Helio, você vem me dizer que em um país como o nosso que tem F-2000 de segunda mão e F-5M como espinha dorsal de Defesa Aérea de nada adianta ter eles armados com canhões?helio escreveu: Com certeza, o problema de verbas é endemico, atinge toda as FA
Sim, um míssil custa caríssimo, mas a doutrina da interceptação dos F5 e M2000 dependem principalmente desta arma.
De nada adianta ter M2000 e F5 com prontidão de 24 horas nos hangarettes se só temos o canhão para confrontar com o inimigo.
De nada adianta treinar pilotos a um custo altissimo, se não temos mísseis suficientes. Não quero comparar o Exercito Russo que durante a invasão alemã, chegou a ter um fuzil para cada dois soldados, mas o numero de míssies que adquirimos é pequeno (e acredite, este dado é publico)
Um míssil quando chega ao fim de sua vida util, serve sim para ser colocado no avião para treinamento, mas sempre que há oportunidas a FAB dispara um míssil, como treinamento e análise do equipamento. No caso dos M2000, estamos já chegando na aposentadoria deles e ...nada.
Hélio
Olha, eu diria que devemos dar graças a Deus por AINDA termos eles e ARMADOS, nem que seja só com canhões!
E concordo que ao fim da vida util o missil deva ser utilizado como treinamento, só que o F-2000 AINDA não está aposentado, está? E não adianta ter isso como concreto (e sim planejado) porque esse tipo de decisão nunac e definitiva até que seja toamda.
Então não adianta raciocinar que é melhor disparar agora que o avião está no fim da vida, porque ele está com o fim da vida PLANEJADO mas não executado.