PRATELEIRA para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual caça você escolhe na prateleira para a FAB ?

F-16 (dos homens bons)
29
13%
F-18 (dos homens bons)
14
6%
Mais F-5 de algum deserto aí (modernização rules)
12
5%
Eurofighter Typhoon
12
5%
Rafale
19
8%
JAS 39 Gripen
39
17%
J-10 (atenção: é COMMUNNA BERMEIO)
11
5%
Alguma daquelas porcarias russas que são feitas em fábricas têxteis e que não voam (Su-30, Su-35)
58
25%
Eu acredito que o FX-2 sai antes de 2016
35
15%
 
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sapao
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Re: PRATELEIRA para a FAB

#181 Mensagem por sapao » Sáb Jan 21, 2012 8:22 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Independente se o F-X sair agora ou não, vamos precisar de uma compra de prateleira, a menos que o Brasil chute o balde e ache que redistribuir os F-5M esteja de bom tamanho.
Também vamos precisar de uma compra de prateleira porque não dá pra substituir a frota inteira com uma compra nos moldes do F-X. Comprar tecnologia da maneira como estão propondo é um absurdo de caro.

Também vamos precisar de uma compra de prateira porque a FAB não tem como operar uma frota inteira de caças top de linha, a menos que haja uma (improvável) revolução no orçamento de Defesa.

Como você já citou, o BRASIL já decidiu distribuir os F-5M por pelo menos mais uma decada.
Até lá não vai existir TAMPAX, até porque se vier algo usado vai entrar no lugar do F-X como o proximo vetor de caça.

Não existe, pelo menos autalmente, a hipotese de prateleira para cobrir um GAP na FAB.
Vai ser F-5M, depois A-1M, depois A-29 e depois nada voando.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: PRATELEIRA para a FAB

#182 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 21, 2012 11:47 pm

Infelizmente, Sapão, existe sim a possibilidade de compra de caças usados pela FAB. Eu também não queria isso. Apenas vai perpetuar o quadro... :?




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Vinicius Pimenta
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Re: PRATELEIRA para a FAB

#183 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jan 22, 2012 12:49 am

sapao escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Independente se o F-X sair agora ou não, vamos precisar de uma compra de prateleira, a menos que o Brasil chute o balde e ache que redistribuir os F-5M esteja de bom tamanho.
Também vamos precisar de uma compra de prateleira porque não dá pra substituir a frota inteira com uma compra nos moldes do F-X. Comprar tecnologia da maneira como estão propondo é um absurdo de caro.

Também vamos precisar de uma compra de prateira porque a FAB não tem como operar uma frota inteira de caças top de linha, a menos que haja uma (improvável) revolução no orçamento de Defesa.

Como você já citou, o BRASIL já decidiu distribuir os F-5M por pelo menos mais uma decada.
Até lá não vai existir TAMPAX, até porque se vier algo usado vai entrar no lugar do F-X como o proximo vetor de caça.

Não existe, pelo menos autalmente, a hipotese de prateleira para cobrir um GAP na FAB.
Vai ser F-5M, depois A-1M, depois A-29 e depois nada voando.
Pior que existe. Redistribuímos os Mike para a unidade que operava Xavante. A unidade que receberia o F-X (a princípio) seria o GDA. Este opera atualmente os M2K, que por sua vez vão parar de voar em 2013/2014 - ou 2015 esticando muito (quiçá perigosamente) a corda.

Dá pra usar F-5? Até dá, mas acho que seria um absurdo total com Copa e Olimpíada pela frente.

Temos 4 esquadrões de caça operando F-5M e 1 operando M2K, total de 5 esquadrões. Na prática o 1° GavCa é como se fosse um único esquadrão, mas tem número de aeronaves compatível com os 2 esquadrões do grupo, então vou contar como 2. Aliás, a FAB até poderia enviar o 2°/1° pro NE, mas isso é outra conversa... Enfim, se mantivéssemos o número ideal de aeronaves por esquadrão da FAB (18 aeronaves), precisaríamos de 90 F-5M. Se usarmos o mínimo de 12, precisaríamos de 60. Só temos 57 F-5M.

