TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63061 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:10 pm

Mas isso é óbvio Alberto, ninguém em sã consciência pode negar isso.
Mas é diferente de achar que mundo acabou e que o Brasil se resume ao FX.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63062 Mensagem por helio » Sex Dez 30, 2011 10:10 pm

Bender

Gostaria de esclarecer que não sou jornalista, muito menos especializado. Jornalista de fato aqui no forum temos o Pedro Paulo.
Sou apenas um pesquisador amador, não tenho informações privilegiadas, na maioria das vezes vcs tem muito mais informações do que eu.
Costumo conversar com muitos militares, pois para poder efetuar minhas pesquisas, colho depoimentos de vários deles, da reserva ou da ativa. e muitas vezes assuntos contemporaneos acabam vindo a baila.
Aliás, conhecendo as OM por dentro, o que mais lamento é o de não podermos aproveitar de forma plena a preparação dos militares envolvidos. É verdadeiramente um desperdicio de valores humanos o que o governo brasileiro faz. Eles acham que os militares tem que ficar em seus quarteis brincando de guerra.
Não sei se chegarei a ver as FA brasileiras devidamente valorizadas pelo governo federal.

Hélio




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61264
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63063 Mensagem por Túlio » Sex Dez 30, 2011 10:12 pm

Super Tucano vence nos EUA. SE levar (lembrar do ACS), quais as contrapartidas?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63064 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:16 pm

Hélio, meu pai já falava isso tudo desde o tempo de tiro de guerra em Mirandópolis, onde operou eqpto francês no EB.

Isso é um traço que acho vai ser difícil de ser mudado.

Eu seria capaz de apostar que, se o EB recebesse 3 mil Leo-IIAúltimo modelo, mesmo assim ia faltar rancho e essas coisas.




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63065 Mensagem por Bender » Sex Dez 30, 2011 10:21 pm

helio escreveu:Bender

Gostaria de esclarecer que não sou jornalista, muito menos especializado. Jornalista de fato aqui no forum temos o Pedro Paulo.
Sou apenas um pesquisador amador, não tenho informações privilegiadas, na maioria das vezes vcs tem muito mais informações do que eu.
Costumo conversar com muitos militares, pois para poder efetuar minhas pesquisas, colho depoimentos de vários deles, da reserva ou da ativa. e muitas vezes assuntos contemporaneos acabam vindo a baila.
Aliás, conhecendo as OM por dentro, o que mais lamento é o de não podermos aproveitar de forma plena a preparação dos militares envolvidos. É verdadeiramente um desperdicio de valores humanos o que o governo brasileiro faz. Eles acham que os militares tem que ficar em seus quarteis brincando de guerra.
Não sei se chegarei a ver as FA brasileiras devidamente valorizadas pelo governo federal.

Hélio
Entendi,de qualquer forma valeu. :|

Abraços!




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63066 Mensagem por helio » Sex Dez 30, 2011 10:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Helio, quando no regime militar fomos muito bem armados, treinados e equipados?
Quando se investiu muito dinheiro em Defesa no Brasil?
Quando recebemos zilhões de toneladas de restos da II-GM?

NUNCA!

Fomos à Itália com eqptos da I-GM.
Saímos dela com M-3 e M-4, e assim ficamos até ontem.

Até ontem usávamos caças da guerra do Vietnam como se usava os P-47 na II-GM.

O EB ainda tinha "pererecas" (você sabe o que é :wink: ) funcionado e constando como armas.

Se vocês querem tudo ao mesmo tempo, pressa e rapidinho, mudem de ramo e vão estudar outra coisa.
Não existe cor política no Brasil que pense Defesa dessa maneira, nem vai existir nos próximos 50 anos.

A oposição tão festejava planejava um FAB de Super Tucanos, um EB polícia de frointeiras e uma MB de barcos patrulha.

Não adianta se hipnotizar pelo lado ruim, porque quem vive de fracasso é o fracassado.
Faz-se o que se pode fazer com o que se tem nas mãos.

