ARTILHARIA DA F TERRESTRE
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE
Caro Bacchi.
Parece que tanto o Donar como o AGM carregam 30 projéteis.
O pzh2000 leva 60.
Achei a diferença muito grande. É o dobro.
Isto não seria um problema?
No mais, gostei muito do sistema que possui a mesma cadência de fogo do pzh2000.
Outra coisa, parece que o AGM pode ser instalado em um veículo 6x6.
Seria possível uma versão no nosso Guarani?
Se possível o sistema pesaria cerca de 23T, correto? Talvez resulte em um produto aerotransportável pelo nosso futuro KC-390.
O pzh2000 leva 60.
No mais, gostei muito do sistema que possui a mesma cadência de fogo do pzh2000.
Outra coisa, parece que o AGM pode ser instalado em um veículo 6x6.
Se possível o sistema pesaria cerca de 23T, correto? Talvez resulte em um produto aerotransportável pelo nosso futuro KC-390.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Veja, meu caro, comparando com outros auto propulsados blindados sobre lagartas de 155 mm:Luís Henrique escreveu:Caro Bacchi.
O pzh2000 leva 60.
AUF1-TA (França) 42
Palmaria (Italia/Argentina - torre do Palmaria montada no chassi do TAM alongado) 30
Tipo 75 (Japão) 28
K9 (Corea do Sul) 48
2S19 (Russia) 50
2S3 (Russia) 46
Primus (Cingapura) 26
T6 (Africa do Sul) 40
Firtina (Turquia) 48
AS90 (Grã Bretanha) 48
M109A6 (EUA) 39
Acho que da para aceitar os 30.
Nem que a vaca tussa!!!Luís Henrique escreveu: Outra coisa, parece que o AGM pode ser instalado em um veículo 6x6.
A torre pesa 12,5 toneladas.
Para um eventual Guarani 8X8 eu vejo duas possibilidades:
- torre com um obuseiro de 105 mm (como a Denel 105 mm da Africa do Sul);
- obuseiro de 155 mm com giro para os lados restrito (talvez maximo de 15º para cada lado).
Bacchi
-
- Sênior
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Não consigo achar imagem do AGM sobre rodas....alguém as teria?
Uma dúvida:
Ser sobre rodas deixaria lacuna num deslocamento de carros sob lagartas, não?
Arnaud.
Uma dúvida:
Ser sobre rodas deixaria lacuna num deslocamento de carros sob lagartas, não?
Arnaud.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Bacchi, concordo com você quanto às possibilidades de uma versão de artilharia do Guarani. Em função da relação peso x dimensões da versão 8x8, que não é/será muito diferente da 6x6, as possibilidades nos indicam as duas citadas por você. Quanto a torre T-7 da Denel, espera-se que o EB ao menos, quando resolver dar uma definição a artilharia das bgdas Cav Mec, venha a procurar saber das qualidades desta mesma torre. Inclusive, vendo algumas imagens de versões dos obuseiros G-6, uma delas aponta para uma solução que penso, também poderia ser aplicada no Guarani, bastando-se para isso os estudos de viabilidade técnica plausíveis.Reginaldo Bacchi escreveu:Nem que a vaca tussa!!!Luís Henrique escreveu: Outra coisa, parece que o AGM pode ser instalado em um veículo 6x6.
- obuseiro de 155 mm com giro para os lados restrito (talvez maximo de 15º para cada lado).
Bacchi
Quanto a segunda opção, também a Denel tem produtos a nos oferecer, competindo nesta opção com franceses, israelense, thecos e suecos.
Eu particularmente torço para que a utilização do Guarani seja o desdobramento natural para a modernização da artilharia das bgdas. Caso isso não aconteça ou seja possível, espero que a solução encaminhada seja aquela em que os veículos Tectran sejam a base dos novos obuseiros da Inf. Mec.
abs.
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Caro Bacchi, esses números são reais mesmo??? Os EUA só possui 39 M109A6?Reginaldo Bacchi escreveu:Veja, meu caro, comparando com outros auto propulsados blindados sobre lagartas de 155 mm:Luís Henrique escreveu:Caro Bacchi.
