Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Super Tucano News

#1741 Mensagem por soultrain » Ter Dez 27, 2011 11:18 pm

Mas lá está, quem desenvolve e fabrica isso tudo, tem um caminho longo desde o inicio da aviação com um pulo astronómico durante e após a IIGM- EUA, Rússia, França e UK. Todos os que tentaram depois a coisa caminha muito lentamente. Mesmo os Chineses com um histórico muito grande, grandes recursos não estão lá ainda.

Repito, a Embraer não pode ser comparada com nenhuma destas, é quase um milagre existir a Embraer com esta dimensão hoje. Por isso ela tem de preocupar com os lucros se quiser sobreviver, muitas maiores foram à falência, mas os respectivos países tinham outras iguais e recurso estatais quase inesgotáveis com a Guerra Fria, o Brasil não.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: Super Tucano News

#1742 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 27, 2011 11:21 pm

soultrain escreveu:Mas lá está, quem desenvolve e fabrica isso tudo, tem um caminho longo desde o inicio da aviação com um pulo astronómico durante e após a IIGM- EUA, Rússia, França e UK. Todos os que tentaram depois a coisa caminha muito lentamente. Mesmo os Chineses com um histórico muito grande, grandes recursos não estão lá ainda.

Repito, a Embraer não pode ser comparada com nenhuma destas, é quase um milagre existir a Embraer com esta dimensão hoje. Por isso ela tem de preocupar com os lucros se quiser sobreviver, muitas maiores foram à falência, mas os respectivos países tinham outras iguais e recurso estatais quase inesgotáveis com a Guerra Fria, o Brasil não.

[[]]'s
Exatamente.

Acho que o caminho não é tentar a autonomia total. Precisamos seguir o exemplo de empresas como a MTU, que sustentabiliza seu negócio e seus investimentos tornando-se parceira e fornecedora de sub-sistemas para as mais diversas fabricantes de motores aeronáuticos. Daí, um pulo para fabricar um motor sob licensa, e quem sabe ir garantindo uma evolução paulatina.

Era o que deveríamos ter feito, e não fizemos, no caso da Celma, onde todo o know-how e tecnologia adquiridos se perderam por conta da falta de continuidade do programa.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: Super Tucano News

#1743 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 27, 2011 11:22 pm

Do mesmo modo, repudio a megalomania de pretender fabricar o Rafale sob licensa, ou ainda o Gripen.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#1744 Mensagem por Túlio » Ter Dez 27, 2011 11:48 pm

SONHOS nos fazem viver, amigo Roberto...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: Super Tucano News

#1745 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 27, 2011 11:50 pm

Túlio escreveu:SONHOS nos fazem viver, amigo Roberto...
É, mas a decepção nos mata, pouco à pouco, com sonhos não realizados...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#1746 Mensagem por Túlio » Ter Dez 27, 2011 11:52 pm

É o resumo da longeva história do FX, não?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: Super Tucano News

#1747 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 27, 2011 11:55 pm

Túlio escreveu:É o resumo da longeva história do FX, não?
É verdade. Só os Fortes ou os Céticos sobreviveram. Sou dos Céticos...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Super Tucano News

#1748 Mensagem por GDA_Fear » Qua Dez 28, 2011 12:21 am

NovaTO escreveu:Caro GDA,

Acredito que o GF, via FAB já é uma parceira da Embraer, desde os tempos do EMB-110.

O que faltou foi o mesmo modelo ser replicado para outras áreas como o motores, aviônicos, sensores, etc.

[]'s

Que se diga de passagem são sensores críticos, a guerra, o dominio da tecnolgia se da nesses campos.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#1749 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 28, 2011 3:50 pm

Lembrar que a Embraer tem alguns desafios gigantes so para ter empregados qualificados, algo que LM e Boeing nao tem nem de longe... ou seja, parte do P&D da Embraer vai justamente para a formacao profissional e com isso um numero muito grande de profissionais super capazes foram criados na empresa.

Alem a Embraer e super conhecida por investir em tecnologias que sao realmente criticas para a empresa... exemplo em questao e o FBW que e algo que muita empresa grande sofreu para desenvolver e empresas que sao super conhecidas pela tecnologia que agregam como a SAAB nunca conseguiram o mesmo progresso que a Embraer (antes de mais nada... isso NAO e de forma alguma uma critica a SAAB), assim como na parte de integracao, mesmo empresas como a Boeing tiveram muito que aprender com a Embraer (o 787 sofreu muito com a falta desse tipo de gerenciamento aonde a Embraer e uma das top do mercado).

Eu acho que nao da para comparar com LM e Boeing, e temos que tentar entender qual e o modelo de investimentos da Embraer e certamente isso surpreenderia muita gente.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Super Tucano News

#1750 Mensagem por soultrain » Qua Dez 28, 2011 9:56 pm

:wink:





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Super Tucano News

#1751 Mensagem por GDA_Fear » Qua Dez 28, 2011 10:51 pm

Carlos Lima escreveu:Lembrar que a Embraer tem alguns desafios gigantes so para ter empregados qualificados, algo que LM e Boeing nao tem nem de longe... ou seja, parte do P&D da Embraer vai justamente para a formacao profissional e com isso um numero muito grande de profissionais super capazes foram criados na empresa.

