F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: F-35 News

#2191 Mensagem por Skyway » Ter Jan 10, 2012 12:12 pm

Vergonhoso e até hilário isso. :lol: Mas sendo verdade, não seria algo "fácil" de resolver? Não sou engenheiro e muito menos tenho conhecimento do projeto estrutural do avião, mas penso eu que não precisaria mudar a posição do gancho, seria só aumentar o comprimento dele e diminuir o ângulo de inclinação, não?

http://i.imgur.com/FjYH3.jpg




Editado pela última vez por Skyway em Ter Jan 10, 2012 12:26 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: F-35 News

#2192 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jan 10, 2012 12:13 pm

Ta mais fácil reativar a linha Raptor e tentar navalizar o mesmo :lol: :lol:




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: F-35 News

#2193 Mensagem por LeandroGCard » Ter Jan 10, 2012 12:44 pm

Skyway escreveu:Vergonhoso e até hilário isso. :lol: Mas sendo verdade, não seria algo "fácil" de resolver? Não sou engenheiro e muito menos tenho conhecimento do projeto estrutural do avião, mas penso eu que não precisaria mudar a posição do gancho, seria só aumentar o comprimento dele e diminuir o ângulo de inclinação, não?

http://i.imgur.com/FjYH3.jpg
Pensei nisso também, mas aí a ponta do gancho ficaria extendida para fora da extremidade traseira da fuselagem quando ele estivesse recolhido? Isso provavelmente arruinaria as características stealth do avião.

Teria que ser desenvolvida uma carenagem mais longa para cobrir o gancho, ou um gancho extensível, com o consequente aumento do custo, da complexidade e do peso, isso em um projeto que já está no limite.

Se uma simples mudança do desenho do gancho não resolver, vai ficar complicado.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: F-35 News

#2194 Mensagem por alexmabastos » Ter Jan 10, 2012 1:23 pm

LeandroGCard escreveu:
Skyway escreveu:Vergonhoso e até hilário isso. :lol: Mas sendo verdade, não seria algo "fácil" de resolver? Não sou engenheiro e muito menos tenho conhecimento do projeto estrutural do avião, mas penso eu que não precisaria mudar a posição do gancho, seria só aumentar o comprimento dele e diminuir o ângulo de inclinação, não?

http://i.imgur.com/FjYH3.jpg
Pensei nisso também, mas aí a ponta do gancho ficaria extendida para fora da extremidade traseira da fuselagem quando ele estivesse recolhido? Isso provavelmente arruinaria as características stealth do avião.

Teria que ser desenvolvida uma carenagem mais longa para cobrir o gancho, ou um gancho extensível, com o consequente aumento do custo, da complexidade e do peso, isso em um projeto que já está no limite.

Se uma simples mudança do desenho do gancho não resolver, vai ficar complicado.


Leandro G. Card
Tem outra coisa Leandro. Não sou engenheiro mas aumentando o comprimento do braço ( gancho ) as forças que agem alí junto à fuselagem vão mudar de ângulo...A tração será absorvida de maneira diferente...




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: F-35 News

#2195 Mensagem por LeandroGCard » Ter Jan 10, 2012 2:01 pm

alexmabastos escreveu:Tem outra coisa Leandro. Não sou engenheiro mas aumentando o comprimento do braço ( gancho ) as forças que agem alí junto à fuselagem vão mudar de ângulo...A tração será absorvida de maneira diferente...
Não conheço este tipo de projeto em detalhe, mas pelo que sei a junta neste ponto é uma rótula, que não transmite momento. Então a direção da força em si provavelmente não seria um grande problema. Mas a alavanca entre o ponto de engate e o de fixação do gancho seria maior, e no pouso a tendência poderia ser de o avião demorar mais a baixar o bico. Mas talvez isto fosse até bom (por aliviar o impacto no trem de pouso dianteiro).


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: F-35 News

#2196 Mensagem por Skyway » Ter Jan 10, 2012 3:05 pm

Mais fotos do problema.

http://i.imgur.com/3NlU2.jpg

Imagem

http://attach.high-g.net/attachments/f35c_cf_01hookrolloutscreen_194.jpg




Editado pela última vez por Skyway em Ter Jan 10, 2012 4:19 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F-35 News

#2197 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 10, 2012 4:03 pm

Foto linkada do f-16.net não abre, Skyway.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: F-35 News

#2198 Mensagem por Skyway » Ter Jan 10, 2012 4:19 pm

Bolovo escreveu:Foto linkada do f-16.net não abre, Skyway.
Mudei lá, ta aparecendo agora?




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F-35 News

#2199 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 10, 2012 5:38 pm

Agora tá. Gracias!

Interessante esse gancho do F-35... tão moderno e tão ineficiente ao mesmo tempo. É até contraditório!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#2200 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 10, 2012 6:03 pm

É muita inovação ao mesmo tempo com custos gigantes que de uns tempos para cá todo mundo tenta apertar... daí essas coisas bizarras acontecem.

Esse foi um projeto muito mal gerenciado, que tentou utilizar a filosofia da era "Reagan" aonde o $$$$ vinha de todo o canto... mas o problema é que o mundo é outro e daí... todos esses problemas.

Algo semelhante aconteceu no ínicio do 787, mas pelo visto foi resolvido, mas o tal do KC novo da USAF parece que está indo para o mesmo caminho :( (não aprenderam a lição).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: F-35 News

#2201 Mensagem por tykuna » Ter Jan 10, 2012 11:35 pm

LeandroGCard escreveu:
alexmabastos escreveu:Tem outra coisa Leandro. Não sou engenheiro mas aumentando o comprimento do braço ( gancho ) as forças que agem alí junto à fuselagem vão mudar de ângulo...A tração será absorvida de maneira diferente...
Não conheço este tipo de projeto em detalhe, mas pelo que sei a junta neste ponto é uma rótula, que não transmite momento. Então a direção da força em si provavelmente não seria um grande problema. Mas a alavanca entre o ponto de engate e o de fixação do gancho seria maior, e no pouso a tendência poderia ser de o avião demorar mais a baixar o bico. Mas talvez isto fosse até bom (por aliviar o impacto no trem de pouso dianteiro).


Leandro G. Card

Isso aumentaria muito o movimento de torque. Quando utilizamos um extensor para a chave de roda, é para que nossa força seja melhor utilizada na porca de nossa roda. O mesmo princípio acontece com o gancho de parada, se aumentarmos o seu comprimento, a força exercida sobre aquele ponto (junção do engate com a aeronave) crescerá violentamente. É preciso considerar esse problema.

Editado: desde que existe movimento de torção. Se o momento sempre pro no eixo do engate, não teria problema.




Imagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: F-35 News

#2202 Mensagem por Skyway » Qua Jan 11, 2012 1:56 am

E estamos falando de um gancho de parada, não de uma peça qualquer. Se uma gambiarra porca for feita, muita gente não vai aceitar essa trozoba, principalmente os pilotos que vão estar em potência full batendo no convoo esperando que essa porcaria agarre um cabo pra não ter que acabar ejetando depois de trocentas tentativas. Isso SE a gambiarra não quebrar. :shock:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61264
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#2203 Mensagem por Túlio » Qua Jan 11, 2012 8:30 am

Não é UM cabo qualquer, é o TRÊS (que é o primeiro)...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55158
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: F-35 News

#2204 Mensagem por P44 » Qua Jan 11, 2012 8:32 am

GDA_Fear escreveu:Ta mais fácil reativar a linha Raptor e tentar navalizar o mesmo :lol: :lol:
ou mesmo o Gripen... :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61264
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#2205 Mensagem por Túlio » Qua Jan 11, 2012 8:35 am

Ou o Typhoon... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Para mim é tudo gambiarra, sendo o JSF a maior de todas, uma gambiarra stealth...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder