del Gripen NG con el sistema Embraer E-99 ERIEYE, actualmente en uso por el escuadrón Guardiao, con sede en Anápolis.
Los costes de operación y mantenimiento del avión sueco son mucho menores entre los cazas bimotor. El radar AESA del avión se encuentra en fase final de los ensayos de homologación, y un avanzado sensor de busqueda y rastreo IRST combinado con una cabina totalmente digitalizada tiene como resultado una mayor disponibilidad operacional, fusión superior de sensores, excepcional agilidad y rápido turnaround, significando disponibilidad por encima de la media, y todo dentro de un coste accesible.
País de primeiro time já acostumado com guerra usa o Gripen como treinador.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
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knigh7
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#65383
Mensagem
por knigh7 » Sex Mar 30, 2012 7:53 pm
Eu já desconfiava de que a notícias sobre a abordagem do tema de parceria na aquisição e/ou programa conjunto do Rafale pela India e Brasil era mais um dos factoides oportunistas...
DILMA NÃO TRATOU DA QUESTÃO DO RAFALE COM DIRIGENTES INDIANOS
A presidente Dilma Rousseff não tratou da questão da compra dos caças franceses Rafale, que conta com o apoio da Índia, durante as conversas que manteve com seus interlocutores indianos, afirmaram à AFP fontes ligadas à presidência brasileira.
“Não se falou do Rafale”, assegurou uma fonte da equipe presidencial, antes de acrescentar que “não era o lugar para isso”.
“A decisão brasileira não será tomada antes de maio”, depois do segundo turno da eleição presidencial francesa, acrescentou a fonte.
Indagada pelos jornalistas sobre seus eventuais contatos sobre o tema durante sua visita à Índia, a presidente se limitou a manter silêncio. A imprensa brasileira contava que, no encontro de Rousseff com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Sighn, o tema fosse abordado.
O Brasil deve definir este ano uma licitação para a compra de 36 aviões caças no valor de 5 bilhões de dólares, num negócio em que competem o Rafale, da francesa Dassault, o F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab. Analistas e fontes do governo indicaram que a decisão da Índia em entrar em negociações exclusivas com a França para a compra de 126 caças Rafale – uma licitação calculada em 12 bilhões de dólares – pode ajudar a convencer o Brasil a optar pelo mesmo avião.
O titular da Defesa, Celso Amorim, não fez parte da delegação de seis ministros que acompanhou a presidente à Índia para participar na IV Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), seguida de uma visita de Estado. Amorim esteve na Índia em fevereiro para debater a possibilidade de um acordo técnico-militar entre os dois países, no qual o Brasil já apresentou um projeto.
No encerramento de um encontro com empresários de ambos os países, Dilma assegurou que, precisamente, o setor da defesa oferece um amplo espaço para a cooperação bilateral. Rousseff citou a associação do fabricante aeronáutico Embraer e da Defense Research and Development Organisation (DRDO) da Índia para equipar uma aeronave com sistemas de radar desenvolvidos no país asiático, como “um exemplo que devemos seguir”, afirmou.
FONTE: AFP
via:
http://www.aereo.jor.br/
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#65384
Mensagem
por WalterGaudério » Sex Mar 30, 2012 8:03 pm
knigh7 escreveu:Eu já desconfiava de que a notícias sobre a abordagem do tema de parceria na aquisição e/ou programa conjunto do Rafale pela India e Brasil era mais um dos factoides oportunistas...
DILMA NÃO TRATOU DA QUESTÃO DO RAFALE COM DIRIGENTES INDIANOS
A presidente Dilma Rousseff não tratou da questão da compra dos caças franceses Rafale, que conta com o apoio da Índia, durante as conversas que manteve com seus interlocutores indianos, afirmaram à AFP fontes ligadas à presidência brasileira.
“Não se falou do Rafale”, assegurou uma fonte da equipe presidencial, antes de acrescentar que “não era o lugar para isso”.
“A decisão brasileira não será tomada antes de maio”, depois do segundo turno da eleição presidencial francesa, acrescentou a fonte.
Indagada pelos jornalistas sobre seus eventuais contatos sobre o tema durante sua visita à Índia, a presidente se limitou a manter silêncio. A imprensa brasileira contava que, no encontro de Rousseff com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Sighn, o tema fosse abordado.
O Brasil deve definir este ano uma licitação para a compra de 36 aviões caças no valor de 5 bilhões de dólares, num negócio em que competem o Rafale, da francesa Dassault, o F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab. Analistas e fontes do governo indicaram que a decisão da Índia em entrar em negociações exclusivas com a França para a compra de 126 caças Rafale – uma licitação calculada em 12 bilhões de dólares – pode ajudar a convencer o Brasil a optar pelo mesmo avião.
O titular da Defesa, Celso Amorim, não fez parte da delegação de seis ministros que acompanhou a presidente à Índia para participar na IV Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), seguida de uma visita de Estado. Amorim esteve na Índia em fevereiro para debater a possibilidade de um acordo técnico-militar entre os dois países, no qual o Brasil já apresentou um projeto.
No encerramento de um encontro com empresários de ambos os países, Dilma assegurou que, precisamente, o setor da defesa oferece um amplo espaço para a cooperação bilateral. Rousseff citou a associação do fabricante aeronáutico Embraer e da Defense Research and Development Organisation (DRDO) da Índia para equipar uma aeronave com sistemas de radar desenvolvidos no país asiático, como “um exemplo que devemos seguir”, afirmou.
FONTE: AFP
via:
http://www.aereo.jor.br/
Olha, ela simplesmente não respondeu se falou do Rafale, ela pode ter falado à respeito e ficado na moita na frente da imprensa.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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#65385
Mensagem
por knigh7 » Sex Mar 30, 2012 8:16 pm
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Editado pela última vez por
knigh7 em Sex Mar 30, 2012 11:39 pm, em um total de 1 vez.