Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9556 Mensagem por Guerra » Qui Jan 05, 2012 8:23 pm

RobertoRS escreveu: Nos atendimentos em casa, sempre fomos tratados de forma absolutamente lisa, amiga. Claro, têm pessoas com essa visão, mas eu não tenho motivos para pensar de outra forma. Na minha visão, a Brigada Militar é amiga e protetora...
Tb penso assim. Em geral a PM atende bem. E não temos outra opção se não pensarmos dessa forma. E se isso (bom atendimento) não acontecer é nosso direito (e unica opção) reclamar




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9557 Mensagem por prp » Qui Jan 05, 2012 8:32 pm

Túlio escreveu:
Guerra escreveu:Interessante. Os policiais entram em greve, o EB faz a vez deles. A PM recebe aumento e os militares fica com a farofa que sobrou da operação.

Guerra véio, costuma(va?) ser assim com a BM aqui no RS. Basta(va?) uma classe entrar em greve (de APs a motoristas de ônibus) para o governador mandar a BM assumir. No fim se conquista(va?) algum benefício e a BM ali, ó, chupando o dedo. Com o último aumento, no fim do ano passada, eles passaram a ganhar ligeiramente menos mal mas ainda são os pobretões da Segurança Pública. Para teres uma idéia, um AP iniciante ganha O DOBRO de um PM com uns cinco anos de serviço. Eu, AP veterano, ganho o mesmo que um tenente deles...
Interessante, aqui em Minas as carreiras de Segurança Pública são atreladas. Se um tem aumento todos tem no mesmo patamar. Só quem se fode são os AP que ganham 15% menos que a PM/CBM e PC.

Exemplo:
Agente de Polícia início de carreira = SD
AP = 85% SD
Delegado = Capitão
Delegado classe especial = Coronel

AP não tem classe superior, porém pode ser nomeado Diretor, ai desatrela.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61303
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#9558 Mensagem por Túlio » Qui Jan 05, 2012 8:34 pm

Aqui os concursos para AP, Insp. Pol. e Escriv. Pol são de nível superior, PM é EM...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9559 Mensagem por Guerra » Qui Jan 05, 2012 8:35 pm

Brasileiro escreveu:Se nesse país alguma coisa funciona direito, o cara do cassetete também terá a parte dele.

Nesses alguns segundos registrados pela câmera, o autor da ação também cometia crime, que deverá ser apurado.

E faltou cidadania por parte do outro que disse 'não é para filmar não'. É para filmar SIM, fotografar, olhar, escutar, mostrar para os outros, etc.
Depende. Se fosse assim quando a policia fosse me prender eu diria: "não vou". O policial diria: "por favor cidadão...pelo amor de Deus" e quando eu dissesse que não ele com medo de cometer um crime diria: "ah, então ta...vai com Deus e não peque mais".
O estado não pode usar da violência, mas isso não quer dizer que não possa usa-la contra quem a usa contra o estado. No filme não mostra todo o contexto da história. Portanto, o policial pode até levar a dele, mas vai depender muito do que as testemunhas disserem, e não desse filme que só pegou a ação da policia.
É muito comum Policial mandar desligar câmera enquanto faz alguma coisa que possa gerar suspeita depois. Coisas que não constam no script do cumprimento das leis.

abraços]
E é comum as pessoas usarem filmagens pela metade para distorcer a verdade. Então nesse ponto os dois lados estão empatados.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9560 Mensagem por Guerra » Qui Jan 05, 2012 8:39 pm

Túlio escreveu: Guerra véio, costuma(va?) ser assim com a BM aqui no RS. Basta(va?) uma classe entrar em greve (de APs a motoristas de ônibus) para o governador mandar a BM assumir. No fim se conquista(va?) algum benefício e a BM ali, ó, chupando o dedo. Com o último aumento, no fim do ano passada, eles passaram a ganhar ligeiramente menos mal mas ainda são os pobretões da Segurança Pública. Para teres uma idéia, um AP iniciante ganha O DOBRO de um PM com uns cinco anos de serviço. Eu, AP veterano, ganho o mesmo que um tenente deles...
É por isso que eu digo. Tudo leva o nome "militar" aqui no Brasil...