Se é esse CN e esse GF, é o que se tem para fazer, e não adianta querer jogar tudo no lixo e se entregar nos braços sabemos de quem, porque é a única opção que encaixa na prateleira bem baratinha e rápida.

Nosso militares já entenderam isso e trabalham duro com o que tem, e a duras penas as coisas vão saindo.
Se eles tivessem essa visão apenas derrotista, o programa nuclear da MB, os mísseis nacionais, tudo isso teria sido abandonado há mais de três décadas.

Bastou um governo que soltasse uma migalha e estes programas hibernados voltaram à vida, e à mim pelo menos me dão muito orgulho.

Eu prefiro ser otimista e olhar prá frente.

Prá mim o Chile cuida lá dos problemas deles e a solução deles é aquela. Parabéns prá eles pelos F-16.

Aqui cuidamos das nossas feridas e cada um no eu quadrado.
Parabéns prá nós por ...
A lista é bem mais longa que um caça. 8-]
Carlos
Durante o regime militar, podiamos até não ter equipamento de ponta, mas se treinava infinitamente mais do que agora.
Na década de 70 por exemplo, durante os treinamentos da divisão blindada, os M41 do EB nem se importavam se não tinham pranchas rodoviárias suficientes para deslocar da Vila Militar do Rio até Resende. Eles íam rodando!!!! Davam um cem numero de tiros, desperdicio? não! eram treinados de verdade.
Se perguntarmos ao brigadeiro Saito, quantas horas de F5 ele voava por ano, e quantas horas um piloto atual voa, ele começaria a chorar!
Pergunte a veteranos quem voava mais: o Xavante nos anos 70 em missões de ataque ou os AMX hoje?
Não dá nem para comparar!!!

Carlos vc está confundinto o que estou escrevendo de derrotista, com uma pessoa que está enxergando e alertando o quanto estamos defasados.
De nada adianta tentar adoçar os militares dizendo estar fazendo altos progressos construindo um sub nuclear que quiça estara operacional daqui a quinze anos, ou um caça que estará operacional daqui a quase 10 anos, se não temos estrutura solidificada.
O governo quer justamente o que vc está sentindo, orgulho por migalhas!!!! Vamos enrolando que a gente adoça a boca dos militares.
Como é que vc pode estar contente, quando um simples overhail de VBTP M113 se leva mais de um ano para assinar uma mixaria de contrato depois de ter escolhido o vencedor? E para variar, mesmo após a assinatura a verba saira contingenciada e a conta gotas.
Se vc está contente por esta letargia e cegueira governamental tudo bem, mas eu não estou.

Hélio




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63067 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:40 pm

Helio, treino com sucata vale?

Prá interceptar um bombardeiro capenga durante a G das Malvinas foi uma verdadeira comédia, com os caras ultrapassando e tendo que procurar no olho porque o radares do F-5 e nada eram a mesma coisa.

Você acho que em termos de efetividade, a FAB estava melhor quando treinava jogar bomba burra com Xavante enquanto nosso maior "inimigo' entrava na era do míssil anti-navio?

Estávamos melhor de M-41 que eles com TAM?

Olha se você não é derrotista, eu também não sou cego.

Fale com os cmtes das três Forças para pararem com os tais programas de mentira e comprarem tudo de farda rancho e muniçao de canhão pros M-41C.

Eu NUNCA disse que as coisas estão maravilhosas, nem que não há problemas, mas negar as coisas desse jeito, dizendo que o PROSUB e etc é tudo enganação, quando falamos de programas para 40 anos de desenvolvimento?

Faltou avisar aos otários das empreteiras, da EMBRAER e etc, que estão entrando na mentira desse governo irresponsável.

Se vocês acham que devemos todos sentar e fazer beiço enquanto não se torna o Brasil uma Rússia ou EUA em termos de consciência de Defesa, tudo bem, as opiniões são assim mesmo.

Eu acho que se não dá para dar tiro de M-41 ou voar de Xavante, que se faça o que se pode, mesmo que seja enganação como um programa nuclear de mais de 40 anos de horizonte.

