NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#4336 Mensagem por Lord Nauta » Dom Dez 11, 2011 2:18 pm

Andre Correa escreveu:
Lord Nauta escreveu:
A veloc. dos SSK tem haver com o capacidade do sistema de propulsão que e por baterias elétricas. Quanto maior a velocidade maior o consumo da EE acumulada nas mesmas.

Sds

Lord Nauta
Sim, mas como SNA (Submarino Nuclear de Ataque) eu me refiro aos SSN, e não aos SSK.

[009]

Desculpe não me atentei ao tipo de sub. De qualquer forma alguns dados como velocidades e profundidades máximas de operação são informações de caráter sigiloso.

Sds

Lord Nauta

Centauro
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#4337 Mensagem por Centauro » Dom Dez 11, 2011 6:38 pm

Hammer-Nikit escreveu:Exato! A BACS "acaba" com a inauguração da nova base de subs, e seu espaço físico passa a ser uma extensão da BNRJ. Toda a infra dos mergulhadores de combate permanecerá ali e não será levada para Itaguaí. A BNRJ ainda deve receber um novo (terceiro) pier paralelo aos atuais.

[]s Hammer
Obrigado pelas respostas "Hammer-Nikit" e demais, abraços. :wink:

Centauro

“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#4338 Mensagem por ciclope » Dom Dez 11, 2011 7:12 pm

qaunto a profundidade eu não sei. Mais no quesito profundidade acredito que nã odeve ser diferente de um nuclear para um convencional uma ves que a sistema de propulsão e o mesmo, ( Helices). O diferencial e a capacidade de manter tal velocidade. Um convencional gastaria suas baterias em 2 horas o nuclear em 4 anos.

gaitero
Sênior
Sênior

#4339 Mensagem por gaitero » Dom Dez 11, 2011 7:27 pm

ciclope escreveu:qaunto a profundidade eu não sei. Mais no quesito profundidade acredito que nã odeve ser diferente de um nuclear para um convencional uma ves que a sistema de propulsão e o mesmo, ( Helices). O diferencial e a capacidade de manter tal velocidade. Um convencional gastaria suas baterias em 2 horas o nuclear em 4 anos.
Os nucleares tem dimensões maiores, e o material utilizado é comumente de qualidade superior, assim creio que seria factível que os submarinos nucleares pudessem ir mais fundo.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#4340 Mensagem por Andre Correa » Dom Dez 11, 2011 7:39 pm

Mas quanto a velocidade, se não for capaz de manter ao menos os 30kts, como poderia perseguir uma embarcação de superfície como uma Fragata ou NAe? Os SSK não mantém velocidade alta por muito tempo, pois são submarinos costeiros e não ter força suficiente para imprimir grandes velocidades por muito tempo, mas um SSN tem a obrigação de alcançar tais velocidades, e por isso, acredito que o nosso será capaz de atingir ainda velocidades maiores, mas devem ter divulgado apenas 25kts sei lá pq... acredito nós, meros civis, nunca saberemos :D

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#4341 Mensagem por Luís Henrique » Dom Dez 11, 2011 10:14 pm

Mas os escoltas só conseguem manter 30 nós por pouco tempo.
Normalmente o raio de ação é dado em velocidades bem menores, como 18 nós.
Com 25 nós já seria suficiente para caçar escoltas, mas também creio que a velocidade REAL seja diferente da divulgada.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
eur2
Avançado
Avançado
Agradeceram: 5 vezes

#4342 Mensagem por eur2 » Dom Dez 11, 2011 10:29 pm

PROSUB - Soldada a Última Junção do primeiro Scorpène
A DCNS realiza a última junção do primeiro submarino Scorpène para o Brasil na França

Imagem
Imagem Imagem
A A A

A DCNS realiza a última junção do primeiro submarino Scorpène para o Brasil na França. Foto - DCNS

Ontem, a DCNS iniciou, no seu centro de Cherbourg, a última junção das seções do primeiro submarino Scorpène para o Brasil. A soldagem das seções 3 e 4, que vai permitir reconstituir a parte dianteira do submarino, é um símbolo forte em termos de transferência de tecnologia.

Os 12 soldadores da equipe franco-brasileira começaram esta manhã em Cherbourg as últimas operações de junção das seções do primeiro Scorpène para o Brasil. As próximas montagens serão realizadas no Brasil. Serão necessários 4 dias para a realização desta etapa que consiste em montar por fusão de metal os anéis que constituem a parte dianteira do submarino. Uma estrutura de cerca de 6 metros de diâmetro, 24 metros de comprimento e uma massa de 200 toneladas que vai posteriormente receber, entre outros, a central de operações, os torpedos e os auxiliares da plataforma (água, gás, eletricidade, etc.).Durante o primeiro semestre de 2012, serão adicionadas a este casco as caixas e as grandes estruturas mas também a vela, os tanques de lastro, o compartimento de acesso e a cúpula de ar fresco.

Os soldadores brasileiros receberam, no âmbito da transferência de tecnologia, uma formação de 3 meses que permitiu a aquisição das qualificações necessárias. De fato, o contrato incide sobre a concepção e a realização em transferência de tecnologia de quatro submarinos convencionais. O centro de Cherbourg recebe atualmente 36 estagiários brasileiros, o que eleva este número a 115 desde o início do contrato.

Bernard Planchais indicou: “Esta etapa é um novo marco bem-sucedido para a realização deste programa ambicioso. Ela demonstra a capacidade da DCNS em implementar uma parceria humana e tecnológica ao serviço de uma marinha internacional.”

Este contrato para o Brasil incide também na assistência para a concepção e a realização da parte não nuclear do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear e o apoio à realização de uma base naval e de um estaleiro de construção naval. O primeiro dos quatro submarinos convencionais deverá entrar em serviço ativo em 2017. Esses quatros submarinos beneficiam de uma propulsão convencional (diesel-elétrica). Com um comprimento de cerca de 75 metros, sua deslocação em superfície é de 2 000 toneladas. São operados por uma tripulação de 30 a 45 pessoas.

Os quatros submarinos convencionais respondem às especificações particulares da marinha brasileira. Estão perfeitamente adaptados às necessidades de proteção e de defesa dos 8500 quilômetros de litoral brasileiro. São submarinos oceânicos polivalentes concebidos para todos os tipos de missões, incluindo a luta contra os navios de superfície, a guerra antissubmarina, os ataques em profundidade, as operações especiais e a coleta de informações.

DCNS em algumas palavras

A DCNS é um líder mundial do setor naval de defesa e um inovador na energia. A Empresa DCNS, de alta tecnologia e de envergadura internacional, responde às necessidades dos seus clientes graça ao seu know-how excepcional e aos seus meios navais únicos. O Grupo concebe, realiza e mantém em serviço submarinos e navios de superfície bem como sistemas e infraestruturas associadas. Igualmente, presta serviços para estaleiros e bases navais. Por fim, a DCNS propõe um vasto leque de soluções na energia nuclear civil e nas energias marinhas renováveis. Atento às questões do desenvolvimento sustentável, o grupo DCNS constitui um dos primeiros agentes do seu setor a obter a certificação ISO 14001. Além disso, a DCNS arrebatou o Troféu nacional da empresa cidadã sob o alto patrocínio do Presidente do Senado Francês; este prêmio foi atribuído ao Grupo pelo seu programa de transmissão de saber Les Filières du Talent DCNS. O Grupo conta com 12.500 colaboradores e realiza um volume de negócios de 2,5 bilhões de euros. http://www.dcnsgroup.com

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#4343 Mensagem por talharim » Ter Dez 13, 2011 8:23 am

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL

EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 40000/2009-011/04
CONTRATADA: DCNS, Societé Anonyme; CONTRATANTE: Diretoria-
Geral do Material da Marinha; Espécie: Termo Aditivo nº
40000/2009-011/04; OBJETO: Alteração de disposições do Contrato
40000/2009-011/00, com vistas a: a) modificar a forma de entrega
pela DCNS à MARINHA dos relatórios de análise do Projeto Básico
e do Projeto Executivo do Estaleiro Naval e da Base Naval; b)
estabelecer definições de termos contratuais; e c) acrescentar à transferência
de tecnologia um programa de treinamento de interfaces no
curso de projeto do SN-BR;
ENQUADRAMENTO: Art. 54 da Lei nº
8666/1993 c/c Art. 50, §1º, da Lei nº 9784/1999; DATA DE ASSINATURA:
21/11/2011.

EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 40000/2009-012/01
CONTRATADA: DCNS, Societé Anonyme; CONTRATANTE: Diretoria-
Geral do Material da Marinha; Espécie: Termo Aditivo nº
40000/2009-012/01; OBJETO: Alteração de disposições do Contrato
40000/2009-012/00, com vistas a: a) alteração das operações de compensação
nº 16 e nº 19; e b) estabelecer definições de termos contratuais;
ENQUADRAMENTO: Art. 54 da Lei nº 8666/1993 c/c Art.
50, §1º, da Lei nº 9784/1999; DATA DE ASSINATURA:
21/ 11/ 2011.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#4344 Mensagem por talharim » Qui Dez 15, 2011 8:05 am

COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA
DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO
COM PROPULSÃO NUCLEAR
EXTRATO DE CONTRATO
Contratada: ReliaSoft Brasil. Contratante: Coordenadoria-Geral do
Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear.
Espécie: Termo de Justificativa de Inexigibilidade de Licitação - TJIL
nº 001/2011. Objeto: Prestação de Serviço de Treinamento em Análise
Probabilística Avançada-Simulação e Análise de Risco. Valor
Total: R$ 17.495,00.
Data de Assinatura: 12/12/2011.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#4345 Mensagem por thelmo rodrigues » Dom Dez 18, 2011 7:02 pm

Primeiro-ministro da França visita base de submarinos nucleares em Itaguaí

O primeiro-ministro da França, François Fillon, visita hoje (17) as obras da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem) e do Estaleiro e Base Naval (EBN), em Itaguaí , no Rio. No local será construído o submarino com propulsão nuclear, fruto de uma parceria entre o Brasil e a França.

A visita está marcada para as 16h30 e deve contar com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, e do diretor-geral de Material da Marinha, almirante Arthur Pires Ramos.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) tem como principal objetivo capacitar o Brasil a produzir e operar equipamentos convencionais e movidos a propulsão nuclear para fortalecer a defesa e o controle das águas brasileiras.

A parceria prevê cooperação de longo prazo, com transferência de tecnologia, que inclui a construção de quatro submarinos com propulsão convencional (S-BR) e a assistência da França ao desenvolvimento da parte não nuclear do projeto de submarino com propulsão nuclear (SN-BR), de uma base de submarinos e à construção, modernização e manutenção de estaleiros.

Jornal do Brasil

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Hammer-Nikit
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 76 vezes
Contato:

#4346 Mensagem por Hammer-Nikit » Seg Dez 19, 2011 2:51 am

O JB não mandou ninguém até Itaguaí... ALIDE sim! ;)

http://www.alide.com.br/joomla/componen ... em-itaguai

Comentários?

[]s Hammer

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4347 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 19, 2011 3:45 am

Agora faz sentido aqueles Helis todos que vi em Copacabana no fim-de-semana e a legião de franceses no Softel... inclusive uniformizados... além de um montão de policiais e seguranças... :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior

#4348 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Dez 19, 2011 8:07 am

Hammer-Nikit escreveu:O JB não mandou ninguém até Itaguaí... ALIDE sim! ;)

Comentários?

[]s Hammer
Muito bom! Com a habitual competência alideana!!! [009]

Então, a MB quer mesmo 2 PA's. Tem muita gente aqui no Brasil e mais gente ainda no exterior duvidando e torcendo contra. Aguardemos, pois. Avante , MB!

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6527 vezes
Agradeceram: 6898 vezes
Contato:

#4349 Mensagem por Túlio » Seg Dez 19, 2011 8:33 am

Comentários?

[]s Hammer

Achei muito legal a alfinetada comparando as nuvens negras ao 'clima' econômico Europeu, de mestre mesmo. Agora, de onde saiu a charla de DOIS NAes? Até onde eu saiba, o PRONAE fala explicitamente de UM, conforme as palavras do CMT da MB, senão vejamos:

- No Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos (PRONAE), foram
iniciadas as tratativas para a elaboração do projeto de construção de um novo
Navio-Aeródromo, que deverá substituir o Navio-Aeródromo “São Paulo” até
2025;

http://www.mar.mil.br/hotsites/msg_fimd ... 11/cm.html

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior

#4350 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Dez 19, 2011 9:05 am

Túlio escreveu:

Comentários?

[]s Hammer

Achei muito legal a alfinetada comparando as nuvens negras ao 'clima' econômico Europeu, de mestre mesmo. Agora, de onde saiu a charla de DOIS NAes? Até onde eu saiba, o PRONAE fala explicitamente de UM, conforme as palavras do CMT da MB, senão vejamos:

- No Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos (PRONAE), foram
iniciadas as tratativas para a elaboração do projeto de construção de um novo
Navio-Aeródromo, que deverá substituir o Navio-Aeródromo “São Paulo” até
2025;

http://www.mar.mil.br/hotsites/msg_fimd ... 11/cm.html
Bem, a priori se serão duas esquadras. então deverão existir dois navios-capitâneas. Isso num futuro distante, claro.

Responder