O pzh2000 leva 60.
AUF1-TA (França) 42
Palmaria (Italia/Argentina - torre do Palmaria montada no chassi do TAM alongado) 30
Tipo 75 (Japão) 28
K9 (Corea do Sul) 48
2S19 (Russia) 50
2S3 (Russia) 46
Primus (Cingapura) 26
T6 (Africa do Sul) 40
Firtina (Turquia) 48
AS90 (Grã Bretanha) 48
[destacar]M109A6 (EUA) 39[/destacar]
Nem que a vaca tussa!!!Luís Henrique escreveu: Outra coisa, parece que o AGM pode ser instalado em um veículo 6x6.
Bacchi
.
- FCarvalho
- Sênior
Henrique, perdoe-me a intromissão, mas o que o Bacchi está se referindo é ao números de projeteis que cada obuseiro pode levar em seus estoques próprios, e não ao número destes disponíveis no US Army.
abs.
abs.
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Ahhhhh... logo vi!!!! Eu que peço desculpas por não ter lido direito!! Obrigado pela correção!! Escapei de levar outra bronca do Bacchi!!!
.
- FCarvalho
- Sênior
henriquejr escreveu:Ahhhhh... logo vi!!!! Eu que peço desculpas por não ter lido direito!! Obrigado pela correção!! Escapei de levar outra bronca do Bacchi!!!
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Eu colocaria a torre do G6 Rhino em cima do chassis do Leo 1 A5 ou mesmo do Leo 2.Luís Henrique escreveu:Achei um que é considerado por alguns sites como melhor que o PZH 2000 alemão.
É o T155 Firtina.
Tem um video que colocam o K-9 sul-coreano como 3º melhor, o pzh2000 como 2º e o T155 Firtina em PRIMEIRO, que na verdade, é uma versão modificada do K-9 sul-coreano e produzida sob-licença na Turquia.
A Turquia é Fogo.
eles estão produzindo 350 Firtina.
Este é um país que possui metade da população do Brasil, não é considerado tão rico, tão primeiro mundo, mas tem forças armadas TOP DE LINHA.
Qto. a Turquia, eles estão ficando ricos.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- FCarvalho
- Sênior
Lembrei-me agora que nos anos 80's a torre do AS-90 inglês foi-nos oferecida para compor a versão de artilharia AP do Osório. Me parece, salvo engano que a torre coube nas dimensões daquele CC, mas infelizmente, acabou não sendo adotada, sendo mais tarde oferecida sobre outro chassi com o nome de Mallet.
Alguém pode ajudar a dizer se hoje a torre com o canhão 155/52 do AS90 ainda "caberia" no chassis do Osório?
Há ainda esta torre da Denel com o obuseiro 155/52 que poderia ser adaptada a um veiculo disponível ao EB. Não sei se seriam compatíveis com os M-108/M-109.
Outra opção para a cavalaria e infantaria mecanizada brasileira é este modelo, a Denel T-5, que acredito tanto poderia ser aplicada nos TECTRAN quanto nos Guarani.
Outra opção, se caso o calibre 105mm seja mantido nas bgdas inf mec, é a torre Denel T-7.
Bem, as opções são muitas. Nosso dindin, e vontade, por hora é que não são.
abs
Alguém pode ajudar a dizer se hoje a torre com o canhão 155/52 do AS90 ainda "caberia" no chassis do Osório?
Há ainda esta torre da Denel com o obuseiro 155/52 que poderia ser adaptada a um veiculo disponível ao EB. Não sei se seriam compatíveis com os M-108/M-109.
Outra opção para a cavalaria e infantaria mecanizada brasileira é este modelo, a Denel T-5, que acredito tanto poderia ser aplicada nos TECTRAN quanto nos Guarani.
Outra opção, se caso o calibre 105mm seja mantido nas bgdas inf mec, é a torre Denel T-7.
Bem, as opções são muitas. Nosso dindin, e vontade, por hora é que não são.
abs
Editado pela última vez por FCarvalho em Dom Mar 18, 2012 7:37 pm, em um total de 2 vezes.
Carpe Diem
- Luís Henrique
- Sênior
Obrigado pelos esclarecimentos.Reginaldo Bacchi escreveu:Veja, meu caro, comparando com outros auto propulsados blindados sobre lagartas de 155 mm:Luís Henrique escreveu:Caro Bacchi.
O pzh2000 leva 60.
AUF1-TA (França) 42
Tipo 75 (Japão) 28
K9 (Corea do Sul) 48
2S19 (Russia) 50
2S3 (Russia) 46
Primus (Cingapura) 26
T6 (Africa do Sul) 40
Firtina (Turquia) 48
AS90 (Grã Bretanha) 48
M109A6 (EUA) 39
Bacchi
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- Luís Henrique
- Sênior
A África do Sul é um país MUITO interessante para realizarmos parcerias.WalterGaudério escreveu:Eu colocaria a torre do G6 Rhino em cima do chassis do Leo 1 A5 ou mesmo do Leo 2.Luís Henrique escreveu:Achei um que é considerado por alguns sites como melhor que o PZH 2000 alemão.
É o T155 Firtina.
Tem um video que colocam o K-9 sul-coreano como 3º melhor, o pzh2000 como 2º e o T155 Firtina em PRIMEIRO, que na verdade, é uma versão modificada do K-9 sul-coreano e produzida sob-licença na Turquia.
A Turquia é Fogo.
eles estão produzindo 350 Firtina.
Este é um país que possui metade da população do Brasil, não é considerado tão rico, tão primeiro mundo, mas tem forças armadas TOP DE LINHA.
Qto. a Turquia, eles estão ficando ricos.
A Turquia também.
Em vez de ficar adquirindo USADOS ou pagando caro por material importado, devemos firmar parcerias.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Quem cuidou deste programa na ENGESA foi eu [ou: fui eu(?)].FCarvalho escreveu:Lembrei-me agora que nos anos 80's a torre do AS-90 inglês foi-nos oferecida para compor a versão de artilharia AP do Osório. Me parece, salvo engano que a torre coube nas dimensões daquele CC, mas infelizmente, acabou não sendo adotada, sendo mais tarde oferecida sobre outro chassi com o nome de Mallet.
A ideia da Vickers Shipbuilding (fabricante da parte inglesa do obuseiro 155 mm Tripatite) era só fazer a torre. O veiculo seria opção do cliente.
Como o Osorio ia ser lançado num futuro proximo pemsaram em que o mesmo poderia oferecer a torre desde o inicio.
Fui a Barrow-in-Furness (sede da Vickers) e lá me apresentaram a torre.
Enviei depois os dados do Osorio para eles confirmarem a possibilidade de instalação, que o foi.
O programa foi torpedeado pela engenharia da ENGESA defendeu a ideia de a mesma fazer o projeto de uma torre no futuro.
Morreu assim o assunto.
Veja, Carvalho, a torre do AS 90 pelo que sei, é igual a que foi oferecida no inicio, e portanto seria passivel de ser montada no Osorio se o mesmo existisse.
Mas, não seria (como não era naquelaa epoca) a solução ideal.
Um obuseiro auto propulsado blindado, idealmente, deve ter o motor/transmissão dianteiro, para ter a traseira livre para municiamento etc.
A primeira versão do que deveria ser o PzH 2000 (Programa alemão/britanico/italiano) tinha motor traseiro, o que acarretava a necessidade de um veiculo municiador adicional para as baterias mobiladas com este obuseiro.
O sistema chegou a um preço tão elevado que foi cancelado e os britanicos foram para o AS 90 e os alemães para o PzH 2000.
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
Em primeiro lugar, é sempre uma honra falar com o sr. caro Bacchi. Me emocionei deveras agora ao ler estas suas linhas e saber que eu estou falando com a pessoa que fez ( e ainda faz) história da industria deste país. E principalmente a do EE-T1 Osório. Lembrei-me de minhas primeiras leituras a quase 25 anos atrás, com a T&D, a qual tive o privilegio de chegar a ter em mãos as primeiras edições.Reginaldo Bacchi escreveu:Quem cuidou deste programa na ENGESA foi eu [ou: fui eu(?)].