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9383
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9561 Mensagem por Brasileiro » Qui Jan 05, 2012 9:10 pm

Guerra escreveu: Depende. Se fosse assim quando a policia fosse me prender eu diria: "não vou". O policial diria: "por favor cidadão...pelo amor de Deus" e quando eu dissesse que não ele com medo de cometer um crime diria: "ah, então ta...vai com Deus e não peque mais".
O estado não pode usar da violência, mas isso não quer dizer que não possa usa-la contra quem a usa contra o estado. No filme não mostra todo o contexto da história. Portanto, o policial pode até levar a dele, mas vai depender muito do que as testemunhas disserem, e não desse filme que só pegou a ação da policia.
O Policial tem, em sua função, o acesso ao uso da força quando for necessária ao cumprimento da lei.

No caso das imagens, não há o que discutir. O sujeito está claramente dominado, com o pescoço encolhido, cercado por dois PMs, sem chances de escapar ou agredir alguém, pronto para ser segurado pelo braço e algemado.
De acordo com o conhecimento que todos temos, 'descer a lenha' em cima de qualquer pessoa dominada está fora da alçada de qualquer cidadão, policial ou não.

Não interessa o que houve antes, insulto verbal, desobediência, fuga, agressividade, etc.
Sinto muito, mas para que eu ou qualquer pessoa de bom senso chegue à conclusão de que houve desvio em relação à atitude do 'polícia' é absolutamente desnecessário saber o que houve antes dessas cenas que vimos.
Talvez cheguemos à conclusão de que aquilo foi um 'justiçamento' se assistirmos os minutos que faltam à gravação, o que continua sendo no mínimo amador, mas nada que retire a inadequação do que foi feito.
Guerra escreveu:E é comum as pessoas usarem filmagens pela metade para distorcer a verdade. Então nesse ponto os dois lados estão empatados.
Infelizmente, Guerra, de tudo o que eu vi na minha vida em relação a cenas de possíveis abusos policiais, não há muito o que discutir.
Meses atrás eu coloquei duas imagens de PMs acionando sprays de pimenta contra uma criança e contra uma velha, em cenários absolutamente distantes de quebra-quebras ou pancadarias. Não tem o que discutir, Guerra, elas falam por si.
http://oglobo.globo.com/in/2720015-a94- ... -Globo.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-8CFS ... -atm14.jpg

Não tem dessa de o PM ficou com raiva porque o meliante mandou ele pra não sei onde, ou o cara é bandido e merecia mesmo, ou que o sistema penal é fraco, etc. Pau que dá em Chico dá em Francisco, assim como eu cometo crime se ofender um PM, se ele me desce a lenha estando já dominado, ele também é criminoso e terá de se explicar por isso.
Onde no código penal está escrito 'pena para recusa à prisão: 17 pauladas nas costas'?


Agora, se para aplicar a lei o agente do Estado precisa dar uma escapadinha da mesma, então há alguma coisa muito errada...
As milícias e grupos de extermínio são o grande exemplo disso.

É importante que filmagens sejam feitas e exibidas para todos. Lembra daquela mulher que teve a calça arrancada a força por policiais para retirar-lhe o dinheiro que estava na calcinha? DOU GRAÇAS A DEUS por aquilo ter vazado, senão tudo terminaria em um grande NADA. As imagens foram claras, não há nada a ser contestado ou discutido. Aquilo TEM que ser punido.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9562 Mensagem por prp » Qui Jan 05, 2012 9:29 pm

O método a ser aplicado nos moldes da orientação do Brasileiro é esse:





Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9563 Mensagem por Guerra » Qui Jan 05, 2012 9:33 pm

Brasileiro escreveu:O Policial tem, em sua função, o acesso ao uso da força quando for necessária ao cumprimento da lei.
Então, Brasileiro. O ponto é "cumprir a lei". O fato do cara estar algemado e cercado não quer dizer que o cara não poderia ter trancado o pé e dito: "eu não vou entrar nessa viatura".
E ai? Se fosse vc faria o que? Pedia por favor? E se ele não atendesse seu pedido? Puxava o cara pelo braço? E se mesmo assim vc não conseguisse coloca-lo na viatura?
Vc pode dizer mil coisas que o policial poderia ter feito, mas eu tb posso dizer mil coisas que o preso poderia fazer para não entrar na viatura e no final a unica coisa que poderia fucionar é umas borrachadas.
E realmente o video é bem claro. Mas bem claro só quando o policial partiu para as borrachadas. Não mostra tudo. E o que aconteceu antes é importante sim. Porque se as borrachadas foram dadas para conseguir colocar o cara na viatura, elas foram justificadas.