Alem a Embraer e super conhecida por investir em tecnologias que sao realmente criticas para a empresa... exemplo em questao e o FBW que e algo que muita empresa grande sofreu para desenvolver e empresas que sao super conhecidas pela tecnologia que agregam como a SAAB nunca conseguiram o mesmo progresso que a Embraer (antes de mais nada... isso NAO e de forma alguma uma critica a SAAB), assim como na parte de integracao, mesmo empresas como a Boeing tiveram muito que aprender com a Embraer (o 787 sofreu muito com a falta desse tipo de gerenciamento aonde a Embraer e uma das top do mercado).

Eu acho que nao da para comparar com LM e Boeing, e temos que tentar entender qual e o modelo de investimentos da Embraer e certamente isso surpreenderia muita gente.

[]s
CB_Lima

Não é so com relação aos investimentos da Embraer...como foi falado anteriormente LM e Boeing atingiram tal patamar, porque tiveram um parceiro efetivo que foi o Governo Americano, algo que não aconteceu do governo brasileiro para a Embraer NUNCA, não tentem comparar, se o primeiro avião produzido pela Embraer nem o presidente quis voar no mesmo, o fato é que a Embraer caminha pelas próprias pernas, enquanto Boeing, LM dentre outras são apoiadas fortemente pelos EUA, algo que nunca aconteceu em níveis desejáveis por aqui esse é o "x" da questão.

SDS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#1752 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 29, 2011 12:27 am

GDA_Fear escreveu:
Carlos Lima escreveu:Lembrar que a Embraer tem alguns desafios gigantes so para ter empregados qualificados, algo que LM e Boeing nao tem nem de longe... ou seja, parte do P&D da Embraer vai justamente para a formacao profissional e com isso um numero muito grande de profissionais super capazes foram criados na empresa.

Alem a Embraer e super conhecida por investir em tecnologias que sao realmente criticas para a empresa... exemplo em questao e o FBW que e algo que muita empresa grande sofreu para desenvolver e empresas que sao super conhecidas pela tecnologia que agregam como a SAAB nunca conseguiram o mesmo progresso que a Embraer (antes de mais nada... isso NAO e de forma alguma uma critica a SAAB), assim como na parte de integracao, mesmo empresas como a Boeing tiveram muito que aprender com a Embraer (o 787 sofreu muito com a falta desse tipo de gerenciamento aonde a Embraer e uma das top do mercado).

Eu acho que nao da para comparar com LM e Boeing, e temos que tentar entender qual e o modelo de investimentos da Embraer e certamente isso surpreenderia muita gente.

[]s
CB_Lima

Não é so com relação aos investimentos da Embraer...como foi falado anteriormente LM e Boeing atingiram tal patamar, porque tiveram um parceiro efetivo que foi o Governo Americano, algo que não aconteceu do governo brasileiro para a Embraer NUNCA, não tentem comparar, se o primeiro avião produzido pela Embraer nem o presidente quis voar no mesmo, o fato é que a Embraer caminha pelas próprias pernas, enquanto Boeing, LM dentre outras são apoiadas fortemente pelos EUA, algo que nunca aconteceu em níveis desejáveis por aqui esse é o "x" da questão.

SDS
Sei nao... acho que muita coisa aconteceu na Embraer por conta do Gov. Federal e muita coisa tambem aconteceu por conta da Embraer voar com as proprias asas.

Talvez nao na proporcao da LM ou da Boeing, mas que aconteceu e muito, aconteceu sim.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Super Tucano News

#1753 Mensagem por GDA_Fear » Qui Dez 29, 2011 3:42 am

Carlos Lima escreveu:
GDA_Fear escreveu:
Não é so com relação aos investimentos da Embraer...como foi falado anteriormente LM e Boeing atingiram tal patamar, porque tiveram um parceiro efetivo que foi o Governo Americano, algo que não aconteceu do governo brasileiro para a Embraer NUNCA, não tentem comparar, se o primeiro avião produzido pela Embraer nem o presidente quis voar no mesmo, o fato é que a Embraer caminha pelas próprias pernas, enquanto Boeing, LM dentre outras são apoiadas fortemente pelos EUA, algo que nunca aconteceu em níveis desejáveis por aqui esse é o "x" da questão.

SDS
Sei nao... acho que muita coisa aconteceu na Embraer por conta do Gov. Federal e muita coisa tambem aconteceu por conta da Embraer voar com as proprias asas.

Talvez nao na proporcao da LM ou da Boeing, mas que aconteceu e muito, aconteceu sim.

[]s
CB_Lima

exatamente até aconteceu mas não nos níveis desejáveis, comparado a Boeing e LM a Embraer caminha sozinha, mas claro esse paradigma começa a mudar agora com a END, KC-390 enfim e esperamos que seja em níveis sempre crescentes. :) :)




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#1754 Mensagem por Sávio Ricardo » Qui Dez 29, 2011 7:27 am

Então amigo GDA, não podemos reclamar da filosofia da Embraer e sim da filosofia do GF, que agora me parece começa a mudar.

É dificil achar uma empresa privada que consegue se tornar uma gigante como a Embraer sem o minimo de apoio do governo local, concerteza a Boeing ou LM não teriam se tornado oque são sem o apoio do governo norte americano.

Abs




Imagem
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Super Tucano News

#1755 Mensagem por alcmartin » Qui Dez 29, 2011 1:39 pm

Acho que é por aí. Se formos comparar, então as empresas que aqui no Brasil teriam a influencia/poderio economico dos grandes conglomerados do complexo industrial militar americano seriam as nossas empreiteiras, Oldebrecht, OAS, Andrade Gutierrez e cia. Daí que elas quererem entrar no segmento de defesa, estando sempre dentro do circulo do poder, independente dos partidos, é realmente um sinal que algo está mudando.




Responder