Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
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Túlio
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#7591
Mensagem
por Túlio » Sáb Dez 17, 2011 11:28 am
PRick escreveu:Matheus escreveu:interessante, mas os subs não possuem hélice tb?
Apenas uma, e não é só o hélice, um navio em grande velocidade produz muito ruído, o casco batendo contra a superfície do mar. A propagação do som também é desvantajosa para o navio de superfície, enfim, o submarino tem amplas vantagens no que tange a ruído de um modo geral.
Para o sub não existe estado de mar, tempestade, etc.. Ele atua 100% em qualquer clima.
[]´s
Quem disse que o pequeno navio proposto teria de desenvolver grande velocidade? Ele ficaria 'surdo' (como aliás um sub também, singrando acima de 17 kts). Mas o FATO é que
algo tem de proteger as entradas e saídas dos nossos subs de suas bases, além de garantir o tráfego costeiro em caso de conflito contra subs inimigos. Simplesmente botar aviões (sozinhos) e dizer que está tudo tri é desconhecer por demais as táticas que podem ser empregadas pelos subs e igualmente 'esquecer' que temos uns 8.000 km de linha costeira. Aliás, um sub mediano (nossos IKLs, por exemplo) detecta o ruído produzido por uma aeronave também, já um navio razoavelmente silencioso em baixa velocidade é mais difícil, além de este poder patrulhar uma área relativamente pequena com persistência muitíssimo maior do que qualquer avião existente ou em projeto. Com o equipamento que falei (TAS em modo passivo, funcionando como hidrofones rebocados + torpedos leves) seria provavelmente um grande incômodo ao sub (o simples disparo de um torpedo pode ser detectado a qualquer momento e 'entrega' a posição do sub, com o(s) navio(s) passando à triangulação e caça com seu(s) sonar(es) se tornando ativo(s) (emitindo) e auxílio de aeronaves). De uma aeronave - ainda mais um jato - ele (o sub) tem de se esconder por poucas horas, já de um navio (ou mais de um) ele tem de se esconder por dias a fio. E as aeronaves seriam um excelente COMPLEMENTO à missão mas não seus únicos executores...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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PRick
#7592
Mensagem
por PRick » Sáb Dez 17, 2011 11:46 am
Túlio escreveu:PRick escreveu:
Apenas uma, e não é só o hélice, um navio em grande velocidade produz muito ruído, o casco batendo contra a superfície do mar. A propagação do som também é desvantajosa para o navio de superfície, enfim, o submarino tem amplas vantagens no que tange a ruído de um modo geral.
Para o sub não existe estado de mar, tempestade, etc.. Ele atua 100% em qualquer clima.
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Quem disse que o pequeno navio proposto teria de desenvolver grande velocidade? Ele ficaria 'surdo' (como aliás um sub também, singrando acima de 17 kts). Mas o FATO é que
algo tem de proteger as entradas e saídas dos nossos subs de suas bases, além de garantir o tráfego costeiro em caso de conflito contra subs inimigos. Simplesmente botar aviões (sozinhos) e dizer que está tudo tri é desconhecer por demais as táticas que podem ser empregadas pelos subs e igualmente 'esquecer' que temos uns 8.000 km de linha costeira. Aliás, um sub mediano (nossos IKLs, por exemplo) detecta o ruído produzido por uma aeronave também, já um navio razoavelmente silencioso em baixa velocidade é mais difícil, além de este poder patrulhar uma área relativamente pequena com persistência muitíssimo maior do que qualquer avião existente ou em projeto. Com o equipamento que falei (TAS em modo passivo, funcionando como hidrofones rebocados + torpedos leves) seria provavelmente um grande incômodo ao sub (o simples disparo de um torpedo pode ser detectado a qualquer momento e 'entrega' a posição do sub, com o(s) navio(s) passando à triangulação e caça com seu(s) sonar(es) se tornando ativo(s) (emitindo) e auxílio de aeronaves). De uma aeronave - ainda mais um jato - ele (o sub) tem de se esconder por poucas horas, já de um navio (ou mais de um) ele tem de se esconder por dias a fio. E as aeronaves seriam um excelente COMPLEMENTO à missão mas não seus únicos executores...
