Pepê Rezende escreveu:Olha, eu tenho uma vantagem sobre vc: EU LI A PORRA DA DOCUMENTAÇÃO DA COPAC.
Andre Correa escreveu:Como eu já disse, não é necessário exaltar-se.
Não estou me exaltando. Vc não me conhece, não sabe onde trabalho e onde trabalhei. Tive acesso à documentação como assessor do Senado Brasileiro, meu caro portuga...
Pepê Rezende escreveu:É indiscutível que o F/A-18E/F tem assinatura 100 vezes maior que o Rafale. Não é fofoca, é fato.
Andre Correa escreveu:O SH tem um RCS de 0.1m², quando o Rafale, na melhor das hipóteses, fica entre 0.05m²~0.1m². Se acreditas no contrário, apresente provas, não fofocas.
O número consta da avaliação feita pela Força Aérea Brasileira. A assinatura do Super Hornet é bem maior que a do Rafale. Aliás, um dos que fez a avaliação costumava visitar este site.
Pepê Rezende escreveu:Para piorar, a do F-15E/F é MAIOR que a dele.
Andre Correa escreveu:Eu estou a falar do F-15SE, não E/F ou qualquer outra sigla. Sobre este, há vários itens que foram modificados para reduzir o RCS frontal, melhorando no combate aereo.
Mesmo que mexam, partem de um projeto com assinatura maior. Para reduzir a do Su-35BM em 20%, os russos fizeram uma aeronave praticamente nova, com toda a parte dianteira em compostos e material absorvente. A turma da Boeing não fez nem a metade disso. Além do mais, perde em experiência no desenho de aeronaves furtivas em relação ao pessoal da Lockheed-Martin.
Andre Correa escreveu:Agora coloques as quantidades produzidas. O SH foi feito a pensar na força mais activa do mundo, a USN. Se os requerimentos da USN para um caça não são suficientes para provar que ele é efectivo, não há nada no mundo que irá lhe convencer. Alías, nem é isso que quero, pois não ganho nada com isso. Apenas não acredito em opiniões absolutas, prefiro abster-me aos factos concretos.
Deve ser por isso que a US Navy planejou a retirada dele a partir de 2025... As unidades irão diminuir nos próximos anos e não aumentar. Ou vc acha que continuarão a comprar F/A-18E/F quando os F-35 começarem a entrar em serviço?
Pepê Rezende escreveu:No Brasil, se mantém na concorrência por uma séria questão de colonialismo cultural. Já ouvi de oficiais brasileiros que avião norte-americano é bom porque os suprimentos chegam mesmo quando não temos dinheiro para pagar. Pode ser legal, mas não é profissional.
Andre Correa escreveu:Sim, se comprar dos EUA, é colonialismo cultural, é ser subservientes, etc, e mais todos os outros mantras que os torcedores contrários adoram espalhar. Agora, o facto real é que sempre dependemos deles, e sempre operamos. Isso é algo factível pra mim.
Meu caro portuga, já sofremos embargos norte-americanos que deixaram a frota de F-5E reduzida a apenas quatro aviões. Enquanto isso, conseguimos voar seis Mirages IIIE. A frota de caças da Northrop, diga-se de passagem, era bem maior que a de caças franceses.
Andre Correa escreveu:A Arábia Saudita comprou 24+48 Typhoons, e mesmo assim, vão juntarem-se aos 84 recém encomendados F-15SA, e mais os 181 F-15C/D e Strike Eagle.
Porque os sauditas não têm nem terão acesso a F-35. É prêmio de consolação.
Pepê Rezende escreveu:A verdade é que F-15, F-16 e F/A-18E/F chegam ao fim de sua vida útil. É natural. Serão substituídos por F-22, o melhor avião disponível, e F-35. Rafale e Typhoon, no fundo, são sucatas tecnológicas também, mas com um pouco mais de vida útil.
Andre Correa escreveu:O F-22 não chegou a ser produzido em unidades o suficiente para substituir o F-15, por isso a Boeing ainda acredita ser capaz de vender qualquer coisa, caso contrário, já teria encerrado de vez com F-15. F/A-18E/F ainda tem no futuro o Block III, e será operado pela USN pelo menos nos próximos 20-30 anos, ou seja, muitos entre nós já vão ter "batido as botas", e a USN ainda vai estar a catapultar Super Bugs. Quanto a Rafale e Typhoon, também acredito que vão evoluir muito com o tempo, conforme as di$ponibilidade$.
A previsão da US Navy é de operar os F/A-18E/F até 2035 NA PIOR DAS HIPÓTESES. Como são células EXTREMAMENTE USADAS, devem sair antes disso. Os F-22 farão o papel dos F-15E/F e não é necessário substituir os modelos antigos na base de um por um. O Raptor é tão infinitamente melhor que um deles vale por cinco caças legacy. O resto da frota será substituída por F-35.
Pepê Rezende escreveu:Sinceramente, comprar aviões de quarta geração é apostar no passado. É dar em cima da Demi Moore quando há gata melhor na parada.
Andre Correa escreveu:Mas como em certos países, comprar 5G é coisa desnecessária, como afirmam Ministros, as aeronaves 4G ainda tem longa vida entre aqueles que não podem comprar um 5G, e conseguem operar um pouco mais do que um F-16/M2k.
Que se transformarão em vítimas fáceis de quem tiver caças de 5ª geração. Saiba que até a Dassault já pensa em um avião de combate de 5ª geração. Já houve conversas nesse sentido com autoridades brasileiras.
Andre Correa escreveu:Agora isso aqui sim foi uma grande maluquice:
Uma pena que nunca foram produzidos em massa, pois segundo li, os resultados dos testes foram expressivos.
De nada adiantam no moderno ambiente de combate. Refletiam como jumbos! Hoje, os F-16XL seriam mais promissores.
Pepê