Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#9616 Mensagem por Túlio » Dom Jan 08, 2012 7:42 am

Pois é, aqui estamos nós, em nossa tranquila vidinha de classe média, bem alimentados e protegidos em nossas casas/apartamentos. Mas um dia temos de SAIR.

E interagir com aqueles que não estão com essa bola toda. Gente embriagada/drogada e com pouco a perder, seja em bens, seja em reputação, seja no que for. E algum(ns) pode(m) se interessar em nós, na mãe, na esposa, namorada, etc.

E sem polícia por perto, que é o normal em situações assim. Como agir quando alguém nos enfiar (ou tentar) a mão nas fuças enquanto outro passa a 'mimosear' a pessoa mais fraca que está conosco?

Fazer um belo discurso sobre Cidadania e boa convivência? Desculpem os adeptos do pacifismo exacerbado e legalidade extremada mas não me parece que vá dar muito certo com as 'pobres vítimas sociais'...

Assim, melhor pensar duas vezes. Hoje choramos por uma bangornadas num vago dadas pela maldita, mil vezes maldita Polícia, amanhã ele pode estar em cima de nós e/ou dos nossos. E sem a maldita por perto. Vamos ver no que vai dar...

Léo Brito escreveu: Na época das enchentes em Joinville/Blumenau, a população voltou à barbarie e saqueou Supermercados atrás de alimentos e água potável. Eu, você, o Matheus, Túlio e 99% dos participantes deste fórum agiriamos da mesma forma se estivessemos em situação extrema de sobrevivência.

Roubar e Depredar é errado, mas sabendo que todas as entradas de suprimentos de sua localidade estão bloqueadas, você vai morrer de fome ou permitir que seus familiares morram?
Outro ponto interessante, que creio merecer apenas UMA correção: para mim é CEM por cento! Quem vai ficar quietinho em casa, vendo a família morrer de fome? Como falei acima, a camada de verniz civilizatório sobre nós é bem tênue, uma arranhãozinho e saltam para fora os pelos da fera. Assim, quem se vê ameaçado em sua sobrevivência (ou dos seus) pouco se importará com leis, eis que promulgadas e aplicadas por pessoas ao abrigo dessas desgraças de que nenhum de nós, pobres mortais, está livre. QUE SE DANE A LEI, meus filhos precisam comer, minha mulher/mãe/namorada não vai ser bolinada/estuprada por uns vagos para depois eu(nós) ir(mos) dar queixa na DP. Isso se me(nos) deixarem vivo(s)...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9617 Mensagem por Matheus » Dom Jan 08, 2012 10:56 am

Túlio escreveu:Outro ponto interessante, que creio merecer apenas UMA correção: para mim é CEM por cento! Quem vai ficar quietinho em casa, vendo a família morrer de fome? Como falei acima, a camada de verniz civilizatório sobre nós é bem tênue, uma arranhãozinho e saltam para fora os pelos da fera. Assim, quem se vê ameaçado em sua sobrevivência (ou dos seus) pouco se importará com leis, eis que promulgadas e aplicadas por pessoas ao abrigo dessas desgraças de que nenhum de nós, pobres mortais, está livre. QUE SE DANE A LEI, meus filhos precisam comer, minha mulher/mãe/namorada não vai ser bolinada/estuprada por uns vagos para depois eu(nós) ir(mos) dar queixa na DP. Isso se me(nos) deixarem vivo(s)...

seu,seu,seu....troglodita! :lol:




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9383
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9618 Mensagem por Brasileiro » Dom Jan 08, 2012 11:07 am

Guerra escreveu: E será que antes dele ficar imovel o policial não mandou ele entrar na viatura e ele se recusou? Será que antes ele não agrediu o policial?
Alguma coisa fez aquele policial agir daquela forma. Se ficar provado que aquele cidadão estava indo para uma igreja e foi parado pela policia e espancado sem mais nem menos, dai eu sou o primeiro a defende-lo. Mas como eu acredito que a policia ainda não chegou ao ponto de sair dando porrada em quem esta simplesmente caminhando pela rua, eu prefiro acreditar que ele mereceu as pauladas que levou.
Guerra, isso de depois de quietar o delinquente, falar "bom, agora que você está paradinho vou lhe dar o que você merece por todo o transtorno que causou agora pouco" não existe. Dominou, acabou aí mesmo. 'Mas poxa, Brasileiro, depois de tanto trabalho não pode aproveitar pra dar nem um soquinho?'... não.