Se isso é ser burro, enganado, bobo ou sei lá o quê, também é questão de opinião, e opinião cada um tem a sua, que pode estar certa ou errada, pois é só isso, opinião.

Você acha que está certo, eu acho que eu é que estou certo, e a vida segue.

Abraços!




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63068 Mensagem por Luís Henrique » Sex Dez 30, 2011 10:41 pm

knigh7 escreveu:
jambockrs escreveu:Prezado knigh7: O problema não é o prêço. Os EUA não desejam nos vender o F-35, assim como não o desejaram fazer em relação ao Phanton F-4, há décadas atrás...
Em 2000 nos ofereceram para participar do programa, mas não entramos (atribuo a uma boa dose disso a participação das indústrias francesas na composicão acionária da Embraer. O objetivo daquele casamento (que depois foi desfeito -na verdade agora detém apenas 1%- após o desfecho frustrante do FX1,5) era ter uma posicão vantajosa no FX.

A FAB solicitou o RFI para o F-35. A LM não podia atender ao prazo estipulado e então nos ofereceram o F-16 Advanced com entregas do F-35 em 2019. Não era interesse da FAB pelo F-16 no FX2, ela nem havia solicitado o RFI dele, e por isso a LM foi desclassificada.
Se a FAB/Governo excluísse o Super Hornet da lista por um motivo qualquer.
E dissesse que agora a disputa está entre Rafale e Gripen.
Será que os EUA ofertariam o F-35, como estão fazendo na Índia???????




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63069 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:46 pm

Sim, ofereceriam, até de graça e com full ToTs.
Na Índia, depois que perderam, umas ofertas e promessas foram retiradas. Coisas fora do FX deles.
A questão é babar, e na verdade vencer nem interessaria tanto depois de uma desclassificação.

É de total interesse os EUA um Brasil equipado com armas deles.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63070 Mensagem por Andre Correa » Sex Dez 30, 2011 10:50 pm

Acho que somente com algo assim, de verdade, para desenrolar essa história:

Imagem

Era bom se fosse verdade... [003] [003] [003]

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63071 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:53 pm

Aqui?

Aguarde as próximas eleições, e tenha muita sorte.
Eu acho que no atual governo, esse tipo de cartinha não vai existir.

Mas como minha credibilidade anda no esgoto, devo como sempre estar errado. :roll:




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63072 Mensagem por helio » Sex Dez 30, 2011 10:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Hélio, meu pai já falava isso tudo desde o tempo de tiro de guerra em Mirandópolis, onde operou eqpto francês no EB.

Isso é um traço que acho vai ser difícil de ser mudado.

Eu seria capaz de apostar que, se o EB recebesse 3 mil Leo-IIAúltimo modelo, mesmo assim ia faltar rancho e essas coisas.
Carlos
Antes de mais nada quero esclarecer que estou repondendo pois, vc está debatendo mais comigo do que outras pessoas. Saiba que minhas discussões com vc não tem nenhum cunho agressivo depreciativo ao seu ponto de vista. É um debate de opiniões entre amigos, nada mais, :wink:

Acho que cada arma sabe aonde cortar , aliás devem estar acostumados com os sucessivos contingenciamentos. Não sei dizer se mesmo recebendo equipamento, em caso de contingenciamento prefiram racionar o rancho.
Aliás tem certas coisas, que não consigo entender. Recentemente tivemos o processo de upgrade dos F5 que foi feito de forma bem lenta, e repleto de atrazos, inicialmente por inexperiencia da EMBRAER que não previu certos problemas de instalação de componentes, e posteriormente por causa dos atrasos de pagamentos.
Pois bem , já que os upgrades foram sendo feitos de pouco em pouco, seria natural imaginar que a FAB entregasse aos cuidados da EMBRAER os F5 que tinham acabado de sofrer um IRAN no PAMA-SP. Assim a EMBRAER receberia uma celula revisada, e após a instalação dos avionicos e a nova pintura seriam entregues às OM.
Pois bem por incrivel que pareça, muito dos F5 foram para o IRAN somente APÓS sair da EMBRAER.
Chegavam ao PAMA com pintura novinha, eram desmontados , muitas vezes eram descascados para exame microscopio da estrutura, para depois serem novamente montados.
Desperdicio de dinheiro é pouco....