Eu nunca fui espancado pela policia no caminho da igreja. Nunca fui espancado pela policia quando estava indo para o trabalho. Eu nunca fui espancado de forma alguma. Já fui abordado, fiz minha obrigação de cidadão e eles seguiram seu caminho.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9564 Mensagem por Guerra » Qui Jan 05, 2012 9:37 pm

prp escreveu:O método a ser aplicado nos moldes da orientação do Brasileiro é esse:

Tai tudo que eu disse. Apartir de 1:50 é violência policial. E vejam que mesmo depois dos 1:50 o cara ainda não estava dominado.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9383
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9565 Mensagem por Brasileiro » Qui Jan 05, 2012 10:01 pm

Guerra escreveu: Então, Brasileiro. O ponto é "cumprir a lei". O fato do cara estar algemado e cercado não quer dizer que o cara não poderia ter trancado o pé e dito: "eu não vou entrar nessa viatura".
E ai? Se fosse vc faria o que? Pedia por favor? E se ele não atendesse seu pedido? Puxava o cara pelo braço? E se mesmo assim vc não conseguisse coloca-lo na viatura?
E se eu estivesse com mais dois colegas PM do meu lado? Saber imobilizar uma pessoa relutante é o básico do básico e pode ser feito num único movimento. Em dois e contra um sujeito imóvel então.... o que dizer?
Guerra escreveu:Vc pode dizer mil coisas que o policial poderia ter feito, mas eu tb posso dizer mil coisas que o preso poderia fazer para não entrar na viatura e no final a unica coisa que poderia fucionar é umas borrachadas.
O que o PM fez está documentado.
No momento em que foi alvejado, o homem não estava fazendo nada. É isso o que importa.
Se você tem pelo menos um olho, o que assistiu foi um homem encolhido, imóvel, cercado por policiais levando uma série de golpes. Ver isso não é enchergar demais.
Guerra escreveu:E realmente o video é bem claro. Mas bem claro só quando o policial partiu para as borrachadas. Não mostra tudo. E o que aconteceu antes é importante sim. Porque se as borrachadas foram dadas para conseguir colocar o cara na viatura, elas foram justificadas.
Não existe 'merecimento' ou 'não merecimento' para as borrachadas, isso é passionalidade.
O que vai dizer então, que o PM poderia estar revidando algum insulto? Continua errado. Para desacato já existe pena, mas se o cara quer fazer a justiça ali mesmo.....
Guerra escreveu:Eu nunca fui espancado pela policia no caminho da igreja. Nunca fui espancado pela policia quando estava indo para o trabalho. Eu nunca fui espancado de forma alguma. Já fui abordado, fiz minha obrigação de cidadão e eles seguiram seu caminho.
Borrachada não consta no código penal.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9566 Mensagem por prp » Qui Jan 05, 2012 10:14 pm

Tem esse aqui também, mas é italiano.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61303
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#9567 Mensagem por Túlio » Qui Jan 05, 2012 11:00 pm

Mas tá certo, na hora de bater na cara do puliça tava tri, na hora do troco virou em boca...BOA!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: Operações Policiais e Militares

#9568 Mensagem por RobertoRS » Qui Jan 05, 2012 11:28 pm

Túlio escreveu:Mas tá certo, na hora de bater na cara do puliça tava tri, na hora do troco virou em boca...BOA!!!
É...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9569 Mensagem por henriquejr » Qui Jan 05, 2012 11:55 pm

Túlio escreveu:
Guerra escreveu:Interessante. Os policiais entram em greve, o EB faz a vez deles. A PM recebe aumento e os militares fica com a farofa que sobrou da operação.

