PRATELEIRA para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça você escolhe na prateleira para a FAB ?

F-16 (dos homens bons)
29
13%
F-18 (dos homens bons)
14
6%
Mais F-5 de algum deserto aí (modernização rules)
12
5%
Eurofighter Typhoon
12
5%
Rafale
19
8%
JAS 39 Gripen
39
17%
J-10 (atenção: é COMMUNNA BERMEIO)
11
5%
Alguma daquelas porcarias russas que são feitas em fábricas têxteis e que não voam (Su-30, Su-35)
58
25%
Eu acredito que o FX-2 sai antes de 2016
35
15%
 
Total de votos: 229

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#241 Mensagem por Matheus » Qua Jan 25, 2012 12:54 am

Tasca uns ALX com "MOL Pirinha", hehehe.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#242 Mensagem por sapao » Qua Jan 25, 2012 2:21 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Luís Henrique escreveu:Creio que as três propostas incluem a montagem final no Brasil, porém as primeiras unidades seriam montadas no país vencedor.
Não me lembro bem a quantidade, mas parece que eram 12 na proposta da Boeing, 8 na proposta da Dassault. Ou algo assim.

Estas unidades que viriam PRONTAS para o Brasil poderiam fazer parte da encomenda da Us Navy ou da Força Aérea Francesa. Creio que as customizações solicitadas pelo Brasil levarão um tempo para serem atendidas, mas 95% da aeronave ou mais seria igual.

Ou seja, é só pegar uma aeronave QUASE pronta para a França, realizar as customizações e entregar. Pelo menos teríamos 6, 8 ou 12 aeronaves entregues de forma mais rápida.
Então o lance é decidir amanhã, assinar o contrato depois de amanhã e furar a fila da linha de produção para ter as aeronaves três dias depois?

Olha os prazos. Estamos em 2012. SE a decisão sair no primeiro semestre de 2012 como deseja o MD, o contrato tem que ser assinado até o final do ano. Depois disso temos que torcer pra ser possível furar fila. Estamos em 2013, vamos ter um ano e meio pra receber o F-X e tornar operacional no GDA. Não dá.

Por mais que se queira, não vai ter F-X na Copa. No máximo nos Jogos Olímpicos de 2016.
Concordo com seu raciocinio.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#243 Mensagem por sapao » Qua Jan 25, 2012 2:30 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Penguin escreveu:Esse post do Sapão deveria ser lido com muita atenção, principalmente pelos mais chegados a uma teoria da conspiração.
100% correto, mas na prática é o seguinte: 57 F-5M / 4 esquadrões = 14 por esquadrão (um fica com 15). Com disponibilidade alta de 60% seriam 8,55 aeronaves por esquadrão. Pode arredondar pra 9. Total de 36 F-5M voando. São 12 sedes na Copa. Ficam 3 aeronaves por sede (arredondando).

Se isso é tranquilo, não precisamos de pressa nenhuma pra decidir F-X. Aliás, me pergunto até se a gente precisa de um.
Se colocarmos um cenário de disponibilidade menor: 30% = 17 aeronaves voando; 40% = 22 aeronaves voando; 50% = 28 aeronaves voando.

Eu entendo o otimismo da FAB, mas...

Não sei de onde surgiu o boato de Tampax, mas, diante do exposto, estamos entre a cruz e a espada.
Veja bem, eu não disse que acho tranquilo e muito menos que não precisamos de pressa.
Disse que até onde sei o processo está valido, quem decide está ciente da situação e se aguarda uma decisão.

Acho tambem que não podemos colocar o carro a frente dos bois: o F-X é um programa de Estado visando a Defesa que deveria ou deverá servir para a Copa; e não a Copa que deve servir para definir o F-X.
E uma aeronave não precisaria estar em todas as sedes, e sim na sede no momento dos jogos.
Acredito que temos como fazer com o que temos hoje.
Poderia ser melhor?
Sempre, mas o que temos hoje já estaria satisfatório.




Editado pela última vez por sapao em Qua Jan 25, 2012 12:11 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8798
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 113 vezes
Agradeceram: 406 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#244 Mensagem por prp » Qua Jan 25, 2012 9:38 am

E sempre dá para alugar uns caças de Israel. [003]




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#245 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jan 25, 2012 2:36 pm

sapao escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:100% correto, mas na prática é o seguinte: 57 F-5M / 4 esquadrões = 14 por esquadrão (um fica com 15). Com disponibilidade alta de 60% seriam 8,55 aeronaves por esquadrão. Pode arredondar pra 9. Total de 36 F-5M voando. São 12 sedes na Copa. Ficam 3 aeronaves por sede (arredondando).

Se isso é tranquilo, não precisamos de pressa nenhuma pra decidir F-X. Aliás, me pergunto até se a gente precisa de um.
Se colocarmos um cenário de disponibilidade menor: 30% = 17 aeronaves voando; 40% = 22 aeronaves voando; 50% = 28 aeronaves voando.

Eu entendo o otimismo da FAB, mas...

Não sei de onde surgiu o boato de Tampax, mas, diante do exposto, estamos entre a cruz e a espada.
Veja bem, eu não disse que acho tranquilo e muito menos que não precisamos de pressa.
Disse que até onde sei o processo está valido, quem decide está ciente da situação e se aguarda uma decisão.

