Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4216 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Fev 03, 2012 6:11 am

cnaves escreveu:pelo que eu sei o nosso m-60 e a versao mais mordena do msm(decada de 80)um carro da mesma geraçao que o t-72,o leo1A5 foi criado pra fazer frente aos t-80
O M60 é um descendente direto do M26 (de 1943/44) que foi projetado como substituto do Sherman M4.

T-26 > M26 > M-46 (M26 com motor mais possante e transmissão cross-drive) > M47 (M46 com torre do M42) > M48 > M60

Bacchi




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4217 Mensagem por eligioep » Sex Fev 03, 2012 10:10 am

gaitero escreveu: Imagem
Este em primeiro plano, foi remanufaturado pela Rheinmetal Defence, e os outros pela KMW.
Por que? Porque na KMW tem-se por hábito lacrar a boca do tubo com esta espécie de camisinha de papel alumínio....




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4218 Mensagem por gaitero » Sex Fev 03, 2012 10:11 am

Imagem
Imagem




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4219 Mensagem por gaitero » Sex Fev 03, 2012 10:12 am

eligioep escreveu:
gaitero escreveu: Imagem
Este em primeiro plano, foi remanufaturado pela Rheinmetal Defence, e os outros pela KMW.
Por que? Porque na KMW tem-se por hábito lacrar a boca do tubo com esta espécie de camisinha de papel alumínio....
então podemos concluir que este amarelinho é o patinho feio do lote?




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4220 Mensagem por helio » Sex Fev 03, 2012 10:14 am

jauro escreveu:Cautela e caldo de galinha só fazem bem.
A chegada e o recebimento dos M41 e dos M113 na década de 70 foi um £od@- $&.
A dos M60 e dos Leo1A1, em 90, não foi muito diferente, aja visto o estado dos L1A1 atualmente.
No primeiro caso os Bld eram puramente mecânicos, já os M60 e os Leos continham muitos componentes eletrônicos, e esses não há como fabricar na serralheria do quartel ou na metalúrgica da esquina.
Por isso, mais que tudo é bom ficar de olho nos optrônicos e componentes eletro- eletrônicos dos "Leozinhos" por que é ali que mora o perigo.
Estive no 3º RCC em 25 Jan (Dia da Passagem de Cmdo do 13º BIB) em PG/PR. Eles já estavam com 40 Leo1A5, umas belesuras por dentro e por fora. A aparência impressiona, por isso disse que aquele outro deveria ser sucata.
Olá Cel Jauro
Na verdade as diferenças entre o recebimento dos Leo 1A5 em relação aos seus antecessores são os seguintes:
-No caso dos M113 e M41, apesar de virem usados, vieram em bom estado, a necessidade de remotorizar com motor diesel por causa da alta do combustivel depois da guerra do Yon kippur comprometeu a operacionalização, até que a transição fosse concluida.
-No caso dos Leo 1Be, foram adquiridos na condição "As is where is", vieram na pior condição possivel e por um preço alto. Não houve ferramental suficiente e nem sobressalentes, e nos enganaram com aquele tal de Clube Leopard.
-No caso dos M60A3TTS nunca houve real interesse do EB em mantê-los pois o EB sempre preferiu o Leopard, um CC mais leve. A compra de sobressalentes foi feita de forma equivocada, e ele só sobreviveu até hoje pois o M60 provou ser muito mais fácil de manter do que os alemães.

Para os Leopard 1A5, embora tenham adquirido usados, chegam ao Brasil recondicionados e mantendo a tendencia atual das FA do mundo, isto é outsourcing, que nada mais é do que a terceirização de serviços. No caso do Leo 1A5, serão mantidos por uma empresa privada (a KMW) assim como os Guarani, que serão mantidos pela IVECO.
Este procedimento dá uma maior condição de operacionalidade dos CC, embora tráz também dependencia dos terceiros, haja visto que não pudemos equipar os RCB com os Leo 1A5 por causa dos custos impostos pelo contrato de manutenção da KMW.

Abraços

Hélio




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4221 Mensagem por gaitero » Sex Fev 03, 2012 10:18 am

FoxHound escreveu:Eu tenho uma dúvida os T-72 venezuelano é a versão B ou B1?, os carros de combate do EB dariam conta deles caso ouvesse por hipotese um confrontamento?, eu acho nossos carros de combate muito superior aos do venezuelano só perdendo para o Chile.
Tanto a versão B como a B1, estão desatualizadas a muito tempo, não contam por exemplo com sistema de visão noturna...
E com certeza não são novos, já foram desenvolvidas várias versões, M do T-72, acho q umas 3...

