Futuro da Aviação de Patrulha

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#106 Mensagem por Túlio » Qui Jan 26, 2012 9:09 pm

Sei lá, só a PF trouxe 15 IAI Heron - MALEs - por cerca de 345 milhões de REAIS...

http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... RONES.html


PS.: se não me engano, a IAI é subsidiária da ELBIT, que é sócia da... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#107 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 26, 2012 9:19 pm

Só estou propondo um modelo 'misto' que nos ajudaria a ter UAVs para patrulha e uma aeronave leve para outras missões relacionadas a esclarecimento marítimo. 8-] E que ainda poderíamos quem sabe fazer algo aqui...

Para algo mais 'parrudo' é P-3 , P190, P-8 e quem sabe P-295.

Mas o nosso problema hoje é que não temos nem meios suficientes para fazer o 'básico' da patrulha, seja por falta de pessoal ou de grana, então eu acho que essa lacuna tem que ser preenchida... já que a outra e doutrina ASW, etc está sendo 'inicialmente' coberta pelo P-3 :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#108 Mensagem por Túlio » Qui Jan 26, 2012 9:23 pm

O nosso problema é sempre o mesmo, Lima: idéias sobram, quem as leve adiante não, ou achas que GOSTO de estar propondo soluções ESTRANGEIRAS? É que daqui eu acho que não sai nada mesmo...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#109 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 26, 2012 9:37 pm

Eu sei véio... mas eu achei que estavamos debatendo idéias e propostas aqui e por isso eu vim com algo que engloba duas áreas interessantes (na minha opinião).

Entre isso e a execução estamos todos carecas de saber qual é a realidade, mas daí então nem tem papo.

Enfim, se a discussão não era sobre idéias, eu me retiro e volto aqui para o meu canto e foi mal aí me meter no papo de vocês... :oops:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#110 Mensagem por alcmartin » Qui Jan 26, 2012 9:42 pm

LeandroGCard escreveu:
alcmartin escreveu:Dando uma de Doidolo, quem sabe, partindo da sugestão do Leandro(salvo engano), de usar dirigiveis não tripulados, somado com aqueles sonares panoramicos de mergulho de helicopteros, não fosse uma versão barata de VANT's, com capacidade de detecção de subs?
Modo doidolo OFF... :mrgreen:

PS- Leandro, a parte "doidolo" foi por Eu ter inserido o sonar de mergulho aí na equação, Ok? :wink:

Abs!!
Já que fui mencionado, permitam-me por favor entrar nesta discussão.

Primeiramente, para quem me citou NA MESMA FRASE que o Doidolo, que vá à M#@&$!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Segundamente, para ASuW acredito que dirigíveis não tripulados seriam excelentes como uma espécie de sistema de alerta avançado, pois não precisam possuir armamento nem capacidade de tomada de decisão, é só ficar na campana com um sistema de escuta eletrônica de rádio e um RWR, e possuir um radar de longo alcance mas baixa resolução (relativamente simples) para varrer o céu e o horizonte de vez em quando. As informações colhidas podem ser retransmitidas para terra via link de dados.

Já para a função ASW a coisa é mais complicada, o ideal é ter a capacidade de lançar sonobóias passivas e ativas, além de poder baixar um sonar rebocado que opere em profundidade. E já que se teria tudo isso, porque não levar logo uns torpedos leves e caçar o sub de uma vez, ao invés de apenas detectá-lo (sub's são escorregadios, seria muito fácil perdê-lo enquanto os navios e aviões armados ainda estivessem a caminho)? Comandar tudo isso à distância e ainda ter a capacidade de decidir o que usar e quando é praticamente impossível. Um sub ASW teria que ser bem maior e levar uma tripulação.

Pode parecer uma proposta estranha e inovadora, mas nas duas guerras mundiais os aliados usaram dirigíveis nesta tarefa com muito sucesso (e os alemães os usaram para patrulhamento naval na Primeira Guerra com sucesso também). Eles podem permanecer no ar por dias ou mesmo semanas, alcançam facilmente até quatro vezes a velocidade de um navio ou um sub, podem também pairar ao nível do mar como um heli para baixar o sonar, só que este pode ser bem maior e mais pesado, e com tudo isso podem custar bem mais barato que um avião (e infinitamente menos do que um heli) para adquirir e operar (embora hoje talvez isto não seja verdade, pois não há modelos específicos produzidos em série).

Também pode-se pensar em um modelo intermediário, apenas com sistemas de observação, um radar básico, tripulação reduzida e um guincho, para auxílio aos OPV's e patrulhas menores. E qualquer um dos três modelos poderia ser operado tanto pela FAB quanto pela MB, isso é indiferente.

Os militares americanos sempre tem um ou outro modelo em operação para várias tarefas, e os mantêm sempre modernizados. Até no afeganistão eles estão utilizando um modelopequeno e fixo para vigilância contra os Talibãs. Não é uma idéia "tipo Doidolo", é uma aplicação bem real que já existe há bastante tempo e tem tido muito sucesso, embora seja pouco conhecida.


Desculpe pela brincadeira no início do post 8-] e um grande abraço,


Leandro G. Card
Não é que o doidolo fez escola!!!?? :twisted: :lol:
:mrgreen: Brincadeira, Leandro... obrigado pelas explicações e concordo com a sua opinião. Lembro de muitas reportagens antigas sobre o uso dos Blimps pela US Navy na IIGM. Acho que eles só não foram mais para frente devido ao monopolio americano do hélio( o gás!!! :mrgreen: , não o colega!) e ao lobby/falta de interesse do complexo militar americano. Aviao é mais caro de vender.

abração!! :wink:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#111 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 26, 2012 10:35 pm

Acho interessante, e também uma realidade da qual não escaparemos, a utilização de VANTs para algumas missões de patrulha marítima, no caso algumas missões hoje do P-95, exceto ASuW.

Talvez sobrasse mais pessoal para esquadrões que operassem aeronaves para ASW e ASuW substitutas do P-3.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#112 Mensagem por Túlio » Qui Jan 26, 2012 10:44 pm

Ainda creio que UAV teria que ser MALE - portanto, operando alto e, com isso, enxergando mais longe - e temos a ELBIT (dona da IAI) aqui, associada à EMBRAER. Algum descendente brazuca do EITAN, por exemplo, que além de UAV é também UCAV da classe do Reaper ianque...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#113 Mensagem por GDA_Fear » Sex Jan 27, 2012 8:29 am

A melhor patrulha é uma dúzia de Migs e Flankers :twisted: :twisted:

Até porque se precisar no meio da patrulha os Migs e Flankers já mandam o capeta que invadir o nosso território lá pras cucuias MUAHAHAHAMUAHAHAHA




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#114 Mensagem por sapao » Sex Jan 27, 2012 11:48 am

Túlio escreveu:Sei lá, só a PF trouxe 15 IAI Heron - MALEs - por cerca de 345 milhões de REAIS...

http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... RONES.html


PS.: se não me engano, a IAI é subsidiária da ELBIT, que é sócia da... 8-]
Na verdade são concorrentes no ramo Tulio. Israel não tem 1, mas 2 industrias de ponta no setor!
Não é a toa que a ELBIT correu para fechar com a EMBRAER. Não duvido que a IAI feche com outra empresa por aqui tambem logo mais...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#115 Mensagem por sapao » Sex Jan 27, 2012 11:51 am

Túlio escreveu:Ainda creio que UAV teria que ser MALE - portanto, operando alto e, com isso, enxergando mais longe - e temos a ELBIT (dona da IAI) aqui, associada à EMBRAER. Algum descendente brazuca do EITAN, por exemplo, que além de UAV é também UCAV da classe do Reaper ianque...
Sem esquecer o espaço Tulio, tem que haver algo lá em cima para auxiliar no filtro das areas que vão ser patrulhadas. Sem isso vira uma agulha no palheiro!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#116 Mensagem por Túlio » Sex Jan 27, 2012 12:01 pm

Creio que isso já aconteceu:

April 2009 - IAI and Synergy Group Corporation, one of South America's largest conglomerates with business interests in aviation, oil & gas, announced their Joint Venture (JV) company in Brazil called EAE Aerospace Engineering Ltd.. Mr. Yair Shamir, IAI's Chairman of the Board said: "IAI believes the Brazilian civil and military markets are a strategic objective, and the decision to establish the JV together with an essential partner like Synergy is proof of this perception".

