EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Guerra
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2176 Mensagem por Guerra » Seg Mar 05, 2012 7:05 pm

É isso que eu venho dizendo faz tempo.

Eu vi um artigo de 200 do exército americano (postei ele aqui a muito tempo) sobre as forças médias. Nesse artigo se discuta sobre a VBTP ideal para essas forças, se era o caso fabricar ou adquirir. O fato é que as coisas lá aconteceram enquanto que aqui é só conversa fiada pré-eleição.
Da origem da idéia sobre forças médias
“A guerra do golfo em 1991 e as operações na Somália e nos Balcãs mostraram que muita coisa mudou desde da guerra fria. Os planejadores já não podem mais contar com operações em áreas onde os EUA têm forças pré-posicionadas, o que foi aprendido com o moroso deslocamento para o Golfo Pérsico.”
“Desde o fim da segunda guerra o exército tem-se constituído ou de infantaria leve, geralmente a pé, ou infantaria mecanizada de blindagem pesada e de unidades de cavalaria mecanizada”
“Supõe que durante as próximas 2 décadas os EUA e seus aliados não terão que enfrentar um adversário militar de porte....”
“Uma mudança importante que ocorreu durante as 2 ou 3 décadas foi o aumento considerável na quantidade do equipamento disponível para possíveis adversários no 3º mundo. Os exércitos do 3º mundo geralmente dotados de infantaria de 50 e 60 “restaurados”, já estão bem mais armados, com um maior numero de viaturas blindadas, poderosa artilharia e defesa aérea. Nesse ínterim, as divisões do exercito dos EUA têm permanecido com mobilidade a pé, sem blindagem, com artilharia de curto alcance e limitada capacidade ofensiva.”

Da definição de forças médias.
“As forças médias podem constituir-se na organização de força terrestre ideal quando não há disponibilidade de forças pré-posicionadas; quando o adversário esta bem armado; e quando unidades de manobra com grande capacidade de mobilidade tática, poder de fogo e proteção razoável são necessárias para conquistar e manter o terreno.”
“As forças médias (que podem estar operando com forças leves e/ou coalizão) poderiam estabelecer condições favoráveis para o subseqüente emprego de forças pesadas”
Fatores essenciais das forças de médio porte
Viaturas blindadas leves: “Qualquer nova família de viaturas deve ser compatível com as capacidades de carga e volume do C-130, o principal meio de transporte da força aérea”
“Com inovações como o canhão de recuo suave 105 mm, o canhão 120 mmm e uma variedade de opções de mísseis acoplados à sistemas de controle de fogo de alta qualidade, as atuais viaturas leves blindadas têm a capacidade real de destruir carros de combate principais contemporâneos, contato que atirem primeiro.”
Helic de ataq: “O papel do helic de atq é proporcionar reconhecimento e poder de fogo móvel às forças médias.”
Armas de precisão e longo alcance: “uma filosofia operacional para forças médias quando enfrentando oponentes blindados e mecanizados pesados poderia ser atingi-los à dstancia”
“notáveis são os desenvolvimentos da versão montada em caminhão do sistema de lançadores múltiplos de foguetes, do sistema de foguetes de artilharia de lata mobilidade, da peça leve de artilharia auto-rebocada 155 mmm e dos morteiros e canhões de 120 mm, que estão sendo sendo considerados para serem montados nas viaturas blindadas leves do CFN dos EUA. Todos estão sendo sendo equipados com uma variedade de munições guiadas anticarro de alta precisão.”
“Não se deve ignorar a grande importância para as forças de médio porte do poder de fogo maciço proporcionado pela força aérea e pela marinha, principalmente na fase inicial das operações.”
Capacidade de executar múltiplas missões: “uma futura força média deve ser uma organização de armas combinadas. Deve ser também capaz de desempenhar todas as missões normais ofensivas e defensivas executadas pelas atuais forças leves e pesadas.”
As opções para mudanças
“O plano de modernização comportaria emprego de recursos dentro do modelo atualmente estipulado. Para mudar o enfoque empregado para a modernização continua das forças pesadas, como um mínimo de custo para a atualização das forças de infantaria leve para forças médias, a liderança do exército vai enfrentar problemas. Haverá, na melhor das hipóteses um aumento modesto de recursos para o exército durante os próximos 5 anos; esta estimativa é feita com base na previsão de que todas as forças armadas poderão se beneficiar do clima político favorável a um aumento de recursos para a defesa. Por outro lado, é provável que as outras forças armadas procurarão vitimar o exército durante a próxima revisão quadrienal da defesa – argumentando que o exército teria menor importância num emprego tipo força expedicionária. Se esse argumento prevalecer cessa o fortalecimento do exército e a estrutura da força ativa não aumentara 10 divisões e dois regiments de cavalaria blindada.”
Primeira fase (até 2005)
- converter ambos os regiments de cavalaria blindada para forças médias. Isso requereria a procura e aquisição de aproximadamente 1.000 viaturas leves sobre rodas. Atualemnte existem varias opções... PIRANHA, VBL canadense, LAV 300 ... PANDUR. Uma variante de canhão 105 mmm deve fazer parte dessa aquisição ...
- adquirir sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade, peças leves 155 mm e MRT 120 mmm.
- acelerar o processo de aquisição de vant para as brigadas
- iniciar um esforço para desenvolvimento da próxima geração de viaturas blindadas leves, estabelecidas para ter capacidade operacional entre 2015 e 2020.
(segue falando sobre as aquisições da força aérea e marinha)
Mesmo com algumas liberações orçamentárias, a liderança do exército terá que fazer difíceis escolhas. Para poder banacar o programa de blindados leves, os principais programas da força pesada teriam que ser adiados ou abreviados. Primeiro, os programas de modernização do carro de combate de infantaria Bradley teriam que ser reduzidos ou prolongados. Segundo, o programa CRUSADER deveria ter seu escpo reduzido, bem como deveria ser estendido por um prazo mais longo.
Segunda fase (2005-2015)
Dependendo de quantas unidades e da rapidez que o exército deseja se mover para obter as forças médias, algumas decisões relativas a modernização a longo prazo teriam que ser feitas. Por exemplo, se um eventual substituto de 40 e 50 ton para o Abrams fosse considerado, a decisão para isso deveria ser adiada para ser feita entre 2005-2015. Até La o exercito deve aprender muito sobre forças médias...
Terceira fase (2015-2020)
Por volta de 2015- 2020 a futura viatura de combate deverá fazer parte do inventário do exercito.
Se importantes inovações forem feitas nos sistemas de proteção de viaturas leves ao redor de 2015-2020, o exército talvez possa começar a equipar todas as suas forças blindadas com uma futura viatura de combate mais leve.
Ainda é muito cedo para determinar o potencial a longo prazo das forças médias, mas por volta do período da terceira fase as possibilidades tecnológicas serão bem mais compreendidas.