Os Leopard 1A5 possuem sistemas semelhantes aos encontrados nos leopards 2A4. Mas é um blindado, assim como o M-60, de canhão 105mm...

Creio que no geral os nossos são superiores, tanto o M-60, quanto o 1A5, mas vai dependr muito de como eles serão utilizados, tudo depende da estratégia...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4222 Mensagem por gaitero » Sex Fev 03, 2012 10:28 am

Luís Henrique escreveu:Parece que os T-72 são novos. Assim, devem possuir tecnologias mais modernas.
Um T-72 produzido hoje não pode ser igual ao T-72 da década de 70.

Se for novo eu diria que o melhor é o MBT venezuelano.
não é não... Estes são os T-72 B1, entregues...



veja neste video, que curiosamente foi postado por algum venezuelano... Coitado, este deve ter ficado triste.. :lol:

repare a diferença de sistemas sob o blindado...





Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4223 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Fev 03, 2012 10:34 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
cnaves escreveu:pelo que eu sei o nosso m-60 e a versao mais mordena do msm(decada de 80)um carro da mesma geraçao que o t-72,o leo1A5 foi criado pra fazer frente aos t-80
O M60 é um descendente direto do M26 (de 1943/44) que foi projetado como substituto do Sherman M4.
T-26 > M26 > M-46 (M26 com motor mais possante e transmissão cross-drive) > M47 (M46 com torre do M42) > M48 > M60
Bacchi
Já que descrevi a arvore genealogica dos carros de combate estadunidenses, aqui vai uma tentativa de fazer o mesmo para os carros de combate soviéticos/russos/ucranianos:

T34 > T34/85

T44 > T54/T55 > T62

T64 > T80

T72 > T90

Bacchi




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4224 Mensagem por henriquejr » Sex Fev 03, 2012 2:03 pm

O T80 é antecessor do T72?

Bachi, na sua opinião, qual o ranking dos CCs mais poderosos em uso na AS?




.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4225 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Fev 03, 2012 2:20 pm

henriquejr escreveu: O T80 é antecessor do T72?
Não. A sequencia foi T64, e depois T72.

O T64 [Arsenal de Kharkov - Ucrania (Projetista Chefe Morosov)] foi considerado um carro de combate complexo e caro.

Então o Projetista Chefe Venedktov do Arsenal de Nijni-Tagil (Russia) projetou o T72 como opção mais barata.

Isto não quer dizer que o T72 é uma merda em relação ao T64, apenas de que Venekditov (sucessor de Kartsev no mesmo Arsenal) procurou soluções tecnicas mais simples e mais baratas.

Daí, do T64 foi derivado (por caminhos tortuosos) o T80, e do T72 foi derivado o T90.
henriquejr escreveu: Bachi, na sua opinião, qual o ranking dos CCs mais poderosos em uso na AS?
Desculpe-me, mas o que é AS?

Bacchi




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4226 Mensagem por Boss » Sex Fev 03, 2012 2:26 pm

América do Sul.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8660
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4227 Mensagem por prp » Sex Fev 03, 2012 2:27 pm

AS= América do Sul


Então o T80 continuou sendo complexo como o T64?
Desconsiderando a turbina que por si só já é muito complexa.

Edit.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4228 Mensagem por jauro » Sex Fev 03, 2012 5:37 pm

helio escreveu:
jauro escreveu:Cautela e caldo de galinha só fazem bem.
A chegada e o recebimento dos M41 e dos M113 na década de 70 foi um £od@- $&.
A dos M60 e dos Leo1A1, em 90, não foi muito diferente, aja visto o estado dos L1A1 atualmente.
No primeiro caso os Bld eram puramente mecânicos, já os M60 e os Leos continham muitos componentes eletrônicos, e esses não há como fabricar na serralheria do quartel ou na metalúrgica da esquina.
Por isso, mais que tudo é bom ficar de olho nos optrônicos e componentes eletro- eletrônicos dos "Leozinhos" por que é ali que mora o perigo.
Estive no 3º RCC em 25 Jan (Dia da Passagem de Cmdo do 13º BIB) em PG/PR. Eles já estavam com 40 Leo1A5, umas belesuras por dentro e por fora. A aparência impressiona, por isso disse que aquele outro deveria ser sucata.
Olá Cel Jauro
Na verdade as diferenças entre o recebimento dos Leo 1A5 em relação aos seus antecessores são os seguintes:
-No caso dos M113 e M41, apesar de virem usados, vieram em bom estado, a necessidade de remotorizar com motor diesel por causa da alta do combustivel depois da guerra do Yon kippur comprometeu a operacionalização, até que a transição fosse concluida.
-No caso dos Leo 1Be, foram adquiridos na condição "As is where is", vieram na pior condição possivel e por um preço alto. Não houve ferramental suficiente e nem sobressalentes, e nos enganaram com aquele tal de Clube Leopard.
-No caso dos M60A3TTS nunca houve real interesse do EB em mantê-los pois o EB sempre preferiu o Leopard, um CC mais leve. A compra de sobressalentes foi feita de forma equivocada, e ele só sobreviveu até hoje pois o M60 provou ser muito mais fácil de manter do que os alemães.