Da HP da IAI:

http://www.iai.co.il/12021-41864-en/Com ... spx?pos=11


E o dado errado que postei peguei na Wiki. Já não dá mesmo para confiar naquilo lá... :evil: :evil: :evil: :evil:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#117 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jan 27, 2012 12:46 pm

sapao escreveu:Sem esquecer o espaço Tulio, tem que haver algo lá em cima para auxiliar no filtro das areas que vão ser patrulhadas. Sem isso vira uma agulha no palheiro!
Até onde eu sei os satélites para observação naval são uma das mais difíceis aplicações espaciais em que se pode pensar.

Ao contrário dos satélites de observação terrestre (que aliás também não são nada simples), que tem que ter a capacidade de cobrir áreas pequenas com alta resolução, os navais tem como principal tarefa cobrir grandes áreas para tentar encontrar frotas e unidades inimigas perdidas na imensidão dos oceanos, que podem estar em qualquer lugar e ir em qualquer direção (pois não dependem de estradas ou da topografia como objetivos terrestres). Isso geralmente é feito com radares de grande abertura, que exigem muita energia para funcionar, e o satélite tem que possuir alta capacidade de mudança de trajetória e controle de atitude, e por isso precisa carregar muito combustível (ou usar propulsão iônica). Isso tudo leva a satélites grandes, pesados, complicados e caros. Os russos chegaram a ter satélites assim, mas deram muitos problemas e pelo que sei eles desistiram deles.

Do jeito que vai o Programa Espacial Brasileiro, eu não contaria com nada realmente muito útil neste sentido antes de uns 30 ou 40 anos, com sorte. A menos que compremos um pronto lá fora (caso alguem nos queira vender).


Leandro G. Card




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#118 Mensagem por sapao » Sex Jan 27, 2012 10:16 pm

Lenadro, você tem toda a razão!
Mas eu estava me baseando no que a NAVY faz, que é comparar os dados das rotas previstas com o visto em IR/Visivel. Tudo o que está fora do previsto eles investigam, diminuindo bem a aerea de procura.
Logico que não se tem muita precisão, mas se ganha em busca.
Como eu disse, até que inventem uma esquadra supersonica, invisivel e que não emita IR acho que é uma boa solução. Mesmo para embarcações isoladas.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#119 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jan 28, 2012 9:49 am

sapao escreveu:Lenadro, você tem toda a razão!
Mas eu estava me baseando no que a NAVY faz, que é comparar os dados das rotas previstas com o visto em IR/Visivel. Tudo o que está fora do previsto eles investigam, diminuindo bem a aerea de procura.
Logico que não se tem muita precisão, mas se ganha em busca.
Como eu disse, até que inventem uma esquadra supersonica, invisivel e que não emita IR acho que é uma boa solução. Mesmo para embarcações isoladas.
Um sistema assim é até relativamente fácil de montar se você já tem os satélites de observação IR disponíveis. E eles nem tem que ser de aplicação militar, satélites de sensoreamento remoto já dariam esta capacidade praticamente sem afetar a aplicação ou a vida útil do satélite.

Mas como ele só compara as rotas previstas com os dados que pode obter, não é um sistema muito útil em caso de guerra, onde os navios inimigos estariam em rotas imprevisíveis e inclusive longe das vias usuais. Os americanos devem usá-lo mais para se precaverem contra contrabando, imigração ilegal, terrorismo e coisas assim (imagine um grupo terrorista sequestrando um petroleiro carregado e explodindo-o dentro do Rio Hudson ou na Baía de São Francisco :shock: ). É algo com que os yankees devem mesmo se preocupar.


Grande abraço,


Leandro G. Card




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Futuro da Aviação de Patrulha

#120 Mensagem por sapao » Sáb Jan 28, 2012 8:36 pm

Com certeza, muito dos já utilizados para meteorologia podem ter essa aplicação desde que melhorada sua sensiblidade.
Em caso de guerra acho que seria melhor que nada, até porque não tem como esconder uma frota inteira no meio do oceano!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Responder