F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-35 News

#2221 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 14, 2012 8:00 am

Túlio escreveu:Tá, mas um caça LEVE que custa quase o mesmo que um MÉDIO ou mesmo PESADO? Que eu saiba só estão conseguindo comercializar Gripens por LEASING...

Talvez algo tipo o MFT Coreano ou algum equivalente, o que pega é a falta de capacidade comparado aos maiores. Se acharem que compensa, sei lá...
O artigo nao eh sobre o Gripen. Depois faco um sintese.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-35 News

#2222 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 14, 2012 10:00 am

Poder Aéreo
Jane's

Japão focou seu ‘F-X’ em capacidade e não em indústria, como Brasil e Índia

A opinião está numa análise de Reuben F. Johnson para a Jane’s. Segundo o extrato do artigo, a decisão japonesa pelo F-35 para o seu programa F-X foi baseada em considerações diferentes das que norteiam outras grandes disputas de caças no mundo.

As duas maiores ainda abertas, o programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio) da Índia e o F-X2 do Brasil, vêm se estendendo por anos, seguindo os critérios principais de nível de transferência de tecnologia, participação industrial de empresas locais e compensações (offsets) comerciais.

A ênfase do Brasil na transferência de tecnologia vai ainda mais longe que outras competições, com o requerimento de que “os benefícios do programa tenham impacto por toda a economia, não apenas na esfera da defesa” de acordo com um diplomata brasileiro familiarizado com a competição.

Em contraste, o processo decisório japonês se baseou mais no desempenho de combate e na interoperabilidade com os Estados Unidos e outros países aliados vizinhos, do que em benefícios industriais. O custo de aquisição e do ciclo de vida também foi um fator menos importante para o Japão.

As considerações operacionais de longo prazo do Japão foram de que os Estados Unidos, a Coreia do Sul, Cingapura e Austrália deverão, no futuro, estar voando o F-35. Assim, a Força Aérea de Autodefesa do Japão quer interoperabilidade total com esses países.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: F-35 News

#2223 Mensagem por PRick » Sáb Jan 14, 2012 11:27 am

Penguin escreveu:Poder Aéreo
Jane's

Japão focou seu ‘F-X’ em capacidade e não em indústria, como Brasil e Índia

A opinião está numa análise de Reuben F. Johnson para a Jane’s. Segundo o extrato do artigo, a decisão japonesa pelo F-35 para o seu programa F-X foi baseada em considerações diferentes das que norteiam outras grandes disputas de caças no mundo.

As duas maiores ainda abertas, o programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio) da Índia e o F-X2 do Brasil, vêm se estendendo por anos, seguindo os critérios principais de nível de transferência de tecnologia, participação industrial de empresas locais e compensações (offsets) comerciais.

A ênfase do Brasil na transferência de tecnologia vai ainda mais longe que outras competições, com o requerimento de que “os benefícios do programa tenham impacto por toda a economia, não apenas na esfera da defesa” de acordo com um diplomata brasileiro familiarizado com a competição.

Em contraste, o processo decisório japonês se baseou mais no desempenho de combate e na interoperabilidade com os Estados Unidos e outros países aliados vizinhos, do que em benefícios industriais. O custo de aquisição e do ciclo de vida também foi um fator menos importante para o Japão.

As considerações operacionais de longo prazo do Japão foram de que os Estados Unidos, a Coreia do Sul, Cingapura e Austrália deverão, no futuro, estar voando o F-35. Assim, a Força Aérea de Autodefesa do Japão quer interoperabilidade total com esses países.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
O Japão tem dono, e eles sabem muito bem quem são, e como estão felizes com isso, ótimo para eles, nós, como os indianos, vivemos uma realidade bem diferente.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#2224 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 12:21 pm

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Tá, mas um caça LEVE que custa quase o mesmo que um MÉDIO ou mesmo PESADO? Que eu saiba só estão conseguindo comercializar Gripens por LEASING...

Talvez algo tipo o MFT Coreano ou algum equivalente, o que pega é a falta de capacidade comparado aos maiores. Se acharem que compensa, sei lá...
O artigo nao eh sobre o Gripen. Depois faco um sintese.

[]s

Não estava te PATRULHANDO. O fato é que o único caça leve realmente moderno - o F-16, por mais que venda e seja aperfeiçoado, caminha rápido para a obsolescência - é o GRIPEN, daí ser ele o parâmetro que cito. :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2225 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:35 pm

O problema é que o F-16 por pior que seja teve um número de encomendas tão grande que permitiu evoluir mais e mais. O Gripen teve uma grande primeira encomenda seguida de encomendas muito pequenas e 'conversões" (no F-16 são aqueles MLU).

Com isso o conceito de obsolência passa a ser 'relativo' porque afinal o F-16 faz desde defesa aérea caretinha até versões ultra especializadas, além do fato das versões Block 50+ serem superiores ao Gripen em quase tudo :( , inclusive com radar aesa no Block 60 e o escambau.

Em termos de evolução de projeto o F-16 por mais 'velho' que seja tem o braço pesadissimo do poder americano como 'backup' e isso garante uma evolução que é díficil equiparar (além do fato do avião ser bom mesmo).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: F-35 News

#2226 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 9:38 pm

PRick escreveu:O Japão tem dono, e eles sabem muito bem quem são, e como estão felizes com isso, ótimo para eles, nós, como os indianos, vivemos uma realidade bem diferente.

