TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18521
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2387 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62926 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 29, 2011 8:42 pm

Túlio escreveu:Ué, pelo menos se vai estar discutindo um 5G, não outro que já vai chegar no fim da presente década e entrar em serviço operacional já obsoleto...
Realmente tem esse lado positivo Túlio.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62927 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 8:57 pm

Justin Case escreveu:
Túlio escreveu:A essa altura, melhor nem sair mesmo...
Não entendi.
Há uma missão da Força Aérea que deve ser (bem) cumprida.
Se necessitamos de F-X para poder desempenhar a tarefa, que sejam comprados.
Se não, que revisemos os objetivos nacionais e a missão das Forças Armadas.
Se, alternativamente, devemos aplicar esses recursos em polícia federal para combater os ilícitos transnacionais, alguém tem que escrever e aprovar isso.
Se defesa externa ou interna não são prioritários (talvez não sejam mesmo), isso quer dizer que essa função do Estado deve ser extinta?
Abraços,

Justin

Justin, pensei ter explicado: o 4G que viesse, oriundo do FX-2, só estaria plenamente operacional perto do fim da presente década, quando os 5G estariam iniciando o seu reinado. Os F-5 nem acabaram ainda sua MLU. Diria que vale a pena esperar mais um pouco mas se ter algo de primeira e não um caça obsolescente novinho em folha...

Abração!!!




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62928 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 29, 2011 9:01 pm

Túlio escreveu:
Justin Case escreveu: Não entendi.
Há uma missão da Força Aérea que deve ser (bem) cumprida.
Se necessitamos de F-X para poder desempenhar a tarefa, que sejam comprados.
Se não, que revisemos os objetivos nacionais e a missão das Forças Armadas.
Se, alternativamente, devemos aplicar esses recursos em polícia federal para combater os ilícitos transnacionais, alguém tem que escrever e aprovar isso.
Se defesa externa ou interna não são prioritários (talvez não sejam mesmo), isso quer dizer que essa função do Estado deve ser extinta?
Abraços,

Justin

Justin, pensei ter explicado: o 4G que viesse, oriundo do FX-2, só estaria plenamente operacional perto do fim da presente década, quando os 5G estariam iniciando o seu reinado. Os F-5 nem acabaram ainda sua MLU. Diria que vale a pena esperar mais um pouco mas se ter algo de primeira e não um caça obsolescente novinho em folha...

Abração!!!
Valeu!
Bem que eu tinha estranhado. Tico e Teco às vezes demoram a entender.
Abraço,

Justin




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62929 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Dez 29, 2011 9:03 pm

knigh7 escreveu:
Túlio escreveu:Ué, pelo menos se vai estar discutindo um 5G, não outro que já vai chegar no fim da presente década e entrar em serviço operacional já obsoleto...
Realmente tem esse lado positivo Túlio.
Acho que o sucessor do FX-2 (ou tampão) teria que ser nacional, ou em parte. Mas com tampão ficaria mais difícil.
E se vier um tampão e depois um 4ª geração novo e mais defasado ainda (cronologicamente)? Quem garante que não?
Não chutaram no texto que poderia ser Gripen C/D para depois vir o NG?

[]'s




Alberto -
Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62930 Mensagem por Bender » Qui Dez 29, 2011 9:11 pm

Não vai ter tampão nenhum,vai ser caça novo do FX2: um dos treis ou FX2,5. Para mim vai ser Rafale mesmo.

SDS.




Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62931 Mensagem por Zelhos » Qui Dez 29, 2011 9:26 pm

knigh7 escreveu:
FX-2U (U de usado) em 2012?
29 de dezembro de 2011, em Noticiário Nacional, por Alexandre Galante

A opção por outro “tampax” (caça tampão) anda rondando os bastidores da aquisição de caças para a FAB novamente.

Segundo fontes, existe um estudo alternativo para a compra de 60 jatos Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos, ao mesmo tempo em que a FAB avalia a possibilidade de adquirir caças F-16 usados dos estoques da USAF ou F-18 da US Navy. Pilotos da FAB foram enviados recentemente aos EUA, onde voaram o F-16.

