F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Andre Correa
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Re: F-35 News

#2116 Mensagem por Andre Correa » Dom Dez 25, 2011 6:38 pm

Achei interessante o facto dele descolar tão facilmente sem rampa, enquanto que todas outras Marinhas utilizam rampa para seus STOVL...

[009]




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Re: F-35 News

#2117 Mensagem por prp » Dom Dez 25, 2011 6:40 pm

Ele não decola totalmente na vertical?




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Bolovo
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Re: F-35 News

#2118 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 25, 2011 6:42 pm

prp escreveu:Ele não decola totalmente na vertical?
Eu acho que ele até decola, mas não compensa.




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Re: F-35 News

#2119 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 25, 2011 6:57 pm

O que compensa mais para ele 'e o pouso vertical.

[]s
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Re: F-35 News

#2120 Mensagem por suntsé » Dom Dez 25, 2011 7:00 pm

Se o F35 fosse um projeto tão desastroso assim, le ja teria sido cancelado. assim como centenas de projetos foram cancelados na história da aviação americana.

O F35 é um dos melhores caças mesmo apesar de todos os problemas que tem ocorrido no projeto. È fato que o Japão uma é espécie de protetorado americano na ásia. Mas mesmo assim, considero que os Japoneses escolheram mum exelente caça para sua defesa Aérea. Tenho ceteza absoluta que o F35 coloca o caça de 5º geração chinês no chinelo (tenho a impresão que este J20 nem existiria se a India não tivesse embargado a venda do PAK FA para a China). Então a China teve que se mexer.




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Re: F-35 News

#2121 Mensagem por Skyway » Dom Dez 25, 2011 7:35 pm

prp escreveu:Ele não decola totalmente na vertical?
Acredito que matematicamente e fisicamente falando, ele possa até ter a capacidade de decolar na vertical, mas não foi feito para isso. É só ver o nome, STOVL, Short Take Off and Vertical Landing . :D

Um abraço!




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Re: F-35 News

#2122 Mensagem por alcmartin » Dom Dez 25, 2011 9:15 pm

Gente, inicialmente, feliz natal! [009]

Sobre o vídeo, de excelente qualidade por sinal, permitam-me ser o do contra nessa vez...eu vi algo que não sabia(e não gostei :? ): mesmo quando não decolando na vertical, o F35 precisa de estar com aquela tomada de ar dorsal aberta. O galho é que ela se torna um enorme speed brake. Evidentemente que se torna uma solução de compromisso, custo beneficio. O que o André colocou sobre decolar curto, parece ser graças a posição do escape(no video em 01:22), já apontando para baixo, ajudando a elevação da aeronave, junto com a sustentação provida pelas asas. ACREDITO(não conheço os sistemas do avião) que a alta demanda de ar exigido pelo motor nessa decolagem mista, exige que se faça a abertura dessa tomada, não sendo suficiente as tomadas de ar "comuns". Pela posição, parece que ela ajuda a direcionar o fluxo de ar para o motor.
Mas, física é física. Que ela produz um tremendo arrasto, prejudicando o ganho de velocidade e consequentemente, de produção de sustentação nas asas, é verdade.
É só comparar com um vídeo de F15 pousando para ver que essa tomada de ar lembra muito o speed brake do Eagle... :shock:

Abs e felizes festas!

PS- A nota triste fica somente por conta com os ultimos acontecimentos do DB. Que o espirito de natal baixe aí os animos de todos envolvidos, membros e moderação, de maneira que se possa resolver tudo, sem ressentimentos. Estamos todos juntos nessa, aprendendo todos dias, seja na parte tecnica, seja como sermos mais humanos, melhores, como pessoas... :wink:




Hader

Re: F-35 News

#2123 Mensagem por Hader » Dom Dez 25, 2011 9:53 pm

alcmartin,

Este modelo possui um motor destinado apenas a sustentação quando da decolagem e pouso. Veja a foto:
Imagem

Esta abertura superior é para alimentar este motor.

[]'s

P.S.- Feliz Natal!




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Re: F-35 News

#2124 Mensagem por prp » Dom Dez 25, 2011 10:14 pm

São dois motores? Aquilo ali não é uma tomada de força?




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Re: F-35 News

#2125 Mensagem por tykuna » Dom Dez 25, 2011 10:54 pm

prp escreveu:São dois motores? Aquilo ali não é uma tomada de força?
O que eu tinha entendido do sistema é que na operação vertical os dois motores irão funcionar. Sendo que o motor vertical possui como função complementar a falta de propulsão do motor traseiro. Aquele eixo faria a transmissão de potencia do motor de apoio (vertical) para o motor principal (traseiro).




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Re: F-35 News

#2126 Mensagem por Andre Correa » Dom Dez 25, 2011 10:57 pm

Eu já percebo o motor vertical como compensação ao centro de gravidade longitudinal, pois caso contrário, seria dificil, ou impossível, controlar a aeronave apenas com a saída traseira...
Quanto a estar aberto durante a descolagem, é necessário para poder criar fluxo de ar pelo mesmo, que vai fechando-se conforme ganha velocidade e sustentação...

[009]




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Re: F-35 News

#2127 Mensagem por tykuna » Dom Dez 25, 2011 11:08 pm

Andre Correa escreveu:Eu já percebo o motor vertical como compensação ao centro de gravidade longitudinal, pois caso contrário, seria dificil, ou impossível, controlar a aeronave apenas com a saída traseira...
Quanto a estar aberto durante a descolagem, é necessário para poder criar fluxo de ar pelo mesmo, que vai fechando-se conforme ganha velocidade e sustentação...

[009]

É por ai mesmo. Você tem razão.

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Re: F-35 News

#2128 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 25, 2011 11:13 pm

So como curiosidade... isso 'e gracas ao Yak-36/8... inclusive os americanos compraram da Yak a tecnologia :)

[]s
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Re: F-35 News

#2129 Mensagem por GDA_Fear » Dom Dez 25, 2011 11:15 pm

A uma turbina dessa no Brasil :mrgreen: :mrgreen:




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Re: F-35 News

#2130 Mensagem por prp » Dom Dez 25, 2011 11:42 pm

Desculpem minha ignorância, são dois motores (duas fontes autônomas de energia) ou apenas um motor que gira uma hélice na parte da frente da aeronave através da tomada de força?




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