Não. As tecnologias requeridas no FX2 vieram da FAB e da indústria e as propostas foram avaliadas por ambas.
Então é SIM, a tecnologia não interessa só a FAB.
E o GF também avaliou SIM as tecnologias não só de interesse da FAB, mas do país.
Me custa crer que o GF desse uma carta branca para a indústria e a FAB decidirem sozinhos o assunto, e depois fizesse o cheque sozinho.
Podem ter tido essa intenção, mas certamente não foi o que aconteceu.
Se o pólo receptor não tem interesse em deteminada tecnologia (seja por questões comerciais, práticas, etc), não há ninguém que o obrigue a absorvê-la.
Mas se há interesse e quem possa recebê-la,
sim, a tecnologia virá.
E "determinada" não significa "todas".
Se há alguém que promete o que não pode ou não quer cumprir, aí são outros quinhentos chutes.
Esse auê que o Governo (composto pelas mesmas pessoas) e a França estão fazendo com a falácia ToT irrestrita no caso do FX2, não passa de uma justificativa "pro forma" para dar vantagem a uma aeronave que antes mesmo da análise técnica já tinha o Ministro da Defesa "cantando" vitória dela.
Hmmmmmmm...
O ministro deve ter estado na Índia também.
"Justificativa" ou não, quem não pode ou não quer atender o que pede quem está pagando, que saia daqui derrotado.
É a regra do jogo.
Não tem essa de "antes da análise", pois "qualquer um dos três serve", palavras do Saito.
Então esse nhém, nhém, nhém, esse múmúmú de "escolheu antes" e blá blá, blá, se desmancha nas palavras do Cmte da FAB, "qualquer um dos três serve".
E se alguma análise disse que algum dos dois é melhor que o Rafale, então a Suíça e a Índia erraram, porque ambos declaram o Rafale melhor.
Aliás, da nossa bost-list, só o Rafale passou prá final e venceu.
F-18 e Gripen nem seguiram , foram chutados logo no começo.
Se a MB não tivesse tido ToT não poderia comprar e operar submarinos mais novos?
Podia, podia também operar Guppy até hoje, sem ToTs.
Poder, pode tudo, resta saber se a MB queria comprar sem ToT e economizar esse dinheirinho.
Acho que não tem bobo lá não.
A MB parece querer operar o melhor que existe,
com ToTs e fazendo seus equipamentos aqui, na maior medida possível.
Muquiranagem parece que não está no dicionário da MB.
Sim e as ToTs nos custaram, no caso do PROSUB, quase 1 bi de Euros. Acha que o Governo vai liberar o "caixa" e ficar procedendo desse modo?
Acho.
E você queria ToT de graça?
Nem na oferta de papel do Gripen tinha ToT de graça. Apesar de que, desenho custa barato mesmo.
E aliás, se ToT é burrice/besteira/desnecessária/desperdício ou seja lá o que for, porque SAAB e Boeing insistem em ter as melhores ofertas de ToTs de todas??????
Um outro ponto: a aeronave onde se está buscando o maior indice de nacionalização é o EC725
Você não sabe o que está na proposta da Dassault ao GF nem o que se estaria negociando; portanto, não pode fazer essa afirmação, senão baseado em chutes.
Se sabe, alguém vazou informação secreta e é crime, ou no mínimo transgressão disciplinar.
E além disso, no Gripen, nós exportaríamos e faríamos a maior parte aqui, era a promessa.
Ou mudou tudo?
Ou seja, um vetor que tem um agregado tecnológico muito menor que um caça (no qual eu estava me referindo) e tem um grande interesse comercial aqui, pois há uma clara demanda nos próximos anos de aeronaves desse tipo.
Isso é comparar rocambole com carretel, já que é tudo enrolado.
Aviação de caça não é negócio nem comércio.
Esse papo de "interesse comercial" não cabe.
Qual o interesse comercial no F-22?
Se nós desenvolvêssemos um caça de superioridade aérea aqui, o indice de itens estrangeiros não ficaria longe dos 70%...
Bola de cristal?
Chute?
Tem a mega-sena aí?
Ninguém pode afirmar nada enquanto não se mostrar o que será o FX daqui para frente.
Fazer isso extrapolando um programa de helicópteros é forçar muito.
Então o SSN será 70% importado.
É assim que se faz a conta???????
Bom dia!