O grande problema nas chamadas águas costeira é a quantidade de ruído, e a forma do ruído se propagar na água, um ruído na superfície pode reverberar por dezenas de quilômetros. Em pontos específicos do litoral como bases, baías, você pode fazer um sistema de escuta passiva no leito oceânico, combinado com defesa fixas, como minas e barreiras de redes. Deixando os helos apenas os ataques ao invasor detectado, a grande vantagem da aeronave é que ela se encontra fora do meio de atuação do submarino, em geral consegue realizar seu primeiro ataque sem ser percebida, já no confronto direto subXnavio, a vantagem está sempre com o sub.
[]´s
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Carlos Mathias
#7593
Mensagem
por Carlos Mathias » Sáb Dez 17, 2011 11:56 am
Prick, não viaja cara.
Avião não acha sub, pelo menos se o sub não quiser ser achado.
Aliás, te digo que é quase impossível achar um sub no oceano, com qualquer meio.
A US NAVY, com TODOS os meios, não consegue, um Bandeco nosso vai conseguir?
O sub é até covardia em relação aos navios de superfície.
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PRick
#7594
Mensagem
por PRick » Sáb Dez 17, 2011 12:44 pm
Carlos Mathias escreveu:Prick, não viaja cara.
Avião não acha sub, pelo menos se o sub não quiser ser achado.
Aliás, te digo que é quase impossível achar um sub no oceano, com qualquer meio.
A US NAVY, com TODOS os meios, não consegue, um Bandeco nosso vai conseguir?
O sub é até covardia em relação aos navios de superfície.
Mas não foi o que falei? Eu disse que a grande vantagem da aeronave é fazer o primeiro ataque, porque em geral não é percebida pelo sub, agora, antes disso, você tem que achar o sub, para mim o melhor são uma rede de hidrofones no fundo do mar, esse me parece ser o melhor sensor para realizar a identificação primária de um sub, as aeronaves são os atacantes.
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Túlio
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#7595
Mensagem
por Túlio » Sáb Dez 17, 2011 7:58 pm
Carlos Mathias escreveu:Prick, não viaja cara.
Avião não acha sub, pelo menos se o sub não quiser ser achado.
Aliás, te digo que é quase impossível achar um sub no oceano, com qualquer meio.
A US NAVY, com TODOS os meios, não consegue, um Bandeco nosso vai conseguir?
O sub é até covardia em relação aos navios de superfície.
Temo ter sido TURRÃO: começo a achar que o cara mais certo aqui do DB é precisamente o nosso véio - e mais turrão ainda - CM! E pelo jeito influenciou o GF, daí a suspensão do PROSUPER. A Presidente Dilma dever ter lido os posts dele e declarado em uma reunião com o Comandante da Marinha e o MinDef:
- Olhem este post!
OLHEM BEM ESTE POST! Pois é, e ainda querem que eu gaste bilhões para comprar cinco fragatas que basta UM ÚNICO SUB para meter todas ao fundo de uma só vez? Estão me achando com cara de TROUXA? TOCA O PROSUB, esqueçam essas banheiras caras e inúteis!
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Carlos Mathias
#7597
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Dez 18, 2011 12:40 am
Túlio, converse com quem já operou nos dois lados, debaixo e acima da linha dágua.
A resposta será essa que eu disse.
Eu não inventei, não concluí lendo a internet, não chutei nem estou dizendo paradefender um ou outro equipamento.
Foram pessoas que trabalharam nos dois lados, acima e baixo da linha dágua que me AFIRMARAM isso.
E de duas excelentes marinhas.
Um sub mergulhado é praticamente impossível de ser localizado.
Acredita quem quer.
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Túlio
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#7598
Mensagem
por Túlio » Dom Dez 18, 2011 8:01 am
Fui meio piadista mas de modo algum IRÔNICO, CM: acho mesmo que estás certo!
PS.: turrão.
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PRick
#7599
Mensagem
por PRick » Dom Dez 18, 2011 10:11 am
Túlio escreveu:Carlos Mathias escreveu:Prick, não viaja cara.
Avião não acha sub, pelo menos se o sub não quiser ser achado.
Aliás, te digo que é quase impossível achar um sub no oceano, com qualquer meio.
A US NAVY, com TODOS os meios, não consegue, um Bandeco nosso vai conseguir?
O sub é até covardia em relação aos navios de superfície.
Temo ter sido TURRÃO: começo a achar que o cara mais certo aqui do DB é precisamente o nosso véio - e mais turrão ainda - CM! E pelo jeito influenciou o GF, daí a suspensão do PROSUPER. A Presidente Dilma dever ter lido os posts dele e declarado em uma reunião com o Comandante da Marinha e o MinDef:
- Olhem este post!
OLHEM BEM ESTE POST! Pois é, e ainda querem que eu gaste bilhões para comprar cinco fragatas que basta UM ÚNICO SUB para meter todas ao fundo de uma só vez? Estão me achando com cara de TROUXA? TOCA O PROSUB, esqueçam essas banheiras caras e inúteis!
O grande problema do sub, principalmente, do convencional é que se trata de uma ferramenta de negação, além disso, os submarinos não se prestam a projeção de poder sobre a terra. Então, uma esquadra equilibrada não pode dispor de apenas submarinos, como podemos ver na China hoje ou na antiga URSS, ambas forças navais a certa altura começaram a buscar equilíbrio nas duas forças.
Então, acredito que a MB está fazendo o correto, a prioridade nossa é a negação, assim, os submarinos são a prioridade, porém, uma esquadra equilibrada é sempre um objetivo final.
Para mim o poder de uma esquadra deve ser medido pelos subs e os NAes, o resto são os peões no jogo de xadrez.
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Lord Nauta
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#7600
Mensagem
por Lord Nauta » Dom Dez 18, 2011 12:01 pm
PRick escreveu:Túlio escreveu:
Temo ter sido TURRÃO: começo a achar que o cara mais certo aqui do DB é precisamente o nosso véio - e mais turrão ainda - CM! E pelo jeito influenciou o GF, daí a suspensão do PROSUPER. A Presidente Dilma dever ter lido os posts dele e declarado em uma reunião com o Comandante da Marinha e o MinDef:
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O grande problema do sub, principalmente, do convencional é que se trata de uma ferramenta de negação, além disso, os submarinos não se prestam a projeção de poder sobre a terra. Então, uma esquadra equilibrada não pode dispor de apenas submarinos, como podemos ver na China hoje ou na antiga URSS, ambas forças navais a certa altura começaram a buscar equilíbrio nas duas forças.
Então, acredito que a MB está fazendo o correto, a prioridade nossa é a negação, assim, os submarinos são a prioridade, porém, uma esquadra equilibrada é sempre um objetivo final.
Para mim o poder de uma esquadra deve ser medido pelos subs e os NAes, o resto são os peões no jogo de xadrez.
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Somente os meios de superfície, a Esquadra, possuem condições de ''dosar força'' no surgimento de uma crise e assim contribuir para a dissuasão. A simples demonstração de força pode levar a solução do impasse por via diplomática.
Sds
Lord Nauta
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Andre Correa
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#7601
Mensagem
por Andre Correa » Seg Dez 19, 2011 1:33 am
Como o Brasil projecta poder sobre terra com a sua MB, quando não possui mísseis de cruzeiro nem Ar-Solo que possam ser disparados a grandes distâncias, como um HARM?
Comprar qualquer meio naval de superfície moderno que seja, para operar apenas Terra-Ar ou Anti-Navio, é um erro... Scalp ou BrahMos, alguma coisa precisa operar...
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#7602
Mensagem
por Hammer-Nikit » Seg Dez 19, 2011 5:16 am
Quem diria! ALIDE furando o Estadão por três dias de vantagem, e sem as "barrigas"!
*rsrs
[]s Hammer
Penguin escreveu:
12/12/11
Marinha negocia compra de 3 navios
Embarcações, produzidas originalmente para Trinidad e Tobago, já estão prontas
ROBERTO GODOY
A Marinha do Brasil está negociando a compra de três navios de patrulha oceânica de 2 mil toneladas, classe Port of Spain, produzidos pelo grupo britânico Bae Systems originalmente para a Força naval de Trinidad e Tobago. O governo tobaguiano desistiu do negócio por razões financeiras. As três unidades estão prontas e completaram os testes de mar em setembro de 2010, na Escócia.
A operação permitirá reduzir o custo do programa de renovação da frota da superfície, o Prosuper - estimado entre 4 bilhões e 6 bilhões - e ainda ganhar tempo na parte sensível do processo, o da ampliação da capacidade de patrulhamento em alto-mar, principalmente na região do pré-sal.
O Prosuper abrange 11 embarcações - cinco fragatas de 6 mil toneladas, cinco escoltas de 1.800 a 2 mil toneladas e um super navio de apoio de 22 mil toneladas, capaz de transportar a qualquer distância todo tipo de suprimentos necessários às operações da Marinha.
O negócio em andamento com a Bae Systems pode incluir quatro fragatas usadas Type 22 Série 3, recentemente desativadas pela marinha inglesa. Modernas e tecnologicamente revitalizadas, permitiriam a desativação dos equipamentos mais antigos da esquadra brasileira. Do grupo, três entrariam em ação quase imediata. A quarta fragata seria mantida como banco de peças, partes e componentes.
Oportunidade. Uma fonte do Ministério da Defesa admitiu ao Estado que a aquisição dos navios-patrulha "é de oportunidade", mas, se completada, abre a possibilidade de mais encomendas, de três a cinco unidades, que seriam construídas no Brasil por estaleiros privados e ampla transferência de tecnologia.
Cada navio mede 91 metros, leva cerca de 65 tripulantes e um helicóptero médio. Nos ensaios a velocidade máxima sustentada ficou em cerca de 28 km/hora. O armamento principal é um canhão 30mm na proa, mais dois menores, de 20mm e duas metralhadoras 12,7mm.
Os navios estão preparados para receber sistemas de mísseis e de lançamento de torpedos. O complexo eletrônico, radar e centro de combate, foi definido apenas como "adequado" por especialistas que destacam o fato desses recursos não seguirem a disposição padrão brasileira.
Enquanto isso, o Prosuper segue a agenda prevista há um ano. A escolha final, entre ofertas de Itália, Reino Unido, Alemanha, Coreia e França, sairá em 2012. A primeira fragata ficará pronta entre 2018 e 2019 - a entrega do navio patrulha ocorreria 12 meses antes. Esse aspecto do programa muda com a compra dos três navios da classe Port Of Spain.
A Marinha vai adquirir 24 unidades da mesma aeronave que venha a ser selecionada pela Força Aérea por meio da escolha F-X2, dos novos caças avançados, mas em versão embarcada para equipar um porta-aviões de 60 mil toneladas que planeja incorporar entre 2027 e 2031 - a nau capitânia da projetada 2.ª Frota, na foz do Amazonas.
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prp
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#7603
Mensagem
por prp » Seg Dez 19, 2011 10:06 am
Pô Hammer, quer comparar a Alide com o Estadão? Vai ter que suar muito para nivelar ainda viu.
Claro que que vai ter que suar é o Estadão.
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Boss
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#7604
Mensagem
por Boss » Seg Dez 19, 2011 12:07 pm
O PROSUPER então segue a agenda ? Achei que era para o resultado sair este ano, mas já que o certo é ano que vem, aguardarei...
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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FABIO
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#7605
Mensagem
por FABIO » Seg Dez 19, 2011 12:16 pm
Pergunta para o Marino ou o lynx,sobre a inspeção tecnica a um NDCC classe Newport
será que aprovaram o navio para compra