“Os autores têm lutado pela criação de forças médias antes de 2005. Esta sugestão destaca a opção pela viatura sobre rodas; outros poderão e irão sugerir viaturas sobre lagartas ou combinação de ambas. Apesar de que cada opção tem seus pontos contra e a favor, p exército tem rapidamente avaliar as possibilidades e decidir por uma linha de ação exeqüível, para o seu próprio beneficio, e o da nação.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2177 Mensagem por henriquejr » Seg Mar 05, 2012 7:10 pm

Já foi decidido mesmo que a versão de reconhecimento será equipado com um canhão de 90mm?? Porque até onde eu sei ainda esta para ser decidido entre o canhão 105mm e 90mm...




.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2178 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Mar 05, 2012 9:58 pm

henriquejr escreveu:Já foi decidido mesmo que a versão de reconhecimento será equipado com um canhão de 90mm?? Porque até onde eu sei ainda esta para ser decidido entre o canhão 105mm e 90mm...
Pelo amor de Deus, depois de tudo que foi escrito neste sitio você ainda tem duvidas!?!?!?

Bacchi




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2179 Mensagem por henriquejr » Seg Mar 05, 2012 10:44 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
henriquejr escreveu:Já foi decidido mesmo que a versão de reconhecimento será equipado com um canhão de 90mm?? Porque até onde eu sei ainda esta para ser decidido entre o canhão 105mm e 90mm...
Pelo amor de Deus, depois de tudo que foi escrito neste sitio você ainda tem duvidas!?!?!?

Bacchi
Calma, amigo! Infelizmente não tenho acompanhado este tópico com frequência. Se não ta com paciência para tirar minha dúvida devia ter apenas ignorado minha pergunta, pelo menos assim não teria se estressado comigo.

Toma um chazinho de camomila ou um suco de maracujá que deve ajudar!

Abraço




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2180 Mensagem por SantaCatarinaBR » Ter Mar 06, 2012 12:37 am

SantaCatarinaBR - VBTP-MR Guarani - Oxygino Aviation art & 3D Modelling
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Fonte "ORIGINAL" e mais informações: http://www.oxygino.com




Editado pela última vez por SantaCatarinaBR em Ter Mar 06, 2012 11:01 am, em um total de 1 vez.
SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
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Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2181 Mensagem por Bolovo » Ter Mar 06, 2012 1:13 am

Vou demorar um pouco pra fazer o perfil que eu disse...

Mas outra coisa que eu preciso são as dimensões do veiculo. Do Cascavel e Urutu eu tenho otimos perfis, com escala e tudo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2182 Mensagem por Carcará » Ter Mar 06, 2012 5:58 am

SantaCatarinaBR escreveu:SantaCatarinaBR - VBTP-MR Guarani - Oxygino Aviation art & 3D Modelling
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Fonte e mais informações: http://www.oxygino.com
Simplesmente fantástico!!! Parabéns!!




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2183 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Mar 06, 2012 7:07 am

X 2
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"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2184 Mensagem por Clermont » Ter Mar 06, 2012 7:37 am

henriquejr escreveu:Calma, amigo! Infelizmente não tenho acompanhado este tópico com frequência.
Realmente, às vezes os tópicos acabam ficando tão gigantescos, com centenas de páginas, que fica difícil pescar uma ou outra informação particular. Se pelo menos o mecanismo de busca funcionasse a contento, ou se fosse possível pesquisar direto pelo Google, se o fórum fosse aberto.