Uma outra opção seria o leasing de jatos Saab Gripen A/B ou C/D, que aparentemente tornaria a transição para o Gripen NG mais suave, caso esse fosse o caça finalmente comprado no F-X2.

A ideia do “tampax” é fazer uma compra racional e ponderada, em meio à crise financeira internacional, que permita à FAB substituir os atuais Mirage 2000 e F-5M e que dê tranquilidade à Presidência para decidir pelo futuro caça da FAB, que poderá ser até um caça de 5ª geração desenvolvido em conjunto com outros países.

O governo ainda prefere comprar um avião novo, seguindo os parâmetros da END (Estratégia Nacional de Defesa), mas se a opção for por um avião usado, o critério principal será o estado das células e dos suprimentos.

Segundo alguns analistas, o tempo passou para o F-X e para o F-X2, nada foi decidido e a crise financeira internacional atingiu também o Brasil.

Os caças finalistas do F-X2 são caças de quarta geração, enquanto os outros BRIC já estão desenvolvendo seus caças de quinta geração. O Brasil quando se decidir por um novo caça, fará uma compra com “timming” comparável à da aquisição do Gloster Meteor na década de 1950, o primeiro jato da FAB, que foi adquirido quando já era obsoleto.

Os Mirage 2000C/D da FAB só vão voar até 2013 e os primeiros F-5M começam a ser desativados em 2017. A janela de oportunidade para o F-X2 está praticamente fechada. E agora?

Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Vcs não acreditaram no que destaquei, acreditaram?
Vou falar uma coisa: se vier um tampão para substituir o tampão, lá pela década de 2020 é que vai se discutir um caça novo.


Eu até acho que seria possível, mas com os Mirage não, é muito custoso mante-los, e se quebrarem então, dependendo do angulo que se olha não é tão ruim essa idéia, do que nos sorveria 120 caças de 4ª geração quando EUA. Rússia, China, Japão, Europa até a Turquia estão projetando seus caças de 5ª geração? para servir de alvo? e ainda imagina se esses países exportarem os caças para nossos vizinhos, a FAB seria anulada no continente, eu acho que o FX2 era uma opção plausível a 10 anos, hoje seria comprar material defasado, acho que um FX3 com caças de 5ª geração seria o ideal, fora isso é rasgar dinheiro




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62932 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 9:38 pm

Concordo integralmente com o colega Zelhos.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62933 Mensagem por PRick » Qui Dez 29, 2011 9:45 pm

Bender escreveu:Não vai ter tampão nenhum,vai ser caça novo do FX2: um dos treis ou FX2,5. Para mim vai ser Rafale mesmo.

SDS.
Se o FX-2 for dentro daquilo que foi planejado, ele será muito mais que apenas compra de caças. Acho que muita gente aqui não entende isso. Se o FX-2 for prateleira para comprar uma prateleira nova, aí pode ser até usado mesmo, aí sim, concordo com as críticas, mas se ele for algo dentro de um plano muito maior, ele não atrapalha em nada, pelo contrário ajuda o desenvolvimento nacional.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62934 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 9:54 pm

PRICK, no meu ponto de vista ajuda sim: a permanecermos atrelados a tecnologias OBSOLETAS/OBSOLESCENTES!

De 2020 em diante a VALSA de hoje vai ser ROCK, 4G num TO onde existam 5G presentes será um patinho morto. Aí fico imaginando a ARGENTINA, PERU e VENEZUELA de PAK-FA, BOLÍVIA com o J-20 e nós ali, felizes, de Rafale, dizendo a eles:

- Pelo menos fabricamos umas partes dos nossos!




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62935 Mensagem por Andre Correa » Qui Dez 29, 2011 10:00 pm

Por mais útil que seja o "grande plano", virá tarde, numa altura em que todos estão a mirar os 5G. E comprar agora 4,5G é esquecer disso por muito tempo... todos sabemos como pensa o GF, e sem ameaças tangíveis, não vai investir forte num 5G enquanto ainda paga o 4,5G...

Talvez valesse mais sacrificar alguns $$$ agora, contanto que se fizesse de caso pensado num 5G.
Se o FX-2 tivesse sido fechado em 2009, aquele que acredito que foi o último ano da "boa oportunidade", essa ideia seria absurda, mas agora, começa a não parecer tanto assim...

Algo que me fez raciocinar um pouco sobre isso esses dias foi um post aqui sobre a Embraer, pelo colega Carlos Lima (CB). O maior problema da fabricante nacional de aeronaves está em encontrar pessoal capacitado. Hoje, ela tem que gastar absurdos com formação, algo que as grandes lá fora tem a disposição... Talvez agora fosse a hora de investir forte nisso, para podermos entrar "forte" num 5G, ou a cada ano, uma janela vai fechando-se, e continuamos a esperar pela próxima...

Se não houver uma mudança radical na maneira que o GF vê o P&D, bem diferente do que vê hoje, será mais ou menos assim mesmo... Sem política de continuidade, será muito difícil... e com uma perspectiva de crise mundial cada vez maior, não vejo o Brasil a pagar um balúrdio no FX-2 e a desenvolver um caça de 5G em parceria com outro país, e a injectar MUITO dinheiro na base do 50/50. As FFAA's ficaram necessitadas de muitos meios ao mesmo tempo, e é muito dinheiro para se investir tudo de uma só vez... acredito que o GF adotará cautela antes de investir pesado na continuação dos projectos....

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62936 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Dez 29, 2011 10:02 pm

PRick escreveu:
Bender escreveu:Não vai ter tampão nenhum,vai ser caça novo do FX2: um dos treis ou FX2,5. Para mim vai ser Rafale mesmo.

SDS.
Se o FX-2 for dentro daquilo que foi planejado, ele será muito mais que apenas compra de caças. Acho que muita gente aqui não entende isso. Se o FX-2 for prateleira para comprar uma prateleira nova, aí pode ser até usado mesmo, aí sim, concordo com as críticas, mas se ele for algo dentro de um plano muito maior, ele não atrapalha em nada, pelo contrário ajuda o desenvolvimento nacional.

[]´s
Isso.
O objetivo principal é desenvolver um futuro caça, fazer aqui. O resto se discute.
Se é melhor tampão, chinês, javanês, se de quinta (categoria ou geração) e tudo mais, deveria ser decidido com base nesse objetivo.
Por exemplo, o adiamento do FX para comprar um avião de quinta geração de prateleira seria retrocesso.
É só a minha opinião, mas me baseio em tudo o que os personagens do FX-2 já disseram e na própria END.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62937 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 10:06 pm

Economia Turca crescendo aceleradamente, economia Brasileira crescendo aceleradamente mais umas conversas sobre 5G postadas antes aqui e súbito silêncio sobre o FX-2 igual a...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62938 Mensagem por RobertoRS » Qui Dez 29, 2011 10:11 pm

Carlos Mathias escreveu:"Alguém" com certeza quer isso amigo, com certeza.
Não compreendi, Carlos...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62939 Mensagem por RobertoRS » Qui Dez 29, 2011 10:12 pm

NovaTO escreveu:Se até o 1º trimestre não sair NADA do FX-2, o FX-2U vai ter de ser acionado. Não é porque a FAB queira, simplesmente não há mais tempo. E se houver compra de caças usados que sejam ao menos os mais atuais possíveis. E dentre esses, as melhores opções ficam entre o Gripen C/D que estão em leasing na Rep Tcheca, e os M-2K-9 dos EAU. Caças que estão estocados com certeza precisarão sofrer um retrofit para ficarem um nível satisfatório de operação, e isso custa $$$ , para um caça tampão, nem vale a pena.

Mas talvez o mais importante seria amarrar de alguma forma o desenvolvimento de um 5ª geração em parceria com outra nação. Ou seja, garantir que o tampão não se torne permanente.

[]'s
Incompreensível, afinal de contas, QUANDO foi entregue a última unidade do F-5EM?!




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62940 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 10:14 pm

Amigo Roberto, JÁ FOI entregue e está operacional a última unidade?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder