PRATELEIRA para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça você escolhe na prateleira para a FAB ?

F-16 (dos homens bons)
29
13%
F-18 (dos homens bons)
14
6%
Mais F-5 de algum deserto aí (modernização rules)
12
5%
Eurofighter Typhoon
12
5%
Rafale
19
8%
JAS 39 Gripen
39
17%
J-10 (atenção: é COMMUNNA BERMEIO)
11
5%
Alguma daquelas porcarias russas que são feitas em fábricas têxteis e que não voam (Su-30, Su-35)
58
25%
Eu acredito que o FX-2 sai antes de 2016
35
15%
 
Total de votos: 229

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#556 Mensagem por sapao » Seg Fev 20, 2012 5:08 pm

O diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do MD, Major-brigadeiro Álvaro Knupp, do MD, tocou em alguns assuntos interessantes no II Seminario de Defesa:
- Hoje ja temos 48% de um caça nacional, no futuro poderiamos ter mais; não 100% porque o custo seria muito alto, mas com certeza muito mais do atual;
- Nossa estrategia de desenvolvimento industrial não é visando montar uma base de guerra que possa sustentar um conflito, pois isso demandaria muito investimento e certamente temos outras prioridades sociais, mas sim desenvolver uma base que poderá ser movimentada em caso de conflito;
- Não se pode cometer o mesmo erro que já foi cometido varias vezes: investir em uma empresa para que ela desenvolva uma tecnologia e depois permitir que essa empresa seja vendida para estrangeiros que como primeiro ato descontinuam a produção daquele produto.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#557 Mensagem por sapao » Seg Fev 20, 2012 11:08 pm

General-de-Divisão Mattioli, diretor de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa falando sobre off-set explicou que basicamente existem 3 tipos:
- Você compra e o vendedor instala uma fabrica no seu país;
- Você compre e o vendedor lhe repassa uma tecnologia sensivel agregada ou não ao produto;
-Você compra e o vendedor realiza uma compra de outro produto sensivel ou não que é do seu interesse vender para ele.
Não cabe ao operador definir esse tipo de questão, ate porque ele não tem capacidade para isso.
Cabe sim assessorar no sentido de mostrar as possibilidades para que a autoridade decida o que melhor convém para o país.




Editado pela última vez por sapao em Dom Fev 26, 2012 12:57 am, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#558 Mensagem por sapao » Seg Fev 20, 2012 11:10 pm

O presidente da FINEP, o sociólogo Glauco Arbix (se não me engano), dizendo que hoje já existe cerca de R$ 1 bilhão em contartos naquele orgão para o setor de Defesa, e cerca de R$ 5 bilhões aguardando fianciamento, já se tornando hoje a principal area de atuação da FINEP a pesquisa neste ramo, principalmente de tecnologias duais.

Para mim, uma das melhores explanações!!!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#559 Mensagem por Carlos Lima » Seg Fev 20, 2012 11:21 pm

Linkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :( por favor!!! :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#560 Mensagem por sapao » Seg Fev 20, 2012 11:37 pm

CB, não queria te desanimar não mas fiquei ontem o dia inteiro tentando achar um link e não consegui... :(

Hoje por acaso vi a mensagem do ALC ( valeu por avisar amigo, tinha esquecido de agradecer!!!) e corri para o site, nem consegui ver tudo porque tive uma programação agitada aqui hoje, e foram mais de 5 horas de seminario!

Acho que talvez tentando um contato com a TV Camara para saber quando vão reprisar, mas isso so depois de quarta-feira, porque aqui o carnaval tá rolando solto!
contato:http://www2.camara.gov.br/participe/fal ... ontexto=tv

Mandei uma mensagem perguntado como acessar o material, mas acho que só vão responder semana que vem...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#561 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 21, 2012 12:40 am

sapao escreveu:CB, não queria te desanimar não mas fiquei ontem o dia inteiro tentando achar um link e não consegui... :(

Hoje por acaso vi a mensagem do ALC ( valeu por avisar amigo, tinha esquecido de agradecer!!!) e corri para o site, nem consegui ver tudo porque tive uma programação agitada aqui hoje, e foram mais de 5 horas de seminario!

Acho que talvez tentando um contato com a TV Camara para saber quando vão reprisar, mas isso so depois de quarta-feira, porque aqui o carnaval tá rolando solto!
contato:http://www2.camara.gov.br/participe/fal ... ontexto=tv

Mandei uma mensagem perguntado como acessar o material, mas acho que só vão responder semana que vem...
[009]

Valeu pelo esforço e faz parte... :) ... damn it time zone... :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
SUNDAO
Avançado
Avançado
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Nov 09, 2003 12:18 am