Você dá uma ênfase bem grande no fato de ser desonesto ao invés de estar indo ao trabalho. Ele pode merecer isso ou aquilo, morrer, levar uma bicuda, uma chibatada, etc. Mas fazer isto está fora da alçada do PM e o procedimento legal é outro, gostemos ou não, qualquer coisa fora disso é ilegal.

Vamos a um bom exemplo:

É só procurar 'imobilização policial' ou 'imobilizações táticas', tem várias coisas.
É bruto, na medida necessária. Não tem espancamento, descarga de raiva, domina e ponto final, próxima parada, delegacia.
Obviamente, depois que domina, ainda dá pra fazer outras coisinhas, mas seria desnecessário, além de ilegal.

Agora, veja esta notícia, é antiga já, mas mostra o caso de um cara que "levou o que merecia" de alguns policiais. Só como evidência UM DOS porquês para que isso não seja feito, fora o fato de ser criminalmente punível. Não cabe à polícia fazer a justiça, não é função dela.
http://veja.abril.com.br/031199/p_098.html


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#9619 Mensagem por Túlio » Dom Jan 08, 2012 1:06 pm

Até parece que tem curso disso para todo mundo. Se nem curso com ARMA DE FOGO existe para todos, ta assim de cara que ganha uma 40 e nem curso faz, considerando como correto que vê nos filmes. Olhes para o MUNDO REAL, hôme!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9620 Mensagem por Guerra » Dom Jan 08, 2012 4:22 pm

Brasileiro escreveu:
Guerra, isso de depois de quietar o delinquente, falar "bom, agora que você está paradinho vou lhe dar o que você merece por todo o transtorno que causou agora pouco" não existe. Dominou, acabou aí mesmo. 'Mas poxa, Brasileiro, depois de tanto trabalho não pode aproveitar pra dar nem um soquinho?'... não.
Brasileiro, eu não disse que a policia pode e deve bater nas pessoas. O que eu disse é que as vezes é preciso. No caso do video ninguém pode dizer com certeza se foi o caso ou não.
Você dá uma ênfase bem grande no fato de ser desonesto ao invés de estar indo ao trabalho. Ele pode merecer isso ou aquilo, morrer, levar uma bicuda, uma chibatada, etc. Mas fazer isto está fora da alçada do PM e o procedimento legal é outro, gostemos ou não, qualquer coisa fora disso é ilegal.
É que vc dá muita enfase a força que o policial usou. Policia não usa força contra quem esta certo. Se usar é porque o cara esta desequilibrado. Não nem problema da policia, é caso médico.

É bruto, na medida necessária. Não tem espancamento, descarga de raiva, domina e ponto final, próxima parada, delegacia.
Nós estamos correndo atrás do rabo. Eu concordo com vc. POlicia só deve bater quando necessário. Vou explicar o ponto que eu quero chegar.
Nesse video ninguém aqui pode afirmar com clareza se houve excesso ou não. Ninguém aqui pode dizer o grau de violencia que o detido estava empregando, antes e depois de algemado.
Infelizmente, homens não são seres lindos e maravilhosos. Alguns homens são verdadeiras bestas. Se o policial der mole apanha, isso se não perder a vida.
O problema é porque aprendemos a julgar a policia como vilã. Nós temos tendência de endemonizar qualquer ação de força do estado. Por isso condenamos o video, no formato que ele esta. Porque esta obvio que quem colocou esse video, colocou com a intenção de queimar a policia.
Não cabe à polícia fazer a justiça, não é função dela.
Eu não estou dizendo que é. O fato é que antes do cara ficar frente a frente com o juiz, e ter direito a duzentos advogados que podem recorrer a infinitos recursos para libera-lo, a policia tem que ir atras da besta. Cerca-lo, domina-lo e conduzi-lo para que toda essa maravilha da estado de direito seja colocado em prática.
E muitas vezes essas bestas sabem muito bem que a melhor vingança contra quem esta impedindo dele (a besta) fazer barbaridades é a policia. Por isso esses videos são tão faceis de achar na net.
Procure um video de um policial eucado e vejam quantos videos vai achar.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceram: 32 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9621 Mensagem por Bravo » Dom Jan 08, 2012 7:40 pm





