Futuro da Aviação de Patrulha
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61444
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6293 vezes
- Agradeceram: 6644 vezes
- Contato:
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Sei lá, só a PF trouxe 15 IAI Heron - MALEs - por cerca de 345 milhões de REAIS...
http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... RONES.html
PS.: se não me engano, a IAI é subsidiária da ELBIT, que é sócia da...
http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... RONES.html
PS.: se não me engano, a IAI é subsidiária da ELBIT, que é sócia da...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Só estou propondo um modelo 'misto' que nos ajudaria a ter UAVs para patrulha e uma aeronave leve para outras missões relacionadas a esclarecimento marítimo. E que ainda poderíamos quem sabe fazer algo aqui...
Para algo mais 'parrudo' é P-3 , P190, P-8 e quem sabe P-295.
Mas o nosso problema hoje é que não temos nem meios suficientes para fazer o 'básico' da patrulha, seja por falta de pessoal ou de grana, então eu acho que essa lacuna tem que ser preenchida... já que a outra e doutrina ASW, etc está sendo 'inicialmente' coberta pelo P-3
[]s
CB_Lima
Para algo mais 'parrudo' é P-3 , P190, P-8 e quem sabe P-295.
Mas o nosso problema hoje é que não temos nem meios suficientes para fazer o 'básico' da patrulha, seja por falta de pessoal ou de grana, então eu acho que essa lacuna tem que ser preenchida... já que a outra e doutrina ASW, etc está sendo 'inicialmente' coberta pelo P-3
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61444
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6293 vezes
- Agradeceram: 6644 vezes
- Contato:
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
O nosso problema é sempre o mesmo, Lima: idéias sobram, quem as leve adiante não, ou achas que GOSTO de estar propondo soluções ESTRANGEIRAS? É que daqui eu acho que não sai nada mesmo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Eu sei véio... mas eu achei que estavamos debatendo idéias e propostas aqui e por isso eu vim com algo que engloba duas áreas interessantes (na minha opinião).
Entre isso e a execução estamos todos carecas de saber qual é a realidade, mas daí então nem tem papo.
Enfim, se a discussão não era sobre idéias, eu me retiro e volto aqui para o meu canto e foi mal aí me meter no papo de vocês...
[]s
CB_Lima
Entre isso e a execução estamos todos carecas de saber qual é a realidade, mas daí então nem tem papo.
Enfim, se a discussão não era sobre idéias, eu me retiro e volto aqui para o meu canto e foi mal aí me meter no papo de vocês...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Não é que o doidolo fez escola!!!??LeandroGCard escreveu:Já que fui mencionado, permitam-me por favor entrar nesta discussão.alcmartin escreveu:Dando uma de Doidolo, quem sabe, partindo da sugestão do Leandro(salvo engano), de usar dirigiveis não tripulados, somado com aqueles sonares panoramicos de mergulho de helicopteros, não fosse uma versão barata de VANT's, com capacidade de detecção de subs?
Modo doidolo OFF...
PS- Leandro, a parte "doidolo" foi por Eu ter inserido o sonar de mergulho aí na equação, Ok?
Abs!!
Primeiramente, para quem me citou NA MESMA FRASE que o Doidolo, que vá à M#@&$!!!!!
Segundamente, para ASuW acredito que dirigíveis não tripulados seriam excelentes como uma espécie de sistema de alerta avançado, pois não precisam possuir armamento nem capacidade de tomada de decisão, é só ficar na campana com um sistema de escuta eletrônica de rádio e um RWR, e possuir um radar de longo alcance mas baixa resolução (relativamente simples) para varrer o céu e o horizonte de vez em quando. As informações colhidas podem ser retransmitidas para terra via link de dados.
Já para a função ASW a coisa é mais complicada, o ideal é ter a capacidade de lançar sonobóias passivas e ativas, além de poder baixar um sonar rebocado que opere em profundidade. E já que se teria tudo isso, porque não levar logo uns torpedos leves e caçar o sub de uma vez, ao invés de apenas detectá-lo (sub's são escorregadios, seria muito fácil perdê-lo enquanto os navios e aviões armados ainda estivessem a caminho)? Comandar tudo isso à distância e ainda ter a capacidade de decidir o que usar e quando é praticamente impossível. Um sub ASW teria que ser bem maior e levar uma tripulação.