Re: PRATELEIRA para a FAB

#562 Mensagem por SUNDAO » Sex Fev 24, 2012 6:42 pm

sapao escreveu:O diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do MD, Major-brigadeiro Álvaro Knupp, do MD, tocou em alguns assuntos interessantes no II Seminario de Defesa:
- Hoje ja temos 48% de um caça nacional, no futuro poderiamos ter mais; não 100% porque o custo seria muito alto, mas com certeza muito mais do atual;
- Nossa estrategia de desenvolvimento industrial não é visando montar uma base de guerra que possa sustentar um conflito, pois isso demandaria muito investimento e certamente temos outras prioridades sociais, mas sim desenvolver uma base que poderá ser movimentada em caso de conflito;
- Não se pode cometer o mesmo erro que já foi cometido varias vezes: investir em uma empresa para que ela desenvolva uma tecnologia e depois permitir que essa empresa seja vendida para estrangeiros que como primeiro ato descontinuam a produção daquele produto.
BINGO 1




SUNDAO
Avançado
Avançado
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Nov 09, 2003 12:18 am

Re: PRATELEIRA para a FAB

#563 Mensagem por SUNDAO » Sex Fev 24, 2012 6:48 pm

sapao escreveu:O presidente da FINEP, o sociólogo Glauco Arbix (se não me engano), dizendo que hoje já existe cerca de R$ 1 bilhão em contartos naquele orgão para o setor de Defesa, e cerca de R$ 5 bilhões aguardando fianciamento, já se tornando hoje a principal area de atuação da FINEP a pesquisa neste ramo, principalmente de tecnologias duais.

Para mim, uma das melhores explanações!!!
BINGO 2

A lamentar que me parece que o universo do dinheiro investido em todos os projetos seja, salvo engano, 2,8 bi.

SUNDAO

ps: Se for possível gravem o .flv da câmara que tentarei resgata-lo com vcs depois, boas almas.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#564 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2012 9:28 pm

sapao escreveu:O diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do MD, Major-brigadeiro Álvaro Knupp, do MD, tocou em alguns assuntos interessantes no II Seminario de Defesa:
- Hoje ja temos 48% de um caça nacional, no futuro poderiamos ter mais; não 100% porque o custo seria muito alto, mas com certeza muito mais do atual;
- Nossa estrategia de desenvolvimento industrial não é visando montar uma base de guerra que possa sustentar um conflito, pois isso demandaria muito investimento e certamente temos outras prioridades sociais, mas sim desenvolver uma base que poderá ser movimentada em caso de conflito;
- Não se pode cometer o mesmo erro que já foi cometido varias vezes: investir em uma empresa para que ela desenvolva uma tecnologia e depois permitir que essa empresa seja vendida para estrangeiros que como primeiro ato descontinuam a produção daquele produto.
Esse número de nacionalização de 48% deve ser maior do que os "martelados índices" da industria automobilistica nacional: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/02 ... eiros.jhtm

Montadoras fazem malabarismo para ter carros 65% brasileiros




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#565 Mensagem por alcmartin » Sáb Fev 25, 2012 4:09 pm

sapao escreveu:CB, não queria te desanimar não mas fiquei ontem o dia inteiro tentando achar um link e não consegui... :(

Hoje por acaso vi a mensagem do ALC ( valeu por avisar amigo, tinha esquecido de agradecer!!!) e corri para o site, nem consegui ver tudo porque tive uma programação agitada aqui hoje, e foram mais de 5 horas de seminario!

Acho que talvez tentando um contato com a TV Camara para saber quando vão reprisar, mas isso so depois de quarta-feira, porque aqui o carnaval tá rolando solto!
contato:http://www2.camara.gov.br/participe/fal ... ontexto=tv

Mandei uma mensagem perguntado como acessar o material, mas acho que só vão responder semana que vem...
:wink: nao por isso, amigo! A dica foi sua!

Abracao!




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#566 Mensagem por prp » Dom Fev 26, 2012 12:06 am

sapao escreveu:General-de-Divisão Mattioli, diretor de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa falando sobre off-set explicou que basicamente existem 3 tipos:
- Você compra e o comprador instala uma fabrica no seu país;
- Você compre e o comprador lhe repassa uma tecnologia sensivel agregada ou não ao produto;
-Você compra e o comprador realiza uma compra de outro produto sensivel ou não que é do seu interesse vender para ele.
Não cabe ao operador definir esse tipo de questão, ate porque ele não tem capacidade para isso.
Cabe sim assessorar no sentido de mostrar as possibilidades para que a autoridade decida o que melhor convém para o país.
Não saquei.
Não seria vendedor?




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#567 Mensagem por sapao » Dom Fev 26, 2012 12:56 am

prp escreveu:
sapao escreveu:General-de-Divisão Mattioli, diretor de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa falando sobre off-set explicou que basicamente existem 3 tipos:
- Você compra e o comprador instala uma fabrica no seu país;
- Você compre e o comprador lhe repassa uma tecnologia sensivel agregada ou não ao produto;
-Você compra e o comprador realiza uma compra de outro produto sensivel ou não que é do seu interesse vender para ele.
Não cabe ao operador definir esse tipo de questão, ate porque ele não tem capacidade para isso.
Cabe sim assessorar no sentido de mostrar as possibilidades para que a autoridade decida o que melhor convém para o país.
Não saquei.
Não seria vendedor?

Tem toda a razão, passou batido na hora de digitar!
Já fui la corrigir, obrigado pela dica!
abs




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Responder