GDA_Fear escreveu:henriquejr escreveu:Qualquer fabricante de aviões é como MONTADORAS de carro, ou seja, ela apenas junta e integra os sistemas fornecido de outros fabricantes, de acordo com SEU PROJETO!
Qualquer fabricante de aviões do mundo é assim, inclusive com as gigantes Boeing, Airbus, Lockheed, etc... eles apenas projetam a aeronave, montam e integram os sistemas!
A grande diferença é que os EUA tem em seu território praticamente 100% dos componentes que utilizam na produção de seus aviões. O mesmo ocorre com a França, Inglaterra, Russia e talvez a China!! Não é culpa da Embraer, ela não tem culpa se a maioria dos componentes necessários para a produção de seus aviões não são produzidos no Brasil!
Vejam que mesmo a Suecia sendo um país avançadissimo em termos tecnológicos, nem mesmo eles conseguem ser autosuficientes nisso, a maioria das pessas utilizadas na montagem do Gripen vem dos EUA!
Ninguém aqui falou que a Embraer tem culpa, mas que ela tem uma filosofia muito limitada no que tange a PD&I isso tem.
Existe diferenças entre ter ser integradora usando componentes nacionais ou ser uma simples integradora
Nada que um projeto nacional de caça pudesse fazer avançar em PD&I, mesmo envolvendo muita $$$$ é a solução que mais me agrada.
GDA,
Acho que não é por ai não.
A Embraer é, juntamente com a Vale (1a) e a Petrobrás (2a), os maiores investidores empresariais em P&D no Brasil.
A Embraer investe 41% do seu lucro em P&D.
A Vale investe 16% do seu lucro em P&D.
A Petrobrás investe 3% do seu lucro em P&D.
Além disso, não há nada parecido como os significativos e constantes programas de investimentos públicos em P&D na área de defesa no Brasil, como ocorre nos EUA, Europa por exemplo, beneficiando diretamente as empresas do setor.
Infelizmente os investimentos em P&D no Brasil giram em torno de 1% do PIB (com alta concentração no setor público e em pesquisa básica, o oposto do que ocorre nos países lideres), muito abaixo dos valores dos países lideres tecnológicos: EUA, UE, Japão, Israel, Coreia do Sul, Canadá e Austrália. O gap tecnológico só aumenta.
Os exemplos de países que conseguiram alcançar os lideres tecnológicos - ou tentam seriamente - são a Coreia do Sul e Israel (e a China segue incrementando os gastos em P&D) e para isso tem que fazer como eles: INVESTIR MUITO no sistema de inovação nacional, sem complacência ou contingenciamentos.
[]s