Na melhor das hipóteses a gente teria 3 esquadrões com 14 aeronaves e 1 esquadrão com 15. Com uma disponibilidade média, teríamos de 4 a 5 aeronaves em condições de voo por esquadrão. Ter de 20 a 25 aeronaves para cobrir o espaço aéreo brasileiro...

Por isso, tendo o cenário acima, eu até prefiro que haja uma compra de prateleira. O mais lógico seria decidir o F-X e procurar um tampax da mesma linha. Se não for possível...




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Re: PRATELEIRA para a FAB

#184 Mensagem por Túlio » Dom Jan 22, 2012 12:53 am

Pela lógica, se fosse para ter TAMPAX para a Copa, dificilmente escaparíamos de mais Mirage 2000B/C, eis que já temos experiência e alguma logística e manutenção para ele. Qualquer outro exigiria mais gastos e treinamentos...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: PRATELEIRA para a FAB

#185 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jan 22, 2012 1:21 am

Túlio escreveu:Pela lógica, se fosse para ter TAMPAX para a Copa, dificilmente escaparíamos de mais Mirage 2000B/C, eis que já temos experiência e alguma logística e manutenção para ele. Qualquer outro exigiria mais gastos e treinamentos...
Que seja. Ficar sem avião é que não dá.




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Re: PRATELEIRA para a FAB

#186 Mensagem por Andre Correa » Dom Jan 22, 2012 1:54 am

E onde vai se buscar um M2k B/C em condições, e que compense? na AdLA devem estar mais do que surrados...

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Re: PRATELEIRA para a FAB

#187 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 22, 2012 3:18 am

Pois é... e podem crer que se procurarem um Tampax novo... esse vai virar 'solução' :( .

Os M2k estão saindo de serviço na França aos montes, mas até aonde consta estão bem no osso mesmo.

[]s
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Re: PRATELEIRA para a FAB

#188 Mensagem por PRick » Dom Jan 22, 2012 9:58 am

Já falei, MAIS LINDINHOS, bastam uns 12 M-2000-9 para dominarmos a América Latina, afinal, com os chilenos sem mísseis. E os Su do Chavez com aquela antena da Skynet neles. :twisted: :twisted:

[]´s




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Re: PRATELEIRA para a FAB

#189 Mensagem por NovaTO » Dom Jan 22, 2012 10:37 am

Túlio escreveu:Pela lógica, se fosse para ter TAMPAX para a Copa, dificilmente escaparíamos de mais Mirage 2000B/C, eis que já temos experiência e alguma logística e manutenção para ele. Qualquer outro exigiria mais gastos e treinamentos...

M-2000B/C que não forem -5 (com radares RDY-2/misseis MICA) não são efetivos. Nesse caso o melhor é ficar com só com os F-5EM. Isso acarretará um desgaste maior, o que por sua vez antecipará sua aposentadoria mais rápido ainda. Nesse caso, por volta de 2017/18, abriria um novo FX, o FX-3, onde concorreriam o F-35A, já desbugado e o SU-50 FireFox já operacional :mrgreen: .

De quebra, um caça mais leve, que serviria para fazer a "quantidade da Força" para se fabricado por aqui poderia ser lançado . Seria o FX-3 Light, onde os concorrentes seriam o F-16 E Light, Gripen NG, KAI-FA-50 Golden Eagle e MIG-35. Inicialmente substituiriam os AMX, mas também os últimos F-5EM 8-]

[]'s




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Re: PRATELEIRA para a FAB

#190 Mensagem por Túlio » Dom Jan 22, 2012 1:52 pm

Traço cinco nem pensar, é a segunda linha, imediatamente atrás dos Rafales. A não ser que ocorra algum milagre e a produção deslanche - não há nada que nos leve a crer nisso - vão continuar na AdlA até o osso... 8-]




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Re: PRATELEIRA para a FAB

#191 Mensagem por lourivando » Dom Jan 22, 2012 4:32 pm

PRick escreveu:QUERO PROTESTAR PELA AUSÊNCIA DOS LINDINHOS NAS OPÇÕES DE VOTAÇÃO!!!!!
M2000_9 às dúzias!




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Re: PRATELEIRA para a FAB

#192 Mensagem por sapao » Dom Jan 22, 2012 5:36 pm

Vinicius Pimenta escreveu: Pior que existe. Redistribuímos os Mike para a unidade que operava Xavante. A unidade que receberia o F-X (a princípio) seria o GDA. Este opera atualmente os M2K, que por sua vez vão parar de voar em 2013/2014 - ou 2015 esticando muito (quiçá perigosamente) a corda.