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2185 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Mar 06, 2012 7:46 am

henriquejr escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Pelo amor de Deus, depois de tudo que foi escrito neste sitio você ainda tem duvidas!?!?!?

Bacchi
Calma, amigo! Infelizmente não tenho acompanhado este tópico com frequência. Se não ta com paciência para tirar minha dúvida devia ter apenas ignorado minha pergunta, pelo menos assim não teria se estressado comigo.
Toma um chazinho de camomila ou um suco de maracujá que deve ajudar!
Abraço
Tem razão.

Obrigado.

Bacchi




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2186 Mensagem por henriquejr » Ter Mar 06, 2012 11:49 am

Clermont escreveu:
henriquejr escreveu:Calma, amigo! Infelizmente não tenho acompanhado este tópico com frequência.
Realmente, às vezes os tópicos acabam ficando tão gigantescos, com centenas de páginas, que fica difícil pescar uma ou outra informação particular. Se pelo menos o mecanismo de busca funcionasse a contento, ou se fosse possível pesquisar direto pelo Google, se o fórum fosse aberto.

Pois é Clermont!
Mas num to chateado com o Bacchi não, eu até entendo o lado dele, pois como um dos especialistas no assunto que frequenta este forum, deve ser muito chato ter que ficar tirando dúvidas repetidas vezes, de quem não entende tanto, sobre um mesmo assunto. Só acho que teria sido melhor ele ter apenas ignorado a minha pergunta no lugar de se estressar com isso.

Abraço




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2187 Mensagem por Anderson Subtil » Qua Mar 07, 2012 10:02 am

helio escreveu:
Anderson Subtil escreveu:Bacchi, uma pergunta de um curioso que não entende nada de blindado: Você não acha que a versão com a torre de canhão 90mm ficaria muito alta para um veículo de reconhecimento?
Olá Anderson
Respondendo a sua pergunta, a versão VBR, equipado com torre com canhão de 90mm, por não ser necessário transportar tropas, sua carroceria é mais baixa que a versão VBTP.

Abraços
Hélio
Valeu Hélio;
Perguntei isso porque já achei que a instalação da torre ELBIT no Guarani deixou o mesmo muito alto. Não entendo muito de blindados, mas sei que a capacidade de se camuflar no ambiente ou por trás de edificações fica prejudicada pela altura.




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2188 Mensagem por Anderson Subtil » Qua Mar 07, 2012 10:18 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Anderson Subtil escreveu:Bacchi, uma pergunta de um curioso que não entende nada de blindado: Você não acha que a versão com a torre de canhão 90mm ficaria muito alta para um veículo de reconhecimento?
Anderson, em adição ao que Helio escreveu, a silhueta da versão reconhecimento 90 mm do Guarani (aka Urutu III) não é muito maior do que a do Cascavel.

Este foi, e está sendo usado pelo EB, nos Esquadrões/Regimentos de Cavalaria Mecanizados que são as unidades de reconhecimento do EB.

Se o EB acha que a silhueta do Cascavel é aceitavel, não vejo motivo para não ficarem também satisfeitos com a do Guarani reconhecimento.

Bacchi
Ok Bacchi;
Eu achei que iam simplesmente adicionar a torre de canhão na plataforma de transporte. Obrigado pelos esclarecimentos




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2189 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Mar 07, 2012 11:13 am

Anderson Subtil escreveu:
Ok Bacchi;
Eu achei que iam simplesmente adicionar a torre de canhão na plataforma de transporte. Obrigado pelos esclarecimentos
Tua suposição é bastante válida.

Quase todos os casos que conheço são da maneira como você pensava.

O que eu acho que vai acontecer para o futuro é o de casos como o do Guarani versão veiculo de reconhecimento.

Até alguns anos atrás a altura dos VBTPs sobre rodas era no maximo 2 metros.

A influencia dos IEDs e minas fez com que os VBTPs ficassem mais altos para diminuir a influencia da explosão sobre a tripulação.

Hoje estamos já com o teto na altura de 2,5 metros (ou mais) o que não é satisfatório para a instalação de canhão de media/grande potencia devido ao balanço no tiro.

O problema tem sido contornado com o uso de canhões com maior curso de recuo e freios de boca de grande eficiencia.

Mas, mesmo assim, existe.

Bacchi




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2190 Mensagem por Anderson Subtil » Qui Mar 08, 2012 2:52 pm

Valeu Bacchi;

Minha suposição foi baseada em uma lembrança de infância, uma peça publicitária da finada ENGESA, mostranto a versão básica do Urutu e mais duas, que certamente nunca saíram da mesa de desenho. Uma delas é exatamente a com canhão de 90mm, que não se difere em nada da de transporte, simplesmente colocaram a torre. Certamente você vai lembrar-se. Achei uma versão internacional da mesma:

http://www.adspast.com/store/customer/p ... ctid=43566




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