Pode parecer uma proposta estranha e inovadora, mas nas duas guerras mundiais os aliados usaram dirigíveis nesta tarefa com muito sucesso (e os alemães os usaram para patrulhamento naval na Primeira Guerra com sucesso também). Eles podem permanecer no ar por dias ou mesmo semanas, alcançam facilmente até quatro vezes a velocidade de um navio ou um sub, podem também pairar ao nível do mar como um heli para baixar o sonar, só que este pode ser bem maior e mais pesado, e com tudo isso podem custar bem mais barato que um avião (e infinitamente menos do que um heli) para adquirir e operar (embora hoje talvez isto não seja verdade, pois não há modelos específicos produzidos em série).
Também pode-se pensar em um modelo intermediário, apenas com sistemas de observação, um radar básico, tripulação reduzida e um guincho, para auxílio aos OPV's e patrulhas menores. E qualquer um dos três modelos poderia ser operado tanto pela FAB quanto pela MB, isso é indiferente.
Os militares americanos sempre tem um ou outro modelo em operação para várias tarefas, e os mantêm sempre modernizados. Até no afeganistão eles estão utilizando um modelopequeno e fixo para vigilância contra os Talibãs. Não é uma idéia "tipo Doidolo", é uma aplicação bem real que já existe há bastante tempo e tem tido muito sucesso, embora seja pouco conhecida.
Desculpe pela brincadeira no início do post e um grande abraço,
Leandro G. Card
Brincadeira, Leandro... obrigado pelas explicações e concordo com a sua opinião. Lembro de muitas reportagens antigas sobre o uso dos Blimps pela US Navy na IIGM. Acho que eles só não foram mais para frente devido ao monopolio americano do hélio( o gás!!! , não o colega!) e ao lobby/falta de interesse do complexo militar americano. Aviao é mais caro de vender.
abração!!
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Acho interessante, e também uma realidade da qual não escaparemos, a utilização de VANTs para algumas missões de patrulha marítima, no caso algumas missões hoje do P-95, exceto ASuW.
Talvez sobrasse mais pessoal para esquadrões que operassem aeronaves para ASW e ASuW substitutas do P-3.
Talvez sobrasse mais pessoal para esquadrões que operassem aeronaves para ASW e ASuW substitutas do P-3.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61444
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6293 vezes
- Agradeceram: 6644 vezes
- Contato:
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Ainda creio que UAV teria que ser MALE - portanto, operando alto e, com isso, enxergando mais longe - e temos a ELBIT (dona da IAI) aqui, associada à EMBRAER. Algum descendente brazuca do EITAN, por exemplo, que além de UAV é também UCAV da classe do Reaper ianque...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
A melhor patrulha é uma dúzia de Migs e Flankers
Até porque se precisar no meio da patrulha os Migs e Flankers já mandam o capeta que invadir o nosso território lá pras cucuias MUAHAHAHAMUAHAHAHA
Até porque se precisar no meio da patrulha os Migs e Flankers já mandam o capeta que invadir o nosso território lá pras cucuias MUAHAHAHAMUAHAHAHA
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Na verdade são concorrentes no ramo Tulio. Israel não tem 1, mas 2 industrias de ponta no setor!Túlio escreveu:Sei lá, só a PF trouxe 15 IAI Heron - MALEs - por cerca de 345 milhões de REAIS...
http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... RONES.html
PS.: se não me engano, a IAI é subsidiária da ELBIT, que é sócia da...
Não é a toa que a ELBIT correu para fechar com a EMBRAER. Não duvido que a IAI feche com outra empresa por aqui tambem logo mais...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Sem esquecer o espaço Tulio, tem que haver algo lá em cima para auxiliar no filtro das areas que vão ser patrulhadas. Sem isso vira uma agulha no palheiro!Túlio escreveu:Ainda creio que UAV teria que ser MALE - portanto, operando alto e, com isso, enxergando mais longe - e temos a ELBIT (dona da IAI) aqui, associada à EMBRAER. Algum descendente brazuca do EITAN, por exemplo, que além de UAV é também UCAV da classe do Reaper ianque...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61444
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6293 vezes
- Agradeceram: 6644 vezes
- Contato:
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Creio que isso já aconteceu:
April 2009 - IAI and Synergy Group Corporation, one of South America's largest conglomerates with business interests in aviation, oil & gas, announced their Joint Venture (JV) company in Brazil called EAE Aerospace Engineering Ltd.. Mr. Yair Shamir, IAI's Chairman of the Board said: "IAI believes the Brazilian civil and military markets are a strategic objective, and the decision to establish the JV together with an essential partner like Synergy is proof of this perception".
Da HP da IAI:
http://www.iai.co.il/12021-41864-en/Com ... spx?pos=11
E o dado errado que postei peguei na Wiki. Já não dá mesmo para confiar naquilo lá...
April 2009 - IAI and Synergy Group Corporation, one of South America's largest conglomerates with business interests in aviation, oil & gas, announced their Joint Venture (JV) company in Brazil called EAE Aerospace Engineering Ltd.. Mr. Yair Shamir, IAI's Chairman of the Board said: "IAI believes the Brazilian civil and military markets are a strategic objective, and the decision to establish the JV together with an essential partner like Synergy is proof of this perception".
Da HP da IAI:
http://www.iai.co.il/12021-41864-en/Com ... spx?pos=11
E o dado errado que postei peguei na Wiki. Já não dá mesmo para confiar naquilo lá...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Até onde eu sei os satélites para observação naval são uma das mais difíceis aplicações espaciais em que se pode pensar.sapao escreveu:Sem esquecer o espaço Tulio, tem que haver algo lá em cima para auxiliar no filtro das areas que vão ser patrulhadas. Sem isso vira uma agulha no palheiro!
Ao contrário dos satélites de observação terrestre (que aliás também não são nada simples), que tem que ter a capacidade de cobrir áreas pequenas com alta resolução, os navais tem como principal tarefa cobrir grandes áreas para tentar encontrar frotas e unidades inimigas perdidas na imensidão dos oceanos, que podem estar em qualquer lugar e ir em qualquer direção (pois não dependem de estradas ou da topografia como objetivos terrestres). Isso geralmente é feito com radares de grande abertura, que exigem muita energia para funcionar, e o satélite tem que possuir alta capacidade de mudança de trajetória e controle de atitude, e por isso precisa carregar muito combustível (ou usar propulsão iônica). Isso tudo leva a satélites grandes, pesados, complicados e caros. Os russos chegaram a ter satélites assim, mas deram muitos problemas e pelo que sei eles desistiram deles.
Do jeito que vai o Programa Espacial Brasileiro, eu não contaria com nada realmente muito útil neste sentido antes de uns 30 ou 40 anos, com sorte. A menos que compremos um pronto lá fora (caso alguem nos queira vender).
Leandro G. Card
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Lenadro, você tem toda a razão!
Mas eu estava me baseando no que a NAVY faz, que é comparar os dados das rotas previstas com o visto em IR/Visivel. Tudo o que está fora do previsto eles investigam, diminuindo bem a aerea de procura.
Logico que não se tem muita precisão, mas se ganha em busca.
Como eu disse, até que inventem uma esquadra supersonica, invisivel e que não emita IR acho que é uma boa solução. Mesmo para embarcações isoladas.
Mas eu estava me baseando no que a NAVY faz, que é comparar os dados das rotas previstas com o visto em IR/Visivel. Tudo o que está fora do previsto eles investigam, diminuindo bem a aerea de procura.
Logico que não se tem muita precisão, mas se ganha em busca.
Como eu disse, até que inventem uma esquadra supersonica, invisivel e que não emita IR acho que é uma boa solução. Mesmo para embarcações isoladas.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Um sistema assim é até relativamente fácil de montar se você já tem os satélites de observação IR disponíveis. E eles nem tem que ser de aplicação militar, satélites de sensoreamento remoto já dariam esta capacidade praticamente sem afetar a aplicação ou a vida útil do satélite.sapao escreveu:Lenadro, você tem toda a razão!
Mas eu estava me baseando no que a NAVY faz, que é comparar os dados das rotas previstas com o visto em IR/Visivel. Tudo o que está fora do previsto eles investigam, diminuindo bem a aerea de procura.
Logico que não se tem muita precisão, mas se ganha em busca.
Como eu disse, até que inventem uma esquadra supersonica, invisivel e que não emita IR acho que é uma boa solução. Mesmo para embarcações isoladas.
Mas como ele só compara as rotas previstas com os dados que pode obter, não é um sistema muito útil em caso de guerra, onde os navios inimigos estariam em rotas imprevisíveis e inclusive longe das vias usuais. Os americanos devem usá-lo mais para se precaverem contra contrabando, imigração ilegal, terrorismo e coisas assim (imagine um grupo terrorista sequestrando um petroleiro carregado e explodindo-o dentro do Rio Hudson ou na Baía de São Francisco ). É algo com que os yankees devem mesmo se preocupar.
Grande abraço,
Leandro G. Card
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Futuro da Aviação de Patrulha
Com certeza, muito dos já utilizados para meteorologia podem ter essa aplicação desde que melhorada sua sensiblidade.
Em caso de guerra acho que seria melhor que nada, até porque não tem como esconder uma frota inteira no meio do oceano!
Em caso de guerra acho que seria melhor que nada, até porque não tem como esconder uma frota inteira no meio do oceano!
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]