Acho tambem que não podemos colocar o carro a frente dos bois: o F-X é um programa de Estado visando a Defesa que deveria ou deverá servir para a Copa; e não a Copa que deve servir para definir o F-X.
E uma aeronave não precisaria estar em todas as sedes, e sim na sede no momento dos jogos.
Acredito que temos como fazer com o que temos hoje.
Poderia ser melhor?
Sempre, mas o que temos hoje já estaria satisfatório.
Claro que não é a Copa que deve servir para definir o F-X, mas também é um dos dois grandes eventos da década que seria importatíssimo já contar com essa capacidade. Perdemos o timming pra Copa. Se der pra 2016, menos mal.

Que a FAB vai se virar pra fazer o seu trabalho, eu tenho certeza. Se bobear vai fazer um esforço hérculeo e ter uma disponibilidade de fazer inveja. Mas não tinha que ser assim.

Olhando pelo lado político-estratégico, são eventos fundamentais para se aproveitar a visibilidade e fazer marketing. Nós vamos ter que praticamente esconder nossa defesa aérea, quando a oportunidade de mostrar que somos um grande país que organiza Copa e Olimpíadas, pacífico, mas que sabe mostrar os dentes estava escancarada.

Falo disso ó:

Copa 2010

http://www.flickr.com/photos/61518268@N00/5359802294/

Londres 2012

http://www.mirror.co.uk/news/top-storie ... -23637655/

Brasil 2014

http://defesabrasil.com/portal/images/s ... f5em_1.jpg

Brasil 2016?

Isso é mais importante do que parece. Dissuasão. Perdemos o bonde, paciência.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#246 Mensagem por sapao » Qua Jan 25, 2012 4:08 pm

Concordo,
mas como você disse: fazer o quê?
Paciencia.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
tenso
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 137
Registrado em: Sáb Out 17, 2009 1:09 am
Agradeceu: 1 vez

Re: PRATELEIRA para a FAB

#247 Mensagem por tenso » Qua Jan 25, 2012 5:50 pm

Imagina se iriam gastar combustível para expor os caças novinhos em folha ultra secretos. A esquadrilha da fumaça está aí para isso. :mrgreen:

Um amigo foi fazer entrega de alimentos aqui na base quando houve a Ágata III e não o deixaram fotografar o F-5 stealth ultra killer que estava no pátio. [003]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61375
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6259 vezes
Agradeceram: 6606 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#248 Mensagem por Túlio » Qua Jan 25, 2012 7:01 pm

Acho que não era bem o caça e sim os torpedos de fótons que deviam estar instalados... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#249 Mensagem por bcorreia » Qua Jan 25, 2012 7:10 pm

Túlio escreveu:Acho que não era bem o caça e sim os torpedos de fótons que deviam estar instalados... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Torpedo de fótons é passado, o negócio agora é torpedo quântico :mrgreen:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61375
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6259 vezes
Agradeceram: 6606 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#250 Mensagem por Túlio » Qua Jan 25, 2012 7:26 pm

bcorreia escreveu:
Túlio escreveu:Acho que não era bem o caça e sim os torpedos de fótons que deviam estar instalados... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Torpedo de fótons é passado, o negócio agora é torpedo quântico :mrgreen:

Cupincha, o modelo a que me refiro foi desenvolvido pelo DOIDOLO em pessoa, dispara fótons recheados de bolhas de nada que sugam e vaporizam os caças inimigos, Deus o livre fotografar um treco desses, é mil anos na cadeia e outros dois no inferno... :shock: :shock: :shock: :shock:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#251 Mensagem por Boss » Qua Jan 25, 2012 9:31 pm

A FACh comprou um lote com 24 desses torpedos de fótons.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61375
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6259 vezes
Agradeceram: 6606 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#252 Mensagem por Túlio » Qua Jan 25, 2012 11:10 pm

Mas que estão guardados nos EUA, como sempre... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#253 Mensagem por Boss » Qua Jan 25, 2012 11:25 pm

Por isso a ausência de fotos... :twisted: :twisted:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#254 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 26, 2012 12:43 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Luís Henrique escreveu:Creio que as três propostas incluem a montagem final no Brasil, porém as primeiras unidades seriam montadas no país vencedor.
Não me lembro bem a quantidade, mas parece que eram 12 na proposta da Boeing, 8 na proposta da Dassault. Ou algo assim.

Estas unidades que viriam PRONTAS para o Brasil poderiam fazer parte da encomenda da Us Navy ou da Força Aérea Francesa. Creio que as customizações solicitadas pelo Brasil levarão um tempo para serem atendidas, mas 95% da aeronave ou mais seria igual.

Ou seja, é só pegar uma aeronave QUASE pronta para a França, realizar as customizações e entregar. Pelo menos teríamos 6, 8 ou 12 aeronaves entregues de forma mais rápida.
Então o lance é decidir amanhã, assinar o contrato depois de amanhã e furar a fila da linha de produção para ter as aeronaves três dias depois?

Olha os prazos. Estamos em 2012. SE a decisão sair no primeiro semestre de 2012 como deseja o MD, o contrato tem que ser assinado até o final do ano. Depois disso temos que torcer pra ser possível furar fila. Estamos em 2013, vamos ter um ano e meio pra receber o F-X e tornar operacional no GDA. Não dá.

Por mais que se queira, não vai ter F-X na Copa. No máximo nos Jogos Olímpicos de 2016.
É. Realmente há pouco tempo.
Mas se for REALMENTE uma exigência/necessidade, dá-se um jeito.
Pagando bem....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61375
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6259 vezes
Agradeceram: 6606 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#255 Mensagem por Túlio » Qui Jan 26, 2012 12:46 am

A data que chutei é 2017, com as razões para isso. Ainda está em pé. :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder