PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#61 Mensagem por jauro » Sáb Fev 18, 2012 4:15 pm

knigh7 escreveu:
Guerra escreveu: Mas onde colocaram 26.151 homens na tropa?
Fazendo as contas do numero de brigadas e unidades divisionárias, e comparando com o efetivo do EB, esse aumento de efetivo, ainda que fosse todo na tropa, é injustificavel.

Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE, colocando no lugar de unidade transferida um batalhão de PE a 15 km de outro já existente, criando tiros de guerra...
Eu não sei se aumentou ou não funcionários civis no EB nesse período.
Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE,
Quais?
colocando no lugar de unidade transferida um batalhão de PE a 15 km de outro já existente,
Razões de ordem política (Gov do Est SP, mais explicitamente Zé Serra, da mesma tropinha do FHC) precipitou a vinda ou criação de uma Unidade naquele local. Quando a mágoa do José (E.T.) se dissipar, então pode-se trasferir o 8º para Belém, quem sabe? A numeração já sugere.
Ainda, com relação a SP existem duas Unidades extintas para as quais nenhuma foi criada: o 2º BG da D. PedroII e o 39º BIL de Quitaúna.
criando tiros de guerra...
Eu não sei se aumentou ou não funcionários civis no EB nesse período
TG não contam no Efetivo do EB, a não ser para fardamento, equipamento e Mun, que são feitos com material de 2ª Classe.
Funcionários civis são regidos por legislação específica, submetidos a concurso público e têm seu efetivo controlado por lei, aprovadas pelo CN.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#62 Mensagem por jauro » Sáb Fev 18, 2012 4:32 pm

knigh7 escreveu:
jauro escreveu:Ou essas contas estão erradas?!
Ou melhor, as contas estão certas e as premissas estão incorretas!
Na minha opinião, Jauro, a premissa mais básica nesse sentido é de não aumentar o efetivo enquanto não se consegue sequer equipar, treinar e tratar bem as tropas que já tem.
Mas quem está aumentando? O efetivo autorizado ou previsto do EB é de 220.000H faz tempo e ano a ano ele trabalha nessa faixa de 170 a 220mil, onde a maior variável é o EV de Cb e Sd. Quando se fala em aumento de efetivos tem-se que pensar em um aumento dos quadros permanentes da ordem de 25% sobre o EV. E esse aumento nas escolas de formação não houve. Até 220mil, o Cmt da Fç, o MD e a Dilma variam como quizer. Aumento só acima disso.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
gil eanes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#63 Mensagem por gil eanes » Sáb Fev 18, 2012 6:13 pm

jauro escreveu:
gil eanes escreveu:Segundo o Gen. Villas Boas, atual CMA, anteriormente no EME, em palestra na USP disse que o foco tenderia para a capacidade de mobilização. Corretamente afirmou que de nada adianta esses milhares de homens se não possuir a tal capacidade. Citou os últimos exemplos da cheia no nordeste quando afirmou que na área do CMNE não havia mais do um punhado de caminhões para atuação em socorro às vítimas. Aliado à capacidade de mobilização teremos que dispor de tropas altamente adestras e equipadas para serem dispostas onde se fizerem necessárias, mostrando assim, aos pretensos inimigos (poder de dissuasão) o poder de nossas forças.

Isso tudo, pelo menos pra mim, é chover no molhado. Afinal estamos no sec. XXI. Mas, vindo de encontro à questão atual, diria que é ao menos, salutar, pensar em fechar esses montes de OM espalhadas por diversos rincões nacionais e reagrupá-las. O EB tem que urgentemente fazer uma reengenharia nessas RM/DE. Temos que seguir o exemplo de Osório.
Em 1995 o efetivo previsto do EB já era de 220.000H.
O seu efetivo existente na éoca, por circunstâncias conjunturais era de 196.000H.

O que para você é "chover no molhado" para o EB é "presença Nacional" para atender aos requisitos da CF que tratam da GLO. Se mudar a CF, ai sim, dá para mudar a "Estratégia da Presença Nacional".

O EB se arvora o "sassa mutema" do Brasil, ou seja, o verdadeiro salvador da pátria. Temos várias OM zinhas espalhadas por diversos locais que não ajudam em nada, nem mesmo, nas questões de defesa civil, por falta de recursos. Tem homens mas não tem sequer viaturas para transportá-los. Presença hoje se faz mais pela capacidade de estar presente do que ficar plantado ali sem meios nenhum para dar resposta.
Foi-se o tempo em que um soldado na posição de cruzar armas impunha respeito. Hoje talvez é mais um motivo de pida. Assim são nossos quartéis, que vivem à mingua, caindo aos pedaços, economizando luz, combustível, etc.

Além disso, acho que o exército ainda pensa assim mais em razão do passado histórico (Olavo Bilac creio ter dedo nisso), do que para cumprir a CF. A Marinha tem as mesmas atribuições constitucionais e não age assim.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18522
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2388 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#64 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 19, 2012 12:58 am

jauro escreveu:
Mas onde colocaram 26.151 homens na tropa?
Fazendo as contas do numero de brigadas e unidades divisionárias, e comparando com o efetivo do EB, esse aumento de efetivo, ainda que fosse todo na tropa, é injustificavel.

Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE, colocando no lugar de unidade transferida um batalhão de PE a 15 km de outro já existente, criando tiros de guerra...
Eu não sei se aumentou ou não funcionários civis no EB nesse período.[/quote]
Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE,
[quote"="Jauro"]
Quais?
[/quote]
Por exemplo, a 1a Bda de Infantaria de Selva, criada com a transf. da 1a Bda de Infantaria Motorizada com sede em Petrópolis.
Aquele Btal de Infantaria vinculado diretamente a 1a DE possivelmente deve ter sido produto de algum rearranjo na articulação do EB.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18522
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2388 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#65 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 19, 2012 1:05 am

Jauro escreveu:
colocando no lugar de unidade transferida um batalhão de PE a 15 km de outro já existente,
Razões de ordem política (Gov do Est SP, mais explicitamente Zé Serra, da mesma tropinha do FHC) precipitou a vinda ou criação de uma Unidade naquele local. Quando a mágoa do José (E.T.) se dissipar, então pode-se trasferir o 8º para Belém, quem sabe? A numeração já sugere.
Ainda, com relação a SP existem duas Unidades extintas para as quais nenhuma foi criada: o 2º BG da D. PedroII e o 39º BIL de Quitaúna.

Acho que te passaram informação errada, pois, infelizmente, o Serra tem ojeriza pelos militares e acham que são inuteis (aliás, isso não é segredo). Já houve vezes em que, quando ele utilizava voos do GTE como ministro, picava o jornal que lia durante o voo e deixava no jatinho para dar trabalho para eles "porque os militares não tinham nada para fazer mesmo..."
(e isso não é lenda, infelizmente ele aprontava coisas desse tipo...)




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#66 Mensagem por jauro » Dom Fev 19, 2012 3:50 pm

gil eanes escreveu:
jauro escreveu:
Em 1995 o efetivo previsto do EB já era de 220.000H.
O seu efetivo existente na éoca, por circunstâncias conjunturais era de 196.000H.

O que para você é "chover no molhado" para o EB é "presença Nacional" para atender aos requisitos da CF que tratam da GLO. Se mudar a CF, ai sim, dá para mudar a "Estratégia da Presença Nacional".

O EB se arvora o "sassa mutema" do Brasil, ou seja, o verdadeiro salvador da pátria. Temos várias OM zinhas espalhadas por diversos locais que não ajudam em nada, nem mesmo, nas questões de defesa civil, por falta de recursos. Tem homens mas não tem sequer viaturas para transportá-los. Presença hoje se faz mais pela capacidade de estar presente do que ficar plantado ali sem meios nenhum para dar resposta.
Foi-se o tempo em que um soldado na posição de cruzar armas impunha respeito. Hoje talvez é mais um motivo de pida. Assim são nossos quartéis, que vivem à mingua, caindo aos pedaços, economizando luz, combustível, etc.

Além disso, acho que o exército ainda pensa assim mais em razão do passado histórico (Olavo Bilac creio ter dedo nisso), do que para cumprir a CF. A Marinha tem as mesmas atribuições constitucionais e não age assim.
Éhhh.......Parabéns à MB.




Editado pela última vez por jauro em Dom Fev 19, 2012 4:55 pm, em um total de 1 vez.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#67 Mensagem por jauro » Dom Fev 19, 2012 4:17 pm

Mas onde colocaram 26.151 homens na tropa?
Fazendo as contas do numero de brigadas e unidades divisionárias, e comparando com o efetivo do EB, esse aumento de efetivo, ainda que fosse todo na tropa, é injustificavel.

Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE, colocando no lugar de unidade transferida um batalhão de PE a 15 km de outro já existente, criando tiros de guerra...
Eu não sei se aumentou ou não funcionários civis no EB nesse período.[/quote]
Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE,
Quais?
Por exemplo, a 1a Bda de Infantaria de Selva, criada com a transf. da 1a Bda de Infantaria Motorizada com sede em Petrópolis.
Aquele Btal de Infantaria vinculado diretamente a 1a DE possivelmente deve ter sido produto de algum rearranjo na articulação do EB.
O que foi transferido para SGCh, foi o Cmdo da Bda (Cmdo2ª Bda InfMtz, o QG), mais os efetivos da Cia Cmdo, Pel PE, 19º Blog, 3ºBI e 56º BI (esse sim está encalacrado porque o prefeito de Sta Isabel do RNegro mijou pr'a trás na cessão do terreno para o quartel). A Bia AAAe foi para a 12ªBILAmv que não tinha. Cia Com, Eng e Cav ela (2ª Bda) já não possuia. Então, por razões históricas e organizacionais (em SGCh já existe o 5ºBIS) decidiu-se manter o Btl do Imperador, 32º BIMtz, na cidade onde onde ele foi criado por D. Pedro II e onde lhe provia segurança toda vez que o Imperador fazia lá sua estadia.
Transferir Unidades não é barato. Um batalhão lá em meio a floresta, o 3º BIS por exemplo, não sai por menos de 60 milhões de reais.




Editado pela última vez por jauro em Dom Fev 19, 2012 5:06 pm, em um total de 4 vezes.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#68 Mensagem por jauro » Dom Fev 19, 2012 4:34 pm

knigh7 escreveu:
Jauro escreveu: Razões de ordem política (Gov do Est SP, mais explicitamente Zé Serra, da mesma tropinha do FHC) precipitou a vinda ou criação de uma Unidade naquele local. Quando a mágoa do José (E.T.) se dissipar, então pode-se trasferir o 8º para Belém, quem sabe? A numeração já sugere.
Ainda, com relação a SP existem duas Unidades extintas para as quais nenhuma foi criada: o 2º BG da D. PedroII e o 39º BIL de Quitaúna.

Acho que te passaram informação errada, pois, infelizmente, o Serra tem ojeriza pelos militares e acham que são inuteis (aliás, isso não é segredo). Já houve vezes em que, quando ele utilizava voos do GTE como ministro, picava o jornal que lia durante o voo e deixava no jatinho para dar trabalho para eles "porque os militares não tinham nada para fazer mesmo..."
(e isso não é lenda, infelizmente ele aprontava coisas desse tipo...)
Não me passaram informação errada nenhuma, até porque trabalhei no CMSE por várias vezes. Você é que não entendeu o que eu escrevi.
É que eu devia escrever "precipitaram a vinda ou criação" de uma unidade no Ibirapuéra.
O ET (zé serra) é exatamente esse velhaco que você descreveu. E justamente por ele querer tomar aquele lugar para o EstSP ou para ele e sua corja, não sei ao certo: é que o EB se precipitou e fez ali um quartel, ocupando o terreno.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#69 Mensagem por jauro » Dom Fev 19, 2012 4:44 pm

knigh7 escreveu:
jauro escreveu:
Mas onde colocaram 26.151 homens na tropa?
Fazendo as contas do numero de brigadas e unidades divisionárias, e comparando com o efetivo do EB, esse aumento de efetivo, ainda que fosse todo na tropa, é injustificavel.

Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE, colocando no lugar de unidade transferida um batalhão de PE a 15 km de outro já existente, criando tiros de guerra...
Eu não sei se aumentou ou não funcionários civis no EB nesse período.
Transferindo unidades (do Sul para Amazônia, do Sudeste para o Sul) mas não fechando essas bases, acrescentando um batalhão ou regimento a uma Bda, um batalhão ou regimento a uma DE,
Quais?
Por exemplo, a 1a Bda de Infantaria de Selva, criada com a transf. da 1a Bda de Infantaria Motorizada com sede em Petrópolis.
Aquele Btal de Infantaria vinculado diretamente a 1a DE possivelmente deve ter sido produto de algum rearranjo na articulação do EB.
Sobre este assunto quero ainda esclarecer que os Btl da 2ª BdaInf Mtz eram os: 32, 56 e 3º BI. O 38º BI de Vitória sempre foi um Btl da 1ª DE. Isso por razões de distância e necessidade de presença de tropas na capital do Estado.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
gil eanes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#70 Mensagem por gil eanes » Seg Fev 20, 2012 4:31 am

Se o processo é de transformação, que transformem mesmo. E que o exemplo venha de cima.




gil eanes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#71 Mensagem por gil eanes » Qui Fev 23, 2012 8:33 pm

Já postei em outro tópico mas vale a pena ver de novo.





Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#72 Mensagem por Guerra » Sáb Fev 25, 2012 11:38 am

gil eanes escreveu:Além disso, acho que o exército ainda pensa assim mais em razão do passado histórico (Olavo Bilac creio ter dedo nisso), do que para cumprir a CF. A Marinha tem as mesmas atribuições constitucionais e não age assim.
Uma coisa é o que esta escrito no papel, outra é a história de cada um. A história das FAs no Brasil é uma história de tentativa de sobrevivência. A MB sempre teve suas dificldades, mas não se pode esquecer que a marinha por vários anos foi o principal meio de ligação com o mundo (o unico por muito tempo). A FAB é a mesma situação da MB. Já o EB abraçou a primeira tabua para não afundar, que foi a da estrategia da presença.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
gil eanes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#73 Mensagem por gil eanes » Sáb Fev 25, 2012 4:43 pm

Como disse o Gen. Villas Boas, no vídeo, com muita propriedade, o Exército é prisioneiro de suas virtudes. Mesmo com todas as dificuldades nunca nada o impediu de cumprir suas tarefas. Virtudes estas que sem dúvida muito me orgulha. Mas ao mesmo tempo, podemos estar repetindo o erro da "cavalaria polonesa".

E, mais uma vez, parafraseando o Gen. Villas Boas, é um exército de 200.000 homens, que tem dificuldades de mobilizar um ou dois batalhões para compor uma força de paz.

Há que se mudar. Há que se transformar. E pelo que estou vendo, esse papo já está ficando no passado. Infelizmente.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18522
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2388 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#74 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 25, 2012 11:23 pm

Eu gostei dessa palestra do General Villas Boas (eu havia visto há cerca de 1 ano atrás).

O problema é que muita coisa que ele critica, e na minha opinião ele está certo, não tem uma solução a vista.




Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceram: 32 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#75 Mensagem por Bravo » Ter Fev 28, 2012 9:11 am





"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Responder