[]´s
Eu diria que o Japão tem VIZINHO...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#2227 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:42 pm

RobertoRS escreveu:
PRick escreveu:O Japão tem dono, e eles sabem muito bem quem são, e como estão felizes com isso, ótimo para eles, nós, como os indianos, vivemos uma realidade bem diferente.

[]´s
Eu diria que o Japão tem VIZINHO...

Com o pequeno detalhe que o Japão não segue pianinho os EUA em suas guerras doidas, já um certo País que o PRICK tanto ama... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: F-35 News

#2228 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 14, 2012 9:43 pm

RobertoRS escreveu:
PRick escreveu:O Japão tem dono, e eles sabem muito bem quem são, e como estão felizes com isso, ótimo para eles, nós, como os indianos, vivemos uma realidade bem diferente.

[]´s
Eu diria que o Japão tem VIZINHO...
Parcularmente eu acho que o PRick tem razão. Se o Japão quiser realmente resistir a pressão Chinesa, eles teriam que se livrar dos entraves da segunda guerra mundial, e construir um dispositivo militar menos dependente dos EUA. Ai sim eu acho que eles fariam os chineses ficarem preocupados.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#2229 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:50 pm

Por quê?

Achas então que sem aliados poderosos o Japão estaria se sentindo mais seguro contra a China?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: F-35 News

#2230 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 9:51 pm

suntsé escreveu:
Parcularmente eu acho que o PRick tem razão. Se o Japão quiser realmente resistir a pressão Chinesa, eles teriam que se livrar dos entraves da segunda guerra mundial, e construir um dispositivo militar menos dependente dos EUA. Ai sim eu acho que eles fariam os chineses ficarem preocupados.
Mas jamais poderiam fazer isso sacrificando a CAPACIDADE de seus equipamentos...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: F-35 News

#2231 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 9:58 pm

Túlio escreveu:
RobertoRS escreveu: Eu diria que o Japão tem VIZINHO...

Com o pequeno detalhe que o Japão não segue pianinho os EUA em suas guerras doidas, já um certo País que o PRICK tanto ama... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
No aspecto geopolítico, os EUA dependem muito mais do Japão do que o inverso. É do interesse americano o pêndulo pro lado japonês naquela parte do globo...

O Japão, se estiver metido num conflito com China, será prontamente socorrido pelos EUA, mas não precisam socorrer os EUA nem afundar em miríades irresponsáveis como contrapartida. Os EUA arriscariam ALGUMA coisa no extremo oriente?

Duvido muito.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: F-35 News

#2232 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 14, 2012 10:26 pm

Túlio escreveu:Por quê?

Achas então que sem aliados poderosos o Japão estaria se sentindo mais seguro contra a China?
Eu penso que existe uma grande diferença entre ser aliado e um país ocupado e dependente.

Acredito que um Japão mais independente do ponto de vista militar imporia mais respeito, os Chinises entram num verdadeiro frenesi quando há qualquer indicação na ótica deles do retorno do militarismo Japonês. Alem do mais o Japão não preciza romper com os EUA para ser mais vigoroso e independente militarmente.

Ainda mais eu penso no futuro, existe um grande problema em ser muito depentende de uma superpotencia do pçonto de vista militar, quando esta super-potencia não puder lhe dar mais proteção...você fica sozinho e fraco.




Editado pela última vez por suntsé em Sáb Jan 14, 2012 10:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: F-35 News

#2233 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 14, 2012 10:30 pm

RobertoRS escreveu:
suntsé escreveu:
Parcularmente eu acho que o PRick tem razão. Se o Japão quiser realmente resistir a pressão Chinesa, eles teriam que se livrar dos entraves da segunda guerra mundial, e construir um dispositivo militar menos dependente dos EUA. Ai sim eu acho que eles fariam os chineses ficarem preocupados.
Mas jamais poderiam fazer isso sacrificando a CAPACIDADE de seus equipamentos...
Eu discordo prezado colega, o japão tem tanta tecnologia, que se quise-se seria um dos paises mais poderosos do mundo militarmente, inclusive rivalizando com os EUA.
]]Arrisco em dizer que são a 2 potencia do mundo no campo da ciência e tecnologia.




RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: F-35 News

#2234 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 10:43 pm

suntsé escreveu:Eu discordo prezado colega, o japão tem tanta tecnologia, que se quise-se seria um dos paises mais poderosos do mundo militarmente, inclusive rivalizando com os EUA.
]]Arrisco em dizer que são a 2 potencia do mundo no campo da ciência e tecnologia.
Mas tecnologia não se transformará, como água em vinho, em equipamentos de ponta, num estalo de dedos.

Falta-lhes tradição, e isso na indústria é uma coisa vitual que se adquire ao longo de anos.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: F-35 News

#2235 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jan 15, 2012 1:21 am

suntsé escreveu:
RobertoRS escreveu: Mas jamais poderiam fazer isso sacrificando a CAPACIDADE de seus equipamentos...
Eu discordo prezado colega, o japão tem tanta tecnologia, que se quise-se seria um dos paises mais poderosos do mundo militarmente, inclusive rivalizando com os EUA.
]]Arrisco em dizer que são a 2 potencia do mundo no campo da ciência e tecnologia.
Também não é para tanto.
O Japão não tem tamanho territorial nem populacional para rivalizar com os EUA.
Possuem grandes capacidades tecnológicas, porém para chegar ao mesmo nível americano, levariam anos.
Os japoneses estariam dispostos a gastar U$ 600 bi por ano nas suas forças armadas???




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder