Alitson escreveu:Museu.
Falam da FAB estar transformando a mesma em TAB e F-5FOREVER. E vem aqui apoiar a MB com os seus museus.
Em 32 anos que acompanho as news militares nunca vi uma MB tão defasada como hoje...
Sou do tempo das revistas em preto e branco e nunca vi uma lacuna tão grande como agora;
Prezado Colega Alitson,
Uma Força Armada não pode ser medida apenas pelo inventário de armas. Existem outros indicadores que atestam sua capacidade para o combate, como por exemplo, qualificação da tropa, doutrina, logística, pesquisa e desenvolvimento, resuprimento...etc.
Concordo que os principais meios da Esquadra deveriam estar em processo de substituição ou então já deveriam ter sido substituídos. Entretanto este processo não depende da MB e sim dos políticos, geralmente medíocres,que estão de plantão no GF. A falta de verbas e sempre uma desculpa fácil para quem não tem compromisso real com o país. Recursos existem,exemplo, os estádios para a copa do mundo vão ficar em torno de R$ 7 bilhões. Quanto a defasagem discordo em parte em função do trabalho permanente, apesar da falta de verbas, que a MB realiza na área de pesquisa e desenvolvimento. Estas pesquisas permitem que a MB apesar da idade dos meios tenha capacidade efetiva de se contrapor a uma Força Naval de mesmo valor. O resultado das pesquisas se realizam na instalação de sistemas e equipamentos que apenas Marinhas mais desenvolvidas possuem. A medida do possível estarei citando alguns exemplos como o a seguir:
‘’O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) fecharam acordo para o desenvolvimento de uma Jiga de Teste para a Unidade de Processamento(UP) do MAGE ET/SLR-1 (DEFENSOR), desenvolvido pelo Grupo de Guerra Eletrônica (GGE), do IPqM. A Jiga de Teste da UP faz parte do programa de transferência da manutenção de terceiro escalão do DEFENSOR para o Centro de Manutenção
de Sistemas da Marinha (CMS). Atualmente, o MAGE DEFENSOR encontra-se instalado nas Corvetas Barroso e Jaceguai e na Fragata Independência. Três novos equipamentos estão sendo fabricados e equiparão três Corvetas Classe Inhaúma (CCI). Em 2010, o DEFENSOR da Cv Jaceguai passou por uma revitalização e foi testado na raia de sensores, em Arraial do Cabo.
Após a entrega da Jiga de Teste da UP, o CMS terá capacidade para prover a manutenção de hardware de terceiro escalão aos navios equipados com o DEFENSOR, avaliar a operacionalidade de módulos e localizar avarias. Outro passo importante, para a transferência de manutenção, será o desenvolvimento da Jiga de Teste da Unidade de Antena (UA) do MAGE DEFENSOR, previsto para 2012, que permitirá testar a UA do DEFENSOR sem retirá-la do topo do mastro.
O IPqM e o CMS estão em fase de fechamento da especificação de requisitos da Jiga de Teste da UP. Enquanto isso, o IPqM já vem trabalhando na aquisição dos materiais essenciais e na montagem de uma versão preliminar da estrutura da Jiga (foto), para testes.
O equipamento final será montado em um rack e será utilizado no laboratório de manutenção do CMS, para onde serão levados os módulos com suspeita de falha ou avaria. O término do desenvolvimento da Jiga de Teste da UP está previsto para o final de 2011.’’
Sds
Lord Nauta