Guerra véio, costuma(va?) ser assim com a BM aqui no RS. Basta(va?) uma classe entrar em greve (de APs a motoristas de ônibus) para o governador mandar a BM assumir. No fim se conquista(va?) algum benefício e a BM ali, ó, chupando o dedo. Com o último aumento, no fim do ano passada, eles passaram a ganhar ligeiramente menos mal mas ainda são os pobretões da Segurança Pública. Para teres uma idéia, um AP iniciante ganha O DOBRO de um PM com uns cinco anos de serviço. Eu, AP veterano, ganho o mesmo que um tenente deles...
Túlio, aqui no RN ocorre o mesmo, sempre a PM "quebrando o galho" do governo quando outras categorias da segurança pública entram em greve e, no final, todos são beneficiados menos os PMs, que só recebem mesmo investimentos em material (Viaturas, armas, equipamentos) como se isso colocasse comida na meda dos familiares dos PMs!
Quando entrei na PM, em 2006, um Soldado tinha um salário inicial de R$1.111,00, enquanto que um Agente PC recebia inicialmente R$1.200 (e uns quebradinhos) e um AP recebia pouco mais de R$700,00!!!! Durante os 8 anos do governo passado, a PM foi a mais solicitada pra cobrer as greves quase anuais dos PCs e APs e no final foi a categoria menos valorizada por esse mesmo governo. Para se ter uma idéia, hoje um Soldado recebe inicialmente R$1.840,00, um Agente PC R$3.500,00 e um AP R$2.400,00!!! Pode-se ver como as duas categorias avançaram e a PM praticamente ficou estagnada em termos salariais!!!

O governo atual assumiu prometendo acabar com essa disparidade e equiparar o salário da PM com o da PC e no final de 2011 houve uma negociação onde ficou acordado que a partir de 2012 a PM passaria a ter seus salarios na forma de Subsidio com a criação de níveis pra cada posto/graduação (antes era um pequeno soldo e o resto formado por gratificações) e a partir de Junho/2012 haverá um reajuste salarial onde um Soldado Classe 1 (inicial) passará para pouco mais de R$2.200,00. Esse foi o primeiro passo para equiparação. Espera-se que até 2014 ambas as categorias tenha carreira e salários equiparados.

OBS.: A PC ja exige nível superior para ingresso desde 2008 e a PM estar terminando seu novo Estatuto onde prevê entrada com nível superior para Soldado e Oficiais (este último provavelmente deverá ser exigido o diploma de Bacharel em Direito).




.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#9570 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jan 06, 2012 2:23 am

Na minha opinião houve excessos/erros dos dois. o acusado, tentou tomar o cacetete do policial, e, com razão se deu mal, tanto é que foi depois algemado/dominado. E digo mais, se ao invés de cacetete, tivesse tentado ou tirado a arma de fogo do policial, poderia até ter sido morto em legítima defesa...Bom, depois de ter sido dominado e algemado, aquele espancamento foi sim, a meu ver, totalmente descabido e passível de punição. Há, como em todas as áreas, policiais bons e ruins. Os bons são felizmente a grande maioria. Mas os ruins, os que querem passar por cima das leis, que querem além de prender, julgar e aplicar punição/sentenciar, que tem t...são em arma/poder/autoridade, estes tem que ser punidos, na forma da lei.

Eu até hoje, nunca tive problema com polícias. E olha que teve uma situação, não sei se já contei aqui, mas há muitos anos atrás estava voltando de alguma saída noturna no início da madrugada, e o alarme do carro deu um problema e cortou a ignição e desandou a disparar. Imaginem a cena: uma pessoa dentro de um carro, de madrugada, alarme tocando...99 % de chance de ser um ladrão...vi no retrovisor uma viatura da PM, de faróis apagados chegar pela parte de trás e descer 4 policias de armas em punho, falando "levanta as mãos e saia do carro". Atendi ao pedido, ao mesmo tempo que me identifiquei verbalmente como sendo o proprietário do veículo e que o alarme estava com defeito. Documentação conferida e fui liberado. Sem excessos, sem baculejo, sem violência.




Responder