Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Ok: viewtopic.php?f=1&t=9907&hilit=Embraer+FBW&start=9000
O Brasil através da Embraer faz parte de um seletíssimo grupo de países que projetam e desenvolvem os sistemas de controle de vôo para suas aeronaves:
2003 European Control Conference
Flight Control Law Design:An Industry Perspective: Flight Control Law Design: An Industry Perspective
Aerospace Engineering and Mechanics University of Minnesota Minneapolis
http://www.authorstream.com/Presentatio ... owerpoint/
Não se deve confundir os fornecedores do harware do sistema de controle de vôo com quem projeta não só o sistema, mas o software que engloba as leis que governam esse sistema.
Empresas comumente fornecedoras de harware para FCS: Moog Controls (fornecedor do Rafale, SH e Gripen: http://www.moog.com/markets/aircraft/mi ... r-trainer/ ), BAe System (fornecedor do Gripen), Honeywell, Rockwell Collins, etc.
O Brasil através da Embraer faz parte de um seletíssimo grupo de países que projetam e desenvolvem os sistemas de controle de vôo para suas aeronaves:
Flight Control Law Design:An Industry Perspective: Flight Control Law Design: An Industry Perspective
Não se deve confundir os fornecedores do harware do sistema de controle de vôo com quem projeta não só o sistema, mas o software que engloba as leis que governam esse sistema.
Empresas comumente fornecedoras de harware para FCS: Moog Controls (fornecedor do Rafale, SH e Gripen: http://www.moog.com/markets/aircraft/mi ... r-trainer/ ), BAe System (fornecedor do Gripen), Honeywell, Rockwell Collins, etc.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6308 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Taí, Justin. Me baseei nisso e em pesquisas derivadas dos textos elencados...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Penguin,Penguin escreveu:Ok: viewtopic.php?f=1&t=9907&hilit=Embraer+FBW&start=9000
Gostaria muito que você estivesse certo, e certamente a Embraer briga para chegar lá. Esse F-X2 poderia dar uma acelerada no processo.
A EMB, no momento, acho que depende totalmente de terceiros, tanto para o hardware como para o "control law". É um problema ainda maior quando o assunto está misturado com uma solução de aviônica. Poderia parecer bom, mas há clientes que preferem outra linha de aviônica. Aí, você está amarrado com uma linha para o comando de voo e pretende usar a aviônica de um concorrente deste fornecedor. Uma guerra!
Por isso a EMB precisa de alguma independência, pelo menos para o software. Isso permitirá integrar o sistema aviônico que lhe convier e mudar quando o cliente exigir.
Outro motivo pelo que eu duvido da classificação da Embraer no seleto grupo é porque não se tem notícia de grandes investimentos da empresa neste setor.
Se você for ver os que estão topo do conhecimento, não nem nenhum novato. Todos têm pelo menos quatro décadas de profundos investimentos no setor. Muitos aviões foram usados somente para desenvolvimento das soluções. Houve percalços, acidentes etc.
Nunca ouvi falar que a Embraer tenha tido problemas com isso (um sinal claro de que nunca foi a fundo nessa área).
Vale a pena investigar melhor e torcer para que a situação mude, e a empresa diminua a sua dependência de terceiros.
Abraço,
Justin
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Sei nao Justin... eu ja ate assisti palestras sobre os desenvolvimentos da Embraer nessa area.
Eu nao iria subestimar o progresso da Embraer nessa area com tanta pressa... inclusive os premios que ela ganhou comprovam isso, e outra prova sao as centenas de aeronaves voando com esse sistema e o fato de pelo visto ela tambem ira desenvolver o FBW do KC-390 (nao me lembro dela ter eleito ninguem para isso).
Nao 'e porque foi anunciado aos 4 ventos certas dificuldades significa que nao tivemos.
No mais como esse 'e o t'opico de Helis, eu adoraria ver a Helibras desenvolver um Heli nacional depois de +30 anos montando Esquilo... mas at'e agora nada.
Quero ver o que vai ocorrer com os 50 Helis EC-725...
[]s
CB_Lima
Eu nao iria subestimar o progresso da Embraer nessa area com tanta pressa... inclusive os premios que ela ganhou comprovam isso, e outra prova sao as centenas de aeronaves voando com esse sistema e o fato de pelo visto ela tambem ira desenvolver o FBW do KC-390 (nao me lembro dela ter eleito ninguem para isso).
Nao 'e porque foi anunciado aos 4 ventos certas dificuldades significa que nao tivemos.
No mais como esse 'e o t'opico de Helis, eu adoraria ver a Helibras desenvolver um Heli nacional depois de +30 anos montando Esquilo... mas at'e agora nada.
Quero ver o que vai ocorrer com os 50 Helis EC-725...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Wired for success: Embraer fly-by-wire executive jets
http://www.flightglobal.com/news/articl ... ts-348254/
http://www.flightglobal.com/news/articl ... ts-348254/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Sua intervenção foi no minimo desonesta,e no máximo de desqualificação da minha pessoa e opinião,quem deu nome a empresas distorcendo o que falei,colocando o nome das fabricantes de caças como fabricantes de turbina na minha boca,foi voce meu amigo catarinense,eu simplesmente citei países que tem preocupação com sua autonomia e soberania nesta área,pois voce afirmou que não existiam.A Sukhoy faz turbina? A MiG? A Lockheed Martin? A Boeing? JURO que não sabia dessa...
Se for continuar neste nível,não brinco mais... Acabei de tirar seu presente debaixo da árvore e dei para o meu Yorkshire...(Empresas de países!:)Russas? Americanas? Até os suecos já o fizeram,inglesas,francesa,chinesa.
SDS.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Apelou, perdeu. Então vamos maneirar!
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Fica tranquis Glauber,o Tulio é um "provocador" bem vindo e companheiro,sem estresse,mas com direito a retaliação saudável
Isso é culpa do tal de Pinto nas Costas que anda incomodando ele e o P44.
SDS.
Isso é culpa do tal de Pinto nas Costas que anda incomodando ele e o P44.
SDS.
- Glauber Prestes
- Moderador
Eu sei. Quem sou eu pro moderar o Túlio, um dos caras mais centrados daqui??? Tô só enchendo o saco!
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6308 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Bender escreveu:Sua intervenção foi no minimo desonesta,e no máximo de desqualificação da minha pessoa e opinião,quem deu nome a empresas distorcendo o que falei,colocando o nome das fabricantes de caças como fabricantes de turbina na minha boca,foi voce meu amigo catarinense,eu simplesmente citei países que tem preocupação com sua autonomia e soberania nesta área,pois voce afirmou que não existiam.A Sukhoy faz turbina? A MiG? A Lockheed Martin? A Boeing? JURO que não sabia dessa...
Se for continuar neste nível,não brinco mais... Acabei de tirar seu presente debaixo da árvore e dei para o meu Yorkshire...(Empresas de países!:)Russas? Americanas? Até os suecos já o fizeram,inglesas,francesa,chinesa.
SDS.
Parti deste post:
viewtopic.php?p=5222227#p5222227
Focado nesta parte:
ONDE estou desqualificando/provocando?Mas que turbina americana fabrica a Embraer? Que aviônico? Que trem de pouso suiço? Até asa quem fabricava eram os japas,a maior empresa aeronáutica nacional é a própria legolândia
Bem sabes que, quando erro, peço desculpas. Não me pareceu o caso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
Intindi , aqui não me referi a empresas de "países"(no caso Brasil) mas a própria Embraer,como se ela tivesse que fabricar tudo que usa,neste sentido tu estás correto,mas neste caso específico comparava a própria Embraer a Helibrás "nacional" e seus componentes, internacionais ambas lidam com lego alienígena no Brasil,este quiz ser o o contexto aplicado.Mas que turbina americana fabrica a Embraer? Que aviônico? Que trem de pouso suiço? Até asa quem fabricava eram os japas,a maior empresa aeronáutica nacional é a própria legolândia,nós ja debatemos a exaustão isso aqui,mercado cívil e pequena escala no militar só assim mesmo,afinal quem quer ser tem que ter e fazer,enquanto a idéia for essa meia bomba em tudo,será prateleira disfarçada sempre,mas com ganho de conhecimento para uma manutenção mais autônoma.
Mas é melhor uma prateleira disfarçada do que uma escarrada de blequirróqui que parece até que estão fazendo um puta favor para os indios aqui.
Tá tudo bom,os mineirinhos tão partindo direto da tecnologia da melhor pinga de alambique para a montagem de helicópteros,Viva Minas!
SDS.
Qui! no ironic mode on sério:ONDE estou desqualificando/provocando?
Mas tudo bem, só faltava a gente se estressar por causa de 30 helicópteros franceses e os aviões americanos da Embraer...deixa correr,Feliz Natal!e saúde Tulio véio!A Sukhoy faz turbina? A MiG? A Lockheed Martin? A Boeing? JURO que não sabia dessa...
Abração!
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Voltando a falar de Helis...
Ja chegaram os 2 novos BH?
[]s
CB_Lima
Ja chegaram os 2 novos BH?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Cassio
- Sênior
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
A Embraer investiu muito nesta área e já desenvolve as leis de controle FBW de suas aeronaves. As leis de controle dos novos Legacy 500 são da Embraer, e do KC tb. Aliás, já "voei" no simulador de vôo que foi montado para testar as leis de controle do KC... tá show de bola!!!!Justin Case escreveu:Túlio, boa noite.Túlio escreveu:Já falei que o Bandeco veio do CTA. Daí se foi indo até que se chegou aos atuais 170/195 e futuro 390. Aliás, qual empresa aeronáutica fabrica suas próprias turbinas e aviônicos? A Dassault? A EUROCOPTER? A EMBRAER ao menos faz seu próprio FBW...
Lembres: apenas amar a França não fará com que a França te ame...
Estranhei seu comentário. Para mim, a área de FBW da Embraer seria uma das mais carentes de tecnologias de ponta.
Pouquíssimas são as empresas que estão no estado da arte, e essas estão muito à frente das demais.
Além disso, mais raras ainda são as que também são empresas fabricantes de avião. A maioria dos projetos de aeronaves usa soluções tecnológicas e sistemas de terceiros.
Abraço,
Justin
A Embraer tem buscado talentos na área de software nas maiores universidades do país...
Aliás... a lógica da aviônica tb já é desenvolvida pela Embraer... e depois repassada para que os fornecedores do hardware a usem nos seus equipamentos.
- Glauber Prestes
- Moderador
AlbertoRJ, em que o link postado se relaciona com o assunto do tópico?
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.