Hélio




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63073 Mensagem por Andre Correa » Sex Dez 30, 2011 10:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Aqui?

Aguarde as próximas eleições, e tenha muita sorte.
Eu acho que no atual governo, esse tipo de cartinha não vai existir.

Mas como minha credibilidade anda no esgoto, devo como sempre estar errado. :roll:
Percebeste mal... era bom que a Argentina comprasse, qualquer caça que seja, para ver se do outro lado do rio alguém se tocasse... lá naquele deserto central Brasileiro... 8-]

:lol:

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63074 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:58 pm

Então?
Tá vendo como as coisas são estranhas?
E se você esperar resolver tudo isso prá fazer alguma coisa, quanto tempo você acha que levaria?
Antes de mais nada quero esclarecer que estou repondendo pois, vc está debatendo mais comigo do que outras pessoas. Saiba que minhas discussões com vc não tem nenhum cunho agressivo depreciativo ao seu ponto de vista. É um debate de opiniões entre amigos, nada mais,
Se pareci grosseiro, me perdoe, não foi a intenção. :mrgreen:




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63075 Mensagem por helio » Sex Dez 30, 2011 11:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Helio, treino com sucata vale?

Prá interceptar um bombardeiro capenga durante a G das Malvinas foi uma verdadeira comédia, com os caras ultrapassando e tendo que procurar no olho porque o radares do F-5 e nada eram a mesma coisa.

Você acho que em termos de efetividade, a FAB estava melhor quando treinava jogar bomba burra com Xavante enquanto nosso maior "inimigo' entrava na era do míssil anti-navio?

Estávamos melhor de M-41 que eles com TAM?

Olha se você não é derrotista, eu também não sou cego.

Fale com os cmtes das três Forças para pararem com os tais programas de mentira e comprarem tudo de farda rancho e muniçao de canhão pros M-41C.

Eu NUNCA disse que as coisas estão maravilhosas, nem que não há problemas, mas negar as coisas desse jeito, dizendo que o PROSUB e etc é tudo enganação, quando falamos de programas para 40 anos de desenvolvimento?

Faltou avisar aos otários das empreteiras, da EMBRAER e etc, que estão entrando na mentira desse governo irresponsável.

Se vocês acham que devemos todos sentar e fazer beiço enquanto não se torna o Brasil uma Rússia ou EUA em termos de consciência de Defesa, tudo bem, as opiniões são assim mesmo.

Eu acho que se não dá para dar tiro de M-41 ou voar de Xavante, que se faça o que se pode, mesmo que seja enganação como um programa nuclear de mais de 40 anos de horizonte.

Se isso é ser burro, enganado, bobo ou sei lá o quê, também é questão de opinião, e opinião cada um tem a sua, que pode estar certa ou errada, pois é só isso, opinião.

Você acha que está certo, eu acho que eu é que estou certo, e a vida segue.

Abraços!
Carlos
Vamos esclarecer:
Na década de 70 quando faziamos exercicios com os M41 o TAM sequer existia, os hermanos tinham Sherman.
Voce citou com propriedade o episodio do Vulcan. Talvez agora vc entenda o comentário do porque somente agora estamos preparados para a II Guerra mundial.
Hoje, se treina tão pouco que os pilotos da FAB querem ser transferidos para o GTE, pois avião de politico tá sempre voando!
Não, não quero ser como os EUA ou Ruasia, mas também não consigo entender como um país de tanta riqueza natural estratégica, com o 6ºPIB do mundo, consiga ter um governo tão omisso e insensivel quando se trata em defender a patria.
Aliás o prosub é daqueles programas que o meu neto quando tiver a minha idade TALVEZ veja . Acho que sou pessimista? 40 anos de espera deixa qquer um com as barbas de molho. A corveta Barroso que o diga.

Um abraço

Hélio




Responder