Túlio escreveu:Vou me poupar de responder as quatro primeiras porque as respostas seriam pouco mais que mera repetição das dos colegas. Assim, fico apenas com a quinta:
5- Que projeto voce acha que deve ser criado?
Não sei que nome teria, seria algo como "Projeto Vinte Minutos". Neste se demonstraria quão pouco é o tempo que se leva para fabricar uma arma, munição, equipamento na devida escala mas que um HOMEM leva ao menos VINTE ANOS para estar operacional e mais ou menos pronto para um combate, após selecionado e treinado. Assim, priorizaria a espinha dorsal de cada Força, o HOMEM!
Pergunto: como é que o Cmt do Btl sabe se o Sd está comendo bem ou mal? Já dizia Napoleão: "Os exércitos marcham sobre seus estômagos". O Cmt vai ter que perguntar a alguém, porque tem seu rancho diferenciado, com garçom & quetales.
Mas peraí, o índio então se alista para ser GARÇOM???
Para mim tudo deveria começar de baixo:
Primeira metade do ano: conscritos do SMO, aprendem ordem unida, educação física & peculiaridades do Serviço Militar. São oficialmente desligados da Força após este período. Os selecionados podem, uma semana depois, se candidatarem à próxima fase.
Segunda metade do ano: aí a kôza pega, um verdadeiro 'boot camp' tupiniquim. Darwin rulez! Quem se aguentar e passar pode ser voluntário para uma tropa operacional. Mas isso após uma semana de desligamento oficial da Força.
Contrato de dois anos com a Força, sendo mandado a uma unidade operacional, onde aprende a usar o que aprendeu. Após este período, pode se candidatar a Sargento, de acordo com suas aptidões e capacidades, comprovadas através de TAF, TAT, TAM e TAP, além do teste escrito (dissertativo), este com peso igual às siglas anteriormente citadas. Todas as es escolas de sargentos (EB, MB, FAB) formam ESPECIALISTAS, duração do curso de dois anos. Aprovados, desligam-se da Força por uma semana etc...
Contrato de dois anos em unidade operacional (se quiser tentar o curso de oficial), agora como sargento e sabendo bem o que é a vida do soldado. Se não intenta o CFO, contrato de cinco anos, depois uma semana na rua (se não for promovido), depois outro de cinco (se for do interesse da Força) e por aí vai...
Curso de Formação de Oficiais. Os curso dura de dois a quatro anos, dependendo da especialidade escolhida. Currículo baseado nas práticas que como sargentos ainda não dominam. Suprimem-se disciplinas inócuas como cavalaria hipo, volovelismo e iatismo. AMAN, AFA e EN adaptam seus currículos a isso.
Formados oficiais, assinam contrato por cinco anos, depois uma semana na rua (se não for promovido), depois outro de cinco (se for do interesse da Força) e por aí vai, seguindo as promoções e cursos normais...
O QUE TERÍAMOS?
Oficiais que não olhariam soldados como seres inferiores nem os tratariam assim por já terem estado lá, na base da pirâmide social da tropa e terem tido que ralar muito para subir. Um grande e ÚNICO refeitório para todos, dominado pela mesa do Cmt e seus oficiais mas onde cada um se serviria do mesmo
buffet, ou seja, o Sd mais moderno teria à disposição os mesmos alimentos que o Cmt e no mesmo local.
TESTES SEMESTRAIS
TAF - Teste de Aptidão Física: da pesada, equivalente ao do USMC ou equivalente Brasileiro. Ninguém poderia se queixar de estar fraco por mal alimentado ou falta de prática de educação física. Mesmas exigências para qualquer militar de unidade operacional, de soldado a oficial.
TAT - Teste de Aptidão de Tiro: igualmente exigente e para todos. Claro que o pessoal iria atirar BEM mais...
TAM - Teste de Aptidão Médica: Exame médico criterioso para todos.
TAP - Teste de Aptidão Psicológica: avaliação psicológica de todos, buscando o melhor equilíbrio possível entre ser HOMEM (ou MULHER) e ser SOLDADO!
Todos estes testes seriam semestrais e eliminatórios. A falha em um ou mais de um poderia levar, mediante solicitação escrita do interessado, a uma repetição do(s) teste(s).
Supressão do obsoleto posto de SUBTENENTE, a meu ver uma maneira de criar uma antepara a um praça para alcançar o atualmente elitista oficialato. Se é primeiro-sargento automaticamente é compelido a fazer os testes da Escola de Oficiais.
Para mim, investir NO HOMEM FARDADO é infinitamente mais importante do que em equipamentos.
(((Sério, bobear e o CMS me grampeia e leva a em cana ainda essa noite, NUNCA vi nada tão SUBVERSIVO escrito aqui ou em qualquer outro lugar até hoje...
)))