Dá pra usar F-5? Até dá, mas acho que seria um absurdo total com Copa e Olimpíada pela frente.

Temos 4 esquadrões de caça operando F-5M e 1 operando M2K, total de 5 esquadrões. Na prática o 1° GavCa é como se fosse um único esquadrão, mas tem número de aeronaves compatível com os 2 esquadrões do grupo, então vou contar como 2. Aliás, a FAB até poderia enviar o 2°/1° pro NE, mas isso é outra conversa... Enfim, se mantivéssemos o número ideal de aeronaves por esquadrão da FAB (18 aeronaves), precisaríamos de 90 F-5M. Se usarmos o mínimo de 12, precisaríamos de 60. Só temos 57 F-5M.

Na melhor das hipóteses a gente teria 3 esquadrões com 14 aeronaves e 1 esquadrão com 15. Com uma disponibilidade média, teríamos de 4 a 5 aeronaves em condições de voo por esquadrão. Ter de 20 a 25 aeronaves para cobrir o espaço aéreo brasileiro...

Por isso, tendo o cenário acima, eu até prefiro que haja uma compra de prateleira. O mais lógico seria decidir o F-X e procurar um tampax da mesma linha. Se não for possível...
Vinicius, já disse aqui:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... tart=64110
com fonte e tudo, que não existe a hipotese formal de TAMPAX.
Pelo menos não agora.
Se houver deve ser algo muito oculto e misterioso, algo que nem o atual CMT do COMGAR sabe...

E o F-2000 vai começar a parar antes do que se imagina.




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Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: PRATELEIRA para a FAB

#193 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jan 22, 2012 11:49 pm

sapao escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Pior que existe. Redistribuímos os Mike para a unidade que operava Xavante. A unidade que receberia o F-X (a princípio) seria o GDA. Este opera atualmente os M2K, que por sua vez vão parar de voar em 2013/2014 - ou 2015 esticando muito (quiçá perigosamente) a corda.

Dá pra usar F-5? Até dá, mas acho que seria um absurdo total com Copa e Olimpíada pela frente.

Temos 4 esquadrões de caça operando F-5M e 1 operando M2K, total de 5 esquadrões. Na prática o 1° GavCa é como se fosse um único esquadrão, mas tem número de aeronaves compatível com os 2 esquadrões do grupo, então vou contar como 2. Aliás, a FAB até poderia enviar o 2°/1° pro NE, mas isso é outra conversa... Enfim, se mantivéssemos o número ideal de aeronaves por esquadrão da FAB (18 aeronaves), precisaríamos de 90 F-5M. Se usarmos o mínimo de 12, precisaríamos de 60. Só temos 57 F-5M.

Na melhor das hipóteses a gente teria 3 esquadrões com 14 aeronaves e 1 esquadrão com 15. Com uma disponibilidade média, teríamos de 4 a 5 aeronaves em condições de voo por esquadrão. Ter de 20 a 25 aeronaves para cobrir o espaço aéreo brasileiro...

Por isso, tendo o cenário acima, eu até prefiro que haja uma compra de prateleira. O mais lógico seria decidir o F-X e procurar um tampax da mesma linha. Se não for possível...
Vinicius, já disse aqui:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... tart=64110
com fonte e tudo, que não existe a hipotese formal de TAMPAX.
Pelo menos não agora.
Se houver deve ser algo muito oculto e misterioso, algo que nem o atual CMT do COMGAR sabe...

E o F-2000 vai começar a parar antes do que se imagina.

Pois é..., a realidade bate à porta.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
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Re: PRATELEIRA para a FAB

#194 Mensagem por cassiosemasas » Dom Jan 22, 2012 11:53 pm

tá dificil heim!!!!




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Re: PRATELEIRA para a FAB

#195 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 23, 2012 4:55 am

Mas o que eu estou vendo é que existe pelo visto pelo menos 2 versões para essa história... ou o boato de tampao ou o 'Tampax não' como o sapao assistiu uma palestrea sobre o assunto recentemente.

É aguardar mesmo, mas pelo visto alguém está enganado...

[]s
CB_Lima




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