"Alterado até que o resultado fosse o desejado"?CM, o trabalho todo, de mais de 20.000 páginas, foi feito com um critério, e teve de ser alterado até que o resultado fosse o desejado...
Até aí, tudo bem... mas o interessante é que tal só passou a ser desejado a partir de um ponto da história... porque não era antes? Não eramos tão espertos?
Mas se mudou apenas uma vez para os critérios da END, que tanta mudança foi essa?
Eu sinceramente não me lembro do MinDEF ter pedido mais de um ajuste.
Não era antes ou o relatório ao final provou-se equivocado quanto aos peso dos quesitos?
E nada foi mudado, apenas os pesos dos quesitos.
O Gripen-NG continuou sendo o mais baratinho de comprar e operar. Mesmo sem nunca ter existido até hoje.
Sua opinião.Se o projecto tivesse sido iniciado com o intuito final, ou seja, premiar um determinado concorrente, por quaisquer factores que fossem, não era necessária a short list. Bastava a avaliação técnica, que o resto ficava para se discutir em Brasília... Não era necessário impor nem saber qual poderia ser o desejado pela Força que iria operar, pois a decisão seria política, e política não se faz na FAB.
A minha é muito diferente.
Sobre o destacado...
Ahã...Foi aí que o projecto desandou. Veja como é o PROSUPER na MB. A MB sabe de quem tem chances de comprar, sabe como o MD pode aceitar, e vai atras daquilo que pode aceitar, sem restrições...
É uma compra que superará o valor do FX-2, que vai operar por muitas décadas, e é essencial para um país com um litoral tão extenso... e não virou um circo...
Desandou só e apenas o FX.
Mostre prá mim uma linha de um almirante da reserva opinando sobre se A ou B é melhor, uma prefeitura abraçada a um candidato, um relatório qualquer sobre o proceso que tenha vazado para a mídia.
Não, não, não!Porque cada força tem um tratamento sobre suas prioridades de maneira diferente? É de se pensar, pois não?
Muita calma nessa hora que não tem nada disso de "cada Força com um tratamento" não!
O tratamento é igual para todas; agora se alguma delas resolve que vai fazer valer sua opinião de qualquer jeito, aí colega, quem está tocando desafinado não é o GF.
Depois da bost-list, a "intenção" era e é a END.Se a intenção era o Rafale, o qual eu já apoio desde o ano passado, seria sido muito mais simples pedir apenas uma avaliação tecnica, sem pontos, sem escolhidos, sem preferencias, nem nada similar. E ninguém ficava a saber de nada, apenas do resultado.
Aliás, sempre foi, depois que foi divulgada e tomada como parâmetro.
E quem fez a lista foi a FAB, não entendo porque esse reclamação toda se foi ela mesma que escolheu o Rafale para si.
A "decisão técnica" foi feita quando se montou a bost-list.