"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9383
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9622 Mensagem por Brasileiro » Dom Jan 08, 2012 8:37 pm

Túlio escreveu:Até parece que tem curso disso para todo mundo. Se nem curso com ARMA DE FOGO existe para todos, ta assim de cara que ganha uma 40 e nem curso faz, considerando como correto que vê nos filmes. Olhes para o MUNDO REAL, hôme!
Eu sei que no MUNDO REAL muitas coisas são feitas nas coxas, tem policial barrigudo que mal daria conta de uma carreira atrás de um bandido, malucos violentos, gente corrupta, etc.
Mas se aqui é um fórum democrático, me permita falar sobre AS COISAS COMO DEVERIAM SER FEITAS.

Senão, Túlio, dá uma passada lá nas Navais e mande um choque de realidade por lá, parar com essa história de ProSuper, ProNAe, que ainda, por mais que hajam esforços, não passam de papéis. Sabemos que, não só na PM, nas FA's, na saúde, na educação está tudo fodido, mas se a gente ao menos sonha com alguma coisa melhor, vamos falar sim sobre COMO ELAS DEVERIAM SER.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9383
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9623 Mensagem por Brasileiro » Dom Jan 08, 2012 8:58 pm

Bravo escreveu:
A Polícia americana é irmã da nossa. Mas o vídeo inteiro é patético do começo ao fim, tanto no começo com o cara se recusando a se render, quando ao que acontece depois da rendição, ninguém ali é Homem, nem bandido nem polícia.

O meu exemplo de polícia (não só de polícia, mas como cultura de segurança) é a do Japão:




abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9624 Mensagem por wagnerm25 » Dom Jan 08, 2012 11:09 pm

Falar em Japão e polícia, recomendo muitíssimo o mangá "Na prisão". Trata-se de um relato detalhadíssimo da vida numa prisão japonesa. O autor do livro é um conhecido quadrinista japonês que foi condenado por porte de ilegal arma e nos três anos que ficou preso registrou tudo em desenhos com imensa riqueza de detalhes.

O autor chama-se Kazuichi Hanawa, tem 234 páginas e é da Editora "Conrad livros"




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#9625 Mensagem por Túlio » Dom Jan 08, 2012 11:18 pm

Brasileiro escreveu:
Túlio escreveu:Até parece que tem curso disso para todo mundo. Se nem curso com ARMA DE FOGO existe para todos, ta assim de cara que ganha uma 40 e nem curso faz, considerando como correto que vê nos filmes. Olhes para o MUNDO REAL, hôme!
Eu sei que no MUNDO REAL muitas coisas são feitas nas coxas, tem policial barrigudo que mal daria conta de uma carreira atrás de um bandido, malucos violentos, gente corrupta, etc.
Mas se aqui é um fórum democrático, me permita falar sobre AS COISAS COMO DEVERIAM SER FEITAS.

Senão, Túlio, dá uma passada lá nas Navais e mande um choque de realidade por lá, parar com essa história de ProSuper, ProNAe, que ainda, por mais que hajam esforços, não passam de papéis. Sabemos que, não só na PM, nas FA's, na saúde, na educação está tudo fodido, mas se a gente ao menos sonha com alguma coisa melhor, vamos falar sim sobre COMO ELAS DEVERIAM SER.



abraços]

Não estou te CENSURANDO - CREDO!!! - apenas tentando te mostrar como é POR DENTRO o negócio todo.

Aliás, só o que falta agora, basta eu DISCORDAR e já me acusam de censura, aí fica sodas, POWS!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9626 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 09, 2012 11:19 am

A polícia é fruto da sociedade onde ela é concebida e atua. Suas falhas e excessos são consequências da seleção, salários, treinamento e equipamentos. Mas ao mesmo tempo, se houvesse uma democracia verdadeira, onde a maioria opinasse, a atuação policial enérgica seria a escolhida, e não esses modelos utópicos alienados. É muito bonitinho ficar falando na teoria, quando o país inteiro é refém do crime, no transporte público, em casa, na rua, no trabalho, no computador, no banco...




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9383
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9627 Mensagem por Brasileiro » Seg Jan 09, 2012 1:03 pm

rodrigo escreveu:A polícia é fruto da sociedade onde ela é concebida e atua. Suas falhas e excessos são consequências da seleção, salários, treinamento e equipamentos. Mas ao mesmo tempo, se houvesse uma democracia verdadeira, onde a maioria opinasse, a atuação policial enérgica seria a escolhida, e não esses modelos utópicos alienados. É muito bonitinho ficar falando na teoria, quando o país inteiro é refém do crime, no transporte público, em casa, na rua, no trabalho, no computador, no banco...
O que temos em termos de polícia não foge muito do padrão dos demais serviços públicos como saúde, saneamento, educação, etc.
À medida em que a atuação da polícia se espetaculariza, se torna matéria prima para a produção midiática visando a produção de um espetáculo, seus problemas se retroalimentam.

A prisão é espetacular, o espancamento é espetacular, a morte é espetacular. Operações policiais são tão aclamadas quanto mais espetaculares elas são. É uma espécie de ópio, o importante é a impressão (na forma de prazer) sentida, seja do policial na descarga de sua ira (retroalimentada pela ineficiência das próprias ações), seja do espectador.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2477
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9628 Mensagem por zela » Seg Jan 09, 2012 3:38 pm

No Japão, o policial é incrivelmente respeitado, e tem um treinamento muito bom, anos luz do treinamento brasileiro.
Aqui, é exatamente o contrário. Defesa Pessoal? Esqueça, se quiser, corra por fora ($$). Vista o uniforme/farda de um policial por um dia, e conte os insultos que receberá (e não vem só de "peba" não). Tenho pouco tempo de casa, mas acho que isso influencia muitíssimo no comportamento do policial, notadamente depois de muitos anos.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9629 Mensagem por Wingate » Seg Jan 09, 2012 4:38 pm

rodrigo escreveu:A polícia é fruto da sociedade onde ela é concebida e atua. Suas falhas e excessos são consequências da seleção, salários, treinamento e equipamentos. Mas ao mesmo tempo, se houvesse uma democracia verdadeira, onde a maioria opinasse, a atuação policial enérgica seria a escolhida, e não esses modelos utópicos alienados. É muito bonitinho ficar falando na teoria, quando o país inteiro é refém do crime, no transporte público, em casa, na rua, no trabalho, no computador, no banco...
E se os Secretários de Segurança dos estados brasileiros fossem eleitos por voto popular, candidatando-se ao cargo como os governadores, prefeitos, deputados, etc... (parece que na Gringolândia é assim em vários estados/cidades, corrijam-me, por favor...)? Não poderia haver então, nesse caso, uma maior pressão da sociedade por uma polícia melhor, já que ela, sociedade, também seria responsável por uma boa (ou má) escolha?

Wingate




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9630 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 09, 2012 4:49 pm

E se os Secretários de Segurança dos estados brasileiros fossem eleitos por voto popular, candidatando-se ao cargo como os governadores, prefeitos, deputados, etc... (parece que na Gringolândia é assim em vários estados/cidades, corrijam-me, por favor...)? Não poderia haver então, nesse caso, uma maior pressão da sociedade por uma polícia melhor, já que ela, sociedade, também seria responsável por uma boa (ou má) escolha?
Não consigo imaginar vantangens, mas o perigo de se eleger um opositor do governador. Além de toda campanha eleitoral envolver interesses alheios, e teríamos patrocínios das fábricas de viaturas, uniformes, armas... Também teríamos uma novidade, o golpe de estado estadual, como ocorrido no Ceará na última semana. Policiais em greve derrubariam o secretário.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder