ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1146 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#1801 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 14, 2012 2:13 pm

Os do US army estão um caco. O Exército Português comprou uns M109 A5 em 2ª mão e se o arrependimento mata-se, havia muito general português morto e enterrado.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
mat
Júnior
Júnior

#1802 Mensagem por mat » Qua Mar 14, 2012 2:27 pm

entao pelo visto nada de m-109 ne :?: m-108 ate o fim !

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1146 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

#1803 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 14, 2012 2:29 pm

Há outras coisas no mercado...coisas novas.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#1804 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mar 14, 2012 4:16 pm

Podemos aprofundar as parcerias com os sul-africanos.

Eles tem um ótimo produto. O G6 que é superior ao M-109.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#1805 Mensagem por Tchelo » Qua Mar 14, 2012 5:07 pm

Calma galera.

O Walter disse que haveriam M109 a caminho...da EUROPA...não necessariamente da Alemanha.

É aguardar.

mat
Júnior
Júnior

#1806 Mensagem por mat » Qua Mar 14, 2012 5:12 pm

o pessoal se esquece de que isso aqui e Brasil ... e que nem a historia dos gepard , meteram o pau no sistema , dizendo que era obsoleto e tinha coisa MELHOR no mercado , e pelo visto ficaremos com as m2 para essa funçao mesmo . que tem coisa melhor todo mundo sabe , mais custa quanto :?: os m-109 so tem ou tinham chances de serem adquiridos pois vinham com um preço ridiculamente baixo , e aparentemente com um bom contrato de manutenção . se perdemos a chance de compar os m-109 da alemanha , vamos ficar com m-108m mesmo por pelo menos mais 10 anos . se nivelar pelo melhor e muito facil , so ter dinheiro para gastar , mas eu pergunto , nos temos :?: para o EB nao basta ser bom , ter que ser razoavelmente bom e muito barato ! e triste mais e a nossa realidade .

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#1807 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Mar 14, 2012 6:11 pm

mat escreveu:o pessoal se esquece de que isso aqui e Brasil ... e que nem a historia dos gepard , meteram o pau no sistema , dizendo que era obsoleto e tinha coisa MELHOR no mercado , e pelo visto ficaremos com as m2 para essa funçao mesmo . que tem coisa melhor todo mundo sabe , mais custa quanto :?: os m-109 so tem ou tinham chances de serem adquiridos pois vinham com um preço ridiculamente baixo , e aparentemente com um bom contrato de manutenção . se perdemos a chance de compar os m-109 da alemanha , vamos ficar com m-108m mesmo por pelo menos mais 10 anos . se nivelar pelo melhor e muito facil , so ter dinheiro para gastar , mas eu pergunto , nos temos :?: para o EB nao basta ser bom , ter que ser razoavelmente bom e muito barato ! e triste mais e a nossa realidade .
Teu raciocinio está completamente furado.

Uma coisa não tem nada a haver com a outra.

Houve gente (como eu-graças a Deus-que tive a oiportunidade de trabalhar com sistemas anti aéreos nos meus anos de ENGESA) que criticou a compra do Gepard.

Ninguem falou mal da compra do M109.

Só li elogios.
Bacchi

mat
Júnior
Júnior

#1808 Mensagem por mat » Qua Mar 14, 2012 7:00 pm

cabeça de martelo disse : Há outras coisas no mercado...coisas novas. luis henrique disse : Podemos aprofundar as parcerias com os sul-africanos.Eles tem um ótimo produto. O G6 que é superior ao M-109.

Quando eu me referi as criticas , estava falando disso , meu ponto de vista e que o EB nao pode escolher o melhor , por razoes orçamentarias . E que embora tenham melhores sistemas disponiveis no mercado , o m-109 e o melhor que o EB pode comprar agora , pois o preço esta muito baixo , vem com um contrato de manutenção e se trata de um sistema moderno , muito a frente dos m-108 . disse tambem que o fica comparado com sistemas TOP nao e justo , pois o EB nao tem condiçoes de adquirilos , e que se for assim , se nivelar por cima , nunca iremos comprar nada .
Eu acho que a ideia de desenvolver um projeto nacional mais economico , ou entrar em algum projeto internacional , não e valido no caso de artilharia de campanha , pois pelo menos do meu ponto de vista esse nao e um dos pontos cruciais no END . Logo nao irão haver os investimentos necessarios para desenvolver isso , e a artilharia do EB , para ter alguma capacidade , vai necessitar de compras de oportunidade , pelo menos por enquanto . Por isso acho que nao podemos perder a oportunidade dos m-109 , so porque existe coisa melhor por ai . Me desculpe se meu primeiro post essa opinião nao ficou muito clara .
Quanto aos gepard , sei que se trata de um sistema obsoleto para os cenarios atuais , mais se formos comparar com o que temos atualmente para protejer os CC , ele seria um salto doutrinario , tudo bem que passariamos para uma doutrina ja considerada obsoleta , mas ao menos seria mais avançada do que a empregada atualmente na defesa aerea de brigadas blindadas . A verdade e que com o atual descaso do governo com a defesa nacional , o EB nunca tera equipamentos top de linha para esse tipo de função , e tera de recorrer a compras de oportunidade , que sejam razoavelmente boas e muito baratas . para mim as coisas no Brasil funcionam assim : ou compra isso , ou nao leva nada . A proposito voce poderia me dizer , se mesmo no cenario atual da america latina , o gepard e um sistema completamente obsoleto :?: mesmo sendo modernizado :?:

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#1809 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Mar 14, 2012 7:35 pm

Interessante, com um final...........

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#1810 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 14, 2012 7:46 pm

O EB está analizando várias coisas. M 109A5/6 entre elas. Não apenas M 109, diga-se de passagem e que fique claro. Pode vir coisa MUITO mELHOR envolvendo a indústria nacional.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#1811 Mensagem por henriquejr » Qua Mar 14, 2012 8:17 pm

Será a volta da parceria Brasil/Africa do Sul para produção do G6 aqui???

.
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#1812 Mensagem por gogogas » Qua Mar 14, 2012 10:02 pm

Imagem
G-6 ,seria uma ótima opção ao EB ,mas em minha opinião o EB deveria optar por modelos sobre rodas e sobre largartas ,mantendo unidades com blindados sobre rodas o G-6 e ap SL em unidades com veículos blindados sobre largartas...
Com a crise na europa ,ouvi um comentario em alguns fóruns estrangeiros que a Suíça iria dar baixa em muitos blindados ,um deles são varios M-109 ,um amigo disse que eles possuem mais de 200 ,se for verdade seria uma opção boa para o EB...espero que esse ano seja de excelentes noticiAS para o EB ... :D

Gogogas !
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#1813 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 14, 2012 11:42 pm

Relembrando.

Ponto 1. Não há qualquer planejamento, projeto ou se quer intenção seja no PROFORÇA ou na EBF, para a artilharia de campanha do EB para as próximas duas décadas. É como se, simplesmente a arma da artilharia não existisse, ou não tivesse a minima importância.

Ponto 2. Se não há projeto, plano ou vontade, então não há verba e nem investimento.

Ponto 3. A BID atualmente não possui condições de produzir ou projetar um moderno bldo de Artilharia, seja AP ou AR. O máximo que poderia-se esperar é a produção sob licença de um obuseiro/bldo importado. Ou seja, montagem pura e simples.

Ponto 4. A AS através da Denel Land System, não só dispõe, como mais de uma vez já dispôs parcerias ao Brasil para a produção de sua família de obuseiros, com as primeiras ofertas remontando aos anos 80's, e desde lá, o EB jamais moveu uma palha se quer no sentido de responder as ofertas sul-africanas.

Ponto 5. A adoção de um moderno obuseiro, seja da AS, seja de outrem, encontra um problema sintomático para sua resolução no próprio EB, que até hoje, não definiu o calibre para as om's de artilharia das bgdas de inf mec, e demais. Ou seja, não sabe e nem define se permanece com o atual 105mm ou se adota o 155mm nas bgdas. Em sendo assim, fica impossível para qualquer empresa poder oferecer algo que realmente possa vir de encontro aos interesses e necessidades do EB. Neste sentido, a AS mesmo possuindo projetos excelestes tanto em um calibre como o outro, e que atenderiam completamente aquelas necessidades brasileiras, não o faz porque o exército não quer, pode ou sabe definir-se enquanto tal.

Ponto 6. Toda essa situação relativa à artilharia do EB é no mínimo ridícula e uma tremenda pantomima.

abs.

Carpe Diem
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#1814 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mar 14, 2012 11:51 pm

FCarvalho, ou muito me engano, ou o ponto 5 já foi discutido, e com a compra de mais Astros, estes formariam toda Artilharia Divisionária, e o calibre 155 seria adotado pela Artilharia de Brigada.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#1815 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 15, 2012 12:26 am

Glauber Prestes escreveu:FCarvalho, ou muito me engano, ou o ponto 5 já foi discutido, e com a compra de mais Astros, estes formariam toda Artilharia Divisionária, e o calibre 155 seria adotado pela Artilharia de Brigada.
Olá Glauber.

Salvo engano, ainda não foi definido um calibre para as futuras bgdas da Infantaria Mecanizadas. Já a inf. leve, pqdt e de slv, continuariam com o 105mm, mas estas também sem um novo obuseiro definido, continuando com os vestutos Oto Melara M-56 sabe-se lá até quando.

As bgdas Cav Mec e Blda estão dependentes também de uma definição, inclusive para as que ainda operam com os M-114, que hora operam nas AD, se seriam transformadas em AP ou não.

Não tenho conhecimento desta compra de novas baterias do Astros, e nem para onde iriam, a não ser o que se comenta sobre o Astros 2020. Creio que precisamos de uma confirmação quanto ao futuro do Astros.

O Jauro colocou alguns post atrás que existem acerca de 9 gac's da AD sejam AP's ou AR's, afora os 6 gac's orgânicos das bgdas de cav mec/blda. Para onde iriam estas unidades extras do Astro? Temos om's de Art para receber estes veículos? Temos que ver como o EB vai lidar com esta questão, caso tu estejas certo. Pois não creio que estejamos preparados para lidar com mais Astros se não conseguimos definir se quer o calibre da nossa art.

Só para ressaltar, não tenho conhecimento de nenhuma decisão oficial quanto aos Astros, ou a aquisição de qualquer outro material de artilharia para o EB. Mas isso não quer dizer que tal situação já não esteja sendo encaminhada.

A ver.

abs

Carpe Diem
Responder