Para os Leopard 1A5, embora tenham adquirido usados, chegam ao Brasil recondicionados e mantendo a tendencia atual das FA do mundo, isto é outsourcing, que nada mais é do que a terceirização de serviços. No caso do Leo 1A5, serão mantidos por uma empresa privada (a KMW) assim como os Guarani, que serão mantidos pela IVECO.
Este procedimento dá uma maior condição de operacionalidade dos CC, embora tráz também dependencia dos terceiros, haja visto que não pudemos equipar os RCB com os Leo 1A5 por causa dos custos impostos pelo contrato de manutenção da KMW.

Abraços

Hélio
Concordo com você em GNG, porém quero deixar patente que é a primeira vez que se faz um recebimento com tal grau de esmero e apuração dos detalhes.
No recebimento dos M113 e dos M41, a conferência do material acima foi tão tresloucada que se formou um grupo (tenho um amigo que participou) de Of no RJ e em São Paulo para receber esses carros, só que estes militares nunca haviam visto esses Bld a não ser em filmes.
Basta dizer que com cada Bld havia uma .50 e um cano de troca. Cada dupla de cano era casado com uma arma e isso não foi observado. Pois é, passamos 18 anos com as Mtr .50 com sérios problemas de ajustes, folgas e cartuchos deflagrando fora da câmara. O problema só foi resolvido por volta de 1990.
No caso dos Leo1A1 faltou também uma equipe conhecedora e responsável pelo recebimento do material. Se isso fosse observado (houvesse uma equipe de Of e Sgt de Material Bélico à frente do empreendimento) os prejuízos teriam sido menores. Quanto ao M60 diria que o EB deu mais sorte. Hoje é um material reconhecidamente melhor que o Leo1A1 em robustez e precisão. Mas como disse o EB deu sorte, porque a chegada aqui no Brasil foi no "oba oba" da Cavalaria.
Hoje com a criação do CIBld, que congrega Of e Sgt de todas as Armas que têm Bld (Inf, Cav, Art, e pricipalmente MatBel) o enfoque no trato com material blindado é outro.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4229 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Fev 03, 2012 5:44 pm

prp escreveu:AS= América do Sul
Então o T80 continuou sendo complexo como o T64?
Desconsiderando a turbina que por si só já é muito complexa.
Edit.
Meu caro prp, eu não vou responder no momento porque estou em Campos do Jordão sem minha espetacular e incomparavel biblioteca de veiculos blindados (entre outras) que fica no meu apartamento em São Paulo.

Tenho algumas duvidas sobre o T80.

O que posso dizer é que o herdeiro do T64 foi o T84.

Eu preciso procurar mais dados sobre o T80.

Pelo que eu me lembro (sem consultar minha biblioteca) é que o T80 não se originou nem do Arsenal de Kharkov (Ucrania) nem do Arsenal de Nijni Tagil (Russia).

Foi um projeto da Fabrica Kirov de Leningrado sob a egide do Projetista Chefe (em russo: Glavnyi Konstruktor) Nikolai S. Popov tendo como propulsor a turbina a gaz GTD-1000T (mais tarde usou a GTD-1250).

Tudo indica portanto que o T80 é uma ovelha negra no conjunto dos carros de combate soviéticos/russos/ucranianos.

Assim me parece que a sequencia é:

T34 > T34/85

T44 > T54/T55 > T62

T64 > T84

T72 > T90

T80

Fico devendo maiores esclarecimentos.

Bacchi

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4230 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Fev 03, 2012 5:50 pm

henriquejr escreveu: Bachi, na sua opinião, qual o ranking dos CCs mais poderosos em uso na AS?
Agora que sei que AS é America do Sul, posso responder que não sei.

Meu caro henriquejr, esta é a famosa questão: qual é o melhor carro de combate do Mundo?

Eu ha algum tempo decidi não entrar neste tipo de discussão.

Passo a resposta a colegas que adoram este tipo de discussão.

Desculpe-me e abraços.

Bacchi




Responder