A ideia da Vickers Shipbuilding (fabricante da parte inglesa do obuseiro 155 mm Tripatite) era só fazer a torre. O veiculo seria opção do cliente.
Como o Osorio ia ser lançado num futuro proximo pemsaram em que o mesmo poderia oferecer a torre desde o inicio.
Fui a Barrow-in-Furness (sede da Vickers) e lá me apresentaram a torre.
Enviei depois os dados do Osorio para eles confirmarem a possibilidade de instalação, que o foi.
O programa foi torpedeado pela engenharia da ENGESA defendeu a ideia de a mesma fazer o projeto de uma torre no futuro.
Morreu assim o assunto.
Veja, Carvalho, a torre do AS 90 pelo que sei, é igual a que foi oferecida no inicio, e portanto seria passivel de ser montada no Osorio se o mesmo existisse.
Mas, não seria (como não era naquelaa epoca) a solução ideal.
Um obuseiro auto propulsado blindado, idealmente, deve ter o motor/transmissão dianteiro, para ter a traseira livre para municiamento etc.
A primeira versão do que deveria ser o PzH 2000 (Programa alemão/britanico/italiano) tinha motor traseiro, o que acarretava a necessidade de um veiculo municiador adicional para as baterias mobiladas com este obuseiro.
O sistema chegou a um preço tão elevado que foi cancelado e os britanicos foram para o AS 90 e os alemães para o PzH 2000.
Bacchi
Sinceramente, estou muito feliz por falar não simplesmente com alguém que fez a história. Mas alguém que é e faz parte da própria história. Demorou para cair a ficha mas enfim, caiu.
Enfim, perdoe-me a descompostura, mas para mim, como homem do magistério, e amante da história, é realmente um privilégio. Passar das leituras de seus não poucos trabalhos ao próprio diálogo com o autor. Jamais pensei que pudesse chegar a tanto. Quiça um dia, o Senhor na sua bondade me proporcione a honra de ainda o conhecer pessoalmente, agora que estou cá por estas bandas do sul.
Bem, voltando ao tema do tópico, gostaria de saber se no caso do EE-T1 essas mudanças seriam exeqüiveis à época, ou mesmo ainda hoje, já que, creio eu, a engenharia do chassis do mesmo esteja preservada.
Ainda em tempo, uma outra curiosidade. Se a engenharia da Engesa à época barrou o negócio com a torre da Vickers, como eles esperavam projetar uma torre, sem os conhecimentos e/ou os recursos necessários as alterações do chassis do Osório? E se esta versão vingasse, qual poderia ter sido o obuseiro utilizado e que calibre? Acreditas que hoje a industria nacional teria condições de projetar e produzir sozinha um obuseiro AP sobre lagartas, partindo do chassis do Osório, ou teríamos que sair praticamente do zero?
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
bem, agora que reparei melhor nesta foto, estou um pouco mais convencido de que esta torre seria realmente a mais apropriada escolha para o novo modelo a munir os GAC's das bgdas da infantaria mecanizada do EB.
a bem da verdade, impressiona sua silhueta esquia e a forma como se encaixou no chassis do veículo, inclusive proporcionando, aparentemente, uma altura relativamente baixa, visto sua capacidade de ser transportado pelo C-130. Sendo assim, pela lógica, se o Guarani viesse a ser utilizado nesta versão, ganharíamos uma solução pratica, tanto em mobilidade, quanto na manutenção do apoio de fogo próximo a Bgda, vide sua aerotransportabilidade.
O EB deveria realmente olhar com mais atenção para a AS e os produtos e soluções da Denel Land System para a solução de seus problemas com a artilharia. Tenho certeza que não só o exercito teria muito a ganhar, assim como também a BID.
Mas como diria o ditado, "negócios são negócios".
abs
Carpe Diem